O Ditador

O Ditador Sidney Sheldon

Resenhas - O Ditador

1 | 2 | 3 | 4

Clara 16/07/2021

Li esse livro em um dia...é uma leitura bem leve,mais pra passar o tempo mesmo! Comecei sem nenhuma expectativa,o que talvez tenha me ajudado a gostar da obra de uma maneira geral. Confesso que fiquei bem curiosa para saber o final do Eddie e fiquei envolvida ao decorrer do enredo,por ser um livro curtinho e bem leve a leitura ocorreu bem rápido. Não é um dos meus favoritos da vida,mas é engraçado em alguns momentos e faz leves críticas ao tipo de regime do país fictício "Amador" em outros. Resumindo,gostei do livro como uma forma de passar o tempo,valeu a leitura!

FabianoRubinho 29/03/2021

Comico
Uma sátira divertida, talvez a Fidel, Maduro dentre tantos outros. Como a cegueira e o poder podem corromper. Me surpreendi por ser Sydney Sheldon num momento comédia. Vale a leitura... bem atual por sinal.

Nelson 04/06/2017

Não indicado para crianças
É complicado resenhar esse livro infanto juvenil de Sidney Sheldon. Qualquer argumento utilizado para classificar os acontecimentos no livro vão esbarrar com o fato de ser uma obra voltada a leitores que estão inciando sua jornada pela literatura. Então, comparei sua leitura com outros livros infanto juvenis para poder chegar a um resultado.

Em O Ditador, temos personagens estereotipados e situações inverossímeis em excesso. Toda a trama gira em torno de Eddie Davis, o ator que se passa pelo ditador e coronel Ramón Bolívar, enquanto esse se recupera de uma cirurgia. Por ser uma literatura infantil, é compreensível a escolha do autor em retratar a história dessa maneira, mas acredito que o público americano que queira reforçar estereótipos negativos sobre a América Latina, seja um alvo mais apropriado para engolir as besteiras escritas por Sheldon.

Apesar de muitos países latinos terem passados por ditaduras militares em algum momento, Sheldon não se preocupou em mostrar quaisquer aspectos culturais sul americanos. E o pior, é previsível que a população será libertada por um herói americano cujo simples fato de ter vivido em Nova Iorque, o torna capaz de distinguir o certo do errado. Talvez Amador seja uma alegoria a Cuba, mas como disse, apenas serve para reforçar estereótipos negativos da América Latina.

Outro problema da obra está em sua fragilidade na construção dos personagens. Não acredito que apenas por ser uma obra infantil, ela precise ser tão mal elaborada. A principal indicação disso são as obras nacionais desse tipo de literatura. Basta ler O menino no espelho, de Fernando Sabino, para saber que é possível fazer algo muito mais amplo para o público infanto juvenil.

A falta de qualidade na obra também se revela de outra maneira, ao menos na edição lida para essa resenha, posso afirmar isso sem medo. O projeto editorial parece um tanto confuso. Primeiro, porque suas dimensões são horríveis, resultando em um livro desajeitado de manusear. Segundo, porque as folhas brancas geram certa transparência com facilidade. E por fim, a qualidade da impressão é péssima, variando em letras fortes, por vezes até borradas, e nas páginas seguintes percebe-se a quantidade de tinta diminuir, até que volte a ficar forte e borrada novamente. Também desconfio de erros de pontuação, mas como não sou gramático nem nada, fico apenas na desconfiança.

Se eu tivesse que indicar uma obra literária a uma criança, com certeza não seria O Ditador. Temos autores infinitamente melhores fazendo obras infantis.

Archeron 22/03/2022

Gostei muito
Aaah eu conheci esse livro na escola e gostei bastante da leitura, só não gostei muito do final mas isso a gente releva kkkkk

Suee 19/10/2021

??????
Gostei da história, bem emocionante e prende o leitor.
Bem diferente dos outros livros do Sidney que costumo ler, curta e direta, gostei dos personagens, infelizmente a tirania é o mal do mundo e isso ainda acontece nos dias de hoje. Esperamos que um dia possamos viver em igualdade e liberdade.

aoki.vane 22/03/2023

Quando Sidney Sheldon quer ir direto ao ponto, ele vai.

Uma ótima leitura para uma ressaca literária.

Karina 29/04/2013

O Ditador - Sidney Sheldon
Mais uma incrível obra assinada por Sidney Sheldon, O Ditador é um suspense infanto-juvenil, um livro com poucas páginas que é difícil levar mais que algumas poucas horas para terminar a leitura, pois a história é cativante.
Contando a história de Eddie, Sheldon nos encanta do começo ao fim. Engraçado, inteligente e bem elaborado é leitura obrigatória para quem é fã de Sidney Sheldon.
Eddie Davis é um ator falido que precisa desesperadamente de um papel no teatro para pagar suas dívidas. Casado com Mary a situação fica mais complicada quando descobrem que ela está grávida.
Porém a sorte de Eddie está para mudar. Seu produtor entra em contato, informando que o mesmo foi escalado para representar uma peça.
Para Eddie seriam apenas alguns dias, encenando um velho sucesso da Broadway, My Fair Lady, em Amador. Uma pequena cidade da América do Sul. Mas o destino irá mudar muita coisa.
Uma crise esta ocorrendo na cidade, pois o Coronel Ramón Bolívar, O Ditador, precisa fazer uma cirurgia urgente. Mas ninguém pode saber que ele encontra-se internado, pois uma possível invasão e ou revolta, pode acabar com tudo que ele conquistou.
A semelhança entre Eddie e o Coronel Bolívar é rapidamente notada, então o ditador oferece uma grande quantia em dinheiro para que o ator interprete à sua pessoa por algumas semanas.
É claro que Eddie aceita, ele precisa do dinheiro para cuidar de seu filho e esposa, mas nem imagina que é uma armadilha que poderá levá-lo à morte.
Sidney Sheldon nos transporta para um mundo onde o representante político da cidade, era temido por suas ações. Corrupto e assassino, ele critica a sociedade de uma maneira simples que nos faz refletir.
Eddie fica chocado e vira a vida do verdadeiro Coronel Bolívar de cabeça para baixo.
Na posição de líder político ele começa a ser perseguido por um grupo de rebeldes e revolucionários, e sente-se preso ao centro de uma teia perigosíssima de intrigas.
A cada página uma nova aventura, uma nova surpresa. Uma corrida contra o tempo para manter-se vivo.
Uma trama bem elaborada e repleta de suspense que prende o leitor do começo ao fim.

Declaro que todos os prisioneiros agora detidos nas celas subterrâneas do palácio devem ser libertados imediatamente, voltando para suas casas e suas famílias. Não haverá mais execuções em Amador sem um julgamento justo. Ao final, assinou: Coronel Ramón Bolívar.

Titulo: O Ditador

Boa Leitura.

Casa de Livro Blog

Karina Belo

lucasrespindola 24/11/2012

Um personagem bobo que ao mesmo tempo era como se fosse um herói, acontecimentos engraçados e risadas garantidas. Recomendo.

"Ana Paula" 25/02/2012

O que dizer dos livros de Sidney Sheldon? Mas nada além de maravilhosos!

O Ditador conta a estoria de Eddie Davis, um ator quase falido que por um milagre consegue um pequeno papel na peça My Fair Lady. A peça se apresentara em Amador, um país governado por um ditador tirano: Ramón Bolívar. Eddie sem saber, é sósia de Ramón e o mesmo o convence a ficar em seu lugar e governar o país enquanto Ramón passa por uma cirurgia cárdiaca. Feliz por ganhar mais dinheiro, Eddie aceita e acaba se metendo numa armadilha onde ele pode acabar morrendo.

A leitura é facil e a estoria e bem fraca, não é como os outros livros do Sidney. Mas mesmo assim vale a pena ler!

Karin.Oniesko 01/11/2020

Fantástico!
Terceiro livro infanto-juvenil do autor que li. Achei muito bom. Um pouco clichê, mas muito bom.
A cada capítulo fui ficando mais curiosa com o final, receando o destino do personagem principal. Recomendo.

mans 04/03/2011

Sensacional. Pero no mucho.
Um ótimo livro. Mostra os problemas extremamente cômicos do personagem, mas não é um livro em que nos prendemos totalmente a história nem aos personagens.
Um boa obra apesar de não ser uma das melhores de Sidney Sheldon.

Yasmin Oliveira 22/01/2011

Muito Bom!
Um livro que prende até o final , e que é ótimo!
O primeiro livro do Sidney Sheldon que li, muito bom!
MARAVILHOSO!

Gustavo Costa 22/01/2011minha estante
O primeiro? então procure o livro A Perseguição também de Sidney Sheldon você vai adorar é uma agonia que te vai te prender até a ultima pagina do livro

Yasmin Oliveira 02/04/2011minha estante
Obrigada Gustavo! Quando tiver oportunidade juro que lerei. Beijos

Douglas 24/01/2010

Como foi uns dos primeiros livros de Sheldon que li não recordo muito dele.

1 | 2 | 3 | 4