As Aventuras de Robin Hood

Resenhas - As Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

Thiago.Struzani 20/02/2019

A criação de um mito
A criação do personagem Robin Hood é simplesmente genial. Gostei muito de ler suas aventuras (sou suspeito para falar, pois adoro o período medieval).
O livro é ótimo, nota 4.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Ficaria muito feliz com sua leitura e resenha.

Fernando Lafaiete 14/09/2018

Robin Hood: Descanso à sua alma!
******************************NÃO contém spoilers******************************
Nota: 3.5

Robin Hood, figura emblemática, misteriosa e lendária. Personagem que carrega em si, o grande mistério de sua existência. Assim como ocorre com Rei Artur e Atlântida; nada comprova sua existência, mas muito se fala sobre ela. Muitos contos, poesias, peças de teatro e diversas outras formas são utilizadas para narrar a jornada deste importante príncipe que lutou em prol dos miseráveis de sua época, sempre enfrentando injustiças e perdas irreparáveis.

Data de 1310, o ano que se iniciou (segundo historiadores) narrativas envolvendo as peripécias de Robin Hood. Umas das primeiras e mais significativas referências a este defensor dos pobres e oprimidos é o poema épico “Piers Plowman” de Willian Langand de 1377. A estória mais famosa deste herói é a versão escrita pelo pai da ilustração americana Howard Pyle, lançada em 1883.

Mas antes desta aclamada versão, em 1872/1873 Alexandre Dumas, um dos mais importantes escritores franceses, lançou duas estórias que contemplam a jornada completa deste mítico herói inglês. Tais versões foram lançadas postumamente e apesar de não terem sido tão aclamadas como seus clássicos romances “O Conde de Monte Cristo” e “Os Três Mosqueteiros”, ajudaram a reafirmar Robin Hood como um dos personagens mais importantes não só da história, como também da literatura universal. Afinal de contas, um escritor francês escrevendo sobre uma “lenda” inglesa, foi um marco para a época.

A edição que li e que será aqui analisada, foi lançada em 2014 pela editora Zahar e possui as duas estórias escritas por Dumas. A trama completa é um romance de formação, exatamente por acompanharmos o protagonista desde de seu “nascimento” (por assim dizer), até o momento de sua morte. A primeira narrativa (As Aventuras de Robin Hood) é bastante linear e serve de base para a construção da segunda estória, já bastante conhecida até por quem nunca leu uma obra que retrate tal personagem.... A do ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres.

A segunda narrativa, intitulada “Robin Hood: O Proscrito” apresenta uma estrutura narrativa episódica. Cada capítulo traz uma aventura com começo, meio e fim. A maioria das estórias não possuem ganchos e, portanto, não me senti instigado a continuar a leitura com uma fluidez mais assídua. A escrita de Alexandre Dumas é cheia de situações cômicas que transbordam ironias tanto ácidas quanto reflexivas. Algumas aventuras apresentam aspectos mais do que repetitivos, uma comicidade que pra mim passou a impressão que o autor pesou a mão; além de alguns diálogos que não se sustentam por si só. São diálogos muitas vezes bobos... ou melhor dizendo... que me soaram assim.

Entretanto, devo dizer que os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. A amizade e confiança que os envolve, me emocionou em vários momentos. São relações poderosas, que mostram com maestria o poder de verdadeiras amizades. O personagem central possui um caráter fantástico e mesmo sendo um ladrão, é o reflexo puro da justiça. O vilão, o barão Fitz Alwine, é engraçado e cruel na mesma proporção. Cada um representando um lado da balança, justiça versus injustiça.

Toda a trama tem um fundo histórico interessante, e é ambientada na Inglaterra do século XII e XIII no período que ocorria os conflitos entre Normandos e Saxões. Envolve questões religiosas e as mulheres possuem bastante importância; algo que me surpreendeu, já que eu não esperava que as mesmas fossem ser apresentadas de maneira tão significativa.

Gostei da escrita de Dumas, mas ainda não foi desta vez que ela me conquistou 100%. Durante minhas pesquisas, descobri que muitos afirmam que tanto “As Aventuras de Robin Hood” quanto “O Proscrito”, foram escritas pela esposa do escritor e não exatamente por ele. Ele teria sido apenas o revisor. Mas tais afirmações não passam de acusações nunca comprovadas.

A edição da Zahar é belíssima e possui ótimos textos complementares. Teria ficado ainda melhor se possuísse ilustrações de Howard Pyle, citado no segundo parágrafo.

Preciso frisar; os textos escritos por Alexandre Dumas possuem importância literária.... Mas não são levados muito a sério quando o assunto é a cronologia de Robin Hood. Tais estórias são citadas meio com descaso quando o assunto é a formação das aventuras de Hood ao longo dos anos. Normalmente são mencionadas no final e brevemente, na maioria dos textos que se propõem a falar desta “lenda” tão venerada pelos ingleses.

Para finalizar, devo dizer que o último capítulo é magnífico, muito bem escrito e emocionante. Posso afirmar sem medo de errar que é um dos capítulos mais belo que já li. Poético e com um pé no onírico. Me passou uma mensagem bela que me fez fixar uma frase incrível que encerra com chave de ouro as aventuras deste que foi um herói, conhecido como príncipe dos ladrões.

“Robin Hood: Descanso à sua alma! ”
Ander 14/09/2018minha estante
Nunca tive vontade e acho que nunca terei haha :P

Fernando Lafaiete 14/09/2018minha estante
Sempre quis ler algo do Dumas, e por ser este um livro mais curto, achei que seria uma boa escolha pra conhecer a escrita dele. Acho que vale a pena Ander... Mas também acho que não é tudo isso. Mas essa é só minha opinião. Tem vontade de ler algo do autor?

Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Amei sua resenha. Parabéns.

Fernando Lafaiete 07/06/2020minha estante
Fico feliz em saber Anne. Muito obrigado! S2

Mr. Jonas 25/12/2017

As aventuras de Robin Hood
Robin Hood é um clássico da literatura universal (poucas pessoas não sabem quem é). O criminoso que rouba dos ricos para doar aos pobres é admirador do rei Ricardo e batalha para que volte ao trono. Nas matas de Sherwood e Barnsdale, Robin Hood e seus aliados, como João Pequeno, lutam contra o xerife de Nottingham e os soldados do rei usurpador. Há também a bela Lady Marian, paixão de Robin Hood, e o frei Tuck, seu aliado.

Dora Sales 29/05/2016

As aventuras de Robin Hood - Resumo
----------------------------------------------------------------------------- SPOILERS
O livro conta a História de Robin Hood, um rapaz que após matar um homem se vê obrigado a fugir para a floresta e se esconder dos homens do rei, tornando-se assim um fora da lei.
Em suas inúmeras aventuras e lutas, Robin conhece homens bons e corajosos que largam suas vidas para morar com ele na floresta de Sherwood. Esses homens tornam-se o bando de Robin, todos devem usar roupas verdes e serem alegres e hospitaleiros com quem passar pela floresta.
O bando sobrevive com a caça dos cervos do rei e com o financiamento dos homens ricos da Inglaterra. Eles fazem festas em Sherwood e cobram pelo banquete e entretenimento que proporcionam. Com essas moedas, confiscadas dos nobres, o bando ajuda os camponeses da cidade, que na visão de Robin precisam de mais dinheiro que eles e que os nobres.
Quem não fica contente com o bando de Robin Wood é o xerife de Nottingham, que sempre tenta capturar e acabar com as festas dos homens alegres da floresta, no entanto, Robin e seu bando escapam de todas as armadilhas do xerife, deixando-o cada vez mais zangado.
Cada homem no bando tem suas aventuras dentro da história, vão a concursos e eventos do rei para ganhar prêmios e zombar da cara dos nobres. Um dos homens, John Pequeno vive por um tempo na casa do xerife de Nottingham, sem o mesmo perceber.
Robin por sua vez se passa por um mendigo, enquanto John Pequeno se passa por um frade, ambos com a intenção de mostrar qual das vidas é a melhor para ser vivida e tem os maiores benefícios.
Nessas pequenas aventuras o bando vai contratando mais homens para morarem na floresta. Seus feitos são tão grandes que o próprio Rei se disfarça de frade junto com seus homens e entra na floresta de Sherwood para observar o famoso Robin Wood e seu bando de homens alegres.
-------------------------------------------------------------------------------
Blog: https://atocadalebre.blogspot.com.br/2017/11/as-aventuras-de-robin-hood.html

site: https://atocadalebre.blogspot.com.br/2017/11/as-aventuras-de-robin-hood.html

Cataclysm 29/08/2014

Simples e belíssima obra
O que mais gosto nesse livro é o fato de possuir uma linguagem simples, contada de forma descontraída. O leitor é levado de Nottingham até Sherwood numa leitura leve e alegre. Outro ponto interessante são as ilustrações de Howard Pyle.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Gostaria de apresentar minha série aos que curtem aventura medieval. A série Sobre Amor e Lobos é um romance de formação, uma mistura de aventura, amor e um pouco de fantasia para o público adolescente.
Baseei-me na lenda do herói Robin Hood, mas reescrevendo-a de um jeito bastante diferente.
O primeiro livro foi vencedor do Wattys 2018.

Monique 16/01/2013

É um livro cheio de aventuras sobre o famoso Robin Hood e seus companheiros! Não recomendo para quem gosta de histórias de amor, afinal, por mais incrível que parça o Robin não se apaixona! Ahistória é muito divertida e alegre, só o final que é bem triste!

Rubinho.Meneses 25/02/2012

Robin Hood
As aventuras de Robin Hood pra mim é um livro muito bom, pois gosto dessas aventuras na idade média que possui esses elementos como cavaleiros, foras da lei, frades, lutas, competições de arco e flecha, noites na floresta, espadas, moedas de ouro, estalagem nas estradas e coisas do tipo que mostra como era o mundo naquela época.
Apesar de ser um pouco repetitivo e quando Robin está recrutando membros para o bando chega a ser previsível, o livro é um clássico da literatura mundial e repleto de boas aventuras. Robin é um ladrão gentil, criativo e alegre, e um amigo verdadeiro e generoso que com seu bando luta contra a injustiça que castiga os pobres, e assim tornou-se um dos personagens mais conhecidos do mundo, quem nunca ouviu falar de Robin Hood o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres?
Bela viagem essa que Horward Pyle me proporcionou pela floresta de Sherwood com Robin hood e seus corajosos amigos.

Fefê 18/05/2011

Eu sempre tive um certo fascínio por Idade Média. Não estou falando de dragões, nem de sacerdotizas de Avalon e de seus relacionamentos desestruturados. Estou falando da realidade. Eu confesso que gosto de aventuras, mas aventuras que sejam possíveis. Algo que te faça acreditar que é possível exceder os limites e encheções-de-saco de sua época a fim de ser feliz. As Aventuras de Robin Hood foi a primeira referência divertida e ao mesmo tempo verossímel que tive da era medieval. É um livro tão otimista, mas de forma a não parecer infantil. Aliás, é o que eu acho. Muitos leitores decerto ficarão insatisfeitos com a repetição de eventos parecidos que nunca mudam a vida do protagonista. Mas o otimismo transmitido pela história, e o final, que em geral deixa o leitor (somente se estiver envolvido com a história) com os olhos cheios d'água, é gratificante. Esse livro não é nenhuma adaptação ridícula que estraga a obra original, é o texto na íntegra. Sabe aquele estereótipo clássico de "livro"? "Era uma vez", "há muito tempo, numa terra muito distante" ? Exemplo disso, As aventuras de Robin Hood, que me fez começar a adorar as histórias de justiceiros.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
O primeiro livro foi vencedor do Wattys 2018.

Leandro 15/03/2010

O escritor Howard Pyle é econômico com detalhes. Fornece apenas o suficiente para que se crie na mente um esboço do personagem. Lugares recebem uma atenção maior. Características psicológicas não são descritas. As situações que envolvem os personagens se encarregam disso. As cenas são objetivas. Pyle nunca se demora demais em uma passagem. Os cenários são atraentes e os protagonistas, criaturas com quem o público se identifica quase que imediatamente ao contato. Em suma, um livro bastante agradável. Como ressalva, a descrição das qualidades físicas dos personagens. Frases como "belo como nunca se viu", "forte como jamais se viu" e "hábil como nenhum outro" são abusivamente usadas ao longo do texto. Em um dado momento, o leitor pensa: "diabos, Sherwood é um refúgio de bandoleiros ou uma agência de modelos?". De leitura fácil, "As Aventuras de Robin Hood" não é o tipo de livro que vai revolucionar a vida do leitor, mas que certamente vai proporcionar uma boa dose de diversão e entretenimento.

1 | 2 | 3 | 4