No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

naya 20/01/2022

Envolvente
Faz anos que não leio e de repente um dia li um tweet comentando sobre um livro mas a pessoa não falou de qual se tratava e para deixar um suspense indicou 4 leituras, dentre elas, No escuro.
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo. Nunca tinha lido algo do tipo que envolve transtornos mentais e obsessão. Adorei a história, tem muito sangue e dor, é doentio cada ação contra a protagonista.
A cada página lida eu ficava mais interessada em saber o que iria acontecer e querendo muito que a protagonista tivesse uma virada de página.
Gostei de como finalizou o livro, com aquela pitadinha de raiva e ansiedade.

Obs pessoal: imaginei o Stuart como o Josh Pack, deu uma suavidade no personagem e consegui amá-lo pela paciência e ânimo descritos.

Leticia2513 05/02/2020

Chocante
O livro "No escuro", um thriller psicológico de Elizabeth Haynes conta a história de Catherine, que conhece um exelente partido, um cara lindo, carismático e espontâneo, Lee.

Com o tempo o seu "sonho de olhos azuis" se mostra extremamente controlador, ao ponto de Catherine se sentir isolada.

Anos mais tarde Lee está preso. E Cathy tenta reconstruir sua vida lidando com o TOC que desenvolveu com o passar dos anos.

O livro é contato em dois tempos. Antes do Lee e depois do Lee. Uma história envolvente e assustadora de relacionamento abusivo ao extremo. Mostra o quanto um relacionamento tóxico pode mudar uma pessoa e até destruí-la. Forte, chocante e agoniante. Vale muito ler.
Siga @hora_book

Elaine.Matias 08/06/2022

Bem forte
Já li muitos livros de suspense, livros de terror, livros de mexer com sua cabeça. Esse livro tinha tudo para ser perfeito. Um livro com a história mt bem construída. Mas infelizmente achei muito muito arrastado até um pouco mais da metade do livro. Mas confesso que depois de 60% de páginas comecei a me sentir bem envolvida e presa. Só terminei pela manhã, depois de uma noite inteira presa na história. Bem perturbador. Gostei muito. Sentia falta de um bom suspense.
Que terrível o Lee e fiquei encantada com o Stuart. Ódio da Sylvia e de rodas as amigas, achei essa parte mta forçação. Como as amigas não acreditaram nela? Como assim?! Isso não me desceu bem...

JV 12/06/2020

Boa leitura. A autora conseguiu descrever muito bem sobre relacionamento abusivo e também sobre TOC, mas senti falta de uma narrativa mais ágil e de um final melhor, terminei de ler com aquela sensação de esperar uma reviravolta que não aconteceu.

Cherry Moon 18/05/2020

O livro irá contar a história de Catherine, uma mulher muito bem resolvida, feliz, com boa saúde, emprego, familiares, amigos. Mas sua vida se transforma de cabeça para baixo quando ela começa um relacionamento com Lee, um homem que aparentava ser uma ótima pessoa, mas que com o tempo foi mostrando sua verdadeira face.

Não preciso dizer que este é mais um livro que fala sobre relacionamento abusivo e violência doméstica, então é bom deixar um aviso para possíveis gatilhos na história.

Eu estava com este livro a muito tempo parado em minha estante e resolvi dar uma chance e não me arrependi, me surpreendi muito com a história.

O livro é curto e os capítulos se dividem mostrando o passado de Cathy e de como ela está nos dias de hoje, seus traumas principalmente psicológicos, pois a personagem desenvolveu um TOC muito forte, precisando sempre verificar diversas vezes a fechadura de casa. É muito notável a diferença grotesca de uma personagem que antes era muito confiante de si e que foi se deteriorando com o tempo ao ponto de se tornar uma pessoa insegura e sempre com medo, se sentindo sempre observada.

Mais do que isso, a história também nos mostra como ás vezes a justiça é falha em casos como esse, que ás vezes eles não enxergam a mesma realidade que a vítima.

Também é um livro sobre uma mulher que não só viveu um trauma mas que também aprendeu com seus medos e conseguiu dar a volta por cima, é muito incrível ver o crescimento da personagem na história e é muito fácil se identificar com Cathy e conseguir sentir o que ela estava sentindo naqueles momentos tão difíceis.

site: http://instagram.com/cherrymoonescritarelativa

Regis.Pereira 04/07/2020

Gostei, mas faltou um plot twist
O livro se alterna entre os acontecimentos do passado e do presente na vida de Catherine que vive um romance abusivo com Lee. Devido a esse envolvimento, Catherine se tornou obsessiva em conferir as coisas, como portas e talheres, desenvolvendo TOC extremo. Em alguns momentos essas conferências são muito angustiantes assim como os abusos de Lee. Gostei do livro, mas senti falta de um plot twist. Vale a leitura, principalmente nas 100 páginas finais!

Gi | @girlanismos 25/07/2015

O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto?
Não costumava ler sobre esse gênero, acho até que nunca li, mas ao ler essa história me peguei completamente envolvida e angustiada como se estivesse na pele da personagem. Catherine sempre foi animada e alegre, saindo para beber e dançar na companhia das amigas, até que, em uma festa ela conhece o sedutor e impressionante Lee, que no inicio se mostra carinhoso e atencioso, mas que aos poucos vai demonstrando sua personalidade controladora e arrogante.

Sua vida é um mistério para Catherine, ele some por dias sem dar noticia nenhuma, mas depois reaparece machucado misteriosamente. Nossa personagem se vê em um relacionamento em que ela mal conhece o cara mas já está tão envolvida que vai deixando passar. Lee entra na casa dela sem permissão, arromba a fechadura e tudo isso sem avisar, como ela sempre deixa a casa organizada quando percebe algo fora do lugar ela sabe que ele passou ou está ali.
A narrativa do livro é desenvolvida em presente(ano de 2007) e passado(em 2003/2004). A cada capítulo a perspectiva muda, no presente vemos o quanto a Cath está diferente e é angustiante. Suas verificações na casa passaram de hábito para uma obsessão que leva horas até ela ter a segurança de que tudo está em seu devido lugar, e ao chegar em casa leva mais horas para ela ver que tudo ainda continua do jeito que ela deixou e ter a certeza de que ninguém passou por ali.

É quase impossível fazer uma pausa na leitura, pois o mistério gira em torno de "O que aconteceu com ela?". Por isso temos a narrativa de seu passado e começamos a entender o que a traumatizou e como ela começou a desenvolver o Toc. É horrível imaginar como é exaustivo essas verificações sem fim e que levam horas. Adoro livros que me envolvem e fiquei completamente apaixonada pela forma que a autora escreve e como constrói a personagem.

site: www.estantedoce.blogspot.com

Lari 23/02/2023

PESADÍSSIMO
Eu amei o livro, a leitura prende do começo ao fim, e passei vários momentos do livro mega aflita. Esse livro gera muitos gatilhos, então se relacionamento tóxico é um tema muito sensível, pense duas vezes. Fiquei muito envolvida com a história, e diversos momentos fiquei mal. Porém, é perfeito.

Flavia1332 13/02/2023

Livro tenso
Relacionamento abusivo, claramente explicado nas páginas deste livro, a angústia consumindo a protagonista dia a dia, é de enlouquecer. Uma tensão no ar, a cada passo é sufocante e pior é real. História envolvente.

Thais Katsumi 05/09/2015

Excelente!
No escuro é um livro tão bem escrito e cheio de detalhes que eu tenho certeza ter vivido tudo o que Catherine passou. Senti na pele todos os seus medos, as suas dores e o seu transtorno.

É um livro no mínimo, perturbador. Faz com que saiamos da caixinha que vivemos para ver como existem problemas muito maiores que os nossos. Não tem como não deixar que esse livro afete nossa vida pessoal, porque afeta, mesmo que inconsciente. Suas palavras estarão sempre rondeando nossa mente.

A ansiedade em ver como a história termina tomou conta de mim. É um livro instigante, e que requer um psicológico forte o suficiente pra não ser afetado.

Aione 04/11/2015

No Escuro chamou minha atenção desde seu lançamento, em 2013, tanto por sua sinopse intrigante quanto por suas recomendações mais do que positivas. Agora, ao finalmente ter tido a oportunidade de lê-lo, pude constatar todo seu renome.

O livro traz a história de Catherine em dois diferentes momentos de sua vida: o atual, em 2008, e o passado, em 2003, ano no qual os acontecimentos por ela vividos desencadearam sua vida presente. Em capítulos intercalados entre passado e presente, sempre em primeira pessoa, acompanhamos duas Catherines praticamente opostas. A atual sofre de TOC e síndrome do pânico, amedrontada por conta do relacionamento abusivo que viveu e da agressão por ela sofrida em decorrência de tal relacionamento. A Catherine de 2003, por sua vez, é desinibida e feliz, aproveitando sua vida de solteira, e temos, aos poucos, as modificações passadas por ela ao conhecer Lee – aquele que viria a ser seu agressor.

Como logo no início da trama temos a transcrição do julgamento de Lee, ocorrido em 2005, sabemos que Catherine foi agredida por ele. Porém, o que Elizabeth Hayes faz é nos mostrar a forma de como isso acaba por acontecer, permitindo que o leitor, acima de tudo, compreenda a posição da protagonista – algo extremamente importante principalmente com relação a essa temática. Assim, Catherine representa milhares de outras mulheres que, infelizmente, se encontram ou já se encontraram em situações semelhantes, e muitas vezes julgadas por se “permitirem” viver dessa maneira. O que a autora faz é justamente quebrar essa visão, demonstrando o quão complicada é a questão da violência contra a mulher e dos relacionamentos abusivos. E a narrativa atual da protagonista não é menos angustiante. Encarar todas as dificuldade que ela ainda enfrenta e conhecer os traumas deixados por seu passado é, no mínimo, aterrorizante.

Conforme os acontecimentos atuais se desenvolvem, vamos nos perguntando o quanto eles são reais e o quanto são frutos dos medos de Catherine, comprovando, assim, a força desse thriller psicológico, que cumpre muitíssmo bem seu papel no gênero. Embora, de certa forma, alguns desenrolares tenham sido previsíveis, achei o desenvolvimento da trama como um todo bastante satisfatório, além de ter me envolvido muito com a leitura e ter me sentido compelida a avançar nela.

De modo geral, a leitura de No Escuro foi válida não só por sua qualidade como thriller psicológico, mas principalmente pelo assunto nele abordado. Uma leitura, mais do que viciante, extremamente marcante e digna de atenção no contexto da violência contra a mulher.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/11/03/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/

Um Caso Literário 11/11/2015

Resenha: No Escuro - Elizabeth Haynes
Catherine está no controle de sua vida. Toda noite sai para beber e dançar com as amigas, até que, numa festa, conhece Lee, um homem sedutor e atencioso. Sua vida está perfeita e todas as mulheres gostariam de estar em seu lugar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quieta e reservada, Cathy luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo que torna penosa as tarefas mais simples, como trancar a porta do apartamento. Vulnerável e aterrorizada, ela nem de longe lembra a pessoa que costumava ser antes de Lee deixá-la assustadoramente traumatizada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dividido em cenas do passado e atuais, No escuro é angustiante. Sofri com a Cathy do presente, sentindo meu coração acelerar em cada momento em que seu TOC me fez desconfiar de cantos escuros e objetos fora do lugar. Quis entendê-la: Por que ela mudou tanto? O que drenou sua personalidade, sua segurança, sua vida? A resposta, vinda aos poucos em cenas do passado, me deixou ansiosa e nervosa ao mesmo tempo. Me senti cercada por um clima tenso que me fez querer até mesmo parar de ler o livro, cansada de tanto me sentir aflita por Cathy.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um livro arrebatador, convincente, que te tira o sono e te acrescenta pesadelos. Elizabeth Haynes coloca no papel, de forma magnífica, um tema real e forte, que com certeza vale a leitura!
Por: T.

site: https://www.instagram.com/umcasoliterario/

Jéssica Matos 20/02/2021

Pelas resenhas que eu li e pelas recomendações eu esperava mais. É um livro bom, só que eu esperava algo no estilo de "Entre quatro paredes" esse sim me tirou o fôlego. Mas, no geral eu gostei. Recomendo a leitura.

Felipe Saraiva 30/10/2020

O livro tem uma história de muito impacto, que me provocou diversas emoções ao longo de suas páginas, mas eu tava esperando um suspense e eu fiquei me perguntando qual o plot twist dessa vez?" e criei diversas teorias ao longo do livro, quase todas frustradas, pois o livro é muito mais realista e cruel do que isto. É um retrato da crueldade humana. Tem diversos gatilhos ao longo do livro e definitivamente não recomendo para pessoas sensíveis a histórias sobre ansiedade, depressão, violência, agressão física e psicológica (incluindo estupros)... é pesado, mas infelizmente acontece todos os dias, right? Precisamos encarar os problemas para que eles não o aconteçam mais!