1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Gabriel 13/02/2023

Nem gosto muito de destilar muito ódio contra um livro, depois de ter lido Norgiean Wood do mesmo autor entrei nesse calhamaço, e já para preparar os mais corajosos, terminei os 3 volumes pra escrever a resenha pois não funcionam sozinhos, ou tão pouco funcionam juntos,
temos muitas coisas semânticas acontencendo por esse livro e no final creio que não há laço nenhum, por exemplo a morte de 3 personagens no livro é da mesma maneira e acaba que isso te chama atenção, mas na realidade não é nada, acredito que a história toca em algumas temas muito controversos e não se paga em nenhum momento, e até acho que a explicação é preguiçosa, pois "meu corpo paralisa e eles fazem tudo". O ruim é que ignorando isso o livro também continua sem substância, um emaranhado de frases de efeito que pode ser lido ao acaso e se servir pra você ok, mas se não serve o autor já é conhecido pra não ligar pra isso, mas chega num nível de infantilidade, que parece aquele perna de pau do seu bairro que fala que só ruim, porque não é pago pra jogar bola.

eduarda2470 31/01/2023

1Q84 II
Esse eu li o mais rápido que pude pra tentar entender esse mistério e essa loucura de história... O que será que aconteceu com a Aomame? Confesso que tenho ciúme da relação do Tengo com a Fukaeri pela Aomame então espero que essa relação estranha suma no próximo livro

Caêmaa 30/01/2023

I n d i g e s t o
Ler 1Q84 é como receber uma garfada de uma comida desconhecida com as mãos atadas.
Alguem te alimenta, você não dita o ritmo e na primeira mordida se sente um trilhão de sentimentos.
E você saliva tentando imaginar qual vai ser o próximo gosto mas te alimentam lentamente.
A curiosidade que sinto a cada página, minhas teorias em vão, a forma que o livro dança e te conduz.
Devorei esse livro em 2 dias e meio.

brunakrg 27/01/2023

Legal
Esse segundo volume não me prendeu tanto quanto o primeiro, mas não deixa de ser interessante. Esclareceu muita coisa que eu não estava entendendo.

nanaths 19/01/2023

Tudo faz sentido
Finalmente eu entendi que no primeiro livro acontece coisa SIM, e acontece MUITA COISA. Apesar de uns probleminhas eu tô completamente apaixonada por essa história e não vejo a hora de chegar no final.

Tainá 10/01/2023

A leitura do segundo livro da trilogia é esclarecedora, entrega muitaa coisa e de certa forma até rápido demais. Fiquei ainda mais incomodada com a forma que a relação de Tengo e Fukaeri se desenvolveu mas o universo/escrita que Murakami cria é tão envolvente e intrigante que é difícil explicar. Amo como os capítulos são divididos!!

Luiz.Rocha 04/01/2023

Uma escrita intrigante que apenas Murakami entrega
Em 1Q84 - Livro 2, continuamos acompanhando a história de Aomame e Tengo no que é apresentado pelo autor como uma dualidade de mundos.

A alternância de pontos-de-vista dos personagens em cada capítulo torna a leitura mais interessante (ainda que, na minha opinião, por toda obra a história de um dos protagonistas é bem mais interessante que a do outro).

O autor consegue desfazer o emaranhado em que a obra é apresentada em seus capítulos finais, dando a entender que o Livro 3 trará uma bela conclusão para a história

Thaís 22/11/2022

Quando eu acho q começo a entender, aí eu vejo q talvez eu não esteja entendendo nada. É um livro com múltiplas pontas soltas e eu não faço ideias de como elas serão amarradas juntas. Esperando o livro 3.

Bruna522 22/10/2022

ok rolou muita coisa aqui
Tudo o que o primeiro livro tinha de lento, esse entregou de uma só vez. O ritmo é muito mais rápido, muitas coisas acontecendo e você quase não consegue acompanhar direito.

Ele te dá mais algumas explicações, mas ainda assim tudo é confuso. Lida com assuntos muito sensíveis e perturbadores, e eu não sei se me senti satisfeita com a abordagem. Também tem ainda mais sexo, peitos e esse tipo de coisa do que o primeiro, sendo que não agregou muito na história, chegou a ficar meio repetitivo.

Também não havia gostado do relacionamento entre a fukaeri e o Tengo, e aqui gosto ainda menos. 17 anos, gente! As descrições são explícitas, as decisões do personagem extremamente questionáveis, realmente não foi algo que achei legal. Pra um livro que lida com assuntos sérios como estupro, abuso e personagens que lutam ativamente contra isso, achei no mínimo esquisito.

Como sempre, a curiosidade e a escrita vão levando você a não querer mais parar, então vou continuar e ir para o último.(ou é porque me odeio mesmo, não sei)

Robswida 30/09/2022

Recomendo
Que leitura incrível , um livro que prende mais que o outro , já querendo inicia o 3 livro da série

Daniela 22/09/2022

Finalmente temos mais algumas respostas mas continua com muitas informações em aberto.
A parte da Aomame foi bastante mais interessante, com ela a ter um papel muito importante e ativo em todo este mistério.
Continuo bastante curiosa para saber o que vai acontecer e como vai ser a resolução da trilogia.

Mariana.Guimaraes 22/09/2022

Entregou tudo
Tudo o que o 1º livro preparou, o 2º veio e entregou. Caramba, impactada com as reviravoltas e com o desenrolar da história. Já vou começar o 3º.

Rodrigo 20/09/2022

Leitura obrigatória
Neste segundo volume acompanhamos a trajetória de Aomame, Fukaeri e Tengo transitando em um mundo novo e desconhecido, inicialmente descrito no livro de Fukaeri, inconscientemente unidos para combater o povo pequenino. Neste volume vemos esclarecidos algumas coisas que ficaram obscuras no livro anterior. Aqui acompanhamos as tentativas dos personagens de se encontrar. O livro mantém mantém o ritmo do anterior agora mais povoado pelas reflexões deles. Continuação excelente. Vamos ao terceiro agora!

anaartnic 04/09/2022

Nada mais natural
No volume I, um trecho me chamou muita a atenção, quando o Tengo esta conversando com o Komatsu sobre Crisálida do ar:

"Eu sou da opinião de que uma obra precisa, no mínimo, ter algo de imprevisível. O que mais valorizo, especialmente num romance, são essas coisas que eu não consigo prever. Quando leio algo que facilmente consigo desvendar, perco totalmente o interesse. Parece óbvio, não parece? Nada mais natural."

Ler o volume 2 me fez apenas visualizar de forma clara o que isso significa e acho que nenhuma explicação a mais é necessária quanto a isso.

A continuação da triologia para exatamente onde o livro anterior terminou, desvendando mais mistérios e deixando às claras muitos significados. Inclusive, o conteúdo livro Crisálida do ar é revelado por meio de um dos personagens que o lê (o que eu mais queria).

Aomame se prepara para a sua última missão, Tengo lida com as consequências da publicação do livro e 1Q84 vai se tornando uma realidade cada vez mais surreal. O Murakami acertou em cheio na ambientação das cenas, demonstrando a força do Povo Pequenino, com nuances folclóricas muito bem elaboradas.

Algumas coisas acabaram sem explicação e com MUITA tensão no ar, deixando bastante coisa para ser desenvolvida no livro 3. O nível não caiu entre os livros, continuou-se entregando tudo e tornando os personagens e essa surreal realidade (nem tão surreal assim) mais próximas do leitor.

Altas expectativas com o livro 3.

Ricardo 24/08/2022

Estrondoso
O primeiro livro me prendeu com uma fantasia de certa forma suave e sugestiva, onde tudo podia ser e ao mesmo tempo podia não ser. Aqui tudo explodiu em uma cachoeira de acontecimentos que quando você julga que pegou tudo os personagens também conseguem, e você vê que tem muito além daquilo. A primeira parte tem coisas muito pesadas, que me deixaram bem desconfortável, mas a medida que o livro avança fica tão tão bom, o final me deixou extremamente emocionado.