O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Ju_Brandao 24/03/2024

O Espadachim de Carvão: Um Ótimo Livro, Pouco Conhecido.
Que aventura maravilhosa!

Minhas expectativas para essa obra eram altas, já que, é um livro de fantasia, um gênero que eu sou apaixonado. E não é que "O Espadachim de Carvão" superou todas as minhas expectativas?!

Esse projeto estrega um universo muito rico, com ótimos personagens, e uma narrativa que envolve o leitor até o final. A forma como o autor, Affonso Solano escreve, me deixou muito impressionado, é como se fosse poesia em alguns parágrafos, deixando a narrativa mais rica e divertida de se ler.

O lado triste desse projeto é a falta de popularidade, já que, é um livro que é difícil de ser encontrado e não é tão debatido pela internet. Ademais, já vejo esse livro e os demais da saga, em formato de filme ou série. Seria incrível ver o Adapak massacrando seus inimigos em frente as telas.

"O Espadachim de Carvão" é um ótimo livro de fantasia, que leva o leitor para um mundo cheio lutas e magia, com criaturas muito peculiares. A história, apresenta um começo, um meio e um fim muito bem elaborado. Esse projeto é uma das provas, que no Brasil, existem sim ótimos autores, com muita criatividade e competência para entregar uma obra inefável e única.

Raul TP 16/03/2024

Começa devagar, mas depois embala
Difícil começar quando já se conhece mais o autor do que a obra.

O começo é bem devagar, por mais que ele comece numa batalha, isso não é suficiente pra te prender.
Toda a criação do mundo, as várias criaturas com nomes muito específicos, as diferentes unidades de medida, tudo isso pode parecer curioso no começo, mas depois só irrita.

O autor adota aquele revezamento de capítulos entre um atual e um flashback, o que seria pra te segurar lendo o livro, acaba só te frustrando.
Do meio para o final, o personagem finalmente "sai do ninho" e os flashbacks ficam mais emocionantes (e não tediosos e maçantes como no começo do livro).

Já no final final do livro a história fica muito interessante e realmente te prende e cria uma expectativa razoável pro segundo livro, seja pelas habilidades do protagonista, seja pela importância da existência dele e como as nações irão lidar com isso.

Tomara que seja tudo isso que promete.

Mike Azauwski 13/03/2024

Boa Fantasia
Um ótimo livro, consigo notar q a escrita n esta perfeita, em alguns momentos eu me embananei e me esqueci de certas raças do livro, porém a coesão da narrativa é super bem elaborada e bem escrita. Indico o livro pra quem esta querendo uma fantasia com uma ideia clássica, mas brinca com esses elementos e para aqueles que nunca leram nada do gênero, uma ótima porta de entrada.

Rodrigo1185 06/03/2024

O espadachim inocente
Gostei muito do livro, a história é envolvente e a escrita é muito boa e fluida, só senti falta de um plot um mais elaborado.

Mordasi 01/03/2024

Achei no geral um livro bastante satisfatório. O início é um pouco confuso e arrastado, mas depois que a história pega o ritmo, você fica instigado pra saber o que está acontecendo e o que vai acontecer com o protagonista. Méritos ao autor também que conseguiu criar um universo muito único no geral, desde religião até as criaturas que habitam elas.

Zoray 20/02/2024

Um mítico
227 páginas de uma ficção mitológica 100% escrita por um brasileiro que de fato te imerge em um mundo fantasioso e verossímil às suas próprias regras.

Todo o desenvolvimento em dois tempos funciona.

A parte no passado, retratando melhor os cenários épicos e divinos são belos e detalhados.
A parte no presente, retratando toda uma jornada de autodescobrimento e amizade, enquanto que um filho de um Deus se vê obrigado a quebrar sua própria inocência em um corrompido em a presença de seus criadores.

É empolgante.
E sabendo que possuem continuação, já estou a procura dos demais.

Paulo.Matos 02/02/2024

Espadachão de Carvim
Desde quando vi a capa do segundo livro e me lembrei de O Nome do Vento, um livro que está entre meus preferidos, fiquei com vontade de ler.
Qual foi minha surpresa quando vi quem era o autor, alguém que já apareceu em alguns vídeos de humor que vi no YouTube, com seu bigode estiloso e característico. Imaginando se não seria um livro famosinho apenas pela fama de seu autor, vi que tinha continuação e era publicado pela Leya, o que quebrou um pouco essa impressão.
Desde que comprei deixei na estante os dois primeiros, sempre passando outras coisas na frente, até que esse ano decidi ler junto com minha esposa.

E MEUS AMIGOS, QUE LIVRO BOM!

Se você gosta de RPG, você vai gostar. Se você não gosta de RPG, mas gosta de fantasia, vai gostar também. Se quer um livro leve e divertido, vai adorar.
Se gosta de ação e aventura, vai gostar também.

Ahh Paulo mas pq não é 5 estrelas então? Infelizmente acho que peca em alguns pontos, as criaturas são todas muito diferentes - o que torna difícil minha mente de 33 anos acompanhar descrições e principalmente nomes. Da um pouco a impressão de que todo elemento precisava ser inventado, sem emprestar tantas coisas da realidade que já estamos acostumados. O que por si só não é ruim, mas pode deixar um pouco cansativo.

Ao mesmo tempo, o autor se inspira em elementos de grandes obras de sucesso como Duna, mas sem aquele peso da SciFi, trazendo momentos de humor e tensão, alternando cenas entre passado e presente e deixando cada capítulo com aquela sensação de quero mais.
Protagonista carismático, por mais que passe raiva com ele em alguns momentos não há como não ficar ao lado de Adapak e o leitor descobre o mundo pelos olhos dele, alguém que não é experiente mas entende bastante coisa, é ingênuo e puro, enquanto se torna um lutador capaz de matar sem pensar.

????

Thais 29/01/2024

Leitura bem dinâmica
Como em qualquer livro sobre mundos diferentes você precisa prestar mais atenção no início para entender como é o mundo de Kurgala descrito por Solano. A leitura é fácil e gostosa de ler, que vai evoluindo ao longo do livro e despertando mais seu interesse quando vai se aproximando do meio do livro e de repente a única coisa que vc pensa é em Kurgala e como sera o proximo capitulo. Estou começando o próximo livro, ja ansiosa por cada página sobre Kurgala. E ansiosa pela adaptação em animação.

ceciliabr 25/01/2024

O livro é um tanto confuso, com muitos nomes diferentes, que fazem o leitor demorar a assimilar tudo. São muitas raças de seres descritos, e no parágrafo seguinte eu já não sabia como era o ser. Mas depois da metade do livro a história dá uma engatada e ele termina melhor do que começou.

Jefferson Nóbrega 24/01/2024

O autor tem uma escrita muito boa e mesmo apresentando um mundo completamente diferente as descrições não são maçantes e fluem bem. A trama apesar de simples também é muito boa. Particularmente até o final tive dificuldade com a abstração para visualizar os diferentes seres de cada raça. Porém não atrapalhou a leitura.

É um livro muito bom que cumpre o papel de levar o leitor a querer ler toda a trilogia.

Bia 21/01/2024

Me senti lendo um texto infantil...
Particularmente, a leitura não me agradou mesmo. Ritmo muito confuso, citações que não necessariamente estão conectadas ao capítulo, conceituação na história foi falha.
Ainda assim, a descrição das personagens e cenários é digna de observação e honraria.
Para o próximo mês, quero fazer a leitura da sequência, mas de início não é algo que eu recomendaria.

Grufatto 10/01/2024

Ótimo para passar o tempo
De início parece confuso devido aos nomes de personagens, espécies, etc mas é uma leitura bem fluida e cativante, cheia de ação e mistérios. Muito bom para quem está em busca de um livro descontraído e simples

Igão 08/01/2024

Valeu a pena ter insistido.
Confesso que demorei anos pra conseguir começar e terminar o livro, sempre empaquei nas primeiras páginas. porém depois de insistir um pouco mais e passar do capítulo que estava me segurando, a leitura fluiu tão bem que não conseguia para de ler, ia para o trabalho e ficava pensando qual seria o desfecho da aventura. Depois de finalizar o livro, fui correndo atrás das sequências pois estava totalmente imerso no mundo de Kurgala. Este é mais um daqueles livros onde é possível ver o amadurecimento do autor conforme as suas seguintes publicações.

Kalina7 07/01/2024

Affonso mandou bem nessa
É minha primeira leitura de uma obra desse escritor, e fiquei APAIXONADA, o livro prende muito a atenção, as cenas de luta são bem escritas, e a história, confusa no início, mas tudo se encaixa conforme você vai lendo, primeira leitura do ano valeu super a pena!

Leitorconvicto 18/12/2023

Um dos melhores livros de ficção nacional. Quem gosta de mundos bem desenvolvidos e coerentes em narrativas vai adorar essa grande obra de Solano