O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Ketelen.Miranda 23/04/2024

Tortura
Gente, que tortura pra terminar esse livro, LEVEI 2 MESES, entrei numa super ressaca literária por um livro minúsculo, a leitura foi arrastada demais, não me prendeu, eu tive que pular vários parágrafos que só enrolavam e nem entendi o final, pode ser porque não é o tipo de leitura que eu sou familiarizada, mas foi horrível!

Jhosi 05/03/2024

Uma das mais inesquecíveis amizades...
Sobre as quais já tive a oportunidade de ler.

Um livro tão curtinho e tão repleto de sentimentos!

A inocência de Mário ao travar com Neruda logo que se conhecem é deliciosa de ler.
Nos faz enxergar em sua imatura intensidade, algo do que todos fomos quando muito jovens: mais sonhadores do que realizadores.

A maturidade, o humor agridoce, a experiência traduzida nas falas de Neruda pelo contrário, são capazes de nos fazer ansiar pela sabedoria que vem com o passar dos anos.

A amizade que nasce, se constrói e se solidifica entre ambos tem um tom quase lírico. Quanta diferença, quanta esperança...

Ardente paciência. A necessidade de, acima de tudo, aprender a esperar e fazer da espera momento de crescimento, conhecimento, construção.

Uma obra incrivelmente bela!

Patrícia 02/03/2024

Belíssimo
Leitura leve, rápida, fluida. Verdadeira poesia que encanta, característica presente na escrita de Skarmeta. Personagens que cativam em poucas páginas, pura beleza e poesia.

Giuliana 01/03/2024

O carteiro e o poeta
Mario Jimenez decidiu ser carteiro para não ser pescador igual ao pai, tinha um único cliente que era Pablo Neruda, o poeta. Assim nasce a amizade entre o carteiro e o poeta. Ao conhecê-lo pediu para falar de seus poemas e metáforas, afim de conquistar Beatriz, o seu amor.
Amizade, amor e um contexto histórico no Chile é o que retrata esse lindo livro.

Wanessa Braga 17/02/2024

O carteiro do Neruda
é um romance curtinho, engraçado e apaixonante. Mário não quer seguir o mesmo caminho do seu pai e se tornar um pescador. então, ele se agarra a primeira oportunidade que aparece e começa a pedalar com uma bolsa cheia de cartas para entregar a um único destinatário. o poeta Pablo Neruda.
o carteiro, agora tão próximo do poeta, passa a pedir que o ajude a usar as metáforas, a fim de conquistar Beatriz, seu amor até então, platônico.
tem todo um contexto histórico no plano de fundo. um momento político conturbado do país o que torna tudo ainda melhor.
adorei. :)

Andressa Klemberg 11/02/2024

Apenas um muchacho latinoamericano
Era uma vez um cara sem nenhuma grande aspiração, morador de Isla Negra, assim como Pablo Neruda. Intimado pelo pai a conseguir um emprego, ele tem a sorte de conseguir ser carteiro do poeta e a partir disso os amores pela poesia, pelo poeta, pela ilha e por uma certa Beatriz se entrelaçam à vivência política do poeta e do Chile
Indico a leitura para qualquer pessoa, mas em especial aos leitores do livro Memorial de Isla Negra e para quem tenha conhecido a ilha e a casa de Neruda. A leitura também pode despertar o interesse de visitar as casas-museu de Pablo Neruda, em que constam os itens descritos com vivacidade pelo autor e que moldam o temperamento do poeta. Das três, a mais importante é a descrita no livro, pois foi a grande paixão do poeta.

Juliana.Pegoraro 25/01/2024

O carteiro e o poeta
Sugiro para quem quer ler um romance em que o amor romântico não é o mais importante.

É um livro dinâmico, do jeito que gosto. A leitura é rápida, são poucos personagens, situações bem narradas mas não cansativas com detalhes excessivos.
Comecei a ler porque amo o filme inspirado no livro. Apesar do final triste do filme, me surpreendi com o livro que é igualmente envolvente.

Muito interessante a forma como o autor aborda o momento político do Chile durante os acontecimentos do livro. Realmente admirável a forma leve como foi abordado um momento tão horrível.

umanatalense 07/01/2024

Lindo
"O Carteiro e o Poeta", obra do escritor chileno Antonio Skármeta, é uma narrativa encantadora que entrelaça a poesia, a amizade e o poder transformador da literatura. Publicado originalmente em 1985, o romance nos leva a um pequeno vilarejo chileno durante a ditadura de Pinochet.

A trama se desenrola principalmente através da relação entre o carteiro Mário Jiménez e o ilustre poeta chileno Pablo Neruda, que escolhe a pacata Isla Negra como refúgio. A simplicidade da vida cotidiana contrasta com a complexidade das emoções e eventos políticos que se desdobram ao redor dos personagens.

Skármeta tem a habilidade de criar personagens muito cativantes, a nossa conexão com Mário e Neruda é imediata! Acho que a amizade improvável que se desenvolve entre o carteiro de 17 anos e o renomado poeta serve como uma metáfora para a influência transformadora da literatura e da arte em meio à opressão política.

A escrita de Skármeta é poética e envolvente, capturando a essência da poesia de Neruda. A narrativa é pontuada por diálogos inteligentes e situações engraçadas, equilibrando os momentos de leveza e reflexão. A presença constante de poemas de Neruda ao longo da história eleva a trama a uma dimensão lírica, enriquecendo a experiência de leitura.

"O Carteiro e o Poeta" transcende a barreira do tempo e das fronteiras, tocando em temas universais como amor, amizade e a busca pela liberdade. A obra ressoa como uma homenagem à poesia e à resistência diante das adversidades.

A obra conta com duas adaptações cinematográficas lindas, produzidas em 1994 e 2022. Em 1996, o primeiro filme foi premiado com cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Eu fiquei absolutamente encantada pela escrita de Skármeta e pretendo ler outros livros seus logo! Recomendo este livro a todos que buscam uma leitura emocionante, repleta de beleza e profundidade.

milton_rocha 27/10/2023

Deliciosa história
O livro é leve, cativante e possui uma história deliciosa de se ler. Na contra capa é possível ler a seguinte frase "Tempestuoso, engraçado e apaixonante, conta a história de um amor platônico de um carteiro simples por uma bela garçonete, incendiado pela poesia de Pablo Neruda". De fato trata-se de um amor platônico em sua mais pura demonstração, pois mostra um amor puro, profundo e belo, um amor de qualidade inconfundível de Mario (carteiro).

A demonstração da construção do amor com mais palavras no contato do carteiro e de Neruda é algo emocionante de se ler e ver (no caso do filme). Uma beleza recitada em formato de descrição pseudo-jornalística que vale a pena se ler. A simplicidade do carteiro em conjunto com a profundidade do que passa o personagem de Neruda, com pequenas pérolas de poesia no meio é um combo muito interessante.

O carteiro descobre a possibilidade real de se tornar um poeta, e a evolução da história mostra que ele consegue, mesmo que não note e coloque um peso relevante na presença do Poeta (Neruda), a sua existência já traz um novo poeta e uma nova visão para o seu mundo.

"É muito antigo e afiado o punhal definitivo, rapaz".

Viviany8 18/10/2023

Fofo
Esse livro foi o que deu início no meu vício em livros de romance(uns dos).
Ele é fofo,lindo e da vontade de viver naquele tempo(só o romance kkkkk).
Mais deixou muito solto algumas partes fazendo ler tudo de novo(e não foi por gostar).
Leia pois é fofo mas adianto que vai ficar um pouco perdido.

Juno.Cruvinel 01/10/2023

Leitura curta, mas gostosa!
Achei interessante conhecer um pouco mais sobre o Chile e sobre Pablo Neruda. O livro tem uma linguagem simples e é bem rápido de ler, mas traz algo bacana pra gente!

eupoetizo 29/09/2023

Indicação do professor de introdução aos estudos literários, super amei. Leitura curtinha, mas muito interessante ??

Beatriz3695 26/09/2023

? O carteiro e o poeta?
? O carteiro e o poeta? é um livro muito gostoso de se ler. A narrativa é envolvente, a escrita é fácil e os personagens prendem a atenção.

Camille 08/09/2023

O sr acha que o mundo inteiro é a metáfora de alguma coisa?
Já conhecia o autor por outra obra - o dia que a poesia derrotou um ditador - que é um dos meus livros favoritos, então pode imaginar que minhas expectativas pra esse estavam super altas! e ele conseguiu superar todas!
eu amo a escrita do skármeta. é fluida, rápida e ao mesmo tempo avassaladora e metafórica a ponto de te fazer ficar pensando e pensando e pensando?
sou grande fã da literatura chilena, como pode escreverem só livros bons? preciso conhecer esse país imediatamente!!!!!
enfim, eu amei esse livro! leitura maravilhosa pra madrugada de um feriado. :)

Maysa 23/08/2023

" - A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa!"

Meu primeiro contato com o autor foi lendo O Carteiro e o poeta, e me apaixonei muito pela escrita e suas histórias. Então, quando vi que esse livro estava entre as escolhas que poderia ser feita, eu logo a escolhi. E não me arrependo.

Eu gostei bastante desse livro, embora ainda o primeiro que li seja meu queridinho. Esse livro assim é muito poético, desde as poesias por si só como os diálogos e narração, gostei muito disso.

Nele conhecemos Mario, um jovem carteiro que recebe apenas uma pessoa para levar as correspondências, o Pablo Neruda, um grande poeta, e logo o jovem se vê encantado por Neruda e suas poesias.

Mario tem um objetivo: ser amigo de Neruda. E com essa tentativa logo ele consegue seu objetivo, e se torna um grande amigo de Neruda e com a ajuda do poeta irá tentar conquistar uma moça por quem se apaixonou.

Por meio de poesias, uma grande amizade e um contexto turbulento da política é que o livro é narrado, o que dá a ele um toque ainda mais especial e real.

Neruda é um grande poeta e conquistou muitas coisas com seu trabalho maravilhoso e ver ele em uma ficção foi muito legal e também foi possível aprender mais sobre a história política do Chile e o Golpe de Estado que ocorreu e o início da ditadura.

Eu gostei muito da leitura e recomendo, mas já deixo avisado, o final é extremamente melancólico. Mas cada página vale a pena ser lida.