O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Ailame 08/08/2012

Amizade entre o Carteiro e o Poeta
Vale ressaltar que o livro o carteiro e o poeta repassam algumas concepções importantes sobre a trajetória da vida através das metáforas. No entanto, é um romance que narra a inusitada amizade entre um carteiro e um poeta de romance internacional e ganhador do prêmio Nobel de Literatura: Pablo Neruda. Pois pressionado pelo pai para conseguir um trabalho, Mário Jiménez um jovem morador da pequena Ilha Negra no litoral do Chile, emprega-se como carteiro da agência de correios local. Pablo Neruda mostra ao carteiro argumentos para que ele não se torne um poeta, pois todos são poetas no Chile. E seria mais conveniente que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Sendo assim todos os poetas aqui no Chile são gorduchos. Seu único cliente é o famoso poeta chileno Pablo Neruda, neste contexto leva-se em consideração a afetividade já que os dois pertencem á classe social diferente. Apaixonado por Beatriz González Mário usa a poesia aprendida com dom Pablo para conquistá-la. Com o apoio do poeta finalmente casar-se com Beatriz com quem tem um filho. Após eleição de Salvador Allende como presidente da República e a nomeação de Neruda para embaixador do Chile na França, há um afastamento dos amigos.

Kaelson 06/08/2012

A amizade muda as pessoas.
Ao ler o livro,me deparei com a belíssima obra de Antonio Shármeta,que por sua vez conta uma emocionante história de dois homens;o carteiro e o poeta.A amizade entre os dois parecia impossível, devido o modo de vida que o poeta levava isolado de todos,mas com a insistência do jovem carteiro, pode se tornar amigo do mesmo, se contagiando com as palavras escritas pelo poeta. Graças à amizade que Mario pode adquirir com o magnífico Neruda, pode conquistar o coração de sua amada Beatriz Gonçalves ,com os belíssimos poemas.

Ana 03/08/2012

O CARTEIRO, O POETA E OS PROFESSORES
Na adolescência, li e me encantei com o livro: "O Carteiro e o Poeta" de Antonio Skármeta, que narra a história de um jovem, morador de uma vila Chilena e que inicia uma bela e frutífera amizade com o Poeta Pablo Neruda e, influenciado por este, descobre o poder das metáforas e se transforma também em um poeta!
Neste ano de 2012, na Escola de Ensino Fundamental Dr. José Adonias Gurgel de Albuquerque onde trabalho como Coordenadora Pedagógica, como parte das atividades do Projeto Escola de Leitores, os professores fizeram a leitura desta obra e em seguida, a escrita da resenha contando a experiência da leitura.
Através deste trabalho, pude fazer uma releitura do livro e aplicá-la ou entendê-la através da metáfora da vida.
O Poeta chileno Pablo Neruda refugiado em uma ilha, conhece o jovem carteiro Mário (sua única forma de contato com o mundo externo),e consegue semear no jovem a vontade de se descobrir poeta.
Analisando a influência do poeta chileno na vida do carteiro, me percebo comparando a influência do poeta na vida do jovem com a influência de nós professores,na vida de nossos alunos.
Maravilhoso seria se os educadores tivessem pela leitura o encantamento que Neruda tem pela poesia e sua capacidade simples e eficaz de influenciar a vida de quem o cerca. Que o exemplo das metáforas e da descoberta delas por parte de Mário possa fazer parte de nossa prática pedagógica e que nós possamos assim como Pablo encantar os outros com nosso encanto, deslumbrar os outros com nosso deslumbre e, principalmente fascinar nossos alunos com o gosto pela leitura que anseio esteja embutido em cada um de nós.
Fabyo silva 15/04/2016minha estante
muito bom parabens

Tânia 02/08/2012

Foi uma bela forma que o autor encontrou de mostrar a importância de uma grande amizade.O livro aborda várias reflexões interessantes, mas dentre todas a que mais me chamou atenção foi a persistência de Mário ( o carteiro)para conquistar a amizade de Pablo Neruda. Pois foi a partir dessa relação entre eles que a vida de Mario tomou novo rumo.
O carteiro usando a imaginação e utilizando metáforas conseguiu conquistar o seu grande amor(Beatriz Gonzalez).
O tempo todo ele tenta conquistar a sogra, mas ela sempre trata de deixá-lo triste.Certo dia, a sogra fica a repetir “o pássaro comeu e foi embora“ Querendo dizer que Neruda aproveitou-se dele enquanto lhe foi útil. Então, Mário lhe diz que se alguém fora útil ao outro, esse alguém fora Neruda a ele. Ele sim aproveitara aquela convivência. Aprendera muito de si mesmo com o poeta.Claro que para ambos, carteiro e poeta, não houve uma materialidade nessa convivência, mas sim uma troca saudável, prazerosa e que preencheu a vida deles naquele período. Houve carinho, respeito e apreço naquela amizade. Mesmo que por pouco tempo, foi marcante. E ele não foi apenas um cumpridor do seu dever - o de entregar carta.
Enfim, temos aqui uma linda história de amizade!

Maísa 02/08/2012

Democracia e sua relevância para a autonomia de um povo.

O livro traz algumas reflexões interessantes sobre a simplicidade da vida através das metáforas de Neruda e a função da democracia na América Latina, até hoje mascarada e enrustida na corrupção intrínseca na história colonialista, exploratória de um povo carente de evolução intelectual e moral.Nas entrelinhas, o livro trata do imperialsmo norte-americano, mediante o apoio dos EUA na derrubada de Allende do poder e a ascensão de Pinochet, em 11 de setembro de 1973, olha a ironia: não é à toa que o famoso escritor, roteirista e ensaísta americano; desencarnado ontem,01 de agosto de 2012, férrenho crítico da política externa do país em citação, acusou Bush de ser cúmplice dos terroristas no atentado de 11 de setembro de 2001,trata-se portanto de Gore Vidal.( O cara).
Finalmente analiso a obra como um romance recheado de pequenas histórias fascinantes com foco no grande escritor Pablo Neruda. Como analista política leiga que sou reforcei algumas concepções em defesa da democracia, da honestidade e da tranparência em minhas atitudes diárias. Nesse período de julgamento do mensalão tardiamente porém, o primeiro da história a tratar de corrupção em grande proporção, já é alguma coisa. Nesse contexto, busco refletir sobre tudo que vejo, ouço,etc; vivo em constante policiamento e concordo com Neruda que a vida é riquíssima de pequenos detalhes, devo valorizá-los cada vez mais. Encerro com uma frase de Voltaire: "Apesar de não concordar com nada do que dizes, defenderei até a morte o direito de dizeres"

Tia Juceneide 02/08/2012

A inusitada amizade

Gostei bastante da leitura que nos leva a refletir sobre a amizade. A simplicidade e insistencia do carteiro conquista a amizade do ilustre escritor, que estava isolado no seu mundo e o carteiro consegue tocar no coração dele. que no inicio parecia quase impossivel, mas aos pouco vai surgindo uma amizade que vai mudar a vida do jovem Mario que consegue conquistar sua amada através dos poemas do fomoso escritor. E Neruda por sua vez consegue construir uma bela amizade com aquele jovem. Neruda é convidado a sair da ilha e retornar para assumir um cargo importante no governo do seu país. Algum tempo depois com saudades daquela tranquila ilha, pede ao amigo Mario para gravar os sons da ilha e ele o faz com muito gosto, eles continuam aquela amizade através de cartas. Passado alguns anos Mario já casado com sua amada recebe Neruda que sofre de uma doença e vem descansar na ilha. a doença se agrava e é preciso que seja levado para o hospital onde vem a falecer deixando Mario desolado.

graça 02/08/2012

O carteiro e o poeta conta a história de uma grande amizade entre um jovem carteiro e um poeta.Devido a esse belíssimo sentimento Mário descobre o prazer pela poesia,lendo metáforas de Neruda e criando as suas, conquista Beatriz seu grande amor,tendo que enfrentar a fúria de sua sogra que não lhe dá valor. Pablo Neruda conquista prêmios e morre depois de alguns anos. Mário visita em seu leito. Ouve a notícia de sua morte pele televisão e a tristeza invade seu coração, restando na sua memória as belas poesias de Neruda.

Magi 02/08/2012

O livro: O carteiro e o poeta, nos leva a refletir o quantos somos capazes, quando não colocamos obstáculos nas dificuldades encontradas; que podemos desenvolver o gosto pela leitura até mesmo em situações inusitadas.
Ter lido o mesmo me incentivou a ser uma leitora assídua de gêneros diversos.

socorro 02/08/2012

Um livro muito importante onde narra a historia de um jovem filho de pescador que morava em uma ilha que apartir da amizade com o poeta PABLO NERUDA pessoa que ele passou a admirar e copiar suas poesias para conquistar seu amor e dominar sua complicada sogra.ccom a nomeação do amigo como embaixador do chile o MARIO fica sem seu unico cliente.Os dois continuam a se corresponder através de cartas onde Neruda pede gravações sobre os sons de seu lugar.Devido ao golpe militar Mrio convence o amigo a ir para o hospital de Santiago onde veio a falecer.Aprendi que uma boa amizade pode levar uma pessoa a um grande crescimento pessoal e intelectoal.

jeanny 02/08/2012

A amizade entre o carteiro eo poeta
Fiquei encantada com a amizade conquistada entre o poeta e o carteiro que incentiva a Mário o gosto pela arte poética. Mário leva cartas para Neruda seu único cliente. Mário se apaixona por Beatriz e usa a poesia aprendida pelo poeta de renome internacional para conquistá-la. Ainda com o apoio do ganhador do Prêmio Nobel consegue domar sua sogra e casa-se com seu grande amor.Há um afastamento dos amigos, pois Neruda é nomeado embaixador do Chile na França, eles se comunicam através de cartas. Neruda saudoso de sua Ilha Negra pede ao seu amigo uma gravação com dos sons do lugar. Mário realiza a tarefa com muito prazer. Muito doente Neruda retorna a Ilha Negra e com insistência de Mário e sua esposa é levado para o hospital em Santiago falecendo dias depois.

Esmerina 02/08/2012

O CARTEIRO E O POETA

O LIVRO O CARTEIRO E O POETA É UM ROMANCE QUE NARRA A AMIZADE ENTRE O CARTEIRO MÁRIO JIMENEZ E O POETA PABLO NERUDA. A RELAÇÃO ENTRE OS DOIS COMEÇA POR INSISTÊNCIA DE MÁRIO DEVIDO A UMA ADMIRAÇÃO CURIOSA E PELA INSISTÊNCIA QUE NERUDA LHE DEDIQUE UM LIVRO.MÁRIO USA A POESIA DE NERUDA PARA CONQUISTAR BEATRIZ E COM O APOIO DO POETA DOMA SUA SOGRA E CONSEGUE CASAR-SE COM BEATRIZ. PABLO NERUDA É NOMEADO EMBAIXADOR DO CHILE E VAI MORAR NA FRANÇA AFASTANDO-SE DO AMIGO.ELE RETORNA A ILHA NEGRA DEVIDO A UMA DOENÇA QUE O LEVA A MORTE.

Diana 02/08/2012

a leitura deste romance como uma linguagem poetica fez com que eu valorizasse ainda mais a amizade existente entre duas pessoas.A historia conta a amizade entre um poeta de nome internacional e um carteiro que o tem como unico cliente.Mario se apaixona pela bela Beatriz filha da dificil dona da estalagem da ilha que e contra esse romance.Mas com a ajuda do poeta Neruda ,Mario consegue casar com seu grande amor.Com a eleiçao do Chile Neruda se afastou da ilha por motivos politicos,continuou sua amizade com o carteiro por meio de cartas, Neruda retorna a ilha com varias doenças e atraves da insistencia de Mario e sua esposa foi hospitalizado em Santiago causando grande tristeza no poeta.

Vanicléia 02/08/2012

A magia da poesia
O livro o carteiro e o poeta transmitiu-me uma história surpreendente ao mostrar a formação de uma significativa amizade entre um poeta renomado e um semi-analfabeto.Neste contexto pode-se levar em consideração como aprendizado para os leitores o reconhecimento da inuzitada arte das afinidades já que os mesmos pertencem a mundos diferentes no que diz respeito a classe social, porém, como a poesia é algo mágico da alma tornou-se a ponte para uma valiosa amizade.

Mônica Paz 02/08/2012

ESTE LIVRO É UMA OBRA DE GRANDE CONTEÚDO POÉTICO E BELEZA. PROSA REPLETA DE METÁFORAS E GRANDE NARRAÇÃO, O AUTOR OBTÉM MUITO SUCESSO COLOCANDO NERUDA COMO PERSONAGEM E O SIMPÁTICO MARIO COMO SEU AMIGO.
O LIVRO NARRA A AMIZADE ENTRE UM CARTEIRO E UM POETA DE RENOME INTERNACIONAL E GANHADOR DO PREMIO NOBEL: PABLO NERUDA.
SEU UNICO CLIENTE É O FAMOSO POETA CHILENO. DESSA INTERAÇÃO COMEÇA A SURGIR UMA GRANDE AMIZADE QUE LEVA O CARTEIRO A DESCOBRIR A ARTE POÉTICA E SE APAIXONA PELA FILHA DA DONA DA HOSPEDAGEM DO LOCAL.
MARIO, USA A POESIA PARA CONQUISTÁ LA APESAR DA COMPLICADA SOGRA COM A AJUDA DO POETA CONSEGUE CASAR COM BEATRIZ.
NERUDA CHEGA A PEDIR A SEU AMIGO SONS DO LOCAL POIS SE ENCONTRA SAUDOSO DA ILHA EM QUE MORAVA.
COM O RETORNO DELE A ILHA POR CONTA DE VARIAS ENFERMIDADES SE HOSPITALIZA E FALECE SEM QUE MARIO TENHA CONHECIDO DO OCORRIDO.

Monica e Cicero

Sally.Rosalin 15/02/2012

Sobre o carteiro e sobre o poeta
O carteiro e o poeta é um livro de leitura rápida, ainda que seu autor confesse que levou 14 anos para terminá-lo.
O livro é sobre a relação do poeta chileno Pablo Neruda e um carteiro. Contrariando a tradição de se tornar pescador assim como seu pai, Mario consegue um trabalho de carteiro particular do poeta Pablo Neruda. Sua curiosidade pela poesia de Neruda e a paixão avassaladora por Beatriz, vai ser os motivos de aproximação do carteiro ao mundo poético de Neruda.
Neruda vai auxiliar Mário a conquistar Beatriz e a enfrentar a fúria da futura sogra. Ao receber o pedido de ajuda de Mario, Neruda responde "Filho, eu sou só um poeta, mais nada. Não domino a exímia arte de destripar sogras".
Então o carteiro usa os próprios versos de Neruda para convencê-lo: O senhor tem de me ajudar, porque o senhor mesmo escreveu "Não gosto da casa sem telhado, a janela sem vidros. Não gosto do dia sem trabalho e da noite sem sono. Não gosto do homem sem mulher, nem da mulher sem homem. Eu quero que as vidas se integrem, acendendo os beijos até agora apagados. Eu sou um poeta casamenteiro". Obviamente, o carteiro deixou o poeta sem alternativa.
Além de conter uma linguagem poética e cheia de metáforas, há um fundo histórico do Chile, da quase eleição de Neruda e o golpe militar que tirou Salvador Allende da presidência e subjugou o país a uma ausência da democracia e dos direitos de uma nação.