O Grande Deus Pã

Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

annacsfraccaro 08/04/2024

Entendi nada
Minha nota é baixa porque eu não entendi absolutamente nada, não sei se o livro é complexo ou eu que sou burra.
Paloma 18/04/2024minha estante
Eu gosto dos seus comentários porque às vezes sinto a mesma coisa rsrsrs

Luiz Souza 14/01/2024

Quebra cabeça
O livro conta a história de Clarke que topa fazer um experimento com o Dr Raymond mas não dá muito certo e Mary também entra no embalo.

A história é cruzada com outra narrativa de um homem que se casa e a esposa lhe faz algum mal o deixando pobre , achei essa trama bem sem pé e nem cabeça por demais.

Ótima leitura.
Lucas1647 07/03/2024minha estante
Estou gostando mas senti que o livro não chega a uma conclusão, a maior parte do livro é uma tentativa de criar um suspense em cima da Helen e as coisas estranhas que acontecem entorno das pessoas próximas a ela.. Enfim falta pouco pra terminar..

Luiz Souza 08/03/2024minha estante
Boa leitura kkk

Cleber 19/10/2023

Maratona de Halloween
Autor que influenciou os grandes mestres da literatura de terror. Fiquei curioso para ler e surgiu a oportunidade pela maratona de halloween no Skello.
Depois que lemos Allan Poe e Lovecraft fica difícil avaliar as novelas e contos de outros autores. Gostei mais do último conto, mas achei que as histórias terminam de forma muito abrupta ficando meio que sem sentido, mas valeu a pena a leitura para conhecer um pouco sobre o autor.

edisik 10/10/2023

É um livro bem curto de Horror Cósmico, onde mortes misteriosas envolvendo uma mulher misteriosa se interligam. Em alguns momentos achei confuso e um pouco chato, mas no final tudo se revela. Para quem gosta de H P Lovecraft é um prato cheio.

Fabio Pedreira 09/07/2021

Mais suspense que terror.
Certo dia, um médico resolve chamar seu amigo para ser testemunha de uma cirurgia que poderia mudar os rumos da ciência.⁣

Ele prometia, que com isso, a pessoa passaria a ver a verdadeira realidade, transcendendo desse mundo para o verdadeiro. Seu amigo, mesmo relutante, aceita presenciar o procedimento, ficando arrepiado após a conclusão.⁣

O Grande Deus Pã é um clássico do terror, lançando em 1894. A obra apesar de ter sido extremamente criticada pelos "especialistas" na época, acabou se tornando imortal, sendo responsável por influenciar vários autores do gênero até hoje.⁣

A história em si é legal. A parte do médico, que é o primeiro capítulo do livro, inicialmente foi o conto original, onde mais tarde o autor acabou expandindo a história para a novela do Deus Pã.⁣

Ela tem alguns mistérios, com acontecimentos estranhos em uma casa suspeita e envolvendo alguns suicídios. Achei bem executada a forma que os personagens passaram a investigar toda a questão e o plot no fim do livro é satisfatório.⁣

Durante a leitura, não pude deixar de notar certas semelhanças nas obras do Lovecraft, como a questão de visões de um mundo paralelo, que seria o verdadeiro mundo, onde meros mortais não poderiam entrar (lembrando que no caso o Lovecraft que teria se inspirado muito no Grande Deus Pã e não o inverso).

Porém, admito que apesar de ter gostado bastante, não achei a obra espetacular como imaginei que acharia. Gostei bastante, mas fiquei com um gostinho de que faltou algo. Ainda assim, certamente recomendo, até para quem não é fã de terror, já que dá para encarar como um suspense.⁣

Temos que falar também da edição da Corvus. A coleção está belíssima, com um prefácio do autor, contos extras (que gostei de um e do outro não muito) e ilustrações belíssimas. ⁣

Um trabalho de primeira, que ainda está em andamento com o segundo volume da coleção no Catarse. Você pode ver aí nas imagens o próximo volume. Eu já apoiei, falta você.⁣

Marcos.Detanico 30/06/2021

O Grande Deus Pã
Uma leitura muito satisfatória, pois ela é imersiva, bem ambientada o primeiro capítulo é esplendido, mas o desenvolvimento da história não me agradou por completo muitas passagens abruptas, descrições superficiais, sendo algumas enroladas, em momentos a narrativa acelerava e em outros é lenta.

Mas o mistério foi muito bem construído, a atmosfera obscura chega a ser angustiante e vale muito a pena. O inicio achei espetacular: a curiosidade humana usando ciência e magia para “encontrar” Deuses e divindades, a arrogância se sentir se superior a estes que não julga corretamente suas ambições e consequências que chegar no inexplorado.

“’Esqueci que nenhum olho humano é capaz de vislumbrar tamanha descoberta e ficar impune.’”

“O Grande Deus Pã é um conjunto de pequenas histórias que se interligam. Ele narra, inicialmente, um experimento científico em que se buscava fazer com que as pessoas pudessem ter uma visão de Pã. A partir daí, temos três personagens que se deparam com misteriosas mortes ligadas à uma também misteriosa mulher. Embora em alguns momentos pareça confusa e soe um pouco solta, a trama se une perfeitamente para atingir um desfecho bastante perturbador.”

“Em todo grão de trigo há a alma de uma estrela escondida.”*

Rahrt 27/05/2021

É um bom conto de horror
Leia sem muitas expectativas e leve-se em conta a data em que Arthur Machen fez sua primeira publicação (1894).
Grande influência para o gênero, onde diversos outros grandes autores se inspiraram.
De forma geral, não é uma leitura muito fluída, mas para os fãs de um bom horror de séculos atrás, é um prato cheio.

huntero 12/10/2023

Um médico excêntrico decide realizar um experimento que promete dar a uma mulher, Mary, a capacidade de ver o outro lado da realidade. O procedimento, entretanto, traz resultados inesperados e Mary acaba com sequelas incorrigíveis.

Nah Lameu 05/11/2020

Esperava mais
O livro têm otimas descrições, flui muito bem, porém, eu esperava mais. O final me desapontou.
Grazi Dias 06/11/2020minha estante
Ta na minha lista... Pena que o final me desapontou.

Aline.Deodato 03/08/2020

"Em cada grão de trigo se esconde a alma duma estrela."
A obra mistura a mitologia grega de Pã (deus dos bosques), sua representação do paganismo e seus poderes sexuais. A aparência dele se assemelha a figura de satã.
Novela escrita por Arthur Machen, um dos precursores do horror cósmico, influenciando até mesmo Lovecraft.

A estória narra um experimento científico realizado pelo Dr. Raymond, que pretende fazer suas cobaias verem através do véu e conhecerem toda a "realidade", e assim, terem um vislumbre de Pã, entretanto, a consequência disso é bizarra. Vou parar por aqui, pois, é bom mergulhar nesta leitura sem saber muito.

Há algo que me incomodou um pouco na estória, porém, seria spoiler eu relatar.
O livro tem 8 partes, tendo vários pontos de vista diferentes.
Por ser bem curto os personagens não têm muita profundidade, mas os diálogos são ótimos.

"Mas o que sei é bem pouco. Sou uma espécie de viajante que olhou o fundo dum abismo e recuou aterrorizado."

Vale muito a leitura.

Vitor.Cruz 17/10/2023

Final acabou de um jeito muito rápido e inesperado. Parece que foi algo empurrado. O início foi interessante, tem um quê de mistério, porém o final foi decepcionante.

Alexandre 15/10/2023minha estante
Escrevi rápido e ficou cheio de erros. Vai ficar assim msm.

Fer 04/02/2024

Achei um pouco confuso, porém interessante.
O livro nos traz uma história fantástica e "obscura" que entrelaça diversas personagens, o que é a principal causa dessa sensação de confusão: as personagens são colocadas ali como se não houvesse ligação alguma, mas depois vemos que há. O ponto principal do livro é um grande poder sobrenatural, visto na imagem do deus Pã, que influencia a vida das pessoas de Londres, especialmente homens que se relacionam, de alguma forma, com uma mulher específica.
São poucos capítulos e muitas personagens. Há também diferentes formas narrativas: relatos, cartas, descrições "ao vivo", leituras... Achei isso bem interessante.
Como é um livro antigo e bem inovador para a época, li com esses olhos, então acabei gostando. Achei o terror psicológico legal, e confesso que algumas imagens ficaram em mim (até sonhei!). Mas não é um livro que eu leria novamente.

Larissa3225 02/11/2023

Finalmente tive um tempinho para parar e colocar as resenhas em dia.
Faz um tempinho que terminei essa leitura e posso dizer, com segurança, que não foi das mais impactantes.

É uma leitura rápida e intrigante. Eu gosto da forma como ela foi escrita, pulando entre diferentes para o leitor ir juntando as peças.

Mas, de forma geral, não me marcou muito. É legal mas só isso

jsilveira 13/03/2021

Péssima tradução
Péssima tradução, e o conto foi muito chato e confuso. Apesar de pequeno, o livro se arrastou para terminar.
joaoggur 13/03/2021minha estante
As vezes uma tradução/edição ruim deixa o livro horroroso. Tenso...

jsilveira 13/03/2021minha estante
Verdade