A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

bianca c 19/01/2024

O que escolher então? O peso ou a leveza
Um livro repleto de reflexões sobre a vida e a dualidade que persegue a existência: As vezes leve como uma pluma, outras tão pesada...

Se só temos uma única vida para viver, o que buscamos? Estamos em busca do desconhecido? Como ter certeza?

E o que motiva nossa existência na terra?

Os dilemas dos personagens esbarram em solidão, a necessidade de atenção, de ser amado, de ser visto... Mas visto por quem? Quem importa no meio disso tudo?

Politica e guerra são temas transversais em todo o livro, que se intensificam com o passar dos capitulos. O autor nos faz pensar sobre como isso impacta na vontade/motivação em viver de cada personagem.

eurenato 18/01/2024

Romances levam tempo
Romances levam tempo. Para serem lidos ou vividos. Sempre ensinam muito e nos deixam um vácuo quando acabam. Este por exemplo traz muita coisa pra se refletir:
1. A experiência romântica é uma expedição que requer engajamento, se amar é se doar.
2. A memória poética nos faz lembrar dos momentos de forma muito distinta, lembrar é sempre reinventar o que se viveu.
3. A capacidade humana de criar subterfúgios é tão grande que a gente inventa na nossa cabeça coincidências que justifiquem as decisões precipitadas que tomamos pra fingir que são elas as causas das nossas irresponsabilidades.
4. Por se dispor tanto pelo amor, fica sempre mais difícil abrir mão ao longo do tempo. Mas o término é necessário.
5. Regimes políticos totalitários fodem com a vida de todo mundo.
Começar o ano com um romance e junto dele tantas leituras paralelas fizeram a breve experiência se transformar num imenso aprendizado. Consigo dizer que estou pronto para outros. Sigo dizendo que o romance frustrado é tão bom quanto o consumado. Porque ele acende a gente por dentro, pode trazer um peso insuportável ou nos deixar imprudentemente leves.
Ambos resultados nos removem da monotonia.

gabioubia 17/01/2024

A primeira vez que eu li me tocou muito, acho que em 2016/2017, logo depois que assisti o filme do livro por indicação de papai
agora em 2024 reli e foi totalmente diferente
mas continua sendo especial

Kizner 14/01/2024

Um dos livros mais bonitos que já li!
Cada página é de te fazer pensar. Incrível como autor tem a sensibilidade de criar um romance em que cada traço de personalidade, anseio, sonho, felicidade é o estopim para um baita momento poético e filosófico.

Amei a escrita, a poesia e de como o autor quebra a quarta parede diversas vezes para falar dos motivos de suas escolhas na narração.

Super recomendo!

GG 12/01/2024

Começo dizendo que não é um livro simples, pelo contrário, é bem complexo: traz muitas ideias e conceitos (que ele vai explicando durante o desenrolar da história), fala de opostos (principalmente o leve/pesado) e é um livro extremamente político.

Todo o enredo gira em torno das relações entre Tomas, Tereza, Sabina e Franz, que vivem seus conflitos pessoais durante a ocupação russa em Praga, ao mesmo tempo que são suscitadas questões morais e ficam claros seus posicionamentos políticos. Os personagens são diretamente afetados pelo regime comunista e o autor usa esse contexto para fazer muitas críticas não apenas ao regime comunista em si, mas principalmente aos políticos, inclusive os da chamada direita.

A dualidade entre peso e leveza permeia todo o livro e fica bem claro o que seria a tal insustentável leveza, retirando nossa tendência de achar que leve = bom e pesado = ruim.

Tomas é um cara que separa bem sexo de amor, que se vê estranhamente envolvido por Tereza. Ele a ama, casa com ela, mas mantém suas "amizades eróticas". Tereza, por sua vez, vem cheia de traumas e conflitos com sua mãe, encontra amor em Tomas, mas vive a dualidade leveza/peso a cada dia, pois sabe das infidelidades do marido.

Sabina era amante de Tomas, uma mulher de corpo livre e que vê na traição não uma coisa errada, mas o desconhecido. Eventualmente ela se envolve com Franz, um professor em um casamento infeliz.

A insustentável leveza do ser é um livro muito peculiar, com uma linguagem poética, muito reflexivo, particularmente rico (culturalmente falando) e com personagens cheios de idiossincrasias.

Nem de longe essa resenha faz jus ao livro, que ainda estou digerindo e tenho certeza que vai ficar na minha cabeça por um booom tempo. Definitivamente é arrebatador, adorei.
Brunofds 12/01/2024minha estante
Estou lendo tb e concordo em tudo que vc disse?

Danielle.Nasser 12/01/2024minha estante
Ainda não terminei de ler. E até onde li, você o descreve perfeitamente. Adorei a resenha.

GG 12/01/2024minha estante
Espero que ao final vcs também tenham a mesma experiência positiva que eu. Dá pra entender a razão desse livro ser um clássico, ele realmente fala com a gente.

luisasatie 11/01/2024

Cinco estrelas
O primeiro 5 estrelas a gente nunca esquece - a verdade é que muitos outros mereceram meu 5 mas eu não quis dar o braço a torcer. Kundera praticamente me obrigou a dar nota 5. e eu ainda o agradeço por isso.

Rachel 11/01/2024

Obra prima
A perfeita junção de História, romance, drama, realismo, com um toque erótico. Escrita primorosa na escolha de cada palavra. Uma obra prima que merece seu destaque na literatura mundial, repleta de profundas reflexões. É um livro que agrega na formação de seu leitor.

Mylloka. 11/01/2024

Nova visão
É como me sinto depois de ler A insustentável leveza do ser. Escrevo após uns 2 meses da finalização da leitura, porém com ela muita acessa em minha mente, pois foi o primeiro livro que decidi anotar partes que me tocaram ( e foram muitas rsrs ). Acredito que existe uma vida antes e após esta leitura, compreender que o leve se exerce em meio ao peso é boom mental. Nunca imaginei me apaixonar tanto por uma personagem denominada amante, como Sabina. Compreender o que nos leva as nossas válvulas de escape é algo extremamente complexo, e a construção dos personagens nesse quesito é excepcional. O livro mostra de uma perspectiva interior o que leva cada personagem a viver e agir do modo que se faz e o quanto mais corremos atrás da leveza do espírito nos afastamos dela, pois o leve nunca será imposto, mas totalmente espontâneo, embora algumas vezes nos machuque, pois não é porque é leve que nos faz 100% bem ou bem 100% do tempo. É bom aprender a apreciar a leveza e me sinto uma grande aprendiz do livro neste quesito.

Mariliza.Baptista 08/01/2024

Uma obra que, definitivamente, não deve ser ignorada
Mesmo que ainda esteja recuperando o fôlego, é importante dizer que nessa obra clássica Kundera explora temas como o amor, a liberdade e a existência humana em um contexto político conturbado. O enredo se desenrola à medida que os personagens enfrentam desafios emocionais, políticos e filosóficos.

A obra de Kundera nos faz refletir sobre a natureza humana e os dilemas existenciais enfrentados por cada personagem. Ele questiona a validade do compromisso, da responsabilidade e das escolhas que fazemos em nossas vidas. O autor nos convida a pensar sobre o peso das decisões que tomamos e as consequências que elas trazem.

A escrita de Kundera é cativante e poética, o que faz com que a gente consiga mergulhar no íntimo de cada personagem, examinando suas emoções e motivações com profundidade. "A Insustentável Leveza do Ser" é uma obra-prima da literatura, um livro que nos faz questionar nossa própria existência e nos convida a refletir sobre os altos e baixos da vida. A habilidade de Kundera de criar personagens complexos e envolventes faz com que o leitor se conecte emocionalmente com suas histórias, tornando-o uma leitura profunda e impactante.

Recomendaria este livro para aqueles que buscam uma história envolvente, repleta de reflexões existenciais e beleza literária.

leticiathan 07/01/2024

A insustentável leveza do ser
?Nunca se pode saber o que se deve querer, pois só se tem uma vida e não se pode nem compará-la com as vidas anteriores nem corrigi-las nas vidas posteriores?.

?Sabina sentia o vazio em torno de si. E se esse vazio fosse precisamente o objetivo de todas as suas traições? [?] o objetivo que perseguimos é sempre velado. [?] O que dá sentido à nossa conduta sempre é totalmente desconhecido para nós?.

Primeira leitura do ano. Sinceramente não saberia definir esse livro em só uma palavra? Os personagens são super profundos e muito bem construídos, mas achei difícil me relacionar e simpatizar por eles, especialmente por Tomas.

É impossível negar que o livro levanta reflexões interessantíssimas, mas não acho que eu tenha compreendido tudo o que o autor quis dizer. Não leria novamente, foi bem tedioso em algumas partes.

Servinoreads 07/01/2024

Leveza ou peso?
?Não há forma nenhuma de se verificar qual das decisões é melhor porque não há comparação possível. Tudo se vive imediatamente pela primeira vez sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que vale a vida se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É o que faz com que a vida pareça sempre um esquisso.?

A história de Tomas, Tereza, Sabina e Franz revelou-se uma orquestra de inquietações e ponderações, uma ode à fragilidade que permeia nossas escolhas. Como um observador silencioso, me vi imerso na reflexão sobre o peso das decisões, na contradição da leveza e da densidade que carregamos em nossas jornadas pessoais.

Kundera arquitetou uma incrível obra onde os personagens dançam entre a liberdade e as amarras, entre o efêmero e o eterno. A cada página, o autor nos incita a contemplar as nuances das nossas próprias condições, a ponderar sobre o valor das escolhas e as consequências que ecoam como passos em uma pista de dança cósmica.

A leveza, por vezes insustentável, surge como um tema central, como uma pluma que flutua no espaço-tempo da existência. Cada palavra, como uma coreografia elaborada, delineia a dança efêmera da vida, onde as certezas se desvanecem e os dilemas se tornam parte intrínseca do espetáculo.

Ao finalizar a última página, carrego comigo as reflexões provocadas por este livro singular. A obra não é apenas uma narrativa, mas um chamado à introspecção, uma convocação para que cada leitor mergulhe em sua própria dança interior, explorando os ritmos singulares que compõem sua existência.

Assim, como um bailarino que encerra sua apresentação, guardo as lembranças e as lições de "A Insustentável Leveza do Ser" como um tesouros, prontos para serem compartilhados na melodia infinita das histórias que cada um de nós constrói em sua jornada única e extraordinária.

Ronaldo 07/01/2024

Bom, estranho
O livro é muito bom, mas é estranho tb. Não me envolvi. Não me apaixonei.

Mas é bom.

Estranho, não? Não voltaria a ler, não está na minha lista de favoritos, mas é bom.

Fantástico, não. Excelente, não.

É bom.

É interessante como reflexão filosófica.

Não me pegou pela alma.

É apenas bom.

Colombo 06/01/2024

Ser leve mesmo carregando tantos fardos
Esse livro me trouxe diferentes reflexões, sobre ser leve e ter muitos fardos, as vezes é muito difícil, mas somos todos seres humanos. É muito bom refletir e ter esses momentos conflituosos sobre amor, relação e desejos.

David.Alves 06/01/2024

O que dá sentido à vida: a leveza ou o peso?
Partes que mais me chamaram atenção:

- ?o amor pode nascer de uma simples metáfora?

- ?amar alguém por compaixão não é amar de verdade?

- ?ter compaixão é poder viver com alguém sua infelicidade, mas é também sentir com esse alguém qualquer outra emoção: alegria, angústia, felicidade, dor?

- ?só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa?

- ?para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante?

- ?O drama de um a vida sempre pode ser explicado pela metáfora do peso. Dizemos que temos um fardo nos ombros. Carregamos esse fardo, que suportamos ou não, lutamos com ele, perdemos ou ganhamos. O que precisamente aconteceu com Sabina? Nada. Deixara um homem porque quisera deixá-lo. Ele a perseguiu depois disso? Quisera se vingar? Não. Seu drama não era o drama do peso, mas da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser.?

- ??Queria parar à sua margem e olhar demoradamente para a água, pois a visão da água fluindo acalma e cura?

- ??os amores são como os impérios: desaparecendo a ideia sobre a qual foram construídos, morrem com ela.?

- ? ?Aqueles que pensam que os regimes comunistas da Europa Central são obra exclusiva de criminosos deixam na sombra uma verdade fundamental: Os regimes criminosos não foram feitas por criminosos, mas por entusiastas convencidos de ter descoberto o único caminho para o paraíso. Defendiam corajosamente esse caminho, executando para isso centenas de pessoas. Mais tarde, ficou claro como dia que o paraíso não existia e que, portanto, os entusiastas eram assassinos.?

- ?A vida humana so? acontece uma vez e na?o poderemos jamais verificar qual seria a boa ou a ma? decisa?o, porque, em todas as situac?o?es, so? podemos decidir uma vez. Na?o nos e? dada uma segunda, uma terceira, uma quarta vida para podermos comparar deciso?es diferentes. Acontece na histo?ria como na vida do indivi?duo.?

- ??Todas essas perguntas que interrogam o amor, avaliam-no, investigam-no, examinam-no, talvez o destruam no instante em que nasce. Se somos incapazes de amar, talvez seja porque desejamos ser amados, quer dizer, queremos alguma coisa do outro (o amor), em vez de chegar a ele sem reivindicações, desejando apenas sua simples presença.?

- ??O tempo humano não gira em círculos, mas avança em linha reta. É por isso que o homem não pode ser feliz, pois a felicidade é o desejo de repetição.?

Augusta.FranAa 04/01/2024

?O acaso tem seus sortilégios, a necessidade não. Para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante como os pássaros nos ombros de são Francisco de Assis.?