O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Lima Neto 01/12/2009

o livro é escrito com uma delicadeza impressionante, com uma história que cativa o leitor desde o início.
possui alguns tons de sensualidade, característica de muitos escritores hispano-americanos, mas que não são em momento algum vulgar. também possui passagens de um humor sutil e inteligente.
Marta Skoober 18/01/2014minha estante
além disto o Mário é um personagem bem engraçado, não é?

mariana113 21/01/2023

O Carteiro e o Poeta. (e o chile, o comunismo, e beatriz)
Gostei muito do outro livro do Antonio, por isso decidi ler esse. Confesso que não consigo pensar em uma resenha muito legal pra esse livro, já que li tão rápido.
Achei que, por conta do outro livro, a escrita seria mais simples, mesmo que não seja tão difícil. Em algumas partes cheguei a apenas passar o olho pela página e continuar a ?cena? na minha cabeça da parte que eu entendi por último.
Ainda assim, gostei muito do livro, e em poucas páginas cheguei a me apegar tanto aos personagens que sofri com suas dores. É uma leitura rápida, mas não leve.
Belizia 02/12/2023minha estante
Aconteceu o mesmo comigo em alguns trechos.

Ana 03/08/2012

O CARTEIRO, O POETA E OS PROFESSORES
Na adolescência, li e me encantei com o livro: "O Carteiro e o Poeta" de Antonio Skármeta, que narra a história de um jovem, morador de uma vila Chilena e que inicia uma bela e frutífera amizade com o Poeta Pablo Neruda e, influenciado por este, descobre o poder das metáforas e se transforma também em um poeta!
Neste ano de 2012, na Escola de Ensino Fundamental Dr. José Adonias Gurgel de Albuquerque onde trabalho como Coordenadora Pedagógica, como parte das atividades do Projeto Escola de Leitores, os professores fizeram a leitura desta obra e em seguida, a escrita da resenha contando a experiência da leitura.
Através deste trabalho, pude fazer uma releitura do livro e aplicá-la ou entendê-la através da metáfora da vida.
O Poeta chileno Pablo Neruda refugiado em uma ilha, conhece o jovem carteiro Mário (sua única forma de contato com o mundo externo),e consegue semear no jovem a vontade de se descobrir poeta.
Analisando a influência do poeta chileno na vida do carteiro, me percebo comparando a influência do poeta na vida do jovem com a influência de nós professores,na vida de nossos alunos.
Maravilhoso seria se os educadores tivessem pela leitura o encantamento que Neruda tem pela poesia e sua capacidade simples e eficaz de influenciar a vida de quem o cerca. Que o exemplo das metáforas e da descoberta delas por parte de Mário possa fazer parte de nossa prática pedagógica e que nós possamos assim como Pablo encantar os outros com nosso encanto, deslumbrar os outros com nosso deslumbre e, principalmente fascinar nossos alunos com o gosto pela leitura que anseio esteja embutido em cada um de nós.
Fabyo silva 15/04/2016minha estante

Autor: Antonio Skármeta {Chile, 1940-}
Tradução: Beatriz Sidou
Editora: Bestbolso
126p.

"- Porra, gostaria tanto de ser poeta!??
- Rapaz! Todos são poetas no Chile. É mais original que você continue sendo carteiro.??
(...)??
- É que se eu fosse poeta podia dizer o que quero.??
- E o que é que você quer dizer???
- Bom, justamente o problema é este. Como não sou poeta, não posso dizer." p. 21.

Tendo por pano de fundo, social e político, o Chile dos anos de 1969 a 1973, "O carteiro e o poeta" é uma história sobre a força transformadora da amizade entre dois homens e, sobretudo, uma ode à poesia e à liberdade.

Mario Jiménez é um jovem de 17 anos, filho de pescadores e morador de Ilha Negra, sem muitas pretensões na vida a não ser o desejo de viver uma paixão, como as representadas na tela do cinema.

Instado a conseguir um emprego, Mario começa a trabalhar como carteiro. Numa ilha em que poucos leem, seu único cliente é Pablo Neruda. É a partir desse encontro com o poeta e sua poesia, que Mario desperta seu olhar para a realidade que o cerca e conhece Beatriz Gonzáles.

Aqui, um parênteses: se posso apontar algo que me desagradou na narrativa é a grande carga erótica a que o autor recorre para descrever a relação entre Mario e Beatriz. Desnecessária e só poderia ter sido escrita por homem.

Ignorando os hormônios de Mario, o livro é belíssimo. Antonio Skármeta foi muito feliz em espelhar o amadurecimento de Mario à situação política chilena: a eleição de Salvador Allende, primeiro marxista eleito democraticamente no Ocidente; o apoio de Neruda e sua grande influência política; e, por fim, o golpe perpetrado pelo ditador Augusto Pinochet, em 1973, com o assassinato de Allende.

Triste sina esta da América Latina, que vive a torcer para que os EUA não apoiem um golpe "em favor da democracia" em seu território.

Muito feliz, outrossim, na mensagem que deixa ao leitor: nunca se é tarde para aprender algo ou para modificar a postura diante da vida. E que poesia não se explica, sente-se. É no que ela nos provoca que reside sua perpetuidade, apesar dos pesares.
@andressamreis 07/12/2020minha estante
Olha quem encontrei por aqui. Acabei de ler esta obra e sua resenha sem querer. Estava escrevendo a minha, mas agora me contaminei por tuas palavras, pous tivemos impressões bem parecidas. Tive o mesmo incômodo com relação à personagem Beatriz. Ela é algo apático, apenas objeto de adoração de Mario, que só ganha vida nos braços dele. Difícil de engolir...

Daniel 13/03/2015

A vida do poeta!
Um livro sensacional, em que narra um pouco da vida do poeta chileno Pablo Neruda e seu exílio e como o carteiro se engrandece com seus ensinamentos. Muito me chamou a atenção em como gente simples pode ser um poeta de primeira, e com bastante atenção ao que existe ao redor de si, pode compor versos, amar a natureza, amar a vida que possui, assim como os semelhantes. Um livro romântico! E, ao ler o livro resolvi também me aventurar na escrita e aconselho isso a todos os leitores!
Vivi Martins 13/03/2015minha estante
Este livro deve ser uma excelente inspiração!

ninobellieny 29/01/2009

descoberta
Li antes de ser levado às telas e tinha inclusive outro nome.Descobri por acaso na biblioteca do meu irmão.E que descoberta!Mais tarde,não decepcionei-me com o filme,era bem coincidente com a minha imaginação.

Érika dos Anjos 27/07/2009

Simples como o mar
Inocência, juventude e vontade de aprender. Esses adjetivos que tanto serviam ao carteiro Mario Jimenez encanta não somente ao poeta Pablo Neruda, mas também aos leitores deste singelo livro de Antonio Skarmeta. Li este livro quase tinha 12 ou 13 anos e, apesar de ter gostado, não havia conseguido acompanhar a beleza que se encobria em pequenas passagens destacadas na obra. Somente agora, mais de 10 anos depois, pude perceber o quão interessante eram essas linhas.

Mario Jimenez trabalha como carteiro em uma cidadela do interior Chile e vive cheio de sonhos de escrever e se tornar um poeta tão bom quanto Neruda. Um belo dia, tem a notícia de que passará a entregar as correspondências de seu ídolo. Com muito vagar, educação e ingenuidade, Mário conhece, quase ao mesmo tempo, as duas pessoas que mudariam sua vida: o poeta e sua musa, Beatriz.

No entanto, a guerra civil se faz presente e Neruda é exilado. Mas, ao invés da amizade expirar, se torna mais forte no retorno do poeta, o que durou até a sua morte.

Uma história de respeito mútuo e amor, invadida pelo autoritarismo dos governantes e pela beleza das pequenas coisas, tão cantada nos versos de Neruda.

Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

Luciene Txra 20/04/2009

Tocantes o livro e o filme
Uma história para ser lida e contemplada nas telas. Emocionante. Nunca me esquecerei das metáforas.

Ketelen.Miranda 23/04/2024

Tortura
Gente, que tortura pra terminar esse livro, LEVEI 2 MESES, entrei numa super ressaca literária por um livro minúsculo, a leitura foi arrastada demais, não me prendeu, eu tive que pular vários parágrafos que só enrolavam e nem entendi o final, pode ser porque não é o tipo de leitura que eu sou familiarizada, mas foi horrível!

Sudan 30/05/2009

O Carteiro e o Poeta
Sucesso também no cinema, esta novela tem como cenário o refúgio de Pablo Neruda em Ilha Negra, no Chile. Narra a amizade do carteiro Mario Jiménez com o poeta, e como nasce a admiraçao pelas poesias e a cumplicidade entre os dois, até a morte de Neruda.

ÍCARO - http// 11/08/2010

Metáforas e meta foras
Um livro exuberante, gostoso, com sabor de "Ah, já terminou". Skarmeta se dizia um redator de jornal mediocre, mas quem precisa de um redador mediocre se temos um escritor genial?
As palavras usadas de pouco conhecimento do público em geral, e até umas relamente desconhecidas reservadas em rodapé, enriquecem sobremaneira o livro. Algumas tiradas irônicas e outras comicas deixam a obra mais leve.
Um livro para se ter em casa e, sempre que der, ler. Me fez sentir vontade de ler obras de Neruda.

Recomendo.

DIRCE 01/08/2009

BIS
Um livro singelo que aborda a amizade, por isso, para mim, tem um misto de Bis (do branco), pois eu o ganhei de presente de uma querida amiga (gauchinha) e, ele, veio acompanhado de uma cartinha (uma verdadeira delícia) e pelas mãos de um carteiro.
A amizade, abordada no livro, seria entre o jovem Mário (filho de um pescador de uma Ilha Chilena )e o poeta Pablo Neruda, por quem Mário nutria uma grande admiração.
Na verdade, essa amizade foi possível devido a obstinação de Mário em angariar a simpatia de Neruda, a quem pediu auxílio para conquistar a jovem Beatriz por quem se enamorara.
Mas não importa o que desencadeou essa amizade e, sim, que essa amizade “criou raízes” e o “adubo” foram as palavras - o elo entre Mário e Neruda - e, essa amizade, sobreviveu à distância e ao tempo.
O livro tem passagens tocantes, e uma delas, é quando Neruda pede a Mário para gravar os sons da Ilha para amenizar a saudade que, dela, sentia durante sua permanência na França.
O Carteiro e o Poeta é um livro que desperta emoções e nos mostra que a poesia pode ser encontrada em todos os lugares.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Neste livro Antonio Skarmeta narra a improvável amizade entre o simplório carteiro Mario Jiménez e o poeta Pablo Neruda, uma relação que encanta pela sua cumplicidade.

O famoso poeta está no fim da vida se refugia no pequeno vilarejo de Ilha Negra no Chile e o seu único contato com o mundo exterior é o carteiro Mario que vem lhe trazer suas correspondências, nasce aí uma amizade pura.

Mario começa a pedir conselhos amorosos a Pablo Neruda e este por sua vez se interessa em saber um pouco mais sobre a vida do carteiro, e o poeta desperta em Mario a admiração por suas poesias que lhe eram até então desconhecidas.

Um fato que marca a história é quando Pablo, tendo ciência de que sua vida não demorará a terminar, pede ao amigo carteiro que saia pela praia com um gravador e registre o som do mar, dos pássaros, do vento, pois o poeta não tem mais condições de sair de casa e com a ajuda de Mario pretende ouvir pela última vez o som do paraíso que lhe inspirou tantos versos.

Existe o filme homônimo, mas confesso que não assisti, dizem que fez muito sucesso (o filme é antigo), espero que ele retrate bem esse relacionamento raro entre duas pessoas tão diferentes.

Rakky 04/02/2012

Uma história de amizade
Eu sempre ouvi falarem bem desse livro, mas nunca tinha entendido muito o porquê. Aí peguei pra ler.

O livro conta a história do jovem Mario, morador de uma vila interiorana do Chile que se faz carteiro pressionado pelo pai a arrumar um emprego. Logo, Mario descobre que teria de atender apenas um cliente, e este era nada mais nada menos que o poeta Pablo Neruda. Pobre, com pouca cultura e muita curiosidade, Mario começa a se aventurar nas histórias do poeta com base num velho livro que seu pai tinha em casa na esperança de fazer com que algum dia, de alguma forma, o famoso o autografasse.

A história começa a ficar interessante quando Mario e Pablo se tornam amigos, inexplicavelmente, e o poeta começa a ajudar o carteiro a lidar com sua paixão desenfreada por Beatriz, uma menina que trabalhava com a mãe numa espécie de bar da região. A história dos dois se mescla de uma forma confusa e original e o amor e consideração de um pelo outro dura até o dia da morte do poeta.

É um livro curto e direto, que fala da importância da amizade. E merece muito ser lido.

O carteiro e o poeta
Autor: Antônio Skármeta
Editora: Record
Ano: 1985
Páginas: 127
Nota: 8,5

Sally.Rosalin 15/02/2012

Sobre o carteiro e sobre o poeta
O carteiro e o poeta é um livro de leitura rápida, ainda que seu autor confesse que levou 14 anos para terminá-lo.
O livro é sobre a relação do poeta chileno Pablo Neruda e um carteiro. Contrariando a tradição de se tornar pescador assim como seu pai, Mario consegue um trabalho de carteiro particular do poeta Pablo Neruda. Sua curiosidade pela poesia de Neruda e a paixão avassaladora por Beatriz, vai ser os motivos de aproximação do carteiro ao mundo poético de Neruda.
Neruda vai auxiliar Mário a conquistar Beatriz e a enfrentar a fúria da futura sogra. Ao receber o pedido de ajuda de Mario, Neruda responde "Filho, eu sou só um poeta, mais nada. Não domino a exímia arte de destripar sogras".
Então o carteiro usa os próprios versos de Neruda para convencê-lo: O senhor tem de me ajudar, porque o senhor mesmo escreveu "Não gosto da casa sem telhado, a janela sem vidros. Não gosto do dia sem trabalho e da noite sem sono. Não gosto do homem sem mulher, nem da mulher sem homem. Eu quero que as vidas se integrem, acendendo os beijos até agora apagados. Eu sou um poeta casamenteiro". Obviamente, o carteiro deixou o poeta sem alternativa.
Além de conter uma linguagem poética e cheia de metáforas, há um fundo histórico do Chile, da quase eleição de Neruda e o golpe militar que tirou Salvador Allende da presidência e subjugou o país a uma ausência da democracia e dos direitos de uma nação.