O Ditador Sidney Sheldon

Resenhas - O Ditador

1 | 2 | 3 | 4

Karin.Oniesko 01/11/2020

Fantástico!
Terceiro livro infanto-juvenil do autor que li. Achei muito bom. Um pouco clichê, mas muito bom.
A cada capítulo fui ficando mais curiosa com o final, receando o destino do personagem principal. Recomendo.

Ynglid 02/08/2020

Diferente sem perder a maestria
O livro é muito bom. É diferente dos outros que li de Sidney Sheldon, senti ele mais puxado para comédia,. Se trata de um ator pobre que viaja a outro país. Chegando lá o governante do lugar que precisa fazer uma operação vê o ator idêntico a si e decide contratá-lo em seu lugar. O ator fica eufórico, mas acontece que ao interpretar seu papel ele vai percebendo que o homem é um ditador muito ruim, e vai desfazendo toda opressão na cara dura e isso o põe em grave problema pois o ditador não está com intenção de deixá-lo escapar ileso. Eu dei muita risada com a maneira como Ed lidava com os problemas que iam surgindo.
A trama é absurdamente bem desenvolvida. Chegou num ponto em que eu não sabia como o personagem ia sair da enrascada que ele se meteu e o autor deu uma reviravolta brilhante. Nada que eu já não esperasse dele, mas ele sempre consegue me deixar de boca aberta assim mesmo.
Recomendo vale a leitura.

Thi Acrisio 16/04/2020

Os DitAtores
Esse livro chegou até mim de forma inusitada, a ex namorado do meu irmão me emprestou, e no termino deles, ela acabou mudando de cidade e consequentemente me deu ele e os outro, faz um tempinho e acabei pegando ele na estante e partindo para a leitura, e bem curtinho e tem uma boa historia, que diverti, mas ao passa acaba decepcionando por ser algo bem fraco, e com soluções bem obvias, nem o final te surpreende.

Barbs 30/03/2020

Muito bom e engraçado
Aquele tipo de livro que nos faz rir e ao mesmo tempo fica louco para saber o final e ainda nos traz vários questionamentos e reflexões no decorrer da trama. Eu li quando tava de ressaca literária e foi ótimo, bom para descontrair de leituras mais pesadas.

Cesar Lobo 29/01/2019

O Ditador
Como fã de Sidney Sheldon, achei o livro bem aquém de algumas outras obras que já li do autor. Mas há que se dar um desconto, pois se trata de um livro infanto-juvenil. Leitura rápida , prática e direta. Uma história inusitada. Dá pra ler tranquilo em um ou dois dias.

Nelson 04/06/2017

Não indicado para crianças
É complicado resenhar esse livro infanto juvenil de Sidney Sheldon. Qualquer argumento utilizado para classificar os acontecimentos no livro vão esbarrar com o fato de ser uma obra voltada a leitores que estão inciando sua jornada pela literatura. Então, comparei sua leitura com outros livros infanto juvenis para poder chegar a um resultado.

Em O Ditador, temos personagens estereotipados e situações inverossímeis em excesso. Toda a trama gira em torno de Eddie Davis, o ator que se passa pelo ditador e coronel Ramón Bolívar, enquanto esse se recupera de uma cirurgia. Por ser uma literatura infantil, é compreensível a escolha do autor em retratar a história dessa maneira, mas acredito que o público americano que queira reforçar estereótipos negativos sobre a América Latina, seja um alvo mais apropriado para engolir as besteiras escritas por Sheldon.

Apesar de muitos países latinos terem passados por ditaduras militares em algum momento, Sheldon não se preocupou em mostrar quaisquer aspectos culturais sul americanos. E o pior, é previsível que a população será libertada por um herói americano cujo simples fato de ter vivido em Nova Iorque, o torna capaz de distinguir o certo do errado. Talvez Amador seja uma alegoria a Cuba, mas como disse, apenas serve para reforçar estereótipos negativos da América Latina.

Outro problema da obra está em sua fragilidade na construção dos personagens. Não acredito que apenas por ser uma obra infantil, ela precise ser tão mal elaborada. A principal indicação disso são as obras nacionais desse tipo de literatura. Basta ler O menino no espelho, de Fernando Sabino, para saber que é possível fazer algo muito mais amplo para o público infanto juvenil.

A falta de qualidade na obra também se revela de outra maneira, ao menos na edição lida para essa resenha, posso afirmar isso sem medo. O projeto editorial parece um tanto confuso. Primeiro, porque suas dimensões são horríveis, resultando em um livro desajeitado de manusear. Segundo, porque as folhas brancas geram certa transparência com facilidade. E por fim, a qualidade da impressão é péssima, variando em letras fortes, por vezes até borradas, e nas páginas seguintes percebe-se a quantidade de tinta diminuir, até que volte a ficar forte e borrada novamente. Também desconfio de erros de pontuação, mas como não sou gramático nem nada, fico apenas na desconfiança.

Se eu tivesse que indicar uma obra literária a uma criança, com certeza não seria O Ditador. Temos autores infinitamente melhores fazendo obras infantis.

Bruno Cardoso 29/12/2015

Nos defenderíamos no ato, caso qualquer pessoa nos dissesse que julgamos um livro bom, só por causa do autor. Mas a verdade é que, apesar de ser brilhante em alguns títulos (Conte-me Seus Sonhos, por exemplo) Sidney Sheldon é bem fraco em outros. O Ditador é um claro exemplo de livro que não teria vendido metade do que vendeu, se tivesse sido escrito por alguém sem um nome famoso. Arrisco dizer até, que talvez nem fosse comprado por alguma editora.

O Ditador conta a história de Eddie Davis. Um ator bem ruim e frustrado por não ter dinheiro para sustentar sua família. Em um ato de desespero, aceita sair em viagem atuando em um papel secundário numa peça. O primeiro país de turnê, chama-se Amador. Um local fictício criado pelo autor. Chegando lá, é convocado para se passar pelo ditador local, já que ele que precisa passar por uma cirurgia sem que o povo note que está ausente e Eddie é praticamente idêntico ao cara.

O ditador Rámon Bolívar, é impiedoso e cruel com os habitantes de Amador e isso fica claro logo no início do livro. Exceto para Eddie, que de tão burro não consegue enxergar as coisas que estão acontecendo ao seu redor. E devido a essa crueldade, um grupo de rebeldes liderado por Juan, cria planos para assassinar o ditador. No meio desse novelo de lã, quem acaba correndo perigo é Eddie. No decorrer do livro, [spoiler] Eddie consegue escapar (por pura sorte, em todos os casos) de SETE tentativas de assassinato. [fim do spoiler]. No geral, acabamos ficando frustrados várias vezes durante a história, devido a pequenas incoerências que seriam facilmente corrigidas com um olhar mais apurado do autor.

"Ah, mas pode não ser um livro para adultos." Alguém poderia dizer, já que eu mesmo cheguei a pensar. Em histórias voltadas para as crianças, a coerência nem sempre é o ponto alto da história. É mais fácil que quem não tenha uma leitura tão crítica, aceite muito mais coisas que qualquer outra pessoa. Mas, esse questionamento me levou a ler história com ainda mais calma, a fim de poder escrever uma crítica contundente. Logo pude perceber elementos que seriam considerados pesados demais para fazer parte de uma leitura infantil. Formas de torturas e cenas um tanto cruéis. E com isso, descarto a possibilidade de que seja uma narrativa voltada para crianças.

Além dessas pequenas coisas em que você lê e fica "ué? é isso mesmo?", o livro também é bastante fraco na descrição dos personagens. Deixando para o leitor o trabalho de imaginar a grande maioria por conta própria e auxílio de alguns desenhos (dependendo da sua edição). A história também é bastante repetitiva. Um fato que ocorre no início do livro vai voltar a acontecer várias vezes, porém apenas com a mudança do contexto. Se fosse um livro um pouquinho maior, provavelmente veríamos um número maior de abandonos na aba do Skoob.

O encerramento foi uma das coisas que me fez sentir que no final das contas, iniciar a leitura não havia sido uma total perda de tempo. Depois de passar da metade do livro, nada mais parecia ser novo ou surpreendente. E eu estava parcialmente errado. De fato, o fim é como nós, leitores, esperamos que seja, porém, a forma como acontece que é o tcham da história. A última frase te deixa com um sorrisinho no rosto e a sensação de que, até que foi uma leitura gostosa.

site: http://caixasdsapato.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-ditador-sidney-sheldon.html

Moises Celestino 04/08/2015

A Vida costuma pregar peças!
Já li várias este livro escrito pelo fantástico Sidney Sheldon. É uma incrível e bem produzida história que te prende do início ao fim. Simplesmente...DIVERTIDO!

Gaby 07/02/2014

O Ditador
O livro narra a história de uma ator americano que é muito parecido com um ditador chamado Bolivar. E esse ator vive uma "aventura" após ser contratado pelo ditador para se passar por ele, pois ele tem que fazer uma cirurgia, mas tem medo do povo tomar o poder e mata-lo.
Eu gostei do livro (mais um livro ótimo de Sidney Sheldon)

Miguel 04/11/2013

O Ditador, Sr: Sheldon, um apaixonado pela America Latina.
Mais um vez Sidney escreveu sobre a America latina, onde por aqui criou um país chamado Amador. Achei o protagonista no começo muito ingenuo, Sheldon me surpreende cada vez mais a cada livro, essa trama me pegou durante o fim de semana. Só queria saber se o coronel morreu! /=

Tay 05/09/2013

Antes de começar a resenha, Traga-me papel e caneta

Eddie Davis é um ator que não arruma papeis, sua esposa está no estágio terminal da gravidez e ele devem muito, até que o seu 'empresário' dá pra ele um papel em uma pesa que entrará em tour pela América do Sul, ele então parte deixando Mary, sua esposa, e vai para Amador.
Amador é um país fictício que fica entre a Colômbia e a Bolívia, que tem como líder um ditador carrasco que só pensa em ficar mais risco e a população mais pobre, ele é Ramón Bolívar, que descobre ter que fazer uma cirurgia e não pode deixar o posto se não a população o tira do poder. A salvação está com Eddie que se parece muito com o ditador.
O livro é super cômico, e super leve. Quem lê os outros romances do Sidney pode leva um choque com a temática do livro, mas logo gosta.
Adorei todos os personagens e achei muito bom o final. O livro tem cerca de 158 páginas e dá pra ler em menos de 1 hora.

Karina 29/04/2013

O Ditador - Sidney Sheldon
Mais uma incrível obra assinada por Sidney Sheldon, O Ditador é um suspense infanto-juvenil, um livro com poucas páginas que é difícil levar mais que algumas poucas horas para terminar a leitura, pois a história é cativante.
Contando a história de Eddie, Sheldon nos encanta do começo ao fim. Engraçado, inteligente e bem elaborado é leitura obrigatória para quem é fã de Sidney Sheldon.
Eddie Davis é um ator falido que precisa desesperadamente de um papel no teatro para pagar suas dívidas. Casado com Mary a situação fica mais complicada quando descobrem que ela está grávida.
Porém a sorte de Eddie está para mudar. Seu produtor entra em contato, informando que o mesmo foi escalado para representar uma peça.
Para Eddie seriam apenas alguns dias, encenando um velho sucesso da Broadway, My Fair Lady, em Amador. Uma pequena cidade da América do Sul. Mas o destino irá mudar muita coisa.
Uma crise esta ocorrendo na cidade, pois o Coronel Ramón Bolívar, O Ditador, precisa fazer uma cirurgia urgente. Mas ninguém pode saber que ele encontra-se internado, pois uma possível invasão e ou revolta, pode acabar com tudo que ele conquistou.
A semelhança entre Eddie e o Coronel Bolívar é rapidamente notada, então o ditador oferece uma grande quantia em dinheiro para que o ator interprete à sua pessoa por algumas semanas.
É claro que Eddie aceita, ele precisa do dinheiro para cuidar de seu filho e esposa, mas nem imagina que é uma armadilha que poderá levá-lo à morte.
Sidney Sheldon nos transporta para um mundo onde o representante político da cidade, era temido por suas ações. Corrupto e assassino, ele critica a sociedade de uma maneira simples que nos faz refletir.
Eddie fica chocado e vira a vida do verdadeiro Coronel Bolívar de cabeça para baixo.
Na posição de líder político ele começa a ser perseguido por um grupo de rebeldes e revolucionários, e sente-se preso ao centro de uma teia perigosíssima de intrigas.
A cada página uma nova aventura, uma nova surpresa. Uma corrida contra o tempo para manter-se vivo.
Uma trama bem elaborada e repleta de suspense que prende o leitor do começo ao fim.

Declaro que todos os prisioneiros agora detidos nas celas subterrâneas do palácio devem ser libertados imediatamente, voltando para suas casas e suas famílias. Não haverá mais execuções em Amador sem um julgamento justo. Ao final, assinou: Coronel Ramón Bolívar.

Titulo: O Ditador
Titulo Original: The Dictator