Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Thamyres 03/08/2023

Minha leitura
No começo foi bem difícil pra seguir na leitura, a atmosfera era bem fria e isso me afetou. Em seguida, passei a ficar com raiva de todo mundo por tudo que tava acontecendo, principalmente da Nina kk. Entretanto o final me surpreendeu, estava sem espectativas e ele fez mudar tudo pra mim. Assim como as três tiveram um processo de resignificação sobre as memórias do passado, após saber sobre a história da mãe, eu também tive!

Izabella 27/07/2023

Jardim de inverno
Esse é o tipo de livro que você lê em uma tarde nublada, fria e chuvosa achando que vai ser apenas mais um livro que vai fazer você se distrair e conforme você vai lendo acaba percebendo que não vai mais enxergar certas coisas do mundo como via antes, sempre que estiver frio, em algum momento que eu ver neve eu vou lembrar desse livro, agora que eu terminei não tem como não mudar a forma que eu vejo essa natureza do mundo, mais um daqueles livros que eu fui ler não esperando muito e no fim mudou como eu enxergo algumas coisas do mundo.

Flavia Flavitchia 23/07/2023

História comovente, cruel, sofrida e bela ao mesmo tempo
Fazia alguns meses que eu queria conhecer a escrita da autora e esse foi um ótimo estreante.

Quando li a sinopse do livro, nem sequer passou por minha cabeça o que seria abordado durante a trama. Me pegou totalmente desprevenida! A forma como é contada também foi muito bonita.

É uma história comovente, cruel, sofrida e bela ao mesmo tempo. E dói ainda mais imaginar que milhares de pessoas no mundo realmente passaram por isso...

Adorei a leitura e já quero ler outros da autora!

Isabela 18/07/2023

A autora conseguiu me levar para dentro do livro e emocionar com a relação das filhas com a mãe, o sofrimento de perdas e a alegria dos reencontros.

Patti Spissoto 08/07/2023

Como não chorar?
Que história linda! Tinha lido esse livro em 2014 e agora reli... Não lembrava de nada da história, então foi como se tivesse lido pela primeira vez. E amei cada pedacinho.

kathcontardi 08/07/2023

Uma leitura comovente sobre perdão e tempo
Posso dizer que a sua leitura jamais será a mesma depois desse livro. A sua visão sobre o tempo, o amor, a família e principalmente, sobre escutar, será totalmente modificada.

Aqui, Kristin Hannah conta a história de uma família fragmentada, unidas apenas pelo pai que está falecendo após uma insuficiência cardíaca. Em seu leito, ele pede apenas uma coisa para suas filhas, ?escutem a história da sua mãe?.

As filhas, Nina e Meredith, precisam então estreitar laços com sua mãe que é sempre fechada e um enigma a elas. Ambas cresceram sem entender nada sobre a vida ou os sentimentos da mãe, agora precisarão convencê-la a se abrir e quem sabe assim se redimirem como família e resgatarem também aquilo que todas sentem faltar em si.

Esse livro fala sobre perdão e sobre o tempo, como o tempo não apaga os sentimentos tão fincados em nossa alma e como precisamos nos perdoar para seguirmos em frente com a nossa vida. Fala sobre resgatar a si mesmo, sobre reconquistar nossos laços familiares e sobre como escutar mais e falar menos pode ser a chave de um convívio. Como escutar pode salvar outra pessoa e nos fazer enxergar uma situação de outra forma.

A cada leitura de Kristin Hannah, sou transformada, moldada e por meio da emoção ela me fez enxergar como perdemos tanto por enxergamos superficialmente as pessoas e os sentimentos de outros. O inverno para mim, passa a ser a estação mais calorosa depois desse livro.

Filipe Jonathan 07/07/2023

Uma história de superação
Durante séculos, os contos de fada foram contados as crianças como um meio de ensinar alguma lição importante. Muitos desses contos não são histórias fofas como os filmes da Disney, mas uma narrativa mais madura. Por exemplo, para tentar impedir que as crianças entrassem sozinhas na floresta, se dizia que lá existiam bruxas, lobo mal ou outros seres sobrenaturais. Colocando medo nos pequenos de que se desrespeitassem essa regra, algo ruim poderia acontecer. Mas será que um simples conto de fada poderia esconder acontecimentos reais por trás dele?

É isso que vamos descobrir no livro Jardim de Inverno, publicado em 2010 pela autora Kristin Hannah. Ele conta a história das irmãs Meredith e Nina Whiston. Duas irmãs que na infância eram próximas, mas depois de adultas cada uma tomou seu rumo na vida. O relacionamento delas com a mãe Anya não é o melhor exemplo a ser seguido, pois ela sempre foi uma mulher fria com todos, parecendo não ter sentimentos pelas próprias filhas. A única coisa que as conectava quando pequenas eram os contos de fada russo que a mãe contava de um jeito que só ela sabia fazer.

Um pouco antes do pai delas falecer, ele faz Nina prometer que fará a mãe contar o conto de fadas até o final, pois, isso será muito importante para que entendam a verdadeira história dela. Aos poucos vamos descobrindo as situações que levaram Anya a se tornar essa pessoa tão fria. Passado e presente se mesclam em uma história de sobrevivência e dor que nos envolve, pois todos carregamos marcas em nossa história.

Lidiany.Mendes 06/07/2023

Sensível e forte
Já tinha ouvido falar da autora, porém esse é o meu primeiro contato com a escrita dela. Estou encantada com a força e a sensibilidade que ela consegue passar.
Neste livro conhecemos a história de uma mulher. Seus amores, suas dores e suas alegrias.
Geralmente não choro com os livros que leio. Me emociono, mas chorar não. Esse livro me fez chorar e vai me acompanhar por muito tempo.

Leticia.Liesenfeld 29/06/2023

Apenas Frases
ÀS MARGENS DO PODEROSO RIO COLÚMBIA, naquela estação gelada quando cada respiração fica visível, o pomar chamado Belye Nochi estava quieto. Macieiras dormentes estendiam-se até onde a vista alcança, as raízes fortes e retorcidas bem profundas no solo frio e fértil. À medida que a temperatura caía e a cor sumia da terra e do céu, a paisagem embranquecida causava uma espécie de cegueira de inverno; um dia ficava impossível de distinguir do outro. Tudo congelava, ficando frágil.

Renatinha 29/06/2023

Uau! Jardim de Inverno é um livro, Uau!
Forte, com pessoas, histórias, momentos de vida e da história da humanidade fortes. As guerras deixando marcas e consequências, sejam em quem as viveu ou nas pessoas próximas de quem passou por elas.

Uma família com sentimentos mal resolvidos, mal explicados, com sentimentos distantes e um segredo, descobrindo o amor e a dor ao mesmo tempo. Duas irmãs com personalidades opostas, unidas para desvendar um mistério, quem é a mulher a quem chamam de mãe.

Um conto de fadas que, assim que percebi seu significado me fez ler e ler sem vontade de parar. Um final surpreendente e emocionante. Uma leitura que muitas pessoas deveriam desfrutar e sentir seus efeitos.

Bia Pupato 28/06/2023

Essa foi para os favoritos
Eu pedi indicação de um livro pra chorar e recebi esse que com certeza foi muito melhor do que o esperado. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, e apesar de ver que a escrita da autora é bem elogiada, nunca tive a curiosidade de ler.

Afirmo que foi um erro terrível não ter conhecido a escrita da Kristin antes e que meu pedido por lágrimas foi atendido.

A história é emocionante, além de abordar a guerra (tema que eu gosto bastante). Mas fala muito sobre relações familiares, a construção de laços e a importância da família.

E o final me pegou em cheio, eu não imaginava o plot que me aguardava. Resumindo: FAVORITEI!

Aletheia (@almaletrada) 18/06/2023

Ao começar esse livro, achei que seria sobre a estória da família Whiston. Como eu estava enganada!

A personagem principal aqui é a cidade de Leningrado na URSS durante e pós segunda guerra mundial.

O início traz as dores de uma família travada pela falta de amor da mãe. As irmãs Nina e Meredith ergueram um muro ao redor dos seus corações para se protegerem da falta do carinho da mãe.

Após a morte do pai, Evan e de um pedido seu (conheçam sua mãe), a narrativa começa a mudar e passamos a cada página, a odiar menos essa mãe!

Anya começa a contar sua história como um conto de fadas que tantas vezes as meninas ouviram enquanto crianças, até elas entenderem que o reino é um lugar definido e a personagem Vera, é alguém muito mais próximo do que elas jamais sonharam.

O plot da estória é incrível e a redenção de Anya é linda! Nina e Mere também conseguem se encontrar com os seus eus e conexões antes rompidas, são restabelecidas.

Me emocionei muito com essa narrativa e a forma como Anua conta sua história de vida!

Fernanda.Araujo 17/06/2023

Emocionante
Acabei de ler esse livro e ainda estou digerindo toda a história. Ele me gerou vários tipos de sentimentos durante a leitura. A parte histórica, referente a guerra foi descrita tão real e desesperadora. Enfim, mexeu comigo.

thadentrodolivro 15/06/2023

O Melhor Livro que li esse ano.
Pensa num livro bom. Vc começa ler e começa tentar entender a história. O livro é sobre perdas, sobre tentar continuar, tentar entender o próximo. Chorei muito, pois no final você entende muito porque Anya era tão distante das filhas. Você descobre o tanto que ela foi guerreira e o final, é lindo demais.
Favoritei o livro, pois é muito muito emocionante.