O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe † O Corvo

Dayane.Janara 30/12/2020

O Corvo
Um homem devastado pela morte da amada, recebe a visita de um corvo, que na minha interpretação é a consciência de que Lenora não voltará ?nunca mais?.

Hátilla Peres 20/12/2023

Nevermore!
O primeiro poema de Edgar Alan Poe que li na vida, e que sempre quis ler. Apesar de já ter ouvido algumas das histórias e sobre seu aspecto dramático e melancólico, entre outras coisas, que são características que amo.

O poema é incrível por sua musicalidade, escolha de palavras e pela forma como evoca uma sensação de terror psicológico.

"O Corvo" é uma uma obra-prima literária que explora as profundezas da alma humana em seu luto desolador. E é incrível como você consegue sentir a atmosfera envolvente e sombria durante a leitura da obra.
fez uma

Kamyle1 19/04/2023

Tinha muita vontade de ler algo do autor, principalmente esse livro tão falado no universo literário.
Achei um pouco confuso. Mas assim que acabei percebi que Edgar soube fazer poesia com coisas "simples" um homem e um corvo. O livro fala sobre o luto, as perguntas que é feita e os pensamentos levantados remetem a saudade, que neste caso seria saudade de lenora.
Tem uns traços de terror circulando seu poema, o que foi inesperado para mim.

Diego980 16/04/2023

Raven
The Raven ("O Corvo") é um poema do escritor e poeta norte-americano Edgar Allan Poe. Ele foi publicado pela primeira vez em 29 de Janeiro de 1845, no New York Evening Mirror. O poema teve várias traduções, sendo as mais conhecidas a de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Marca se o ultraromantismo e a musicalidade num tema como o luto.

Cakichi 16/07/2023

Esperava mais
Não valeu os 15 reais que eu paguei. esperava mais triste

Nynyve 22/04/2024

Coisa linda!!!
Minha mãe tinha me perguntado sobre o livro, desde então tive interesse nele. Me arrependo de ter demorado a ler, pois amei a escrita.?

Mick 31/07/2015

Um clássico do horror!
"O Corvo" de Edgar Allan Poe, publicado pela primeira vez em 1845, é um trágico e assustador poema sobre um corvo que assombrosamente aparece como um (espírito?) a bater na porta de um homem que está perturbado com a perda de seu amor Lenore.

Essa edição da DarkSide é sensacional. Uma edição bilíngue, o original em inglês e as duas traduções, a portuguesa de Fernando Pessoa e a brasileira de Machado de Assis e uma análise de Poe feita por Charles Baudelaire, seu tradutor e um dos principais divulgadores de sua obra na Europa, acompanhadas das ilustrações de Édouard Manet.

O corvo é um poema aparentemente simples, que tem uma variedade de interpretações óbvias. No entanto, cada leitor pode tirar algo diferente do poema. Eu gostei de ler esse poema! Ouvir também o audiobook no youtube é muito legal! A literatura produzida por Edgar Allan Poe é um marco na literatura fantástica universal!

Ana Bernhard 05/01/2023

Inspirado na leitura em grupo do @leitoresdocerrado , acabei de ler "O Corvo" e "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe.

Os dois livros me fizeram refletir muito sobre como o ser humano consegue se afogar na própria tristeza e no próprio mau, a ponto de se perder de todas as referências de bondade e misericórdia.

E ao mesmo tempo, me fez pensar como é dura a vida sem a esperança que existe em Jesus.

Desde muito nova as palavras do evangelho me fazem ter conforto e consolo de que "vale a pena fazer o bem", de que "existe um mau em mim, mas não preciso ser escrava dele", e de que "existe perdão e consolo em Deus para quando eu precisar retornar aos eixos".

Semelhante a sensação que tive lendo 1984 (George Orwell), ler uma história onde o personagem está tão absorto na sua dor e corrupção que não se lembra da correção e do amor de Deus, é literalmente uma leitura de terror.

E isso não me gera repulsa pelo personagem, mas compadecimento.

E se houvesse alguém ali que pode ver a sua dor? Ver a sua doença? Ver a sua corrupção e buscar ajudar ao invés do simples julgamento? Isso mudaria a história?

Mais do que uma reflexão sobre a ficção, isso nos faz pensar sobre os que estão ao nosso lado e também passam pelo luto, pela dor e por sentimentos que aprisionam.

Ninguém conseguiu chegar a salvar o gato, mas na vida real nós podemos fazer alguma diferença.

---

Os livros são de 1845 e 1843, com uma linguagem formal mas compreensível, e que simplesmente seguram a gente na história, querendo saber até onde aquilo tudo se extende.

Eu tenho pouquíssima experiência com leituras de terror kkk Ja li umas 4 de Terror e Ficção Absurdista, mas o Edgar Allan Poe com certeza se sobressaiu. Fiquei com vergonha e nojo de estar lendo, como se os crimes feitos contra o gato fossem feitos na minha frente.

Leitura que tira a gente da zona de conforto, e isso é sempre muito bom!

Vito Costa 03/01/2023

Tem seu valor!
Não era o que eu esperava, acabou não sendo uma experiência muito memorável. Porém foi possível enxergar o valor da obra, e entender um pouco a importância de Poe. Sem dúvidas pretendo ler no futuro e ter uma experiência melhor!
Tatá 03/01/2023minha estante
KKKKKK "pretendo ler no futuro", aguardo ansiosamente pelo seu feedback, cm crtz o poema irá trazer algo que vc ainda não havia compreendido ?confia

Vito Costa 03/01/2023minha estante
Kkkk aguarde então

Stephanie214 21/10/2023

Melancolia e Perda
Um dos poemas mais famosos da história da literatura e da obra do poeta Edgar Allan Poe trás um ar melancólico e dramático com versos que falam sobre a perda e desejo de modo que faz o leitor prestar atenção na história.
Aqui temos um homem quase pegando no sono quando ouve leves batidas na sua porta, mais como estava quase dormindo ele acorda e percebe que na verdade a batida vem da janela invés da porta. Então adentra ao cômodo um corvo hierático e soberbo que pousa em cima do busto da escultura de Minerva e assim permanece.
Ao longo do conto vemos a interação do homem com o corvo que se resume a falar apenas 'nunca mais' a cada palavra ou frase proferida pelo homem. A conversa não vai muito longe e também não parece uma conversa lá muito feliz, pois trás a tona a perda, tristeza, luto e arrependimento que faz com que o clima fique tenso e pra baixo.
Essa foi minha primeira leitura de um livro do autor e fiquei curiosa para conhecer seus demais trabalhos.

gijo0 21/10/2023

Edgar allan poe pode ser considerado clássico? se sim, ele tá sendo meu primeiro clássico que eu tô gostando de ler??? e o primeiro que eu consigo entender o que ele escreve também ????

Lety Valadares 06/10/2023

Sombrio
Esse é um poema que aborda um conflito humano de morte e solidão. Lembrar ou esquecer?
Um corvo aparece na janela do homem que perdeu sua esposa e o homem começa a fazer perguntas a ele?
Adorei!

Dylan.Bilye 30/12/2023

É realmente muito bom, um poema interessante e que me entreteve bastante, li umas 7 vezes, três tradutores diferentes e o em inglês.

Kamila With K 30/05/2021

O corvo é um mistério.
O corvo é uma obra curta, mas de longa meditação, onde conta ali sobre um homem que após perder a esposa fica completamente devastado e sem vontade de fazer absolutamente nada imerso em seu luto, então um corvo bate em sua janela várias vezes de mansinho até ele abri-la, quando abre e se depara com ele, ele solta algumas frases e reflexões que o corvo sempre responde em seguida "Nunca mais", fazendo assim pensar na resposta dele que atualmente é o que ele precisa enfrentar, pode ser ambíguo o que achamos que o corvo representa, por isso é necessário compreensão da dor dele para então entender o que o corvo representa ao dizer isso. Leve o tempo que precisar pra entender que "Nunca mais."?

luvleylre 10/02/2024

Caramba?
Tá bom, confesso que não esperava que fosse tão bom assim. Edgar Allan Poe com só uma obra conseguiu se tornar um dos meus autores favoritos. A forma como ele mistura melancolia com poesia na sua narrativa é simplesmente fantástica, você não sente vontade de parar de ler. A leitura é tranquila, mas ao mesmo tempo apaixonante. Uma relíquia da literatura, apenas. Eu estou encantada.