Quando Você a Viu Pela Última Vez?

Quando Você a Viu Pela Última Vez? Lemony Snicket

Resenhas - Quando você a viu pela última vez?

CooltureNews 18/02/2014

Coolture News
O sumiço de uma inteligente e jovem química é o gatilho dessa aventura, e Snicket precisa mais uma vez de seus amigos para desvendar os segredos a cerca de Manchado pelo Mar.

Mais uma vez somos coroados com uma narrativa agradável de Snicket, que envolve o leitor em seus mistérios sem que este perceba e entrega uma história fantástica, divertida e inteligente. O mundo criado por Snicket vai se tornando mais complexo, o vilão fica mais real e as motivações do jovem herói ficam mais claras, e graças ao enredo, essas descobertas se encaixam perfeitamente dentro de cada pequeno mistério que compõem os volumes dessa série. Há uma evolução perceptível tanto na narrativa como no personagem, assim como foi nas “Desventuras em Série”, algumas nuances mais sombrias são apresentadas deixando o protagonista mais perto da maldade do mundo.

Esse é o talento do autor, construir os grandes mistérios ao mesmo tempo em que apresenta e resolve os pequenos. Mas talvez o mais importante, é que o autor respeita o leitor, seja qual for sua idade, fazendo desta uma obra para ser apreciada em qualquer idade, onde os leitores mais jovens são apresentados ao mundo do suspense de detetives, e os mais velhos, encontram um mistério genial para resolver.

Outro ponto que chama a atenção é na aparente facilidade que Snicket tem em contar uma história, misturando humor e suspense de uma forma que nada fique em demasia. E para quem conhece seus outros livros, é fácil identificar os trejeitos característicos que dão aquela sensação de reconhecimento e intimidade com o autor.

O ritmo é ágil e faz com que os capítulos passem voando durante a leitura, deixando aquele gosto de quero mais ao final de mais uma aventura. A parte gráfica do livro é algo a parte. Percebe-se um grande cuidado em tornar o livro atrativo e limpo, as ilustrações que o compõem são no mesmo tom da capa e os detalhes relacionam-se diretamente a trama.

Sem dúvida esse é um livro que não só mantém a qualidade do anterior, como acrescenta mais emoção e suspense a toda série. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer a série, não perca tempo!

site: www.coolturenews.com.br

Stéphanie 18/09/2023

Quando você a viu pela última vez?
"A mim parecia que todo adulto faria alguma coisa terrível cedo ou tarde. E toda criança, pensei, cedo ou tarde se torna um adulto".

Uma leitura muito gostosa. O legal do autor, é que em suas obras ele deixa claro o quanto os adultos são ignorantes. No final das contas, ele está correto.

Suphie 06/09/2021

Partes de um quebra-cabeças
??Nenhuma realidade tem o poder de dissipar um sonho? significa que não importa o que aconteça no mundo, você pode continuar pensando numa coisa, especialmente se é uma coisa de que você gosta.?
Livro muita fácil e rápido de ler, gosto das curiosidades e dos significados da palavras incomuns usadas pelo autor, característica que também está presente nesse livro. A estória do segundo é melhor que o do primeiro livro, achei interessante.

?O mundo é um quebra-cabeça, e não podemos montá-lo sozinhos.?

Bárbara 02/02/2014

Resenha + Capa para Facebook exclusiva no blog!
Quando você a viu pela última vez? É uma pergunta errada entre muitas perguntas erradas. Talvez a pergunta certa fosse: “Qual é o problema desses girinos nos aquários?” ou “Quantas vezes vou ter que visitar o Café Gato Negro até descobrir quem repõe o pão e o café na máquina que faz pão e café?”. Mas, como um dos aliados de Snicket deixa bem claro, não se pode ter certeza de nada.

Leia a resenha completa em:

site: http://paginaeprojetor.wordpress.com/2014/01/19/423/

Layze 15/02/2014

Narrativa Perfeita
Eu simplesmente sou apaixonada pelo Lemony * . *, o Lemony tem um jeito de escrever tão singular, que absolutamente ninguém tem uma linguagem no minimo semelhante ao dele. Pra quem já leu algum livro das desventuras em serie, vai notar algumas semelhanças agradáveis. O livro tem um publico alvo infanto juvenil, mas me agradou com os 23 anos.O livro tem um veia investigava misturado com um humor gracioso.
Recomendadíssimo!

Rafes 11/03/2021

O que o S significa?
Estou enrolando a leitura porque eu não quero que acabe. Sinto que sou amigo de todo mundo de Manchado-Pelo-Mar. Fico me perguntando se os livros que são indicados realmente existem. Bora para o próximo!!

Arthur 15/07/2020

E ainda fica a pergunta que talvez seja errada: porque tiro furado quer tanto a fera ressonante?

Matheus 15/10/2015

Incrível!
[OPINIÃO] Junte-se aos personagens incríveis criados por Lemony Snicket e embarque na jornada em busca de resolver o mistério de Manchado-pelo-mar!
Fantástico como o autor conduz o livro, o final, os personagens, o significado das palavras e o leve (e legal) humor do autor! Curioso para ler o próximo!

Leonardo G. 03/07/2016

Quando você a viu pela última vez?
Agora no segundo volume da série Só Perguntas Erradas, temos mais um caso para o aprendiz e sua tutora resolverem na cidade de Manchado-pelo-mar. Desta vez o desaparecimento de Cleo Knight.
Na minha opinião, este segundo volume superou o primeiro livro. Com muito suspense e muitas vez uma ligação com o primeiro casa, mais uma vez Lemony Snicket conseguiu surpreender a todos!!
Alguns personagens novos são adicionados à trama e novos locais da cidade são explorados em uma história que envolve do começo ao fim. Indico a todos que gostaram do primeiro volume da série, mas é preciso que já tenha lido o primeiro para entender. Mais uma vez os livros de Lemony Snicket vão para os meus favoritos!! :) :)

Rose 03/02/2021

Só Perguntas Erradas
Leitura rápida, bem-humorada, com uma trama instigante, cheia de referências inteligentes e curiosidades interessantes. O autor conta sua história com um humor irônico, ficamos curiosos e torcemos por Snicket.
Toda a história por trás de Snicket é curiosa e complicada na medida certa.

Leilane 26/12/2014

Tive de preparar um "ovo na cesta" depois de ler este livro
Quando li os treze livros de Desventuras Em Série, eu desconhecia o gênero que é uma influência nas obras de Daniel Handler que escreve sobre este universo por meio da visão de seu personagem Lemony Snicket, ou seja, seu pseudônimo, mas o senti o tempo todo, só não sabia o nome dele; esse gênero é o non-sense. Eu soube que tinha esse nome depois de ler Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, é um estilo de narrativa que mistura elementos com sentido a elementos sem sentido para desafiar as convenções da linguagem e da lógica, associado a um humor negro e situações muito absurdas. Então, quando li os dois primeiros livros dessa nova série, Só Perguntas Erradas, saber o nome não fez com que eu gostasse mais do estilo.
Nessa continuação da série, Lemony se vê em meio a outro mistério, o desaparecimento de Cleo Night, mas continua fazendo as perguntas erradas – é claro. Ele ainda desconhece as intenções de Tiro Furado – na verdade, elas estão mais indefinidas que antes –, ainda sente um forte sentimento indefinido por Ellington Feint, apesar de tudo que ela fez, e ainda é inferiorizado o tempo todo por sua tutora, S. Theodora Markson – que provavelmente nunca saberemos o que esse S significa. Porém, o lado positivo, é que está conseguindo mais aliados para sua missão que ele parece incapaz de largar.
Um dos pontos positivos do livro é que ele questiona o quanto os adultos podem ser cegos quando se trata de perceber o óbvio e o quanto podem ser manipuláveis se tiverem uma mente fraca, o filho dos policiais, por exemplo, é um “vilão” em formação, mas os pais só veem aquilo que querem e o que o filho quer mostrar para eles. Outro exemplo é a tutora do Lemony, ela se satisfaz com qualquer resposta que lhe cabe e parece incapaz de dar crédito a outros por justamente se achar superior e não conseguir reconhecer suas próprias falhas. Na verdade, esse é um questionamento também de Desventuras Em Série, ou seja, o autor traz para sua literatura uma valorização da sagacidade da mente das crianças e o quanto elas são capazes de entender assuntos polêmicos que normalmente os adultos preferem esconder delas.
O estilo não é dos meus favoritos, pois ele acaba dando uma sobrecarga de dualidades no leitor: muito enfático/muito indiferente; muito detalhado/muito vago; etc. E nesses altos e baixos, a leitura, apesar de rápida pela excelente diagramação e número de páginas (coloquei uma foto para vocês terem uma ideia, as cores das ilustrações seguem a cor principal de cada livro e tirei a foto dessa cena em particular, pois fui obrigada a preparar um ovo na cesta depois dela, que consiste em tirar um naco no centro de um pão de forma, colocar na frigideira e jogar um inteiro no meio, o ovo fica direitinho no centro; uma delícia), fica um pouco arrastada, completando assim mais uma dualidade ao ler essa série. Não é que eu desgoste da história, só considero o estilo um tanto cansativo.
Quando você a viu pela última vez? representa a segunda pergunta errada e o segundo livro da série, e a pergunta errada que me faço o tempo todo é: “quando vou parar de ler os livros desse autor?” É errada porque minha curiosidade não deixa. Sei que a história está fadada aos infortúnios, que saberemos menos sobre esse universo do que quando começamos a ler, mas ler livros que misturam non-sense com finais fatídicos parece uma mistura perfeita para nos impedir de pararmos de lê-los. Sem contar que são os detalhes que te prendem mesmo, quero muito saber mais sobre a empreitada que a irmã do Lemony, Kit, está envolvida. Só quando li este livro é que percebi que as ilustrações do início e do fim de cada livro representam o que está acontecendo com ela e, apesar de todos os mistérios escritos no livro, é essa linguagem não verbal dele – as instigantes ilustrações de Gregory Gallant, o Seth – que me deixa mais curiosa.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/04/07/quando-voce-a-viu-pela-ultima-vez-lemony-snicket/

alice 13/03/2021

VFDhq
Eu achei a história incrível, assim como a anterior, acho que até um pouco mais interessante, mas sinto que não aproveitei tanto pq eu estava lendo entre as trocas de professores, e pequenos intervalos nas minhas aulas.

vasilisamorozko 15/04/2021

Seria Errado Eu Falar Que Gostei Da Enfermeira?
"Nós éramos mais como peças de um quebra-cabeça, partes diferentes de uma mesma história. Há pessoas assim aonde quer que você vá. Elas são parte do mesmo mistérios que você, mas não é possível dizer exatamente como vocês se encaixam juntos. O mundo é um quebra-cabeça, e não podemos montá-lo sozinhos."

"Qualquer um que pense que a caneta é mais poderosa que a espada nunca foi golpeado pelas duas."

#68 - Eu nem sei como explicar em como o mistério aqui é bom, tipo você pode até achar que ele deve ser bobinho pela faixa etária mas ele não é nem um pouco simples ou fácil só por ser infantil.
Tudo é muito elaborado e cativante ao ponto de você querer ler sem parar.
Gostei muito que o vilão não é estupido e nem fica explicando seu plano de forma tosca, sem falar da enfermeira ou da mulher que é boa com a faca (Rosa Diaz é você?), engraçados como todo mundo conhece ela, não?

Admito que mesmo que eu me irrite com os dois policiais (apelidei eles de meu casalzinho tóxico) eu dei muitas risadas com a estupidez dois.
Isso não aconteceu com a madame S, essa mulher me cheira a maracutaia e eu não confio nela.

Enfim, gostei também de ver os antigos personagens e estou louca pra poder continuar e ver o que aconteceu com a irmã de Lemony.

Ps: Ainda bem que o próximo livro não começa com Q pois eu teria que esperar um ano já que não conheço muitos livros que começam com essa letra e eu sempre perco em um certo desafio literário - já pensou levar quatro anos para terminar quatro livros??

Júlia 07/04/2015

Uma fórmula secreta para tinta invisível
Eu sempre me surpreendo com a genialidade de Daniel Handler (Lemony Snicket, como preferir), como ele consegue manter seu estilo de escrita habitual (nada convencional, devo mencionar) e ainda sim inovar a cada livro. Começando com Desventuras em Série (se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo), contando as desventuras dos irmãos Baudelaire, e agora com Só Perguntas Erradas, contando as aventuras de Lemony Snicket.

Depois de falhar miseravelmente em sua missão no primeiro livro, “Quem poderia ser a uma hora dessas?”, de devolver a misteriosa estatueta da Fera Ressonante ao seu legítimo dono, Lemony é chamado para mais um caso ao lado de sua tutora S. Theodora Markson (jamais saberemos o que o S quer dizer), para descobrir o paradeiro da química brilhante Cleo Knight.

Com o vilão Tiro Furado ainda à solta e seus sentimentos conflituosos em relação à misteriosa garota que fugiu com a estatueta roubada, o jovem Lemony Snicket se encontra mais uma vez com um caso sem solução, em uma cidade misteriosa, repleta de cidadãos suspeitos e uma tutora nada brilhante. Ainda bem que Lemony continua sendo esse personagem incrível que ele é (e que nós tanto amamos), e ele não está sozinho: Moxie, Juca, Chico, Ellington, todos os personagens maravilhosos que só o Daniel consegue criar estão de volta para mais uma aventura, além de novos personagens, como a esperta Cleo Knight, o adorável Jake Hix, e outros personagens nem tão amáveis assim, como o suspeito dr. Flammarion e a enfermeira Martíria.

O mais interessante na narrativa de “Quando você a viu pela última vez?” é conseguir se equiparar ao livro anterior e ainda manter a originalidade. O segundo volume de Só Perguntas Erradas segue a mesma linha do primeiro, repleto de mistérios, suspenses, personagens cativantes, ilustrações perfeitas e aparições de personagens que marcaram presença em Desventuras em Série, exatamente do mesmo jeito, mas ainda assim, Lemony Snicket consegue se superar, criando um novo mistério ainda mais empolgante, e desta vez, acompanhado por vilões aterradores, uma clínica perversa, uma fórmula secreta para tinta invisível e diversos outros desafios inimagináveis.

Revelações são feitas, segredos são descobertos e disfarces revelados, tudo isso permeado de situações hilárias e incidentes estranhos, a mistura perfeita para um bom livro de mistérios. Ao longo da narrativa, vamos percebendo que o roubo da estatueta da Fera Ressonante faz parte de algo muito maior do que se poderia imaginar, e que todos os mistérios na cidade de Manchado-pelo-mar se conectam de alguma forma, e a história vai revelando aos poucos como isso ocorre, mas ainda mantendo o clima de suspense característico.

Aguardando ansiosamente o terceiro livro dessa saga maravilhosa, eu recomendo “Quando você a viu pela última vez?” para quem gosta de um bom mistério e uma leitura rápida. Com personagens divertidos e um enredo misterioso, mas bem-humorado, Lemony Snicket e seus amigos voltam para mais uma incrível aventura que você não pode perder.

Resenha do blog Mundo Sereno ;)

site: www.serenomundo.com

Rafa Mendes 26/12/2023

Tenso
Esse livro é a continuação de uma aventura, muitas coisas vem acontecendo na cidade de Manchado-pelo-mar, dessa vez foi o desaparecimento de uma cientista que está tentando salvar a cidade que está quase falida. Percebi uma atmosfera mais tensa nesse livro, não é o meu favorito, mas é fácil de ler, apesar de eu ter demorado um pouco mais, vamos ver o que o futuro reserva para a cidade de Manchado-pelo-mar e qual o objetivo do vilão Tiro-Furado.
Recomendo para os fãs do Lemony Snicket e para quem gosta de mistérios.