As mulheres de Odisseu

As mulheres de Odisseu Eduardo Loureiro Jr.

Resenhas - As mulheres de Odisseu

Fred Fontes 18/05/2013

Recontando a história não apenas por outros olhos.
A idéia é muito interessante: recontar uma história não apenas por outros olhos, mas por outro gênero.
Trata-se da versão da Ilíada e da Odisséia na visão das principais personagens femininas.
Há um ponto comum nas narrativas de cada personagem: a adoração a Odisseu. Todas o amam, sejam as humanas, as deusas ou os monstros. Muitas querem tomar o lugar de Penélope no coração do herói grego, prometem-lhe fortuna, amor e felicidade eterna.
O que chama a atenção é que as mulheres ali presentes mostram forte personalidade e nenhuma inocência, mesmo as mais jovens sabem o que querem, e esse querer inclui um desejo erótico por Odisseu.
A versão feminina da história, se assim podemos dizer, muda o foco da aventura para o amor, a paixão e o desejo, o que talvez seja a grande mensagem por trás do livro, a diferença entre as mentes masculina e feminina que o autor nos quis mostrar.
Odisseu, o grande herói de Homero, aqui é visto pelo seu lado objeto-de-desejo.
É o mesmo Odisseu, mas é um lado que talvez nem ele e nem Homero conheçam, mas apenas suas mulheres.

Beto Córdova 08/04/2013

Maravilhoso
Eduardo Loureiro Jr conseguiu a façanha de contar a incrível jornada do famoso herói mitológico como se fosse uma nova estória. Sempre do ponto de vista feminino, o texto une tensão, suspense, e a expectativa que se espera de um bom livro. Vale a pena.