A arte de ouvir o coração

A arte de ouvir o coração Jan-Philipp Sendker
Jan-Philipp Sendker

Resenhas - A Arte de Ouvir o Coração

Gabi Luchetta 07/09/2013

Uma história marcante!
Esta história me surpreendeu do início ao fim... Muito instigante a aventura de Julia ao ir para um lugar desconhecido, com cultura diferente, vencendo seus medos, em busca do que realmente aconteceu com seu pai. Mas ao chegar lá, acaba descobrindo uma linda história de amor, que nem mesmo ela imaginava ser real!
Ela aprendeu a importância de saber lidar com as dificuldades, a se aceitar, e a aceitar os outros como são para se ter uma vida melhor e mais feliz.
Comovente e simples, essa leitura me marcou muito, com certeza passarei a ver a vida com outros olhos!

Véu do @leituraseaventuras 29/06/2020minha estante
Me deu ainda mais vontade de ler!

Gabi Luchetta 29/06/2020minha estante
???

Mariana Lana 18/07/2013

Só existe uma força maior do que o medo.
Não é exatamente o tipo de livro que eu escolheria para ler entre as dezenas que existem na biblioteca. Dou graças às estrelas por ter o ganhado!

É a clássica história de amor verdadeiro que com toda a certeza nunca encontramos hoje em dia, em lugar algum. Leve, encantador e magnificamente mágico. Tão belo que chega a doer. Tão simples que é covardia não se emocionar.

Meu coração ganhou um ritmo diferente durante a leitura, que só quem ler pode entender.

“O amor tem tantas faces diferentes que nossa imaginação não está preparada para ouvir todas elas.”

A Arte de Ouvir o Coração é bem mais do que parece, maior do que se espera. História de amor melhor do que muitos contos de fada com os “felizes para sempre” no final, por que Tin Win e Mi Mi foram felizes durante a história inteira. E ainda mais depois dela.

Clube Tripas 05/04/2020

[Resenha]
Conteúdo: Jovem/Adulto
Livro: A arte de ouvir o coração
Autor: Jan-Philipp Sendker
Tradução: Carolina Caires Coelhos
Editora: Paralela
Páginas: 253
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Março/2020
Bibliotecária: Miriam Fernandes / Igaraçu do Tietê
@miriamfernandesdejesus

Algumas leituras nos agradam por serem totalmente previsíveis, mas outras nos deixam furiosas por fugirem do nosso controle! Como se eu, mera leitora, pudesse controlar o destino de cada personagem. Essa foi a sacada do autor que me fez amar a história que fugiu do meu controle. Se você acha que Romeu e Julieta já está fora de moda, espere pra ler essa história!
Julia faz uma longa viagem até o vilarejo de Kalaw (Birmânia) para descobrir o que aconteceu com seu pai, um bem sucedido advogado que sumiu há 4 anos. Ela vai desvendando esse mistério aos poucos, conhecendo a infância e juventude da qual seu pai nunca havia mencionado! A cegueira precoce que fez com que ele expandisse seus outros sentidos, aprendendo inclusive como ouvir o coração das pessoas. O amor por uma jovem que não conseguia andar devido a uma má formação nas pernas, crendices, pobreza e personagens que apresentam lições desafiadoras e enriquecem o enredo estimulante desse livro. Por me considerar uma pessoa prática, devo confessar que me irritei um pouco com a descrição do romance de Tin Win e Mi Mi, havia um excesso de poesia entre essas personagens que não fui capaz de transmitir para a vida real, mas nada que desabone a obra em si.

CooltureNews 19/06/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Para mim este foi um livro surpreendente.

Não sou muito dada a romances assim, então imaginei que talvez fosse um livro que eu demoraria muito para ler. Mas não foi assim. Após os primeiros capítulos me vi conquistada tanto pela história em si, como pela narrativa de Sendker. O autor desenvolveu uma história que vai ganhando o leitor de forma muito sutil, mesclando fatos presentes com a história de um amor tão singelo e marcante.

Tin Win é um personagem que chama atenção, mas não de forma isolada, ele se integra ao ambiente e aos outros personagens, e então se constrói. Bem como Mi Mi, que encanta por sua história e atitudes perante a vida e suas dificuldades. Mas eles não são os únicos personagens ali, e ao conhecermos melhor os demais, vemos o real cenário cultural e as influências que o casal acaba sofrendo ao longo de sua vida.

Impressionou-me o modo como o autor descreveu as mudanças a cerca da relação entre os dois personagens e o florescimento de sua sexualidade. Ele contou a história de um romance adolescente, sem precisar apelar ou exagerar no drama, enfocando na inocência da descoberta e confiando no amadurecimento natural do casal. É como se eles criassem vida e se desenvolvessem sem o auxilio da escrita ou imaginação de Sendker.

A história como um todo possui ares de fábula e mágica, e é fácil imaginar as cenas e sentimentos descritos. O mais interessante é que o autor não precisou se utilizar de uma linguagem intricada ou passar longos parágrafos descrevendo, ele consegue transmitir sua mensagem em poucas palavras, que pode ser compreendida por todos os tipos de leitores sobre o amor e a superação das dificuldades.

Com a leitura desse livro me emocionei como a muito não acontecia. É uma história bela e triste, mas você percebe que ela guarda um final feliz, mesmo não sendo aquele que se espera. Tendo a Birmânia, com seus ares de lenda, e com personagens como Tin Win e Mi Mi, inocentes e capazes de amar incondicionalmente, este livro é uma fábula que fala direto ao coração. Para mim, essa é uma história que nunca sairá de minha mente e espero que outros sintam a intensidade que cada página possui.

Kelly 21/10/2021

Eu simplesmente amei esse livro, achei triste, lindo e me fez repensar as diversas formas de amor.
Na minha opinião todo o relato foi necessário para compreensão da profundidade da mensagem desse livro.

kessia18 10/02/2020

Maravilhoso!!
Confesso que comprei por causa da capa e depois o título. Mas o que tem a ver os insetos com o coração? Neste livro, tem tudo!

Maravilhoso, leitura fácil e emocionante.
Fala de amor, amizade, crenças e principalmente paciência!

Super recomendo!

site: http://www.tudoartecomamor.com.br/a-arte-de-ouvir-o-coracao/

Thais.Carvalho 10/03/2021

Comecei o livro sem muita expectativa, mas a história foi tão gostosa de ler que me envolveu. É uma história sobre amor puro e incondicional.

allcalina 07/06/2020

Um livro pra te fazer repensar todos os seus relacionamentos: amigos, família, parceiros, trabalho...

giu 22/02/2020

Um livro simples e lindo.
Achei um livro incrível, totalmente diferente de todos os romances que já li. Super recomendo.

Adriana 10/08/2018

A arte de Ler com o coração
Se voce tiver a arte de ler com o coração vai se apaixonar por esse livro.
De uma grandeza, sensibilidade e delicadeza muito difícil de encontrar
Aquele tipo de livro que o autor ponde considerar seu trabalho feito e nos deixado um legado,

Adna 25/07/2023

"A morte não é o fim, mas um estágio."
Um livro sensível e comovente, mas que não foi pesado. Pelo contrário, a leitura foi leve e aconchegante. Foi um dos raros livros que me fez pensar "eu acredito sinceramente que gostaria de viver o que eles tem". Ele é inspirador.

cammealves 11/04/2024

Aquele para sentir
Tem dois dias que terminei essa leitura e ainda estou ruminando a profundidade do que ela me fez sentir.

É um livro repleto de sabedoria sobre a vida, sobre o amor, sobre a forma como enxergamos o mundo e como isso influencia toda a nossa forma de viver e sentir.

Conta uma história de amor, mas mais que isso, conta uma história de entrega real, de um querer que transcende o entender. Conta a história de uma pessoa que foi abandonada e não amada desde o seu nascimento, mas que, apesar disso, ou talvez até mesmo por isso, aprendeu a sentir em profundidade.

Quanto mais da hiótira vai se revelando para o leitor, maior se faz o desespero. Raiva. Sentimentos que se misturam ao pano de fundo que o autor constrói de maneira tão singela e cativante.

Um história honesta, que não minimiza as ações odiosas do ser humano, e ao mesmo tempo não vitimiza as circunstâncias desfavoráveis que as personagens vivenciam. Faz delas o combustível para prender o leitor.

Uma história que me faz questionar minha forma de experienciar a vida que escolho viver.

Entrou para meus livros favoritos, top 3.
E algo me diz que ainda vou lê-lo novamente e novamente... e a cada nova leitura sentirei de formas diferentes e continuarei aprendendo com ele.

Erika 11/01/2023

Diferente e tocante
Achei a premissa do livro linda, o local onde se passa a história é autêntico e distante da nossa realidade, dando um tempero diferente para a narrativa. Foi bacana conhecer, mesmo que de forma superficial, um pouquinho sobre Birmânia, que segundo o google é o atual Mianmar.
Gostei do romance também, têm passagens que levam o leitor à reflexões, embora seja tudo muito superticioso e fantacioso.
Como crítica, poderia citar a narrativa um pouco arrastada e muito descritiva, que é, contudo, justificável pela situação da personagem principal, mas que, na minha opinião, é muito extensa.
Enfim, recomendo a leitura, vale demais ler com atenção, sobretudo às passagens de ensinamentos dos monges, que são aplicáveis à nossa vida, em especial, em razão da nossa rotina ocidental agitada, que contrasta com a tranquilidade dos países budistas.

Tiago 30/07/2014

Um livro para guardar
Impossível não se envolver e emocionar com a forma que o relato vai ganhando no decorrer das páginas. Uma história dentro de outra história contando da dor, do sofrimento, do abandono, onde tudo isso acaba extraindo o melhor das pessoas que ficam. E, ao mesmo tempo, quando aparentemente as coisas caminham para o que se espera, seja o melhor, isso é no fim das contas ruim e, mesmo nesse momento, a beleza dos sentimentos sinceros, das promessas implícitas, subjuga o tempo, a dor e a distância levando o leitor à descoberta de profundas verdades a respeito do amor.

Nessa 17/12/2013

Apaixonante!
A arte de ouvir o coração é um livro absolutamente simples e lindo!
Aquele tipo de livro que te conquista a cada frase e que te faz sentir a emoção de cada personagem.