Fale! Laurie Halse Anderson

Resenhas - Fale!

Núbia Acioly 25/06/2015

A vida Pós-Melinda
Melinda Sordino era uma adolescente comum,era uma boa garota,tirava boas notas,tinha o seu grupo de amigas e uma vida como a de todo mundo. O problema é que tudo muda quando ela chama a policia em uma festa e faz com que muitos sejam presos. Mas a questão é, Por quê ? Melinda simplesmente não fala,Melinda se cala,Melinda se transforma em algo que não era e ninguém se interessa em saber o porquê. Ela chamou a Policia. Ela é uma trairá.

Fale Melinda. Mas para quem contar? Suas amigas a abandonaram,os pais são ausentes e na escola ninguém liga para Melinda.
Melinda sofreu,Melinda se perdeu e nem quem a conhecia ligou para isso. Será que as pessoas conseguem realmente ser tão cruéis ate com aqueles que conhecem?

Mas quem nunca pensou como Melinda? Quem nunca entendeu Melinda? Afinal,ela não está totalmente errada,quem esta interessado no quem temos a dizer? Ninguém.

O livro não é poético e cheios de fundamentos para a vida como os livros costumam ser,é a historia de Melinda e ele é profundo exatamente por isso,Melinda é uma adolescente direta e repleta de sarcasmos como qualquer outro adolescente,Melinda poderia ser eu,você,sua melhor amiga ou sua vizinha,Melinda prende exatamente por isso,por ser tão humana quanto nós.

O livro faz a gente se pergunta o quanto as pessoas podem ser cegas e egoísta,por que as pessoas foram tão cruéis com Melinda? Por que ninguém tentou saber o que de fato tinha acontecido? Por que Rachel a abandonou tão facilmente? Melinda simplesmente se transformou de um ano para outro,mudou totalmente e ninguém desconfiou,qualquer um que mude e se isole como Melinda fez precisa de apoio,não é difícil de entender.
Eu seria amiga de Melinda,não porque sei o que aconteceu,não porque sei o quanto ela precisava de alguém,mas porque todo mundo já foi excluído e todo mundo sabe o quanto isso é ruim.

Melinda vai lhe fazer sofrer,chorar e trara a empatia de volta para seu peito,depois que se conhece Melinda não é fácil viver sem ela,é como deixar alguém que se ama muito ir embora,é tão ruim chegar na ultima pagina e ver que não tem mais Melinda,quem dera tivesse.

Cíntia Barreto 12/10/2015

Precisamos Falar Sobre Fale!
Eu ainda estou tentando digerir esse livro, como sempre Laurie conseguiu enfiar uma faca no meu peito e tirar todo o ar de la enquanto eu lia. A julgar pela sinopse confesso que não esperava muito do livro. Não sabia muito bem sobre o que se tratava, mas como já conhecia o estilo da Laurie de escrita imaginei que fosse algum assunto pesado porém que precisa ser discutido.

Fale! se passa dentro da cabeça da personagem Melinda, que apesar de ficar calada durante 90% da história inteira consegue nos fazer refletir e pensar mergulhar dentro do cotidiano e de todos os pensamentos e sentimementos dela.

A principio não sabemos o que ocorreu, mas confesso que eu já tinha uma desconfiança básica quando comecei a ler e que isso me incomodou bastante. Essa tal desconfiança faz com que o desespero para que ela fale logo só aumentar, ela está sempre calada e simplesmente não se comunica mais. Me senti extremamente angustiada por ela e só queria que ela melhorasse e falasse. Queria poder ajudar a personagem, mesmo sem saber o que tinha ocorrido.

Eu literalmente perdi minha noite de sono por causa desse livro. Eu me forcei a parar de ler o livro pois já ia dar umas cinco horas da manhã e eu fiquei virando na cama de um lado pro outro até umas sete horas pois não conseguia parar de pensar sobre ele. Era como se as lagrimas quisessem fugir dos meus olhos por conta da história, mas eu simplesmente não conseguia chorar. A angústia que o livro me causou foi muito forte. Ele realmente mexeu comigo.

A diagramação do livro é bem simples, é um livro pequeno fica entre o tamanho do livro de edição comum e uma edição de bolso. O livro tem uma letra de um tamanho bom, mas o espaçamento é bem curto mas nada que incomode. O livro tem capítulos de creio que no máximo três páginas cada pois cada capítulo é como se ela contasse para um diário uma parte do dia dela.

A escrita extremamente simples da Laurie é sensacional. É incrível como ela consegue condensar tanto sentimento dentro de capítulos tão curtos. O livro é extremamente fluente você lê 50 páginas e parece que só leu 10. Acho incrível como mesmo tratando de assuntos pesados ela consegue se manter sutil e bem delicada. Não é algo chocante porém extremamente triste. Posso dizer que as vezes sentia com,o se tivesse lendo um Y.A leve até lembrar sobre o que realmente se trata o livro se tratava.

Pra mim esse é daqueles livros que todos precisam ler pelo menos uma vez na vida, ele deveria ser distribuído nas escolas. Ele é sensacional e deveria ter um espaço no coração e nas leituras de todos. Laurie me surpreendeu novamente. Melhor livro que li em 2015 até o momento. Creio que vai ser muito difícil algum livro tirar esse posto dele.

site: http://balumeenganou.blogspot.com.br/

Kutchessy 28/12/2017

Bom demais!!!!
Óptimo livro para quem gosta temas que sejam motivos para discussão e debate social.

Adriana 04/01/2018

Quando a dor cala
"Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” .
Melinda é uma adolescente que tem poucos amigos e os que tem começam a ignorá-la e afastar-se dela; depois de uma festa onde Melinda liga para a polícia e acaba com a farra.
O que esses amigos não entendem é que havia um real e grave motivo para que ela tivesse feito aquilo. Mas ninguém se importou em saber, apenas a excluem de seu ciclo de amizade.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra, e com o passar dos dias, Melinda vai silenciando como se nenhuma palavra fizesse sentido ser dita. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

E ela encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus maiores pesadelos: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
A arte pode trazer de volta a voz silenciada e presa que habita no coração de Melinda, e talvez ser um meio de demonstrar que ela precisa de apoio e ajuda. A arte de mãos dadas com a dor mostram o caminho.
Fale! Um livro onde as palavras não foram pronunciadas, mas a sensação de abandono vibra forte e dolorosa.
Um livro que traz uma reflexão sobre como lidar com o que nos acontece e falar ao invés de calar.
Nós te ouviremos!

site: https://www.instagram.com/p/BWkjHLClrzw/?taken-by=resuminuto

Coisas de Mineira 06/02/2018

Tirando algumas fotos para o blog de livros que estou resenhando, lembrei de Fale! da escritora Laurie Halse Anderson e da resenha que tinha feito sobre ele no antigo blog Louca Escrivaninha , abri o blog e fui ler o que tinha escritor na época sobre o livro e na hora soube que tinha que trazer para vocês o que achei e por que mesmo depois de tanto tempo ainda mexe muito comigo.

Melinda acabou de começar seu Primeiro ano, e tenta falar o mínimo que pode, ela sente que se falar vai acabar explodindo o que restou do seu mundo, depois de toda a confusão que a transformou em pariu social em sua escola, e fez seus amigos a ignorarem, só vai pior, com medo de que alguém descubra o motivo que a fez chamar a polícia naquela festa trágica e que a faz não querer mais conversar. Ela tem se mantido isolada, ou melhor, eles a vem mantendo longe, todo eles, seus pais, seus amigos e os professores.

A Vida de Melinda, nunca foi um mar de rosas, mas antes ela pelo menos tinha sua melhor amiga e alguns amigos na escola. Seus pais que sempre estão brigando e tentando ver quem consegue ser mais o centro das atenções que o outro, esquece que tem uma filha em casa, que parece esta passando por problema graves na escola. São tão desligados do que acontece com Melinda, que nem nota que sua filha escolheu ficar calada o maior tempo possível.

Chocante, duro, direto e todos os termos que você conseguir encontrar para um livro que mexe com você de uma forma tão intensa, deve ser usado para Fale! O livro é conta em parte importantes da vida de Melinda, como se ela estivesse escrevendo seu diário e nele colocando tudo aquilo que a marcava no dia.

Peguei Fale! Para ler e já nas primeira páginas tem o depoimento de vários jovens que passaram o que a personagem passou isso fez com que eu largasse o livro na mesmo hora e demorou uns 3 dias para eu retornasse a leitura, e foi difícil demais pegar o ritmo, essa forma que a autora escreveu em certa partes foram bem cansativas, mas eu continuei lendo e notei que tinha que ser assim se ela queria mostra todos os pontos que como esse tipo de crime destrói a vida de alguém.

Mas o que mais me chocou foi como Melinda, escondeu isso de seus pais, como eles não notaram que tinha algo errado com sua filha, eles estão ali para notar tudo de sua filha, cuidar dela, e não disputar quem é mais o centro das atenções.

Ainda estou chocada como os sentimentos de Melinda eram palpáveis, como a Laurie Halse Anderson conseguiu fazer você sentir cada sentimento que a Melinda passou para ela, ao mesmo tempo fico pensando em como deve ter sido sonhar esse livro, ver cada cena, eu li o livro, vi o filme, mas não chegar nem perto de quanto assustador pode ser um sonho assim, ou passar por algum assim.

Fale! é uma descrição realista e direto do sofrimento de milhares de pessoas que passaram pelo mesmo que Melinda, principalmente os jovem que sente que não tem com quem contar, que seus pais não estão lá por eles, e que o medo e a vergonha os deixam paralisados, Fale! É um apelo a sociedade que cuide melhor de seus jovens, e aos pais que preste mais atenção aos pequenos detalhes da personalidade dos seus filhos, por que eles podem fazer total diferença em uma caso como esse.

Não foi atoa que esse livro ganhou vários prêmios nos Estado Unidos, ou que se tornou um livro obrigatório nas melhores escolas americana, seu conteúdo mesmo sendo de certa forma polemico, também é muito educacional tanto para quem sofreu esse tipo de abuso para aqueles que convivem com a pessoa. E triste imaginar que Melinda é a realidade estatista do mundo todo, e que acada dia varias pessoa sofrem por no mundo, e pensar que a cultura de que a vitima e a errada ainda e cultivada em diversos países.

Fico me imaginando no lugar dela, será que eu ficaria calada, será que teria tanto medo? Não sei qual seria minha reação, mas pelo que me conheço provavelmente eu gritaria ao mundo o que me aconteceu, só para que outros que passaram pelo mesmo que eu não se sentisse sozinho, mas isso é as palavras de quem nunca passou por tal sofrimento.

Só posso terminar a resenha com uma única palavra MARCANTE.

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2015/05/livros-falle-laurie-halse-anderson.html

Soraya 25/07/2018

Fale
Leitura super indicada para pais e profissionais da educação. Como é difícil compreender o que passa na mente dos jovens? ?O que esperar deles? ? Mais difícil ainda é responder à essas perguntas. Muitos desses jovens têm sérios problemas, mas não conseguem falar por diversos motivos. ?É dever dos pais ? se esforçar para entender esses jovens e criar oportunidades de aproximação. É dever da escola ? ter atenção às atitudes desses jovens e observar com muita atenção aqueles que não se comunicam. E principalmente, é direito desses jovens receber ajuda, mesmo quando não conseguirem falar , pois muitas vezes por dentro estão gritando e pedindo ajuda.
maria 25/10/2019minha estante
a autora recebeu milhares de mensagens de jovens que sofreram algum tipo de abuso,o que mostra como eles não são ouvidos e tem medo de falar sobre isso e o quão importante livros que abordam esse tema são necessarios e indispensaveis

Dani Ramos 13/05/2019

Bom.
?Fale!? foi um livro doloroso e complexo em se ler. De fato foi uma leitura rápida, o finalizei em um dia, porém em certas partes, foi bem difícil no sentido de emoções que a própria leitura nos trazia. Nesse livro, falamos sobre um assunto muito ?pesado? e impossível se esquecer: violação sexual.

Melinda é uma adolescente normal, que adora sair com as amigas e curtir os prazeres da juventude. Porém em uma determinada festa dos calouros de sua escola, acontece algo que nunca mais Melinda irá se esquecer. Mas por causa desse acontecimento e como conseguiu fugir dele, foi a consequência dela ser conhecida e odiada pela escola: Melinda ligou para a Polícia e vários colegas foram para a cadeia, além de ter ?estragado? a festa fazendo todos fugirem do local.

Logo após tudo isso, os seus dias nunca mais foram os mesmo. O que antes era sorriso e alegria, tornou-se lágrimas e infelicidade. Melinda não consegue ser mais a mesma de antes, seus amigos a deixaram, seus colegas odeiam-a e sua família não entende seu comportamento. Os dias ensolarados se tornaram apenas dias cinzentos e frios. No entanto, na aula de artes, Melinda pela primeira vez conseguirá ver uma luz no fim do túnel, tentar de alguma forma sair do seu silêncio ? pois ninguém a quer ouvir. Tudo isso foi escrito de uma forma fácil de entendimento, mesmo abordando assuntos de um certo modo visto como ?taboo?. Não foi um livro excelente, no fundo, achei que faltou uma atitude da protagonista, contudo, o livro de certa forma é fundamental em nosso meio social.

Beca Folgueira @capadurabooks 13/05/2019

Resenha: Fale! | Laurie Halse Anderson | @edvalentina
"Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer."

Melinda começa com o pé esquerdo sua vida escolar, os pouco amigos que tinha ela vai perdendo gradativamente. Tudo culpa daquela fatídica noite, afinal ninguém gosta de um dedo duro, ainda mais quando isso resulte em algumas prisões.

Gradativamente ela vai se fechando dentro de si, sua família não percebe, seus pais vivem brigando e seu único abrigo é nas aulas de arte.

O livro não é uma abordagem bem direta de alguém com depressão, mas como ela entra nesse estágio, como suas ações e pensamentos refletem na forma que vê o mundo.

A própria diagramação da obra é um convite a uma pausa ente os parágrafos , assim você digere melhor a informação. Nada está ali por acaso, tudo foi muito bem pensado pela autora.

Em Melinda podemos ver uma garota que deseja ser ouvida, mas não tem voz, nos diversos momentos de sua quase fala é nítido como aquilo se torna algo doloroso fisicamente.

"O intuito de não conversar sobre aquilo, de silenciar a lembrança, é fazer com que ela vá embora. [...] Vou precisar é de um neurocirurgia para tirá-la da cabeça."

De uma forma inesperada ela em conta a sua voz, em um lugar mais improvável e percebe que não está sozinha.

Assim como muitos eu também desejei saber o que acontece com ela quando o livro acaba. A autora em sua entrevista anexada no final do livro nos diz a seguinte frase.

"Gosto que as minhas paginas finais se mostrem um tanto indefinidas, porque é assim que as coisas ocorrem na vida real".

Eu tenho que concordar com ela, qual a graça de viver sabendo o final?

Ainda no anexo do livro encontramos um guia de discussão do mesmos e um alerta necessário, bem, se eu falar mais é spoyler.

site: https://www.instagram.com/capadurabooks/

Vani Vaninha 26/06/2019

Dois dedos de prosa sobre Fale!, de Laurie Halse Anderson.
"É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer."

Quando a história de Fale! começa, temos Melinda no primeiro dia de aula no ensino médio e já condenada ao ostracismo social. Abandonada, inclusive, por aquelas que se diziam suas melhores amigas.

Tudo que sabemos é que houve uma festa no final das férias de verão e Melinda chamou a polícia. Vários colegas foram presos, alguns veteranos perderam o emprego e muita gente teve problemas com os pais.

Por que Melinda chamou a polícia?
Não sabemos.

Mas depois de seja lá o que tiver acontecido, Melinda se calou. Não quero dizer que ela não falou sobre o assunto e sim que ela não falou mais, a não ser o estritamente necessário.

O que é mais doloroso de acompanhar é o fato de que ninguém parece perceber que ela não fala mais. Nem os pais, nem os professores, nem a orientadora do colégio. Ninguém. E quando a mãe dela finalmente percebe o silêncio, o atribui a uma crise de adolescência.

Apesar de muda os pensamentos de Melinda são muito eloquentes. É através deles que acompanhamos o sofrimento dela. A culpa, a raiva, o medo, a dimensão do quão ferida e depressiva ela está e de quão pouca fé lhe restou, a falta de esperança em qualquer possibilidade de futuro que nos alarma e nos toca tão profundamente.

É na aula de artes, com a ajuda de um professor pouco convencional, que Melinda começa a se aprofundar em seus próprios sentimentos, a tentar encarar o que aconteceu e se expressar de uma maneira diferente e é aí que vamos descobrindo o que aconteceu.

A partir do silêncio que toma conta da personagem, a autora nos leva a refletir sobre o bullying, sobre abandono emocional, sobre a saúde precária dos relacionamentos nas mais diversas esferas e, principalmente, sobre a importância de usar a sua voz se quiser que as coisas mudem de alguma forma.

Na época em que foi lançado, na década de 90, o livro causou muita discussão e incitou um questionamento: É realmente necessário discutir determinados temas com os adolescentes? Quanto a isso, deixo aqui as palavras da própria autora:

"Faz parte da natureza humana acalentar e proteger as crianças conforme elas vão se tornando adultas. No entanto, censurar livros que lidam com os temas complicados da adolescência não protege ninguém. Muito pelo contrário. Deixa as crianças no escuro e as torna vulneráveis.
A censura é filha do medo e mãe da ignorância. Não podemos esconder a realidade dos nossos filhos. Eles precisam que tenhamos coragem o bastante para lhes dar ótimos livros, de forma que aprendam a se tornar os homens e as mulheres que queremos que sejam."

O livro foi adaptado para o cinema em 2004 com o nome O silêncio de Melinda. A adaptação é bastante fiel ao livro e vale a pena conferir.

Amanda Barboza 03/08/2019

Gostaria muito, com todas as minhas forças, ser capaz de mandar esse livro para mimha versão de 14 anos. O livro fala sobre coisas tão necessarias de uma forma direta para esse público, que as vezes pensei realmente ter a idade. E a todo momento, pensei como minha versão antiga necessitava ter lido aquelas palavras, faria uma diferença. Tanta, que quando acaba a leitura, o que resta é essa vontande de falar, nunca mais me deixar silenciar por simplimente achar que minha voz não mereça ser ouvida.

@leitoralbino 21/09/2019

Fale!
O Ensino Médio não é uma fase fácil para ninguém e dificulta mais ainda se você tiver coisas para falar que não consegue dizer. Melinda é uma adolescente que todos os dias vive na pele essa dificuldade. Calada desde os acontecimentos de uma festa no final de seu EnsinoFundamental, Melinda não consegue falar para ninguém o que aconteceu naquela noite e quase ninguém tem ouvido a sua voz desde então. As antigas amigas que não falam mais com ela, o relacionamento conturbado dos pais, um escola e um bando de estudantes com crise de identidade, um ambiente escolar tóxico e a solidão. Tudo o que ela quer é esquecer o que aconteceu e, talvez, se continuar calada também faça com que as pessoas esqueçam de sua existência. Todas as aulas no colégio Marryweather são entediantes menos uma: a aula de Artes. Melinda encontra nas artes todo o paio e abrigo de que precisa no momento, e depois de tanto tempo sem conseguir falar sobre o que aconteceu, é com a arte que ela vai falar e finalmente será ouvida.

20 anos após o seu lançamento, “Fale!” ainda continua impactando pessoas com sua história sobre superação à depressão e ao silêncio. O livro conta com uma adaptação cinematográfica - Speak, 2004 -, e por conta de seu conteúdo sensível - além de tantas outras coisas o livro fala sobre abuso sexual -, é uma obra que deve ser lida muito mais gente (e com cuidado).

#tamoalbino #setembroamarelo #leitoralbino #dropsla #fale! #speak #livro

site: https://www.instagram.com/p/B2r6QacjkWx/

maria 25/10/2019

??X?
durante todo o livro eu so queria abraçar a melinda e,ser aquela voz que sussurra "a culpa NÃO é sua",mas tambem queria dá uns tapas nos pais,colegas e amigas dela. COMO uma pessoa para de falar e se isola DO NADA e NINGUEM percebe que tem algo estranho,me da muita raiva pensar nas pessoas que não fazem NADA pelas melindas espalhadas por ai.
Prepare-se para uma angustia extrema e para não largar o livro enquanto não terminar

cat 19/04/2020

Fale! conta a história de Melinda, que após passar por um grande trauma tem que lidar com o bullying e ser ignorada por todos na escola. O motivo? Melinda chamou a policia para pedir ajuda em meio a uma festa dos veteranos, desde então todos seus amigos a abandonaram, inclusive aqueles que chegaram depois. Com uma família desestruturada e pais emocionalmente negligentes, a garota encontra apenas uma saida: ela se cala.
O tema do livro é extremamente sensível para mim e pode ser um gatilho para quem já esteve em alguma situação semelhante. A autora, Laurie Halse Anderson consegue escrever de forma que o livro se torna um retrato fiel a uma adolescente perdida tentando encontrar a sua identidade entre as mil e uma facetas apresentadas. O ponto mais sensível é acompanhar Melinda em meio a dúvida de deixar tudo passar e agir como se anda tivesse acontecido ou simplesmente falar, chega a ser sufocante. Outro ponto que pesa na história é saber que existe milhares de Melindas tentando criar coragem para falar, sendo ignoradas, se sentindo subjugadas, confusas, tentando negar os seus próprios "troços". Fale! é um livro extremamente importante e necessário, principalmente para jovens que podem estar tão perdidos como Melinda.

Mel 02/05/2020

Ótimo!
Melinda é uma personagem que, apesar de tudo, torna-se fácil pra gente se identificar com ela. Inicialmente parece um livro mais clichê e "bobo", mas Fale! vai muito além disso.

Joyce 18/05/2020

Vamos falar sobre MELINDA
Por onde começar?
A história fala sobre uma garota chamada Melinda, ela tem entre 14/15 anos, e acabou de entrar no ensino médio... Antes das aulas começarem ela foi a uma festa com uma amiga, festa de um grupo dos veteranos do colégio, nessa festa algo ruim e traumático acontece. Melinda acaba estragando essa festa, pois liga para a polícia. A melhor amiga dela Rachel (amiga de infância) passa a odiá-la a partir desse dia. Imagina algo ruim te acontece e sua melhor amiga te vira a cara pq vc acabou com a festinha que ela tava? (chega a ser ridículo)
Melinda começa as aulas sem amigos, uma adolescente deslocada, uma garota que provavelmente começaria o ensino médio super feliz e animada com a nova etapa da vida. Mas que agora não existe mais, tudo o que sobrou foi uma garota desconfiada, negativa, chega até a ser considerada "chata" por só reclamar e não fazer nada. Sim ela ficou chata, ela é a pessoa q julga tudo e todos, ela não se importa com as atividades do colégio, ela não se importa com aparência (ela até parou de se olhar no espelho) tudo por causa daquilo que aconteceu na tal festa.
A família também não parece ser a mais unida, percebe-se bem que os pais estão passando por problemas conjugais, a estrutura familiar não é das melhores (mas qual família é?) Melinda sofre de depressão isso fica claro nas atitudes dela, ela chega a se cortar, nada profundo, apenas cortes superficiais a mãe dela chega a vê os pulsos e fala algo q pra mim bateu forte 'suicídio é coisa de gente covarde' claro q ela não sabe pelo q a filha passou, mas isso é tão pesado.
O único lugar que Melinda se dá bem é na aula de arte, com a arte ela consegue colocar pra fora tudo o que não consegue falar, embora isso não fique óbvio pra quem tá lendo (algumas pessoas acham que é só a parte que fala dela na aula) mas ali está mostrando que mesmo ela indo mal em todo o resto na arte ela se encontra! É um lugar que se sente conectada a algo.
Melinda se restringiu a falar o mínimo possível, mas é aquela coisa "as vezes o silêncio é um pedido de socorro"
Talvez você ache a Melinda uma chata insuportável, mas o foco é a história de pq uma garota normal e feliz, acabou ficando desse jeito!
Deixo aqui todo o meu respeito pelas Melindas espalhadas pelo mundo, pra todas essas pessoas que passaram por esse tipo de situação, que enfrentaram esse trauma, só quem passou sabe como é.
Talvez a Melinda poderia ser menos negativa, talvez pudesse ver as coisas de outra forma, talvez fosse mais forte e superasse rápido, ms cada pessoa é única, cada um reaje a um trauma de uma forma diferente, algumas pessoas são mais forte que outras, mas o que todas tem em comum é o fato de que precisam ser compreendidas e ajudadas!