As Cruzadas - A Caminho de Jerusalém

As Cruzadas - A Caminho de Jerusalém Jan Guillou

Resenhas - As Cruzadas - A Caminho de Jerusalém

sófss 26/08/2023

Esse livro não me desceu. Eu não gostei muito da escrita, ela não me prendeu em nada. A história demorou mais de 350 páginas para começar, e isso cansa muito. Eu demorei 1 mês para conseguir acabar o primeiro volume, e apesar do final ter sido interessante, ele não valeu meu tempo.

Domino 31/05/2020

Bo
m livro eu gostei bastante da forma como o autor relata a historia dos personagens

Queria apenas que este fosse melhor dividido em termos de capitulos e passagens

@ALeituradeHoje 06/12/2018

Respirando História
Peguei o livro na prateleira, esperando uma história sobre a criação desse acontecimento tão marcante na história mundial que foram As Cruzadas. Entretanto o foco do livro não são as Cruzadas e isso não foi ruim. A grata surpresa me apresentou uma série apaixonante e magnífica.
O primeiro livro inicia com o nascimento e crescimento de nosso protagonista Arn Magnusson, em uma aldeia localizada na Suécia. O país era um local completamente atrasado, muitas vezes bárbaro e já cristianizado. Arn cresce em um mosteiro e volta para casa somente com 17 anos e se vê em meio as brigas políticas.
Após um acontecimento marcante, o segundo livro discorre seus capítulos intercalando os momentos de Arn e Cecília, a personagem feminina que divide com o protagonista o desenrolar da história. Neste efetivamente, será tratado sobre a questão das Cruzadas, cobrindo um período entre 1167 e 1187 quando então no cerco de Jerusalém os cristãos perdem Jerusalém para o famoso Saladino.
E então o desfecho no terceiro livro, se dá com a criação do estado da Suécia no século XII e novamente Jan Guillou mostra toda a sua força literária contanto como ninguém como fazer um povo feudal encarar mudanças tanto no lugar como na mente.
O prazer imenso em ler esses livros se deu por todos os planos no qual eles caminharam: um romance maravilhoso de se acompanhar e torcer, não quero dar spoiler, mas o que o autor faz com Cecilia e Arn, te obriga a ler até o final... é sofrido. Uma descrição histórica primorosa, com ensinamentos valiosíssimos. Descrições de cercos e batalhas angustiantes. Lições de vida sobre crescimento, desenvolvimento e amadurecimento que te conquistam e te fazem pensar sobre como o homem pode levar uma sociedade a vitória ou a perdição.
Um livro esplêndido. Tenho saudades de Arn constantemente. Ele me ensinou muito!

Sarah 25/08/2013

Fraco
Não tem emoção nesse livro, nada acontece. E a perspectiva religiosa característica à época é irritante. Li quase metade do livro esperando por algum acontecimento que me fizesse perder o sono, mas ele não veio. Desisti.

Só Sobre Livros 24/05/2013

A caminho da Terra Santa
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/01/a-caminho-da-terra-santa-carla-cristina.html

Elis 06/05/2012

Esse livro faz parte da série - As Cruzadas - e nesse primeiro livro conhecemos a vida de Arn, desde antes de seu nascimento até seu destino que o conduz a Ordem dos Templários.
Notei que livros sobre templários e guerras antigas, normalmente seguem o mesmo caminho, desde a infância do personagem principal até o fim ou a continuação de seus descendentes. O que faz com que um único livro passe em um tempo de vários anos. Gosto da maneira como eles conseguem ultrapassar os anos sem sentirmos que faltou algo a acrescentar.

Gostaria de relatar algo sobre todos os personagens, mas como são uns quantos melhor falar de maneira geral; informo que dificilmente você se perderá ao ler o livro, pois alguns morrem no decorrer das páginas.

Bem a história me encantou quando comecei a entender e descobrir os motivos que levaram Sigrid a prometer seu filho ao caminho do Senhor, nessa parte pensei que não gostaria do livro por ser tão voltado a igreja católica, mas ai entendi que naquela época tudo isso acontecia e conforme avançamos nas páginas entendemos os motivos e as decisões que os personagens tomaram. Arn foi criado pelos monges e lá ele aprendeu muito com os ensinamentos e treinamentos que recebeu, mas como eles ainda não sabiam o que Deus queria dele, o mandaram voltar a casa paterna e viver no mundo que lhe tinha sido tirado. Inocentemente ele passou por muitos momentos ruins e bons, até entender um pouco do mundo fora das paredes do mosteiro.

Conseguiu se entender com a família e os amigos, trazer honra para a família e até se apaixonar, no entanto ele ganha uma rasteira do destino e tudo muda. Queria poder contar mais sobre tudo que engloba esse livro, as buscas pelo poder que os homens vivem correndo atrás, as muitas pessoas analfabetas, as decisões da igreja para com as decisões que alguns querem em seu favor, os pecados que não são tão graves, mas que dependendo como foi realizado se tornar quase imperdoáveis, as interpretações que colocaram sobre a bíblia, o medo e as dúvidas que Arn sentia vivendo no mundo dos homens. E como a vida pode ser injusta.

Jan Guillou me cativou em muitos momentos e em outros se tornou um pouco cansativo quando nos apresentava o motivo sobre as terras e conquistas, mas no fim do livro notei que sem elas não teria entendido nada do que li ao final, realmente ele nos enreda por suas palavras e mesmo que uma página se torne cansativa na próxima ele compensa com uma situação inusitada.

Recomendo......Nota 9!!!!

Bruno Matos 09/02/2012

Suecia?! Quem disse que não tinha historia
Uma perfeição em si... para leitores que não são fãs de grandes narrações pode não parecer ser, e a ausência de diálogos pode ser considerado um dos únicos problemas... tirando por isso e outros, o livro e fantastico, pois em todo seu enredo conta a historia das Götas, da Svealand(juntos a atual Suecia), da Noruega e da Terra Santa, mas apesar desse livro ser o prologo do que realmente estar por vir a Arn... o protagonista da Serie.
Recomendo a quem quer sair da rotina da ficção e entrar na realidade =D

Vinicius 31/01/2011

Fraquinho
Se alguem ler o livro, porque gostou do filme, vai ficar decepcionado...

O livro conta a historia de Arn Magnusson, que teve a vida prometida aos trabalhos de Deus, promessa feita por sua mãe quando ele estava a beira da morte.

O autor se destaca mais pelas discussoes teologicas, principalmente pelo conflito de consciencia do jovem Arn devido a sua ingenuidade, do que pelas descriçoes de batalhas e/ou cenas de ação. O que acho o seu principal erro, devido ao tema do livro, o que o transformaria de um livro mediano a uma aventura excelente.
Alonso 14/12/2011minha estante
Hehe, já eu preferi o livro 1000x. Acredito que vale a leitura para os fãs do genero.

fabio 13/09/2016minha estante
KKK, Alonso antes de entender a que você se referia eu fiz uma busca pelo livro "1000x". Depois entendi que era que preferia o livro 1000 vezes ao filme, hehehe.

mara sop 07/12/2009

As Cruzadas - A Caminho de Jerusalem
Segundo livro da trilogia, trata do exilio de Arn em Jerusalem, e do castigo de Cecilia no convento.

Inlectus 17/06/2009

Muito boa leitura.
Um texto rico, e elegante, prazeroso de se ler. Leitura recomendavel.