Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver




Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin


1620 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


fabianasouzaon 31/01/2024

Perfeito? Mas como?!
Quero vomitar! Aqui com os meus frágeis botões? como isso é possível? Tudo levou para esse fim, sem fim. Que final reiniciado foi esse? ???

O que significou?
Queima, queima, arde, dói e nunca deixa de queimar. Não cicatriza porque COÇA! e, rasga, sangra e queimaaa? a coceira gera um prazer incompreendido e o recomeço é um final inaceitável e bem-vindo!
O que há de tão temível com o fogo, afinal?
comentários(0)comente



Gabriela1809 31/01/2024

Demorei pra terminar porque o começo era muito maçante, mas do meio pro final eu nem conseguia dormir direito, tamanha a ansiedade pra ler o próximo capítulo.

Eva (mãe de Kevin) é uma mulher elegante, séria, um pouco arrogante e lógica. Franklin (pai do Kevin) era o estereótipo de homem norte-americano patriota estúpido que tentou ser um bom pai, mas falhou miseravelmente. E o Kevin era o Kevin, inteligente demais, afiado demais, porém, ainda existia uma criança solitária e vulnerável dentro de si, e do qual ele não soube como demonstrar.

Eu me identifiquei muito com a Eva, e ela, até certo ponto, se identificava com o Kevin. Os dois eram orgulhosos e tinham opiniões muito fortes sobre como viam o mundo. Eva tentou provar, por meio das cartas que escrevia para seu marido, que Kevin era patologicamente mau. Kevin tentava provar, por meio do seu corpo, que a Eva também tinha maldade dentro de si, então ele sempre achava um jeito de fazer a Eva externalizar essas emoções negativas, até que ambos ultrapassassem um limite.

A história é, sem dúvidas, complexa e sensível.

Além disso, a autora nos lembra que, para a maioria, uma notícia no jornal é apenas uma notícia, distante da realidade; mas para quem viveu o ocorrido, a memória, a dor e a solidão do luto estão profundamente arraigados na carne, pele e ossos. Como diria a minha professora, "os dados sangram". Pessoas não são apenas números em um gráfico estatístico. Elas têm nome, sonhos e família. Ficam marcados na memória. E a memória existe para evitar que as pessoas cometam os mesmos erros do passado.

Acredito que essa tenha sido a mensagem final do livro. Os erros existem para que possamos aprender com eles. O erro nos convida a mudar. Nos ensina a perdoar; a nos perdoar. A olhar para a vida por outro ângulo.
comentários(0)comente



kkkaliana 30/01/2024

O livro mais difícil que já li
Antes, ressalto: é um livro denso, difícil de digerir, escrita complicada e exige TEMPO. Mas sim, vale a pena.

Para quem ainda não conhece o livro:

Eva conta sua vida através de cartas escritas para seu ex marido, Franklin. Eles são os pais do Kevin, garoto que aos 15 anos assassinou 9 pessoas na escola em que estudava.

Ela será responsável por nos apresentar aquela família, relatando como tudo começou e tentando entender o que levou até aquele ponto. Cabe a nós decidir se é confiável ou não.

Eva engravidou aos 35 anos, sem estar certa de que essa realmente era uma decisão dela, afinal, sabia que para ser mãe teria que abrir mão da sua carreira. O filho era o sonho do Franklin, e adivinha? A partir do nascimento de Kevin, Franklin só esteve disponível nas horas boas, fazendo papel de “paizão”.

O que eu absorvi? Eva NUNCA teve apoio, identificava comportamentos errados no Kevin e não tinha voz para repreender. E não estou dizendo que ela é vítima das circunstâncias e também não errou, ela foi intransigente com o filho em diversos momentos e, além disso, era completamente preconceituosa e com uma mania de grandeza insuportável.

A pessoa que mais me fez sentir ódio nesse livro, foi sim o Franklin e a necessidade que ele tinha de fingir ter um filho perfeito, de passar a mão na cabeça não importa o que tivesse acontecido.

Penso que a Eva sempre precisou de ajuda profissional para entender seus sentimentos e também como expressar eles, mas em meados dos anos 80/90 isso ainda era fora de cogitação, especialmente na realidade de conservadores.

Franklin nunca quis enxergar que nem tudo pode ser justificado com “é só uma criança”, preferia culpar a esposa. A Eva ainda estava tentando e NUNCA virou as costas para aquele filho - nem mesmo enquanto ele cumpria pena.

Esse não é um livro sobre um jovem perseguido pela sociedade e maltratado em casa que acaba descontando tudo nos colegas. É muito mais do que isso, é sobre maternidade, sobre machismo, os julgamentos de uma sociedade que nunca acolheu a mãe. O comportamento do Kevin NÃO É romantizado nesse livro.
comentários(0)comente



Glenda.Sady 30/01/2024

Eu ja havia tentado ler o livro antes e abandonei. Novamente tentei e consegui finalizar a leitura, mas o motivo pelo qual eu o havia abandonado permaneceu: CHATO.
A historia do livro é, de fato, interessante. Os personagens são muito complexos e bem trabalhados. A sensação de angústia ao lobgo do livro é real. Mas com uma descrição extremamente detalhada e capítulos muito grandes, a leitura se torna muito cansativa, tanto é que quando me deparava com parágrafos que ocupavam quase a página inteira e que só serviam para expressar pensamentos redundantes da protagonista me sentia como se meu cérebro fosse um analfabeto funcional.
Além disso, a linha do tempo não fez muito sentido na minha concepção. Acho que se a historia se passasse em um grande relato, seguido de capítulos do tempo atual, assim como no livro ?um lugar bem londe daqui?, a leitura seria menos cansativa e mais interessante.
De qualquer modo, o conceito reflexivo e psicológico da obra é muito interessante e vale a pena.
OBS: achei que faltou uma análise mais complexa do Kevin: afinal, ele é ou não é psicopata/sociopata?
comentários(0)comente



Vivian24 30/01/2024

Eu já havia assistido ao filme algumas vezes, porém a experiência de ler o livro (por mais que o filme seja em grande parte bem fiel) foi muito mais impactante. Confesso que algumas partes foram um pouco cansativas pela demasia de detalhes que, em minha opinião, nem sempre precisavam estar lá. Mesmo assim é uma obra muito bem escrita. Se eu já detestava o Franklin no filme, no livro ele é muito mais insuportável e babaca.
comentários(0)comente



SArgio87 28/01/2024

?Em poucas palavras ?Precisamos falar sobre o Kevin?, foi a forma mais barata dela ter feito terapia?

- minha última anotação logo após ter terminado o livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Zemgabs 27/01/2024

Me decepcionei
Fui com expectativas bem neutras, uma vez que não entre no meu gênero favorito, mas mesmo assim me decepcionei ... Sinceramente não gostei da forma que essa história foi escrita, não gostei do desfecho e nem da "romantização" da situação principal nesse final.
Previ o "plot" logo de início (se é que era pra ser plot mesmo), além de ter achado muito enrolado tudo, e entendo que a intenção era ser mais lento, mas as discussões que pegavam mais de 20 paginas eram, em minha opinião, totalmente fora do contexto que rodeia o tema principal. Em resumo: infelizmente não gostei do livro
comentários(0)comente



luiza2938 27/01/2024

Definitivamente um dos livros ja escritos
agr falando sério, acho q é impossível nao ficar arrepiada com pelo menos uma das páginas. justamente por ser um terror tão cru e pela maior vítima ser a única que ainda está viva
comentários(0)comente



fransand 27/01/2024

Pisicopata ou falta de amor?
Muitas emoções no decorrer do livro e a principal é raiva.
Quando você se depara com Franklin não acreditando e não ficando do lado de Eva, quando essa testemunhava e compartilhava as travessuras e CRUELDADES de Kevin, o único sentimento é raiva.
Talvez se tivesse procurado um psiquiatra no primeiro evento de frieza dele, não teria acontecido tudo isso..
Para quem é mãe acho que esse livro pode despertar varios gatilhos.
paolapw 27/01/2024minha estante
sempre quis ler mas não tenho coragem. deve ser agonizante ler esse livro e saber de toda a história real.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



haruurane 18/01/2024

Pela primeira vez, não deixei o início de um livro atrapalhar minha nota final.
embora o começo tenha sido maçante, entendo que seja pela casualidade e pela progressão entre as conversas (se é que podemos chamar assim) de eva e franklin.
quanto ao resto, só posso dizer que é impecável, eu amo como a forma que a eva enxerga a situação(sendo uma mulher com uma possível depressão pós-parto) transforma cenas cotidianas na vida de uma criança em coisas monstruosas. o final do livro é sem dúvidas impecável, não traz aquela clássica moral de mudança total ou reconstrução de família perfeita, mas sim na aceitação, na correção dos erros e na mudança de perspectiva. sensacional, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Myllene Felix 17/01/2024

Até nunca mais Kevin
Talvez tenha encontrado o personagem que eu mais odiei na história literária aqui. Meu deus, como eu não suporto esse Kevin. Intragável esse moleque.
Confesso que minha expectativa era altíssima e por isso eu me frustrei um pouco. Pra começar o formato do livro não me agradou, ele é em cartas, sou mais fã de narrativa em terceira pessoa.
Além disso, a protagonista (mãe do Kevin) é tão prolixa que deixa a leitura muito arrastada. Uma chuva de detalhes da rotina do Kevin que ao meu ver poderia ser descartada. Esse excesso de informação me deixou muito esgotada na leitura.
Acredito que se essa obra fosse mais enxuta, teria me ganhado totalmente.
De qualquer forma, a trama é muito boa, de verdade. O final é chocante, mas zero me surpreendeu, eu esperava por isso, acho que catei as migalhas pelo caminho, mesmo assim não tirou o brilho de todo ocorrido.
Pra quem gosta de leitura rica em detalhes, esse é um prato cheio. Se você como eu, gosta de mais objetividade, vai se arrastar um pouco, mas no final vale a pena.
comentários(0)comente



Nandinh4 17/01/2024

O começo foi difícil. A história era lenta e muito descritiva, porém depois da página 150 a narrativa se torna mais dinâmica e fluída e aí conhecemos mais o Kevin.
Por outro lado, Eva conta muito bem os fatos da história, sempre trazendo os dois pontos de vista e isso deixa o desdobramento do livro muito interessante.
comentários(0)comente



Mary 16/01/2024

Uau.
O livro é sensacional. Uma narrativa fluida, dinâmica e envolvente.
a Eva conta muito bem os fatos da história, sempre trazendo tanto do lado dela quanto o lado do Franklin, como ele enxergava e tal. A forma que ela se desdobra no livro para tentar compreender as partes e segurar as pontas ali é surreal.
Lê esse livro é definitivamente uma experiência.
comentários(0)comente



1620 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR