El Túnel

El Túnel Ernesto Sabato

Resenhas - El Túnel

kiki.marino 12/10/2020

El Túnel
Eu não posso criticar a técnica,estilo literário do Sábato, porque ele é um excelente escritor contador de histórias e causos. Embora a trama aqui me incomode e não me surpreenda,pois li outros livros com a mesma temática durante esse ano. Homem/artista bem sucedido, misantropo,solitário,introvertido com crise existencial,obsessão/amor por uma mulher mais jovem que desencadeia uma serie de más ações e morte. Que invade a paz e os espaço físico de uma mulher, que é apenas vista como um objeto catalisador,sem voz e que se deve ter posse.
Enfim é uma visão literária de uma época misogina que ainda vemos em alguns livros contemporâneos.
Mas sem dúvida a construção desse protagonista com seus métodos e lógicas de raciocinio por Sábato é interessante mesmo que não agradável.

Ana Clara 17/07/2016

Na verdade, é uma novela nada menos que impressionante. Estamos todo o tempo junto, em diálogo intimíssimo, com Castel, pintor que vive “num túnel”, com pensamentos tortuosos e desconfiados. Acompanhamos - com angústia - seu caso insalubre que, como descobrimos já na primeira frase do livro, desembocará no assassinato de Maria. A escrita é marcante, e a inquietude que o livro transmite persiste.

Anderson 02/09/2022

Excelente novela de Sabato. Digna de figurar entre outras das mais relevantes da literatura ocidental. Falar sobre este livro demandaria fazer um texto mais extenso e mais aprofundado.

escrivadocaos 04/12/2023

Interessante retrato do desenrolar de uma mente caótica.

Este livro é um expresso para a mente contirbada e extremamente perigosa do nosso narrador personagem, um pintor argentino. Após conhecer Maria em uma exposição os dois se envolvem em uma relação extremamente tóxica.

Admitindo ter matado a amante desde o início do livro, nosso narrador personagem passa o resto da obra contando a história ocorrida entre os dois no intuito de justificar o que o levou a tomar determinada a atitude