A Piada Infinita

A Piada Infinita David Foster Wallace

Resenhas - A Piada Infinita

Júlio 05/03/2015

A obra monumental de Wallace é um feito, uma demonstração de perseverança tanto por parte do escritor quanto por parte do leitor que consegue ir até o fim. É um livro com dezenas de temas, personagens e situações marcantes, mas tenho que dizer que parte dessa obra foi para mim desnecessária ou simplesmente desinteressante. Seu grande triunfo é que as boas partes, as passagens em que o autor realmente mostra sua criatividade valem o esforço e o tempo dedicado pelo leitor.

A demonstração de conhecimento enciclopédico a respeito de remédios, química, fundamentos de matemática, cinema, etc, é realmente notável e notório, assim como as centenas de digressões pelas notas de fim que compõem um volume substancial da trama. Boa parte dessas quebras de narrativa não foram interessantes, normalmente explicando mais a fundo o composto químicos de certas drogas e medicamentos, porém outras, principalmente as que por si só são capítulos inteiros, são engenhosas e realmente ampliam o universo e os personagens, além de aprofundar a história de forma necessária. A minha nota favorita é a listagem completa, com direito a sinopse e elenco, de todos os filmes dirigidos pelo personagem James Incandenza Jr, que de início parece ser totalmente desnecessário mas que introduz elementos que serão citados durante todo o resto do livro.

Em geral as personagens são interessantes, porém não exatamente marcantes, as exceções para mim foram Hal e Marathe, por motivos diferentes. No caso de Hal, por ser considerado pela maioria o personagem principal, é esperado que sua história de fundo seja interessante assim como os eventos que o cercam, e de fato é o que obtive, apesar dos diálogos relativamente chatos (com algumas exceções) a descrição de sua crescente melancolia e de suas interações com sua família e com os outros alunos foram ótimas, assim como os capítulos que são narrados em primeira pessoa. Marathe por outro lado não tem seu presente e futuro bem definidos no livros, mas a série de diálogos entre ele e Steeply, assim como a sua história de fundo estão entre as partes mais divertidas do livro.

No geral a impressão que dá é que Wallace não soube utilizar seus personagens de forma plena, muitas situações e personagens bizarros parecem estarem presente somente pelo efeito de choque cômico que podem causar, mas o número de ótimos capítulos que estão espalhados pela obra justifica sua fama e tornam o livro uma obra memorável.