Linhagem Montessales

Carolina Mancini

Resenhas - Linhagem Montessales

Arca Literária 15/02/2014

Montessales
O livro se passa ao redor de um espírito de um poderoso bruxo, Antony, atormentado pela morte de sua amada. O maior objetivo dele é fazer com que sua amada reencarne e, para isso, ele mexe com toda a árvore genealógica da família dessa amada, provocando, por gerações e gerações, através de possessões nos corpos dos homens da família Montessales, estupros incestuosos.

A história do livro acontece durante a idade média, na época da Inquisição e perseguição à bruxas, e abusa disso durante todo o desenrolar das histórias, com muitas fogueiras, torturas, prisões e sentenças injustas. O livro narra sobre como Antony possuía os homens da família Montessales, fazendo-os estuprar as próprias irmãs para que dessem à luz a filhos de sangue puro, voltando anos depois, logo quando as meninas menstruavam pela primeira vez, para repetir a mesma história outra vez.

O livro parece mais um livro de contos que uma história só, mas todos interligados pelo mesmo tipo de roteiro: Antony, possessão, estupro e incesto. É uma história interessante, uma visão que eu, particularmente, pouco vira, mas torna-se um pouco cansativo, com toda essa repetição. Para mim, o livro começa bem, contando como surgiu Antony, mas logo depois, ao começar a falar dos incestos, acaba se tornando repetitivo e sem graça.

Depois, já perto do final, quando o dom para a magia que as meninas começam a desenvolver (pela pureza da linhagem ficar cada vez mais forte), o livro volta a ficar instigante de novo, terminando com um último conto muito interessante.

Ainda depois, no prólogo, a autora principal, Susy Ramone (ao que entendi, ela criou a história principal e autores amigos escreveram alguns dos contos sobre alguma linhagem específica), conta sobre o antes, sobre como começou a história da família Montessales antes mesmo de Antony nascer. Juntamente com o último conto, que deixou um suspense forte em relação à continuação do livro, fez o livro todo valer a pena.

No começo do livro também há um fluxograma explicando a árvore genealógica da família Montessales, que, para mim, ao menos, não ajudou em nada. Talvez até seja pela quantidade de incestos que aconteceram na família, mas acredito mesmo que o fluxograma poderia ser mais bem elaborado.

A linguagem do livro, apesar de ser escrito em prosa, parece mesmo poesia. Os termos poéticos, norma culta (até mesmo por conta da época que se passa) respeitada e certa melancolia e dramaticidade frequente nas palavras trazem uma atmosfera mais poética que protista.
Talvez a única coisa que tenha me desagradado no livro foi o formato em que foi escrito, mas acho que é um livro que, apesar de não ser excelente, vale a leitura. Eu, ao menos, lerei o segundo volume.
______________
Resenha desenvolvida por Carlos Gomes, resenhista do Arca Literaria

site: www.arcaliteraria.com.br

Simone 25/04/2016

Aterrorizante!!!
Trata-se de um livro de contos, onde cada história é narrada por um autor(a) convidado. Contudo, esse livro originou-se a partir da trama que leva como título "O Castelo Montessales", obra também da Susy. Aliás, já adianto, o leitor que se enveredar nessa leitura, vai dar de cara com uma narrativa instigante e de perder o fôlego, apresentando os personagens e suas origens.

Antony é um fantasma que não mede esforços para conseguir o que quer, ele é um demônio sem alma, a procura de vingança, tendo como objetivo reencarnar a sua amada Manoela Montessales, que foi condenada e morta pela inquisição. E, da sua forma, ele passa a possuir os corpos de todos os homens com o sangue Montessales, e engravida as mulheres que também têm do mesmo sangue em suas veias.

"A maldição que pairava sobre os Montessales ainda faria muitas vítimas ao longo das décadas, arrastando consigo histórias de morte, incesto, traições, sofrimento e horror até que aquela cujo nascimento motivara a loucura do espectro finalmente voltasse à vida. Na longa linhagem dos Montessales ninguém é completamente inocente..." (Conto: Abençoados pelo Demônio Por Laura Elias)

Confira a resenha completa copiando e colando o link abaixo:

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2015/11/falando-em-linhagem-montessales.html