Os fantasmas de Goya

Os fantasmas de Goya Jean-Claude Carrière

Resenhas - Os fantasmas de Goya

Es Sên Cia 26/10/2020

Fantástico!!! Diz muito sobre o que a sede de poder de e a cegueira religiosa podem proporcionar. Triste!!!

Tathy 16/01/2023

Triste e revoltante
A vida de três pessoas é completamente mudada pela Inquisição, pela Revolução Francesa e pela guerra.
Francisco Goya, o pintor espanhol acaba sendo o centro de uma história triste e revoltante, quando uma linda jovem de família burguesa posa para um quadro.
Eventos históricos se entrelaçam na narrativa fictícia de maneira envolvente.

Claudia Furtado 14/06/2009

Uma fase da obra de Goya e uma boa pesquisa sobre o período da Inquisição, fornecem embasamento para a criação dos personagens e da história deste livro. A narrativa é envolvente e em alguns momentos, chocante.

analiel 26/12/2022

Este livro é incrível demais, gostei de todas as partes, principalmente por dar um resumo da história da época, o que foi extremamente relevante pra entender os problemas de cada personagem. As mudanças de opinião do Lorenzo mostram a fragilidade que possuímos e o quão fácil as pessoas conseguem nos convencer a fazer coisas porque sabem das nossas condições. O final da Ines e do Goya já eram esperados mas eu queria que os dois tivessem um final feliz, eles mereciam.

Mari Mayfair 16/06/2009

Um bom livro sobre história da Espanha, o autor construiu apartir de intensa pesquisa a história verdadeira de Inês Bilbatua , Lorenzo Casamares e o famoso pintor Francisco Goya.

O livro abrange desde revolução francesa , até ascenção e queda de Napoleão Bonaparte, tudo com o romance . Achei que o livro é bom , prende bem , lí uma média de 50 páginas por dia. A leitura é facil.

O livro até ganhou uma versão para o cinema com a atriz Natalie Portman, com o titulo de As Sombras de Goya.

IvaldoRocha 20/06/2014

Como um filme.
Muito bom, não sei dizer até que ponto as referências à vida de Goya são reais ou não mas a narrativa é bem impressionante. A história espanhola como pano de fundo e suas reviravoltas numa época em que a Europa passava por grandes e radicais mudança, tudo isto e talvez pelo fato dos autores serem roteirista e cineasta, a impressão que se tem é de estar assistindo a um grande filme. Vale muito a pena.

Gladston Mamede 17/11/2018

Antes de mais nada, a parte historiográfica é fenomenal. Uma aula sobre a virada do século XVIII para o século XIX, incluindo Goya e suas gravuras sobre os horrores que se passaram ali. A história das personagens principais, no entanto, parece ser um detalhe em meio a isso. Não é ruim, mas ficam furos e, principalmente, hiatos que longo que acabaram por me frustrar em vários momentos.