Sobre o céu e a terra

Sobre o céu e a terra Papa Francisco

Resenhas - Sobre o Céu e a Terra

Fernanda 20/10/2013

Sobre o Céu e a Terra
O livro tendia a ser muito interessante e esclarecedor, assim como qualquer livro católico deveria ser, claro e objetivo, para que não restassem dúvidas sobre Quem cremos e como cremos; mas infelizmente, não conseguiu representar o nosso catolicismo, uma vez que por mostrar diálogos entre Bergoglio e um amigo que não é católico, o livro pode acabar confundindo as pessoas que estão começando a ascender sua fé, fazendo com que adquira um caráter religioso, uma opinião religiosa de católicos E não católicos, por conta de o Papa colocar em um livro ideias de religiões alheias. Creio que o fato de estampar em um conteúdo de Deus e católico crenças não católicas, prejudicam a catequese do catolicismo, pois aparece como "aprovado pelo Papa.".

A linguagem é simples, e os assuntos abordados são bastante clichês, por conta de terem sido recentemente muito vividos, tanto por cristãos como por não cristãos, mas não conta nada que qualquer pessoa com um pouco de bom senso e conhecimento da nossa doutrina já não saiba. Achei fraco.
lari matsui 02/12/2016minha estante
Não é um livro com finalidade catequética, como o é por exemplo o Catecismo da Igreja ou a literatura dos Santos, mas apenas com finalidade de mostrar a possibilidade de diálogo entre católicos e judeus, pontos comuns e incomuns.

PAULINHO VELOSO 01/04/2020minha estante
Penso que as opiniões católicas , universais , de Francisco ficaram mais evidentes e claras depois de provocadas por alguém não-católico. Saiu dos muros. Urbi et Orbi . Passados 6 anos vale a pena dar uma revisitada.

none 14/04/2020

Se você gosta de ler vai gostar de aprender com esse livro independente da sua crença
Skorka e Bergoglio (que vira a se tornar Papa Francisco, mas na época era monsenhor) fazem um debate sobre os temas da atualidade, da religião, entram em polêmicas, mas cada capítulo aborda um assunto de maneira que ambos dialogam em prol da ação, da solução. Não fazem proselitismo (propaganda, partidarismo) de suas tradições e crenças. A gente pode e deve discordar num ou noutro ponto, mas, no geral, ambos se saem honesta e sabiamente bem. Sob o céu e a terra é um livro para ser lido junto com esses grandes best sellers políticos, científicos, e mesmo religiosos (bons e ruins), que são publicados pelo mercado editorial, foge do padrão massificador por fazer uma crítica justa e sintética dos problemas que nos preocupam. Muito construtivo e reflexivo para o mundo em que vivemos.

Tita 16/11/2013

Belo exemplo de diálogo inter-religioso
Essa obra torna acessível o diálogo entre dois líderes religiosos: o Papa Francisco (na época, arcebispo de Buenos Aires, Monsenhor Jorge Bergoglio) e Abraham Skorka (rabino argentino, reitor do Seminário Rabínico Latino-americano).
São discutidos vários temas importantes como: Deus, o diabo, as religiões, a oração, o fundamentalismo, o dinheiro, o holocausto, entre outros, às vezes polêmicos.
São conversas "de coração aberto" em que essas duas autoridades que acreditam no diálogo inter-religioso, esclarecem muitos pontos importantes da nossa fé, abrindo caminho para uma unidade em que o respeito contribui para que se caminhe em direção à tão sonhada paz.
PAULINHO VELOSO 01/04/2020minha estante
Kkkkk você roubou minha resenha !!! Livro didático para ser usado como exemplo para diálogo inter-religioso. As opiniões de Francisco ficaram mais interessantes depois de provocadas por Skorka.

Fê Morais 24/12/2013

Salve Jorge Bergoglio
Este livro, apenas confirmou que as idéias que ele apresenta ao mundo hoje são realizadas há muito tempo. Pude perceber com esta leitura que suas convicções são apenas as mesmas de quando era bispo ma Argentina.

Rosana 10/04/2014

Mesmo quem não professa qualquer religião não pode deixar de admirar esses dois pensadores que, antes de serem homens de fé e religiosos, são estudiosos e filósofos do comportamento e da alma humana, com a sutil habilidade de agregar as tendências e valores contemporâneos aos dogmas de suas doutrinas. Homens que lideram crenças milenares sob um olhar atual, contextualizado e progressista. É como deve ser. Ótima leitura.

Peter Menegat 17/02/2015

Ótimo!
Livro ótimo, com reflexões fantásticas e pensamentos de dois grandes Religiosos, sobre Deus e a Humanidade como um todo. Recomendo a leitura :D

Vinicius 26/08/2016

Interessante diálogo inter-religioso
Trata-se de uma obra simples, composta por curtos diálogos entre Bergoglio e Skorka que demonstram, principalmente, respeito para com o próximo. O livro consegue desenvolver assuntos polêmicos, de forma inteligente e respeitosa, pecando apenas pela superficialidade no tratamento de cada temática, tão distintas umas das outras.

Joelton 23/04/2013

Diálogo inter-religioso com boas pitadas de política
O debate entre o Papa Francisco (então monsenhor Bergoglio) e o rabino Abraham Skorka é bem interessante. Mostra o progressismo e os "freios" do religioso e suas reflexões sobre a relação entre religião e política. Não há nenhum aprofundamento de assuntos polêmicos, como por exemplo a participação positiva ou negativa de Bergoglio na ditadura militar argentina.
Vilma 22/01/2015minha estante
Este livro é maravilhoso pois mostra dois líderes religiosos que professam a mesma fé porém em ambitos diferentes , más que se respeitam e se amam em Cristo, nos mostrando que não importa como você vive sua religião o que realmente importa é a nossa fé em Cristo Jesus.

Jeff 07/08/2013

O papa e o rabino
No mínimo interessante o livro que registra o diálogo entre o então cardeal de Buenos Aires Bergoglio (hoje Papa Francisco) e o rabino Abraham Skorka. O diálogo é inteligente e bem instrutivo. O cardeal Bergoglio mostra por vezes um pensamento mais liberal que outros que o antecederam (Bento XVI) e outras vezes com os pés fincados na tradição da Igreja. Merecem destaque os capítulos sobre o capitalismo/comunismo, O holocausto e sobre a política. A respeito da ditadura na Argentina não vi um posicionamento mais claro do Papa sobre sua atuação na defesa dos direitos humanos. Gostei mais das considerações do rabino que achei mais aprofundadas. Livro bom de ler.

site: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2013/08/1319518-hedonistas.shtml

GIPA_RJ 12/08/2013

Recomendo
Um livro de fácil leitura , na forma de diálogo entre o Papa Francisco e um rabino. Não há necessidade de lê-lo na ordem dos capítulos , uma vez que são independentes.
Contudo , senti que é apenas um apanhado geral , resumido ,superficial das ideias do papa: ele é muito mais do que o retratado aqui , ficou aquém.
Válido como o primeiro livro de Francisco I a ser lido. A conferir os outros.