O Peão

Resenhas - O Peão

1 | 2 | 3 | 4

Teresa Cristina 24/10/2015

Ótimo
O autor impõe um ritmo eletrizante à história. Era difícil interromper a leitura em alguns momentos. Há um bom equilíbrio entre a trama principal e os dramas pessoais dos personagens. Muito bom. Já comprei os outros livros desta série: a torre, o cavalo, o bispo e a rainha. Se forem todos tão bons quanto "O Peão", terei várias noites em claro pela frente, sem conseguir desgrudar do livro.

Gabi 19/08/2015

Ótimo livro, misturando o real com o ficcional!
"A única coisa que nos consola de nossas misérias é a distração. No entanto, essa também é a maior das nossas misérias." (Blaise Pascal).

Ilusão, mágica, distração, antecipação!

Com essa citação que digo: o livro é fascinante! Te prende do começo ao fim!

A escrita é mt bem feita, a estória cola mt bem, é coerente o tempo todo e tem ação, tem suspense, mistério, vc se engana nas suspeitas porque o autor sabe mt bem esconder essa tensão, nada é óbvio, é td mt bem pensado. E a grande sacada foi misturar algo que ocorreu de verdade com personagens e estórias ficcionais.

Patrick Bowers é um agente mt interessante, inteligente, dedicado no que faz. E diferente do que outros romances policiais fazem, aqui o foco é no local e hora, na determinação de espaço e tempo, não só na vitimologia e profile de serial killer. E junto dele temos outros dois agentes não menos importantes: agente Lien-hua Jiang, focando na análise comportamental do assassino e o agente Ralph, uma britadeira ambulante muscular, necessário muitas vezes. E também gostei da personagem Tessa, uma adolescente típica com seus dramas particulares, tentando aceitar seu padrasto e sua relação conturbada com ele e ao mesmo tempo se inserir no seu próprio espaço, desfazendo seus dilemas.

E uma das coisas mais gostosas do livro: ele não acaba qd termina.

E assim ganhou espaço na minha biblioteca e nos meus favoritos. ;)
Silvana 20/08/2015minha estante
Muito bom!!!

Gabi 24/08/2015minha estante
:) To adorando a série! Cada livro é bem diferente um do outro.

Fabrício 01/10/2017minha estante
Vou ler esse com certeza.

Gabi 03/10/2017minha estante
Eu gostei bastante, li todos a série, com exceção do A Rainha.

Clã 20/06/2015

Clã dos Livros - O Peão
No primeiro livro da Série, Patrick Bowers é convidado a auxiliar nas buscas pelo serial killer conhecido como assassino da fita amarela.
Patrick é um especialista em criminologia ambiental. Ele é viúvo e tem sob seus cuidados uma enteada adolescente, que considera como filha. Com uma inteligência acima da média e uma técnica de investigação pouco convencional, o Sr. Bowers vai se esforçar para desvendar os mistérios plantados pelo assassino que parece estar jogando uma partida de xadrez.

"O que ele está tentando dizer? Que tudo isso é um jogo para ele? Que tudo é preto e branco? Quem é o peão? Ele é o peão? ( ... ) Talvez nós sejamos os peões?"

Mesmo contando com a ajuda da agente especial e psicóloga Lien-hua, de seu ex colega no FBI e amigo Ralph, entre outros, Patrick vai se deparar com um desafio muito maior do que esperava.

O assassino, auto intitulado Ilusionista, planeja todos os seus movimentos de maneira a desviar a atenção dos investigadores a fim de cometer seus crimes impunemente. Ele é muito inteligente, gosta de atenção e quer os holofotes todos voltados para ele. Precisa vencer e provar que é melhor, por isso parece travar uma batalha quase pessoal com nosso protagonista, Patrick Bowers.

"Mas quanto mais eu pensava a respeito, mas começava a acreditar que o assassino planejara tudo. ( ... ) Ele gosta do jogo. Gosta de ficar olhando."

Além da busca pelo assassino, que parece escorregar por entre os dedos de todos, Patrick Bowers terá muitos desafios, entre eles descobrir qual a ligação existente entre o governador de um importante estado, uma seita religiosa que prega o suicídio e o serial killer, que o desafia a todo momento. Como se tudo isso não bastasse ele ainda precisa fortalecer seus laços afetivos com sua enteada Tessa, que depois da morte da mãe ficou muito distante.

O autor consegue de maneira brilhante, costurar uma trama complexa e inteligente, repleta de elementos, sem se perder, ou deixar algo sem explicação. Com a narração em terceira pessoa, vemos os pontos de vista de diversos personagens, o que deixa o livro ainda mais dinâmico e interessante.

"O ilusionista sorriu ao observá-los. Estava feliz. Tão feliz! Quase começou a rir ali mesmo. Mas não riu. Não fez nenhum som. Estava no controle de tudo."

O Peão é um livro policial eletrizante. É impossível deixar suas páginas até chegar ao final.

Excelente! Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-peao-livro-1-da-serie-patrick.html

Chigurth 19/04/2015

Steven James nos entrega uma ficção policial inteligente e de qualidade.
Steven James estreia sua série de livros policiais com o pé direito.
A série dos Arquivos Bowers é cheia de enigmas,suspense e
violência explícita.
Tenso,e por vezes engraçado(de um modo inteligente e sagaz)
Steven James sem duvida tem uma criatividade soberba ao criar personagens cativantes
com otimos diálogos.
e personagens com fortes traços de personalidade e bases psicológicas Interessantes,onde ate mesmo os antagonistas sao perfeitamente bem colocados na estória, com inteligência acima da media e sede de sangue sem precedentes (você amará odiá-los)
James trabalha com duas frentes narrativas, em primeira(personagens principais)e terceira Pessoa(secundários e antagonistas)
A leitura do "Peão" soa ainda mais agradável ao termos acesso aos pensamentos de alguns personagens
Ao longo do livro como os de Patrick Bowers por exemplo,
Sao momentos tensos,ironicos,por vezes engraçados e sentimentalistas
Sem ser meloso.

Eletrizante,cheia de ação,
E com uma Trama muito bem costurada onde Steven James nos dá pistas nas sutis no decorrer do enredo de forma inteligente e sagaz.

Alem de toda a ação
Vamos mergulhar na vida pessoal de alguns personagens principais o relacionamento de Bowers com enteada,a narrativa entre os dois sao muito boas mesmo.
e a vida de seus parceiros,que em nada ficam apagados no livro,
E logo ganham a simpatia de quem lê.
tambem mergulhamos no passado dos antagonistas(momentos tensos e brutais).
Nenhum personagem do livro foi usado como tapa buracos,
Todos estao la e aparecem sempre ,
Tudo isso sem a estória perder o ritmo.

Pat Bowers - "A verdade nao teme um exame minucioso."

Em geral um livro excelente.
5 estrelas!

Claudiane 02/01/2015

"Só o mais tolo dos ratos se esconderia no ouvido de um gato. Mas só o mais sábio dos gatos o procuraria ali."
Adorei o livro. No começo, admito, talvez por que não tinha conseguido seguir o ritmo e não estou acostumada a esse gênero acabei abandonando o livro, até uma noite em que me vi sem uma desculpa pra não ler, me lembro de me sentar e começar a ler, li e li e me vi tentando desvendar o crime junto com o Pat, fiquei confusa com todas aquelas teorias criminais e me empolguei com a bifurcação nos crimes levando a duas histórias diferentes, o muito grande ego do Ilusionista, e as conspirações de Kincaid, tentava juntar todas as peças e ao mesmo tempo ler mais rápido pra chegar logo a conclusão do crime e ver como e se ele salvaria a última garota e se a filha dele seria uma das vítimas, fiquei curiosa se haveria alguma coisa entre Pat e Lien-hua, e o ritmo ia aumentando a medida que o cerco ia se fechando e as ações começaram a se sobrepor uma a outra e por fim fiquei embasbacada com a descoberta de quem era o Ilusionista, de todos os meus suspeitos, nenhum chegava nem perto, o que só me diz que não devo tentar ser detetive, quando dei por mim tinha acabado a história eram quatro e meia da madrugada e eu já planejava ler o próximo que parece vai ser sobre incêndios.

Silvana 20/11/2014

Magnífico!! Surpreendente!!
Excelente leitura! Trama bem bolada, de tirar o fôlego!!! Sem dúvidas é um dos melhores livros que eu já li desse gênero! Recomendo. Esse escritor acaba de entrar para minha lista de favoritos!!

Eli Coelho 03/08/2014

Tensão do começo ao fim. Um dos melhore policiais que já li.
Personagens carismáticos e muito bem construidos. Uma história fascinante. Um investigador inteligente. Uma psicologa forense como parceira (será um romance?) Um psicopata genial, sempre a frente da policia. Vários crimes interligados. Suspense, ação, mistério e muita tensão marcam a estréia dessa série com ótima narrativa.

Nos 20 capítulos finais só percebi que tinha parado de respirar quando estava quase desmaiando...rs...rs...

Enfim, uma belissima abertura como todo bom jogo de xadrez pede. Um autor que dá xeque mate no tédio e que revela um tabuleiro viciante.

RECOMENDO MUITO!Um dos melhore do genero. Genial. Perfeito.

Alineprates 11/07/2014

Perfeito, alucinante, visceral!

O Peão é o primeiro livro da série Os Arquivos de Bowers, que vai acompanhar os casos do detetive Patrick Bowers.

Nesse livro Patrick Bowers, apesar de estar afastado das investigações por problemas pessoais, é convidado, por um amigo muito querido, a ser o orientador do caso. Mesmo relutante Patrick aceita e promete a si mesmo não se envolver, nem participar das investigações, apenas orientar a equipe e apresentar seus métodos, porém o caso se torna pessoal e Patrick se vê diante de um dos Seriais Killers mais apavorantes de sua carreira.

Tudo começa com o contive que Patrick recebe, mesmo contra vontade Patrick decidi auxiliar no caso e se depara com um crime brutal, onde o assassino tortura mulheres até a morte, depois as estrangula e amarra uma fita amarela no cabelo das vítimas, e em todas as cenas de crime ele deixa um peão.

É um livro sensacional, incrivelmente bem desenvolvido e de deixar o leitor abismado. Eu devorei o livro em menos de dois dias, não conseguia parar de ler, precisa saber o que aconteceria e quem era o assassino.

O autor tem uma escrita muito gostosa, bem fácil de ler. A narrativa é super envolvente e conquista o leitor logo nas primeiras páginas.

Gostei muito da forma como a investigação foi conduzida, deixando o leitor de boca a berta. O protagonista também é incrível, Patrick é inteligente, tem um humor sarcástico, que rende boas risadas e luta contra seus próprios demônios, trazendo um pouco de drama a esse suspense de tirar o fôlego. Adoro quando os detetives tem suas vidas apresentadas ao leitor, isso faz com que nos aproximemos deles e cria empatia.
Os personagens secundários também são muito cativantes e espero encontrá-los nos próximos livros.

Existe uma investigação paralela que vai tratar de um massacre que aconteceu em 1978 em Jonestown, envolvendo política e gente de peso.

O clima de mistério é incessante e o assassino é extremamente inteligente, meticuloso e frio, está sempre um passo a frente da polícia e surpreende a cada crime. Fiquei perplexa com a astúcia do assassino e jogo que ele faz com a polícia, ele brinca e zomba dos detetives. Brilhante!

Amei O Peão e fico me perguntando como não conhecia Steven James ainda, o autor é incrível!

O livro me fez lembrar de como eu amo romance policial e sinto que preciso ler mais desse gênero que sempre me agradou tanto.

O Peão entra para meu Top 10 e se torna um dos queridinhos da minha vida. Se você gosta de suspense prepare-se para um dos melhores jogo de gato e rato da sua vida, O Peão vai fazer você prender a respiração até a ultima página.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/07/o-peao-steven-james.html#.U7_QtvldU3Q

Eli Coelho 03/08/2014minha estante
Terminei de ler hoje. Muito bom mesmo.
Otima resenha.

Rosana 30/06/2014

Excelente...
Muito bom como todos os livros do autor, ele prende nossa atenção do começo ao fim.

Tatiana 27/06/2014

Gostei. Muito!
Adoro um policialzinho bem escrito, e esse te prende do começo ao fim!
A trama é envolvente e caprichada, mas acho que lá pelas tantas, o autor quer criar tanto enredo pra continuar nos livros seguintes que se perde na história. Preferia que ele tratasse uma coisa de cada vez...
Mas gostei e recomendo!

Fernanda 18/04/2014

[Resenha] O Peão - Stevem James - Companhia Editora Nacional.
Confesso que estava com medo de ler este primeiro livro da série Os Arquivos de Bowers e não gostar, mas a escrita de Steven é viciante e só conseguir lagar o livro quando terminei a leitura. Confesso também que nunca fui muito fã de policiais, mas isso está mudando, pois tenho lido muitos livros o gênero e nem todos são ruins rs.

Bom, agora vou ler o segundo livro A Torre e espero que seja tão bom quanto o primeiro. A série é composta por: O Peão, A Torre, O Cavalo, o Bispo e A Rainha.

No primeiro volume conhecemos o agente Patrick Bowers, um agente conceituado e responsável pela prisão dos piores assassinos de todos os tempos e os mais procurados do mundo. Mas após prender tantos assassinos, Bowers se depara com “O ilusionista” um homem frio e experiente. Um homem cheio de desejo sombrio e louco para encontrar a “limonada” perfeita e saborosa no momento de adrenalina.

Sabemos que todo serial killer, age conforme o seu passado ou até mesmo presente e este não é diferente, pois ele precisa manter e se sentir no poder o tempo todo.

Além de prender assassinos, Bowers precisa cuidar de sua enteada o que não é nada fácil, principalmente, depois da morte de sua mãe. Bom, mas o fato de Tessa ser escolhida pelo serial killer as coisas podem mudar um pouco. E a partir da relação de padrasto e enteada vemos no livro uma série de mensagens importantes para nossa vida e isso deixa a leitura mais interessante.

A história é bem construída e não encontrei pontas soltas e pelo que sei do segundo livro ele conta outra história, mas levando muito acontecimentos do primeiro. Quero muito saber o que vai acontecer com o governador e quem ele realmente é, e ainda até onde vai Bowers e Tessa. E não posso me esquecer do ilusionista, porque ele meio que sumiu, depois de cair do penhasco.

Recomendo!! Os fãs de livros policiais vai amar esta leitura.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Minha Velha Estante 16/04/2014

E assim fui apresentada ao livro O Peão, da Companhia Editora Nacional.

O Peão, como já foi dito, é o primeiro livro de uma série de cinco livros já lançados, mas com previsão de mais dois, onde cada um tem como título o nome de uma peça de xadrez. Motivo suficiente para despertar o meu interesse. Mas o livro vai muito, muito mais além.
A série de espionagem Arquivos Bowers, de Steven James, teve os dois primeiros livros: O Peão e A Torre, lançados este mês no Brasil, pela Companhia Editora Nacional.

Em O Peão, vamos conhecer Patrick Bowers, agente especial do FBI, homem charmoso e muito inteligente, que perdeu a esposa de câncer há alguns meses e ‘herdou’ uma enteada de 17 anos. Criminologista especializado em geolocalização, técnica que permite localizar assassinos a partir de dados geográficos, ele é chamado por seu amigo Ralph para ajudar na captura do ‘Estrangulador da Fita Amarela’, um serial killer que até então se acreditava ter matado 5 mulheres em três estados diferentes.

O livro tem uma narração eletrizante. A história é contada pelo agente Pat e por outros personagens, além de um narrador onisciente, o que possibilita que você entre na cabeça de cada personagem e consiga entender seus sentimentos e motivações. Eu disse entender, não, aceitar. Faz também com que você antecipe algumas coisas que o Pat ainda não descobriu, mas nada que tire o suspense da história. Aliás, ponto para o autor Steven James, ele consegue manter o clima da história sempre em alta, e ai você não quer largar enquanto não acabar.

"Ele leu mais um parágrafo asinino que dizia que o Estrangulador da Fita Amarela provavelmente provocava incêndios, urinava na cama e torturava pequenos animais quando criança.
Bem, um acerto em três tentativas não era tão ruim."

Mais um ponto para a descrição fantástica dos personagens, principalmente do(s) assassino(s) (???). A história te leva a uma viagem por dentro da mente de um psicopata inteligentíssimo, de uma psicóloga que será o braço direito de Pat e lhe ensinará a traçar perfis psicológicos de assassinos, e pela mente do atormentado agente Patrick que, em muitos momentos me fez lembrar o Robert Langdon, do Dan Brown.

Como se o suspense não fosse suficiente para prender o leitor, o autor nos presenteia com o lado sentimental do agente do FBI durão, que prende assassinos cruéis e sanguinários. Pat terá que superar a morte de sua amada esposa que ainda o machuca, terá que aprender a viver com a enteada que tanto ama, mas com que tem uma relação difícil e terá a oportunidade viver um pequeno romance.

"Lembre-se, nossas escolhas decidem quem somos, mas nossos amores definem quem vamos nos tornar."

Continua...

site: http://minhavelhaestante1.blogspot.com.br/2013/06/resenha-da-drica-o-peao-steven-james.html

Araggorn 04/04/2014

Já tem algum tempo que estou de olho nessa coleção do Steven James. Comprei o livro, chamado O Peão. Neste livro acompanhamos o agente Patrick Bowers trabalhando como consultor nos casos de um assassino que se autoproclama, O Ilusionista. O livro tem um ritmo excelente e o assassino é um dos mais inteligentes que já vi em um livro, transformando a sua caçada num verdadeiro jogo de xadrez, onde ele quer dar o xeque-mate. A narração alterna entre a visão de Pat e a visão do assassino. Isso é muito legal e não deixa o interesse cair. A medida que vemos os planos do assassino para uma próxima vítima, vamos crescendo em angústia e tensão. O agente Pat ainda tem que lidar com o drama de ter perdido sua amada há oito meses e conciliar o trabalho e o tempo com sua enteada. A menina é uma adolescente esperta, que também está sofrendo e precisa muito do amor e atenção de Pat.

O autor injeta muito ritmo na narração e a leitura flui!

site: www.siriguelasaltitante.com.br

Lina DC 07/03/2014

Muito inteligente!
"O Peão" é o primeiro livro de uma série policial que traz como protagonista Patrick Bowers, o primeiro agente do FBI da história a se tornar PhD em criminologia ambiental.
Patrick é um homem extremamente inteligente e sagaz, mas que nos últimos tempos teve uma grande perda pessoal. Sua família consiste em seus pais e sua enteada Tessa de 17 anos de idade.
O livro alterna em capítulos narrados em primeira e terceira pessoa, sendo que os capítulos em primeira pessoa apresentam a visão de Patrick e os em terceira pessoa apresentam principalmente a visão do "Estrangulador da fita amarela".
A construção do enredo é excepcional. O modo como o autor conseguiu juntar o prólogo que se passa em 1985 à história principal que ocorre em 2008 é muito inteligente.
A caracterização do assassino é assustadora, pois ele se tornou um personagem bem humanizado, já que foi permitido ao leitor conhecer alguns elementos essenciais para torná-lo o que ele é. O mais assustador de tudo é relacionar o passado e as suas ações no presente, mostrando durante a leitura que as vezes as pessoas mais cruéis são aquelas que vivem sobre uma superfície de normalidade.
Os personagens secundários possuem um papel essencial na trama: os agentes especiais Ralph Hawkins, Brent Tucker, Margaret Wellington e a Jiang formam o quadro geral do cotidiano de Patrick e seus relacionamentos no trabalho. Alguns desses agentes são amigos, outros vingativos e invejosos, montando assim subtramas que podem ser desenvolvidas nos próximos livros.
Um dos pontos positivos do livro é observar a relação da Tessa e Patrick. Tessa tem uma personalidade muito parecida com a de Patrick e demonstra uma grande inteligência por trás da atitude de típica adolescente.
É impossível ler o livro e não se impressionar pela maneira como o autor organizou a trama, deixando claro que o criminoso do livro não é o único expert em xadrez, pois o leitor se surpreende com uma virada importante quase no final do livro.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. Do cuidado na revisão aos pequenos detalhes como o desenho de peões no final das páginas e início dos capítulos até a capa que mesmo em sua simplicidade apresenta elementos essenciais a trama e consegue despertar o interesse do leitor.

"E foi então que o Ilusionista percebeu que o espetáculo inteiro, do início ao fim, com todos os seus falsos erros e falas irreverentes, fora perfeitamente planejado, cuidadosamente ensaiado. O próprio espetáculo era uma grande ilusão". (p. 37)
Kau 28/08/2014minha estante
Ótima resenha

Tenyle 12/01/2014

Resenha: O Peão - Steven James
Uau! O que dizer além de ... uau?!

Sabe o que mais gosto na leitura? É que ela te arranca do sofá, da cama ou de qualquer lugar em que você esteja e te transporta pra aquela história e isso é simplesmente demais! Com O Peão não foi diferente. Quase como se tivesse vivendo tudo aquilo, por diversas vezes meu coração disparou, fiquei com frio na barriga e super ansiosa. Coisa de louco! No finalzinho pensei que ia ter um troço. (risos)

Enfim, vamos falar do enredo. Há um assassino muito doido (doido mesmo) a solta que se alto denomina O Ilusionista e o agente do FBI Patrick Bowers é chamado para auxiliar nas investigações. No momento em que ele é chamado, estava palestrando em Atlanta – Geórgia, e vai para o Estado da Carolina do Norte (A sinopse está errada!). Bom, ao ser chamado para auxiliar nas investigações e acaba se deparando com um psicopata que está sempre alguns passos a frente da polícia e do próprio Pat.

Preciso abrir um parênteses e falar o que achei do Pat (é assim que ele é chamado pelos amigos!). Apesar do autor não descrevê-lo fisicamente, fiquei super empolgada com ele. Imagino ele tudo de bom! Moreno alto, bonito e sensual! E além do mais ele é sensível (não de um jeito afetado) e sente a dor do outro! Como eu disse, tudo de bom!

Ainda sobre o protagonista: ele perdeu a esposa há alguns meses atrás e tem uma enteada adolescente com a qual não tem uma relação muito boa. Não está na ativa (isso depois que a esposa morreu), apenas presta consultorias e dava palestras. Quando chega em Asheville, Carolina do Norte, conhece a agente especial Lien-hua Jiang dentre outros policiais, mas ela, hum... ela vai mexer com ele! Vou me calar por que se não acabo falando demais.

Começa a “brincadeira” de gato e rato!

Sempre quando Pat vai colocar as mãos nele a gente vê que tudo não passava de mais um plano do assassino. O Ilusionista nos surpreende a cada página por sua inteligência e capacidade de arquitetar tudo perfeitamente, nos mínimos detalhes. Mas é assim que um psicopata é, né?!

Você deve se perguntar: onde é que entra o peão (nome do livro)? O que ele tem a ver com a história?

Bem, o assassino deixa sempre uma peça de Peão nas cenas dos crimes e no decorrer da história acabamos percebendo, cada vez mais, o que essa peça e o xadrez tem a ver com os planos do vilão.

Mais ou menos na metade do livro, o autor nos revela algo que muda um pouco o rumo de tudo e das investigações também, porque só então os agentes ficam sabendo desse detalhe que muda muita coisa.

Aí, é muito ruim falar assim, vagamente, para não entregar a história...

Além de tudo, como estudante de psicologia, adorei os personagens: vários distúrbios emocionais e mentais pra gente analisar! Tem psicopatia, depressão, mutilação do próprio corpo... Só Freud explica! (risos)

Não falei antes, mas se trata de uma série: Os Arquivos de Bowers. E são cinco livros com narrativas em torno do agente Patrick Bowers.

Os próximos são: A Torre, O Cavalo, O Bispo e o quinto, ainda não lançado no Brasil, A Rainha.

(Segundo a Wikipédia, a série tem ao todo oito livros, mas creio que no Brasil, até agora estão sendo publicados apenas cinco)

*Está resenha foi feita primeiramente para o blog Leituras & Loucuras.

site: http://www.leituraseloucuras.com.br/

1 | 2 | 3 | 4