A Arte de Correr na Chuva

A Arte de Correr na Chuva Garth Stein

Resenhas - A Arte de Correr na Chuva

Léia Viana 03/06/2012

Apaixonante, cativante! Uma linda homenagem ao Senna!
“O verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar obstáculos – de preferência criados por ele mesmo – a fim de triunfar. Um herói sem defeitos não é interessante para o público ou para o universo, pois, afinal de contas, o conceito de herói se baseia no conflito e na oposição, no encontro da força irresistível com o objeto irremovível. E é por isso que Michael Schumacher, certamente um dos mais talentosos pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, vencedor de mais corridas, ganhar de mais campeonatos, detentor de mais pole-positions do que qualquer outro piloto da história da Fórmula 1, sempre fica fora da lista de campeões favoritos dos fãs de corridas. Ele sempre foi diferente de Ayrton Senna, que usava as mesmas táticas tortuosas e ousadas de Schumacher, mas fazia isso com brilho, e por isso diziam que era carismático e emotivo, e não distante e inatingível, o que costumam dizer de Schumacher. Schumacher não tinha defeitos. Tinha o melhor carro, a equipe mais rica, os melhores pneus, mais habilidade. Quem poderia se alegrar com as suas vitórias?”

Este livro foi uma surpresa e tanto para mim. Sou fã declarada de Ayrton Senna, assim como o autor, e concordei com cada observação feita por ele a respeito do talento de Senna nas pistas da F1. O título: "A Arte de Correr na Chuva", é uma homenagem e tanto a este piloto brilhante que deixou uma saudade imensa de vê-lo brilhar nas pistas da F1, principalmente em dias de chuva.

A história é narrada pelo olhar de Enzo, um cachorro que deseja voltar a terra, em uma próxima vida, como gente. Enzo acompanha um bom período da vida de Denny, o seu dono que é apaixonado por corrida de carros e deseja muito trilhar a carreira de piloto de corridas profissional. Denny passa esse seu gosto por corridas de carro a Enzo, que durante um bom tempo, fica, muitas vezes ao lado de Denny, assistindo as corridas de carro pela televisão.

Enzo vê Eve aparecer na vida de Denny, sente um certo ciúmes por ter de dividir Denny com ela, vê a chegada de Zoe, e sente que, cada vez mais ele faz parte daquela família, é parte do convívio diário com todas aquelas pessoas, das quais ele aprende a conhecê-los e amá-los, cada um do jeito que é, e percebe como a vida humana é cheia de absurdos, medos e desejos, muitas vezes imprevisíveis e que escapam do nosso controle.

A vida de Denny transformasse em um emaranhado de acontecimentos ruins, que foge do seu controle, e Enzo, não atua como um mero expectador, Enzo é muito mais que isso, é o amigo inseparável de Denny, aquele que nos momentos decisivos da vida de Denny, o faz tomar a decisão correta.

A narrativa é cativante e apaixonante, não somente por citar Senna em algumas passagens, mas por mostrar o quão importante é persistir no que acreditamos e sermos fiéis aos nossos ideais e confiar, acima de tudo, em nós mesmos e em nossas escolhas e atitudes.

A vida é uma luta diária e constante, não devemos desistir nos primeiros tropeços que levamos, se, acreditamos que estamos construindo o nosso projeto de vida, dentro dos nossos valores e, acima de tudo estamos sendo corretos com todos aqueles que estão em nossa volta, devemos nos erguer de cada tombo com confiança e fé naquilo que estamos construindo.

“Com o poder da sua mente, determinação, instinto e experiência, você pode voar muito alto.” Ayrton Senna.

Leitura recomendada!

Lanne 09/05/2012

Depois de ter lido Marley & Eu, fiquei com muita vontade de ler esse livro, pensando eu que eles eram parecidos ou coisa assim, me enganei perfeitamente, os dois livros não tem nada na ver um com outro, a única semelhança é que trata-se de cachorro. Eu amo de paixão Marley & Eu, e pensei que conseguiria ter a mesma paixão por esse livro também.
A arte de correr na chuva é muito bom, ele transmite uma emoção tão diferente de todas que já sentir, o fim então, é muito bom, muito bom mesmo.
Foi no final do livro que eu não queria mais larga-lo, e também não queria que acabasse, bem que poderia ter continuação.
Fui contra a encarnação, pois o cachorro que se chama Enzo diz que ele iria reencarnar em um corpo de um homem, e no final aparece um menino de cinco anos chamado Enzo que é fã do dono do cachorro, disso eu não gostei.

Bibs | @queriaestarlendo 05/04/2012

Seu carro vai para onde seus olhos estão.
Já faz algum tempo que eu li o livro, mas ele sempre me surpreende quando penso sobre. Não figurou na lista dos mais vendidos de revistas importantes e nem recebeu o titulo de Best-seller. Na verdade, é difícil encontrar muita coisa sobre ele na internet e isso, para mim, é uma pena.

A arte de correr na chuva conta a história de um cãozinho chamado Enzo que, ainda pequeno, é adotado pelo piloto de stock car, Denny Swift, o melhor corredor em pista molhada (daí o nome do livro). A partir daí, acompanhamos toda a vida de Enzo (desde seus últimos segundos até os primeiros) em uma retrospectiva de tudo que ele passou e tudo que viu, que o fizeram crescer como alma e se preparar para voltar ao mundo como um humano.

O que mais me interessa no livro é que ele é contado pelo ponto de vista do Enzo enquanto ele descreve sua vida de cachorro e, com uma simplicidade e inocência tamanha, uma lealdade descabida, percebemos o quanto ele está pronto para evoluir em um plano astral.
Confesso que quando terminei de ler não dei a devida atenção, mas tenho o costume de pensar muito a respeito do que li depois, e então comecei a perceber os toques de espiritualidade e filosofia de um cão que foi criada assistindo ao canal National Geographic, o tom de lealdade e ingenuidade do livro. E no fim, acabei me pegando pensando se aquilo era o que os cães realmente sentiam e pensavam, se era daquela maneira que uma alma evoluía. Uma boa reflexão e uma leitura muito fácil.

Não gosto muito de criticar a escrita de um autor, porque pra mim isso é marca. Quem escreve sabe que depois de um tempo acabamos nos apegando a uma maneira de escrever, um tipo especifico, uma zona onde nos sentimos mais confortáveis; e é por isso que evito criticar a escrita. Mas até hoje só existiu um autor que me decepcionou nesse quesito, e não foi Garth Stein. Ele escreve de maneira leve e solta, com desenvoltura e você não se sente engolido por palavras e expressões que não entende. É gostoso ler A arte de correr na chuva.

E, para quem ficou com um pé atrás achando que o livro é daqueles que focam em espiritualidade e reencarnação, está enganado. O livro foca na vida de um cão, em sua lealdade e fiel amizade ao dono e é interessante poder imaginar como eles se sentem em relação a nós – uma visão diferente da de Marley e Eu.
É um livro lindo e que merece atenção.

“Seu carro vai para onde vão seus olhos. É apenas uma outra maneira de dizer que o que você deseja já está a sua frente.”

Super recomendado e com cinco estrelinhas!

xo.xo

Ju 20/03/2012

A arte de correr na chuva
Antes de mais nada, eu sou muito receosa pra ler livros onde a narrativa parte da vida de um animal, eles tem vida curta, e na maioria das vezes o final do livro é trágico e eles morrem, não gosto, prefiro ler livros onde não hajam mortes, assim me poupo de todo sofrimento e do coração estilhaçado, fora o pequeno rio de lágrimas que se forma ao meu redor de tanto chorar.

Se me é permitido resumir o livro em apenas uma palavra ela seria: emocionante.

O livro todo é narrado pelo próprio Enzo, fazendo uma retrospectiva de toda sua vida, todos os momentos felizes e tristes que o transformaram no cachorro que ele é.

Enzo assiste televisão o dia todo, e devido a isso adquiriu muito conhecimento, se ele fosse humano seria aquele tipo de pessoa que sabe conversar a respeito de qualquer assunto, e sem fazer feio, pq Enzo é extremamente inteligente.
Após assistir um documentário no National Geografic, ele tem plena certeza que sua próxima encarnação será como ser humano, como homem.
Religiosidades a parte, esse trecho é exatamente onde ele explica a fundamentação de que ele tornará como humano:

"Na Mongólia, quando morre um cachorro, ele é enterrado no alto de uma montanha para que as pessoas não possam andar sobre seu túmulo. O mestre do cachorro sussurra no ouvido do cão o seu desejo que ele volte como homem na próxima vida. Então, o seu rabo é cortado e colocado debaixo da sua cabeça, e um pedaço de carne ou gordura é colocado em sua boca para sustentar sua alma em sua jornada; antes de reencarnar, a alma do cão é libertada para viajar pelo país, para correr pelas planícies do deserto durante o tempo que quiser.
Vi isso num programa do National Geographic Channel, por isso acredito que seja verdade. Nem todos os cães voltam como homens, eles dizem; só os que estão preparados.
Estou preparado.”

Enzo não quer apenas ser humano na próxima vida, ele quer ser um humano culto, que sabe lidar bem com as palavras, pois uma de suas frustrações é não poder falar, é não poder ser ouvido, ele se sente preso em uma caixa a prova de som, onde ele ouve as pessoas, mas ninguém pode ouvi-lo.

E é assim, assistindo a programas da TV a cabo, vendo fitas de corrida que seu dono grava para rever depois, que ele passa seus dias adquirindo conhecimentos para a próxima vida.

Ao longo do livro ele vai contando como foi sua vida desde que Denny o escolheu em uma fazenda, como a amizade e o laço de cumplicidade deles se fortificou, o amor entre Denny e Eve, o nascimento da filha do casal Zoe – que se transforma em sua protegida – as dificuldades que Denny encontra para se tornar um piloto profissional, a tragédia que recai sobre todos eles e transforma suas vidas do dia para noite.
No decorrer do livro ele vai mesclando momentos de plena felicidade ao lado da família, com momento de tristeza e revolta, mas sempre deixando claro há uma saída digna e honesta para todos os problemas.
Se você não se ater que ele é um cachorro, você acaba se esquecendo e acredita que a narrativa é de um humano.

A amizade e fidelidade de Enzo a Denny e a Zoe é tão grande que faz o coração da gente ficar apertadinho tamanha dedicação e amor que ele sente por eles.

Dizem que o animal é o reflexo do dono, e isso fica muito claro no livro, pq Enzo além de ser apaixonado pelos programas da TV a cabo é apaixonado por corridas de Fórmula I, a natureza do animal pode ser boa, mas um dono de caráter ilibado e um bom coração farão com que o animal seja seu reflexo, e é isso que eu vejo, Enzo um cachorro de coração imenso, mas que é assim pq seu dono lhe ensinou a ser assim, lhe passando conceitos de respeito, caráter e amizade como se Enzo fosse seu filho e não seu cachorro.

Uma consideração final, é necessária uma alma muito leve, um coração muito aberto e uma sensibilidade muito aguçada para entender a alma de um animal dessa maneira, e transmitir de forma tão real e sincera os sentimentos deles, pq por trás daquele corpinho peludo, nariz de bolinha geladinho, rabinho abanando sem parar, há um coração que sente medo, saudade, amor, frio, incerteza, mas principalmente dor.

Uma história sobre amizade e fidelidade que vale a pena ler.

Jamais me esquecerei que " O carro vai para onde vão seus olhos."

Curiosidades:

- Inicialmente o nome não seria Enzo, seria Juan Pablo, mas posteriormente em homenagem ao fundador da Ferrari ele alterou o nome do protagonista para Enzo.

- Para compor o personagem de Denny, o autor pesquisou a vida do campeão Ayrton Senna e teve conversas com a irmã dele, Viviane Senna, afinal de contas, correr na chuva era uma de suas maiores habilidades.

Igor Daniel 27/02/2012

Para mudar sua opinião.
A arte de correr na chuva, é um livro diferente... Digo isso, porque ele tem uma coisa que os demais "livros de cachorro" não tem. Por exemplo, em Marley & Eu (que ganhou até adaptação para o cinema), apesar de Marley ser, meio que o protagonista da história, tem a sua vida contada pelo seu dono, no caso John Grogan. Bastante parcial, não acham..??

Confesso que não sou muito fã desses "livros de cachorro", mas ganhei esse livro de presente de aniversário de uma grande amiga e resolvi lê-lo. E mudei de opinião...

Nesse livro, a história é contada a partir do ponto de vista de um cão, no caso Enzo. Às vésperas de sua morte, Enzo faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando tudo o que ele e a família passaram: os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido profissionalmente; a perda inesperada de Eve (a esposa de Denny); a batalha do dono para conseguir a guarda da filha, a quem os avós maternos fizeram de tudo para conseguir a custódia... E, ao final, a chegada heroica de Enzo para preservar a família Swift.

Um bom livro, principalmente para quem gosta de cães... e para quem queira mudar de expectativa.

alnsanches 23/02/2012

Emocionante.
Todas as vezes que li esse livro eu chorei com o final. Também faz pensar nos tantos outros cães que tem por ai e que não tem um dono que lhe de atenção e carinho. Esse livro é para você que dá valor no seu amigo de quatro patas.

Roger Gomes 28/01/2012

A arte de encantar, isso sim!
Livro EXCELENTE! Muito show mesmo! Gostei muito, e principalmente pelo fato de ser narrado por um cachoro, o Enzo. Formando uma família, primeiramente por seu eterno dono Denny, e posteriormente por Eve e Zöe, Enzo narra muito bem a história da sua vida e de como a observa aos olhos de um cão. Realmente, nessa parte o autor foi quase que cirurgicamente perfeito, ele realmente se põe muito no lugar de um cão narrando fatos de seus donos. Me pergunto se meu cão agia como Enzo as vezes. O enredo é uma história muito emocionante (no fim do livro, senti um nó na garganta tremendo...kkk) e aconselhadissima! O cão, tem um sonho de um dia poder ser um humano e voltar pra dar um recado ao seu dono, e poder passar a sua lingua curta em volta do seu lábio, e poder apertar a mão de seu dono fortemente com seus polegares. Ele simplismente acha (ou tem certeza) de que quando morrer, estará preparado para vir em forma humana e passar tudo que aprendeu como cachorro e observou isso quieto e apenas com seus gestos possíveis como um cão! Ah! o recado, é um simples "O Enzo mandou um oi" para Denny, ele sonhava em um dia voltar e dizeer apenas isso ao seu dono.
Com frases muito filosóficas no sentido de comparar a emoção das corridas com fatos do cotidiano, e Denny e Enzo (principalmente Enzo) fazem isso muito bem durante o livro. Como Enzo é apaixonado pelos carros assim como seu dono e piloto profissional Denny! Como ele narra perfeitamente as situações de um carro de corridas com a vida cotidiana, Afinal, Seu carro, vai onde vão seus olhos! NOTA 10!

Francine 23/01/2012

Realmente,superou minhas expectativas, livro muito bom.

Alexandre 12/01/2012

História comovente. Como todos os livros/filmes de cachorro, mostra a fidelidade e o companheirismo que o mesmo tem com seus donos, e como ele pode ajudá-los em um dos momentos mais difíceis de sua vida. Enzo com certeza emocionou e ainda vai emocionar muita gente em sua história com Denny.

Eliane Graciuti 11/01/2012

Inesquecível!!! Impossível não se emocionar.
Um dos melhores livros que já li.
Não adianta comparar com Marley e Eu, é imcomparável e eu particularmente achei 1000 vezes melhor.
Você se envolve com o Enzo, sente as emoções que ele sente e quem ainda não via seu cachorrinho como um familiar, passa a ver. Eu que tive o meu por 16 anos, sentia como um irmãozinho mais novo, lembrei dele a todo momento .
Impossível não chorar lendo.
Recomendo!!!

Fernanda 28/12/2011

"O carro vai para onde vão seus olhos"
A comunicação é mais complicada para os cães: não tendo o benefício da fala, sobram apenas os gestos. Enzo, um terrier às vésperas da morte, nos apresenta a essa dificuldade e a outros episódios de sua vida em "A Arte de Correr na Chuva".

Da perspectiva do cachorro, conhecemos Denny Swift, um piloto de corridas que, de uma hora para outra, precisa enfrentar obstáculos maiores e mais complicados do que uma pista de automobilismo. Enzo compartilha todos os problemas de seu dono e, ao seu jeito canino, sempre está presente para ajudar.

A partir de sua paixão por Fórmula 1 e dos programas vistos no National Geographic Channel, o cão adquire uma visão de mundo que dá margem a reflexões fantásticas. "A Arte de Correr na Chuva" mostra que um cachorro pode ser mais do que um animal de estimação bagunceiro e incontrolável, como o Marley de John Grogan.

Enzo nos faz ver que o interior de um cachorro é tão maduro quanto podemos imaginar. Garth Stein explora a vida como em uma corrida de Fórmula 1 e, tudo isso, com a sabedoria e a pureza que só um cão pode ter. Excelente história que arrebata o coração e a mente da primeira à última página.

ralfe 16/10/2011

Uma homenagem ao nosso querido Senna
A primeira vista parece um desses livros que se acha até em supermercados, ou seja, leitura facil e popular. Mas surpreende. A historia é bem estruturada e quem narra é o cachorro. Se o Sarney é um "imortal", por que um cachorro nao pode narrar? Me parece aceitavel.
Fãs das corridas de carro, Formula 1 e etc, recomendissimo.