Nora

Nora Géssica Soares

Resenhas - Nora

Ju 27/09/2013

Nora - O Começo
Não entendi bem essa sinopse... O senhor Filipino na verdade toma conta da biblioteca, que me parece que ele mesmo montou (para a Nora), já que comprou a casa que a abriga e, uma vez por ano, faz uma misteriosa viagem de inverno. Também não entendi a parte sobre as imposições da Igreja... não percebi nada disso no livro.

O que eu percebi, é que Nora é uma garota que nunca se encaixou no reino em que vive. Ela tem uma aparência diferente, é muito alta, e sofre por causa de seu nome também (eu acho Nora um nome um tanto quanto normal mas, pelo jeito, onde ela cresceu era um nome muito exótico). Além disso, é filha adotiva, e isso sempre gerou preconceito entre as crianças de sua idade.

Na verdade, a garota não pertence mesmo àquele lugar. Ela é meio que a "reencarnação do mal". Nasceu entre os elfos e, em sua vida anterior, foi o ser mais maligno que já existiu. Perseguiu humanos e matou muitos deles, inclusive crianças. Ninguém sabe os seus motivos. Os sábios se reúnem quando ela nasce e tomam a decisão de enviá-la para um reino humano, para que ela possa gostar dos seres dessa raça e, quem sabe, não agir como da última vez.

Obviamente, ela não tem nenhuma ideia disso, até que completa 17 anos e coisas estranhas começam a acontecer. Quer dizer, mais estranhas que ela conseguir ler e controlar mentes desde criança... rs... Senhor Filipino a convida a ir com ele em sua viagem, e diz que ela frequentará a Escola de Aprendizes. É lá que ela vai aprender a lidar com seus poderes, para que eles não a dominem, já que, dessa vez, a dona deles é uma garota de bom coração.

Do seu lado, além do senhor Filipino, que será seu professor, ela tem os irmãos Lena e Útilles. Achei divertida a cena em que Nora conheceu Útilles (um elfo lindo e fofo), eu diria a mesma coisa que ela.

"- Os seus cabelos são curtos. - Sim. Eu disse isso.
- O quê? - ele sorriu.
- Quero dizer... - Tentei consertar. - Imaginei que você tivesse... Não. Não você. Os elfos. Os homens. - E ficou pior."

Pois é... eu também só imagino elfos de cabelos compridos e magrinhos... No livro tem até um elfo "um pouco rechonchudo". Por mais que eu tenha tentado, não consigo imaginar um elfo assim. Ainda mais que no livro eles se alimentam basicamente de água e folhas de hortelã. Como alguém engorda comendo só isso? rs...

Mas eu gostei da história. Gostei bastante da narrativa. Quis socar a Nora e o Útilles em alguns momentos, mas depois acabou passando. Gostei bastante da Lena, a criadora de planos mirabolantes, e do senhor Filipino, o apoiador de planos mirabolantes. Odiei o diretor da escola desde o primeiro minuto.

Só não posso dizer que gostei do final. Achei tudo muito repentino. Não entendi eles só terem chegado à conclusão que chegaram naquela hora. Porque para mim estava bem óbvio, depois de um acontecimento anterior, qual o objetivo das pessoas com relação à Nora. E, bem, o final justifica o título. Nora vai (re)começar sua vida no próximo volume da série.

"Lembre-se de aplicar o amor em tudo o que aprender. (...) Nada pode impedir que realize seus sonhos e desejos."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-nora-o-comeco.html
Juh 27/09/2013minha estante
Aaaah Ju esse livro quando você divulgou eu li os primeiros capítulos e gostei muito, mas sua resenha me desanimou um pouco, principalmente por causa do final!! Eu prezo muito o final de um livro e acho que ele não deve ser repentino, mas um pouquinho mais demorado e surpreendente. A capa é linda, eu simplesmente apaixonei por essa capa!!! Espero ter um tempinho, rsrsr, para ler esse livro!!!

Narinha 28/09/2013minha estante
Não me interessei por esse livro, apesar de você ter dito que gostou da história e da narrativa, a própria sinopse não despertou a minha curiosidade. Nora ser reencarnação do ser mais maligno que existiu me pareceu bem diferente e instigante, mas mesmo assim não me chamou a atenção o suficiente, ainda mais quando você disse que o final foi meio óbvio.
Também não consigo imaginar elfos que não tenham cabelos grandes, sejam altos e bonitos - totalmente culpa do Tolkien hehe. Enfim, provavelmente não irei fazer a leitura, mas mesmo assim obrigada pela dica!

Lore 29/09/2013minha estante
Então Ju, quando li os primeiros capítulos através de sua divulgação, lembro de ter gostado da história, ter gostado do início, da escrita da autora, e ter gostado da capa também. No entanto, após ler a sua resenha, a história me pareceu muito confusa, um pouquinho má construída, e fiquei bastante desestimulada em lê-la. A história pareceu não convencer você... sei não, vou pensar duas vezes antes se leio o livro ou não. Adorei a resenha Ju :) Ah, e assim, estou reconsiderando minha opinião sobre o livro :)

Cris 07/10/2013minha estante
Gostei da resenha mais por ter elfos na história,que eu adoro, mas sinceramente, não me chamou a atenção para ler...

Leilane 07/10/2013minha estante
O livro parece ser bem ambientado e acho que até hoje não li um livro que aborde apenas elfos, achei bem interessante, mas estou fugindo de séries em curso.
Amei a resenha!
Beijos

Thaís 10/10/2013minha estante
Ju, lembro de você ter falado deste livro, a história dele é meia estranha mesmo sei la haha. É até interessante, e pra mim Nora também é um nome normal haha. A história até parece legal, mas pelo que você disse o final é meio.. porque é ruim quando o final acaba com uma coisa que você já havia percebido..

Sarah 12/10/2013minha estante
Primeira coisa: adorei a capa, que linda! Engraçado vc mencionar diferenças entre a sinopse e a narrativa. Já percebi isso em alguns livros tb, leio a orelha e, quando termino o livro, não vejo o que foi mencionado na sinopse!
Mas Nora parece interessante. Mistura magia, fantasia, mistério... Gostei.

Géssica 09/03/2014minha estante
Ju, muito obrigada, novamente, por ter lido minha história. Com certeza, levarei muito em conta suas sugestões.

Cássia | @procureiemsonhos 27/08/2013

Eu li: Nora - O Começo
O livro Nora - O Começo de Géssica Soares, conta a história de Nora, uma garota de 17 anos que se sente deslocada no mundo dos humanos, e seus únicos amigos são seus pais adotivos e Pietro. Nora não conhece suas origens e não entende porque possui alguns dons, como por exemplo, entrar na mente das pessoas.

Um dia, o senhor Filipino a convida para viajar, pois ele sempre parte para uma escola (também misteriosa) e por lá fica durante muito tempo. Nora não tinha nada a perder e decide que irá partir com ele. Nesse momento fiquei um pouco indignada, porque apesar de Nora viver com pais adotivos, ela não mostrou tristeza alguma em deixa-los.

Logo que partem, Nora e Filipino se encontram com dois irmãos: Lena e Útilles. Eles são elfos e gostei bastante do caráter deles, já que possuem um bom coração e beleza (interior e exterior) incomparável.

Sendo assim, os quatro partem em direção da Escola de Aprendizes, onde ninguém pode saber que Nora morou a vida toda no reino dos humanos, pois isso poderia prejudica-la.
Lá eles descobrem que um novo diretor assumiu o comando da escola, e decidem descobrir o mistério por trás disso. Para isso, Nora precisa se aproximar de Júnior, um homorundo muito convencido e amigo do diretor.

É importante ressaltar que todos (todos mesmo: humanos, elfos, homorundos, e tantas outras criaturas mágicas) estão em perigo, pois Master (O vilão) reencarnou, e ninguém (aparentemente) sabe como ou em quem. E a missão de Útilles é, ironicamente falando, proteger tal monstro.

Quando percebi, já estava envolvida pela história e louca para desvendar os mistérios de Nora e seus amigos. A leitura fluiu muito rápido, e gostei de cada luta, cada aula de feitiços, cada vez que iam até a biblioteca, e os romances que completaram a trama. Confesso que em algumas partes senti certa influência dos livros de Harry Potter, principalmente com o professor de feitiços, pois vi muito do Snape nele.

Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) o livro acaba com aquele gostinho de quero mais, e eu quis matar Géssica por isso: Quando finalmente pensei que tudo iria se solucionar o livro acabou. Espero logo a continuação!

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/
Géssica 09/03/2014minha estante
Rss... Assim que eu lançar o segundo, falo com você. Obrigada por ter se interessado!

Alessandra @euamolivrosnovos 25/09/2014

Pé no freio, por favor.
Esta será, com certeza, umas das resenhas mais difíceis de se fazer, pois não consegui curtir totalmente a história do livro. Vamos em frente que eu explico.

O livro "Nora: O Começo", de autoria de Géssica Soares, conta a história de uma elfa criada por humanos. A decisão de sua criação por uma raça diferente foi em comum acordo com seus pais biológicos, pois eles sabiam que Nora era um ser conhecido como "Master", capaz de muitas atrocidades em suas vidas passadas.

Na tentativa de humanizar Master, Nora é enviada aos humanos e cresce entre eles até completar dezessete anos. Além de seus pais não biológicos, seu único amigo e confidente é Pietro.

Em um certo dia a protagonista é convidada por Filipino para fazer uma viagem e, com isso, buscar respostas para a sua existência. É aí que eu comecei a me perder, sim, logo no começo.

A sensação que tive é que os acontecimentos ocorriam em uma velocidade assustadora. Por diversas vezes eu me senti meio perdida, tentando entender a sequência de eventos, pois de uma hora para outra as coisas tomavam rumos diferentes.

Logo no começo da viagem Nora conhece Lena, que rapidamente vira sua melhor amiga. Achei estranho, porque o próprio enredo da história diz que ela não se enturmava facilmente, que só tinha Pietro como amigo durante a vida toda, mas enfim. Nesse momento ela também conhece Útilles, irmão de Lena e, novamente, em poucas páginas percebo que ela estava "caidinha" por ele.

Repito, mais uma vez, esta foi a minha impressão!

O grupo se dirige a uma escola de magia para estudar durante o ano. A escola possui um diretor chamado Dôm Cângilos, que trata Nora com muito desprezo, e uma raça chamada de homorundos, tendo como um de seus representantes a pessoa mais convencida do livro, Júnior. Júnior cerca Nora por todos os lados, tentando a todo custo seduzi-la e fazê-la se apaixonar por ele como tantas outras garotas.

No decorrer do livro o grupo treina várias habilidades, desde voar ao lançamento de feitiços. Logo notam que Nora não é como os outros alunos, possuindo força incomum, inteligência, pensamento estratégico e poderes muito estranhos. Resultado: o diretor da escola fica desconfiado de que ela seja o Master e inicia uma perseguição juntamente com alguns aliados homorundos.

A aventura de Nora possui vários elementos de outras sagas que já li como, por exemplo, Harry Potter (criada por humanos, escola de magia, perseguida por um certo alguém, etc.). O problema para mim não foram as ideias da história, que de fato são boas, mas a velocidade dos eventos. Senti que o livro precisava de mais páginas, mais tempo nos diálogos para que eu pudesse me envolver com o que estava acontecendo.

Sem mais delongas, vou encerrar a resenha por aqui, pois não quero contar a história como um todo. Acho que cada livro traz uma experiência diferente para cada pessoa e isto é muito importante para quem escreve, acredito eu. Eu não sei quando sairá a sequência desta saga, mas vamos aguardar novas surpresas.

site: www.euamolivrosnovos.blogspot.com.br
Dara 22/01/2015minha estante
Eu também me perdi muito durante a história, a narrativa é excelente, porém o ritmo que a narradora deu aos acontecimentos não me agradou muito. E francamente, aquela escola de magia é uma metda - Não consegui encontrar outra palavra - só tem duas aulas: voar e aprender palavras em latim. Outra falha: mundo em que a história se passa. Seria uma versão diferente do nosso mundo ou outro completamente alheio? E as culturas, como são? Acho que em um livro de fantasia é muito importante essas características. Mas eu gostei do livro, da Nora e dos demais personagens e até que estou ansiosa para a sequência. :) :)

Alessandra @euamolivrosnovos 31/03/2015minha estante
Dara, eu concordo com tudo o que você disse. Mas estou na dúvida se quero ou não saber o que acontecerá com a Nora. Abraços!!

lazarorenatinho 09/08/2013

Nora, O começo

Nora é uma garota muito especial, inteligente, bonita, e tem dons que nenhum ser humano costuma ter. Quando pequena foi levada para outra família, mas ela sempre soube disso, não da história completa do que aconteceu para ela ir parar justamente naquela família. Durante seu crescimento teve muitos problemas para uma criança só, não tinha muitas amizades, na verdade ela só teve um amigo de verdade. O seu fiel amigo se chamava Pietro, ele e sua família eram muito ricos, diferente da Nora, que tinha uma família mais humilde, mas nada disso deixou estragar essa amizade.

Desde pequenos a Nora e o Pietro são melhores amigos, sempre faziam muitas coisas juntos, e até se beijaram quando tinham 13 anos. Os dois foram crescendo, os anos foram passando, as coisas foram mudando, mas para Nora nada ficou muito diferente, só que o Pietro pensava diferente, queria de toda maneira namorar com a Nora, mas ela sempre o tratou como amigo e, ele sempre respeitava isso, nunca deixando de tentar. rs

Um certo dia Nora foi à biblioteca (ela sempre gostou muito de ler), e estava sentindo uma sensação muito estranha... Logo quando chegou foi falar com o bibliotecário (me esqueci do nome dele... Sorry.), e enquanto estavam conversando ele falou que mais tarde iria até a sua casa falar com os seus pais. Depois dessa noticia ela não consegue mais fazer nada, só estava pensando em o que ele iria falar aos meus pais. Na volta da biblioteca Nora sempre passa na casa de Pietro para eles conversarem, e como ela não estava conseguindo ler nada resolveu ir falar com ele.

Enquanto a Nora estava em casa o bibliotecário chega, explica tudo aos seus pais, que ela é uma elfa( isso eles já sabiam), que tinha ir para onde os elfos viviam e, tinha que ser o mais rápido possível. Chegando nesse novo lugar a Nora faz ótimas amizades, abala os corações dos elfos pequenos, feios, orelhudos, gordos, e carecas, mais bonitos e legais.

O livro é super divertido, emocionante, engraçado, a Géssica faz com que o leitor se ponha no lugar da Nora, pense como a Nora, viva como a Nora, e faz o leitor ficar pensando em o que escolher, passar noites pensando em como será o desfecho da história... Enfim, a autora fez um ótimo trabalho, e não vejo a hora dela lançar o segundo volume dessa incrível história para eu poder desfrutar um pouco mais da Nora.

A edição do livro é perfeita, a capa é linda - de boa qualidade -, as páginas são amareladas, a diagramação está perfeita, cada capítulo é denominado por um nome(Ex: Destino, Viagem, Desmaio e etc.), tem orelhas... A edição está perfeita!

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/
Géssica 09/03/2014minha estante
Obrigada por sua gentileza eterna Lázaro!

Juli.ana 18/09/2013

Uma aventura Magica!
Nora- O começo é um livro cheio de encantos, magia, suspense e mistérios. Em alguns momentos lembrou-me Harry Potter. No entanto, ainda que lembre, é algo novo. Nora nasceu em um reino magico chamado Nattirus, lá onde vivem os Elfos. Mas ainda bebê foi levada pra ser criada por humanos, pois os anciões descobriram que ela era na verdade a reencarnação de um ser muito poderoso chamado Master, cruel, sanguinário, perverso e que odeia os humanos. Os anciões acreditavam que se ela fosse criada por humanos poderia despertar bons sentimentos e quando seus poderes aflorassem, ser benevolente.
Não há nada que eu considere spoiler aqui, até porque tudo isso está nas 3 primeiras páginas. =) Enfim, ela é criada por humanos bondosos, achando que também é humana, sem saber de sua origem ou de seus poderes e realmente cresce de forma pura e com bons sentimentos. Contudo, ao completar 17 anos é convocada para ingressar na Escola de Aprendizes, nessa nova jornada conhecem os irmãos Elfos, Floralena (Lena) e Útilles. E é aí que a aventura começa!

Para ler o restante da resenha, clique no link do blog ;)

site: http://www.reticenciando.com/2013/09/resenha-nora-o-comeco.html
Obrigada Juh!

Géssica 09/03/2014minha estante
Obrigada pelo carinho Dieny!

Luan 03/03/2014

Resenha: Nora - O começo - Géssica Soares
Vamos á Resenha:

"Há dezessete anos, no reino Nattirus, a chegada de um bebê era muito aguardada."

Em Nora - O começo, conta a história de uma garota diferente ( ela se acha diferente, mas não sabe que ela é mais do que normal ) que vive em Genova, diferentes das outras, vive isolada e solitária, pondo a culpa na sociedade ignorante, tendo só como amigos Pietro, seus pais adotivos e sr° Filipino ( O que começa sua jornada para sua verdadeira história ), o homem que traz livros para Nora.

"- Não escolhemos onde iremos nascer, nem a quantidade de nossas posses, ou quem serão nossos conhecidos. Não escolhemos nosso destino."

Até que um certo dia Filipino vem com uma proposta para Nora, para que ela viajasse com ele para um lugar misterioso, mas ela terá que deixar, seu amigo Pietro e seus pais por um longo tempo ( Ou até para sempre ). Ela aceita a oferta e parte para descobrir o que ela realmente era, em meio ao caminho ela encontra com Útilles e Floralena ( Lena ), dois irmão. Nora descobre que os dois são elfos e que aquelas coisas que lia nos livros são mais reais do que imaginava.

"- Se não acreditar que vai conseguir, nunca conseguirá."

O grupo então vai em direção a escola de aprendizes, porem em meio ao caminho até o portal, ele tem um obstaculo, que da primeira vez os irmão e o sr° Filipino protegeram Nora, mas da segunda vez algo extraordinário protegeu Nora, o que será?

"- É a única forma de evitarmos a guerra deste século."

Ao chegarem na escola descobrem que um novo diretor assumiu a escola e tudo tomou um rumo diferente, dispostos a descobrir o mistério por trás disso decidem que terão de se aproximar dos inimigos.

"...seu modo de viver irão mudar de uma maneira que nem mesmo você espera."

Personagem envolventes, um mistério a ser resolvido, conhecimentos a serem dominados, uma origem a ser descoberta, e o que será que Nora nos reserva...

COMENTÁRIOS:

Galera está ai, a minha segunda Resenha e queria deixa meus comentários esse foi um livro rápido de ser ler, diferente do Artemis Fowl - O menino prodígio do crime, não demorei nem três dias pra ler. Adorei a leitura, foi algum magico.

Adorei Útilles e Lena, eu imaginei Lena como um personagem de um filme, que falava do mesmo assunto ( O nome me fugiu da cabeça ).

Sem duvida Géssica foi muito criativa ao criar esses personagens.

Eu achei algumas falas, e alguns movimentos sem sentido, pois tinha uma parte que ela estava sentada, e ela sentou novamente, coisa sem noção, mas eu achei a riqueza de detalhe ótima e adorei que ela não usou muitas palavras difíceis no livro, fazendo que o leitor entenda mais facilmente o que ela queria no passar.

Espero ter agradado na resenha e estarei trazendo muito mais, muito obrigado pela sua visualização e até a próxima.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2013/11/resenha-nora-o-comeco-gessica-soares.html
Géssica 09/03/2014minha estante
Muito obrigada por sua resenha! É muito bom saber que minha história cativou alguém dessa maneira.

Rosângela 04/03/2014

È um livro com certeza, não ficará na minha estante ao lado dos meus livros favoritos!

Géssica 09/03/2014minha estante
Olá Rosângela! Agradeço por sua opinião.

Géssica 09/03/2014minha estante
Olá Rosângela! Muito obrigada por sua opinião.

Mila 14/12/2014

O Começo
lendo a sinopse do livro não esperava o que me aguardava, a estória é de fantasia, Nora é levada para um reino magico, cheio de elfos e homorundos, e passa a estudar em uma Escola de Aprendizes, no primeiro capitulo é explicado porque Nora é deixada por seus pais biológicos no reino humano, ela é a reencarnação de Master o Magnifico, um ser extremamente poderoso e cruel, a cada nova reencarnação Master é o culpado por uma guerra na qual ele tenta destruir a humanidade, os anciões tentam mudar as coisas dessa vez. Deixar Nora para ser criada por humanos é uma tentativa de fazer com que Master sinta compaixão por eles e permita que a humanidade viva tranquilamente, entretanto Nora não consegui se encaixar nesse mundo e é desprezada pela maioria das pessoas, exceto seus pais adotivos e seu único amigo Pietro, assim não sabemos qual será a decisão dela ao descobrir quem realmente ela é.
O livro segue uma narrativa juvenil, o ambiente escolar, os amigos e o primeiro amor, porém com magia e um poder arrasador em mãos.

site: http://www.historiadecordel.com.br/#!Livro-Nora-o-Começo/cu6k/CA571CCC-01AD-4090-8642-FDC2C4B13EBC

Gabrielle Roveda 16/10/2015

Em Nora, o Começo o que pensamos ser nem sempre é o que parece. Iniciei o livro imaginando um romance normal, nada com um toque de magia, uma história comum e intensa. Porém, ao folhear as primeiras páginas e aprofundar-me na história senti que seria muito mais que isso. Nora é uma garota diferente das do seu vilarejo, vive solitária e culpa a sociedade por lhe fazer assim, por serem tão ignorantes. Sua mãe e seu pai lhe dão o amor e carinho de que precisa e além, há seu amigo Pietro. A jovem também tem um relacionamento com o senhor Filipino, homem o qual traz diversos livros para fazer a menina viajar longe.
"- Não escolhemos onde iremos nascer, nem a quantidade de nossas posses, ou quem serão nossos conhecidos. Não escolhemos nosso destino.[...]"
Eis que surge uma proposta de Nora viajar com senhor Filipino para um lugar misterioso, sendo assim, ela teria que deixar o vilarejo, seus pais e Pietro. Pois bem, a garota aceita e os dois partem para uma viajem. Ao começarem o caminho, a pé, conhecem novas "pessoas", Útilles e Lena, dois irmãos. Nora descobre que os dois são elfos e que aquelas coisas que lia nos livros são mais reais do que imaginava. O grupo vai então para a Escola de Aprendizes, mas tem um porém, ninguém poderia saber que Nora vinha do mundo dos humanos, pois isso a prejudicaria. Um novo diretor assumiu a escola e tudo tomou um rumo diferente, dispostos a descobrir o mistério por trás disso decidem que terão de se aproximar dos inimigos. É aí que Nora se vê mais próxima de Júnior, um homorundo que se acha o "bonzão".
"- Se não acreditar que vai conseguir, nunca conseguirá."
A história tem um desenrolar bom, com bastante detalhe, porém achei que as coisas iam acontecendo um pouco rápido demais. Mas digo com certeza que o enredo me encantou do início ao fim, o que imaginava nem sempre acontecia. E amo autores que conseguem fazer isso. Nora, o começo é um livro o qual pode ser lido em poucos dias ou horas, pois te prende e quando você vê já leu todo. Confesso, são poucos os livros sobre magia que li, mas até agora não me decepcionei com nenhum.

site: http://www.florejar.com/2013/10/resenha-nora-o-comeco-gessica-soares.html