O Saci Monteiro Lobato

Resenhas - O Saci

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cindy 28/04/2021

Criei bastante expectativa nesse livro, mas em pouco me instigou ou me prendeu na narrativa. Monteiro Lobato é um autor que me deixa um pouco desconfortável em suas constatações simplistas e antiquadas, mesmo entendendo que se tratava de um contexto histórico que o autor viveu. A apresentação do folclore brasileiro e suas lendas é muito boa, há toda uma contextualização da história de cada um.

edisik 01/04/2023

É ótimo ver como o autor inseria a mitologia brasileira em suas histórias. Saci, curupira, cuca e outros seres nós são rapidamente apresentados.

Carolina Del Puppo 15/08/2021

Muito muito especial para mim
Tenho sentimentos conflitantes, ao mesmo tempo que o autor, por si próprio decepciona, eu não consigo parar de gostar da sua escrita. E esse livro não consegui parar de ler, é muito bom. Lembro tanto da minha infância, de quando os antigos contavam histórias de roça na qual eles acreditam de verdade, e eu sempre gostei desse mistério, então posso ter gostado do livro por motivos pessoais.
"Uma coisa existe quando a gente acredita nela e como uns acreditam em monstros e outros não acreditam; os monstros existem e não existem[...] Os medrosos são os maiores criadores das coisas que existem. Não tem conta o que lhes sai da imaginação. As mitologias daqueles velhos povos estão cheias de terríveis criações do medo".

Afonso 27/12/2021

Eu amei!
Meu Deus, não esperava tanto desse livro, mas com certeza entrou e ficou como um dos meus favoritos.

Gi 07/04/2020

Pra conhecer nosso folclore
Monteiro Lobato nos conta nesse pequeno livro as origens da Mula-sem-cabeça (que medo! rs), do Curupira, Caipora, Negrinho do Pastoreio, Boitatá e também vemos a bruxa velha Cuca! E quem nos conta tudo isso é o Saci-Pererê, que se mostra muito mais sábio do que pensávamos!

Pra mim foi muito interessante a leitura já que durante a escola só tinha lido trechos dos livros de Monteiro Lobato.

Recomendo a leitura!

Laura.Julia 13/11/2021

O Saci
Sempre gostei muito do sítio do picapau amarelo, mas até então eu só havia assistido o seriado na TV. Achei a história em forma de livro ainda mais divertida e interessante. É uma história muito agradável de ler, seus personagens (Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé) são legais e bem desenvolvidos. Além desses, também aparecem na história os personagens que fazem parte do folclore brasileiro. Assim, esse livro contém uma grande riqueza da cultura popular do nosso país.

Richard 04/11/2020

O Saci
Os dois primeiros capítulos são chatos e complicadinhos de entender (pelo menos foi o que eu achei). Mas depois o livro vai ficando divertido e super fácil de ler, com capítulos simples e curtos.

Duda 24/07/2020

Leitura leve e gostosinha, vale a pena de aventurar na história de Pedrinho e Saci

Mylena 12/05/2021

As aventuras de menino com o saci e os vários personagens decorrentes dela.
Toda criança deveria ouvir Monteiro Lobato. Pois conta a história dos nossos descendentes. Eu, por exemplo, sou afrodescendente e vejo muitas características do saci nos meus avós, até no corpo.
Mata nossa curiosidade em saber mais dessa época em que inicia-se o Modernismo.
O saci conta história das jiboias, de como sobreviver no mato, e passeia com Pedrinho, além da Iara. Enquanto fuma seu piquinho. Conversa também com tia Anástacia.
Enfim, é um universo enquanto que é uma personificação de Realismo.
Recebi o kit na escola, porém li algumas partes. Agora com 23 anos leio essa obra-prima brasileira.

Lala 13/10/2020

Que leitura incrível
Esse livro é muito mais do que eu estava esperando. Eu esperava uma história bem boba, sem reflexões, daquele tipo de livro q vc lê só pra se distrair e...caramba, como eu estava enganada. O livro conta a aventura do Pedrinho no sítio, em sua jornada pela floresta com o Saci, em busca de vários personagens do folclore brasileiro e passando por diversos perigos. Mas, dessa vez o que mais me chamou atenção foram os diálogos entre o Saci e o Pedrinho que acabam levantando questões realmente profundas (como a vida e a morte, a natureza e o ser humano e mais tantas coisas) de forma tão simples, tão pura e ao mesmo tempo tão sábia que tive que parar pra refletir um pouco. É um ótimo livro infantil, a aventura do final, quando eles precisam salvar a Narizinho da Cuca é divertidíssima, e, é claro, nos leva de volta ao sítio da Dona Benta, o que foi muito nostálgico pra mim.
É um livro leve, gostoso de ler, com uma mensagem realmente bonita, me fez até ficar pensativa, gostei muito de ler, foi uma experiência maravilhosa

Fred 04/01/2022

O saci
História rica em detalhes do folclore Brasileiro, acrescenta mto a nossa cultura e nos ensina a valorizar os livros.
Nadia.Peroto 04/01/2022minha estante
Mto bom

Romulo 04/01/2022minha estante

Tito 15/09/2011

Também um livro de seres imaginários (e cuja leitura deveria ser obrigatória).

João Paulo 16/03/2020

Minha estreia
Embora tenha sido criado à base de muito Sítio do Pica-pau Amarelo na TV Cultura, eu nunca havia me interessado pelos livros. Talvez porque nem todas as histórias da TV tivessem sido escritas. Ou foram? E por isso mesmo é que poder, finalmente, mergulhar neste universo, é de um prazer inenarrável.

Babi 20/07/2022

Mágico ?
Fiz essa leitura com meu filho de 3 anos, um pouquinho por noite, foi maravilhoso!
Ainda que existam termos bastante complicados na forma de tratar os personagens negros - fui mudando a linguagem durante a leitura para meu filho -, a obra traz fundamentais elementos da cultura popular brasileira, propagandas em grande medida pelos negros da época, e resgatadas por Lobato, registrando para sempre no imaginário das crianças (e adultos!) figuras como o boitatá, a mula sem cabeça, a terrível Cuca, Iara e seus encantos, o Curupira (!!!), a onça pintada, o lobisomem e o esperto e sagaz Saci, protagonista do livro, junto com Pedrinho, sabedor dos segredos das matas, duendes, animais e plantas!
Eu pessoalmente gostei demais, e ver a magia tomar conta do dia-a-dia do meu pequeno, foi especial!
Recomendo a experiência!

Janis 26/05/2022

Maravilhoso
É uma leitura que dá pra fazer em um dia, se você tiver tempo. Ótima para se trabalhar na escola, em sala de aula, ou em casa se você gosta de ler para suas crianças. Super envolvente e fantástica. Eu li como estudo para a minha monografia, mas é impossível não mergulhar no universo durante a leitura. É tão gostoso! E é incrível como Lobato descreve os personagens de nosso folclore. Um livro extremamente rico!
E o que falar sobre a edição? Está super caprichada, com todos os luxos a que tem direito. Tem até aquele marca página com fita de cetim que já vem no livro. Muito chique! As ilustrações então, nem se fala.... Diagramação mais que perfeita!

1 | 2 | 3 | 4 | 5