Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Jacqueline 11/05/2013

publicada originalmente em http://www.mybooklit.blogspot.com.br
"Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."

Moyes foi correspondende do The Independent por dez anos. Como eu era antes de você é seu segundo livro lançado no Brasil, sendo o primeiro o romance A última carta de amor, também publicado pela Editora Íntrinseca.
Eu já havia lido A última carta de amor, e me apaixonado instantaneamente pela escrita impecável, e o modo como os sentimentos transbordavam através das páginas, e sabia que me emocionaria ao ler este novo livro, e não foi diferente.

Lou Clark tem 26 anos, e ainda não decidiu o que quer fazer com a sua vida. Seu namoro com Patrick, a cidadezinha onde mora, e o trabalho na cafeteria lhe bastam, e não consegue enxerga nenhum motivo para ampliar seus horizontes, isso até perder o emprego e começar a trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, para continuar ajudando no sustento de sua casa.
Will é o oposto de Lou. Antes do acidente que o deixou preso a uma cadeira de rodas, ele era um jovem bem sucedido, com um espírito aventureiro, uma namorada linda e toda uma vida pela frente. Porém, após o acidente ele não consegue aceitar levar a vida que leva, e pretende dar um fim em tudo.
Lou terá apenas 6 meses para demovê-lo dessa ideia, e ambos irão aprender um com o outro mais do que imaginavam.

Jojo é mestre em expor os sentimentos de seus personagens de modo tão visceral, que fico em dúvida se o livro é pura obra ficcional, ou uma história que realmente poderia ter acontecido com qualquer um.
Sua narrativa em primeira pessoa, é envolvente e nos fisga logo nas primeira página.
Will é completamente arrogante e distante nos primeiros dias em que Lou trabalha em sua casa, mas aos poucos a sua "casca" e armaduras são deixadas de lado, e ele começa a se revelar vulnerável. É como se ele estivesse se fechando em seu próprio casulo para evitar qualquer tipo de sofrimento.
Lou é um doce de garota. Apesar de não possuir grandes ambições para o futuro, e se contentar com pouco, ela consegue enxergar o Will além da cadeira de rodas. Juntos eles formam um encaixe perfeito.

Continue lendo em: http://mybooklit.blogspot.com.br/2013/05/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html

Ana Karla 26/05/2013

Bem mais que um livrinho água com açúcar...
Por ter lido um spoiler em uma resenha acabei sabendo o que aconteceria no final e por isso fui adiando a leitura o quanto pude. Mas quando resolvi ler não consegui parar mais... Foi o meu primeiro livro da Jojo Moyes e ao concluir a leitura percebi que fui muito feliz na minha escolha.

Como Eu Era Antes de Conhecer Você poderia ser só mais um livro água com açúcar, mas é bem mais que isso. Aborda um assunto delicado e polêmico que a autora soube conduzir com maestria. É um livro que fala de amor, aprendizado, superação, do saber lidar e respeitar a decisão do outro; de como alguém ao chegar a nossa vida pode fazer a diferença.

Não costumo chorar quando estou lendo, para que isso aconteça a história tem que me tocar, me envolver bastante, mas Jojo Moyes com a sua narrativa envolvente acabou conseguindo essa proeza. Quando percebi algumas lágrimas estavam rolando ao folhear as últimas páginas. Sem dúvidas uma das melhores leituras de 2013.

naniedias 13/05/2013

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
Intrínseca - 318 páginas
Uma história de amor e autoconhecimento que irá encantar até os mais durões.

Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me before you
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Sinopse:
Louisa Clark gostava de seu emprego no café próximo ao castelo. Apesar de simples, era algo que ela gostava de fazer e estava feliz com a vida levava. Mas a recessão atingiu muita gente e o estabelecimento fechou, deixando-a sem trabalho.

Will Traynor perdeu a vontade de viver após o acidente que sofreu dois anos atrás que o deixou tetraplégico. Não podendo fazer mais nada das coisas que o deixavam feliz, ele simplesmente não quer mais saber de nada e se torna uma pessoa amargurada.

A vida desses dois personagens está prestes a mudar completamente quando Lou é contratada para cuidar de Will.
A felicidade da moça irá entrar no duro coração de Will. A inteligência dele e o seu conhecimento do mundo irão mexer com as ambições dela.

O que eu achei do livro:
Ótimo.

Para começar, vou elogiar a edição da Intrínseca, que ficou belíssima!
A capa é simplesmente linda demais, assim como a arte gráfica do interior. A tradução/revisão também ficou muito boa e não há do que reclamar.
A editora tem arrasado nas publicações, tanto que é presença garantida nas listas de mais vendidos no país (e com vários títulos diferentes).

Nesse caso, mais uma vez a Intrínseca trouxe uma história apaixonante. Como eu era antes de você é uma história de amor, superação e crescimento. Mas infelizmente não do jeito como você está pensando.

A escrita de Jojo Moyes é embriagante!
A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Lou na maior parte do tempo. Com uma narrativa dinâmica e bastante ágil, a leitura é rápida e extremamente prazerosa. Além disso, a autora ainda pontuou o livro com alguns capítulos narrados na perspectivas de outros personagens importantes na história, o que dá uma quebrada no ritmo e deixa a narrativa ainda mais intrigante.

A trama criada pela escritora também é muito diferente do que costuma-se encontrar por aí.
Seus personagens são muito bem caracterizados e bastante diferentes do usual. Louisa é uma protagonista forte, decidida, mas nem por isso ambiciosa. É intrigante a forma como a personalidade da protagonista é delineada.
E os demais personagens também são muito bem construídos. Acho muito bacana quando o autor consegue utilizar os personagens secundários de maneira intensa e deixar claro que eles são importantes para a trama, embora não sejam o foco principal.

Apesar disso, o livro tem sua dose de clichês e previsibilidade. Não há como negar.
Por exemplo, vai me dizer que você já não sabe desde agora que Will e Lou vão se apaixonar? Isso não é spoiler, é clichê.
A forma como isso acontece, entretanto, é muito bacana de acompanhar. A maneira como os dois se envolvem, como o relacionamento deles progridem e como lidam com seus sentimentos é envolvente e viciante, uma delícia!

Nem tudo são flores, entretanto. Não vou entrar em detalhes sobre o que me desagradou, pois é algo pessoal e conectado à trama do livro.
Apesar de tentar escrever sem spoilers, vou colocar o próximo trecho escondido, para que quem (assim como eu) não gosta de saber nada da trama, não fique conhecendo minúcias que preferencialmente devem vir à tona apenas com a leitura do livro. Não clique se você gosta de ler às escuras.

[Trecho spoiler! Apenas disponível no blog]

Como eu era antes de você é um livro envolvente, delicioso, diferente.
Uma história feliz sobretudo, que mostra como a vida consegue contornar qualquer obstáculo, embora nem sempre da maneira como desejaríamos.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Naty 13/05/2013

Como Eu Era Antes de Você -Jojo Moyes : Um livro perturbador que vai ficar na sua mente por muito tempo após virar a ultima página
Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark e sua redescoberta da vida, por assim dizer. Louisa era garçonete em um café em uma cidadezinha isolada da Inglaterra que acaba fechando e a deixando sem emprego.

Louisa não tem muitas expectativas para o futuro e aos 27 anos ainda mora com os pais, o avô, que precisa de cuidados constantes após sofrer um derrame, a irmã, mãe solteira, e o sobrinho pequeno. A família é pobre e ela acaba sendo a provedora de boa parte da renda da casa, e logo quando perde o emprego o pai é ameaçado de perde o seu também.

Sem muita escolha Lou aceita o emprego de cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor. Will sofrerá um acidente de transito a dois anos e só tinha movimentos a partir da parte superior do tronco.
Ela é relutante e orgulhosa sobre o emprego, deixando claro que não limparia o traseiro de ninguém e só aceita realmente o emprego por falta de opção e porque seu contrato seria de apenas 6 meses.

A relação dos dois é tumultuada no começo. Will é rabugento, esbanja arrogância e humor negro e por varias vezes não perde a oportunidade de destilar seu veneno contra Lou. Mas aos poucos isso muda e os dois se aproximam desenvolvendo uma forte amizade.

O livro trata de temas delicados como o preconceito, a auto aceitação, as dificuldades enfrentadas por um deficiente físico e as descoberta si mesmo, deixar sua zona de conforto. A narrativa é na primeira pessoa e feita por Louisa, cheira de emoção não é difícil ir das lágrimas ao riso durante o livro.

Quem espera um romance mais apimentado ou coisa do gênero será decepcionado. O amor de Lou e Will surge aos poucos e o maior clima presente no livro é de amizade. Eles mostram o amor na forma mais pura, em pequenos toque e palavras de aceitação e apoio.

O historia toda gira em torno das tentativas desenfreadas de Louisa de tentar mostrar a Will que, mesmo estando preso a um cadeira de rodas para sempre, ainda existe motivos para lutar, que ele pode ser feliz. Durante essa trajetória a protagonista também se descobre, muito por culpa daquele a quem ela devia ajudar.

Como eu era antes de você é uma história de amizade, descoberta de si mesmo e do amor mais puro, um livro muito mais romântico que um casal correndo um em direção ao outro em uma praia ao pôr do sol, se me permite dizer. Uma lição de vida.

Christies 14/05/2013

Inestimável
Lou e Will são os protagonistas que se encontram em uma fase bastante difícil de ambos, Will, tetraplégico, foi uma pessoa apaixonada por riscos calculados, pela vida e por esporte; Lou, uma jovem sem qualificação e desempregada, é uma das principais provedoras da casa, mesmo assim é quase que ignorada/menosprezada na família.
Em sua busca de emprego Lou aceita trabalhar como cuidadora auxiliar de Will, que não se importa mais com a vida, e que pretende morrer.

O que mais eu gostei é que nesse livro não tem cura mirabolantes, nem romances relâmpagos, tem o crescimento de um ser humano, pois Lou, é incentivada por Will, a estudar, a buscar conhecimento, a ter o poder através das informações; e têm a vontade de morrer de Will, que após anos sendo uma pessoa ativa, tem sua vida mudada completamente pela lesão na coluna, precisando de ajuda para tudo.

O romance é lento, inicialmente é antipatia, depois vem algumas trocas de farpas, e depois a amizade. Nesse livro nos faz questionar nossas moralidades e nossas concepções do que é o certo, errado, quem deve julgar quem deve morrer ou viver; de quem deve ser a decisão, dos pais, dos amigos, ou daquele que estava acostumado a fazer de tudo por si mesmo? Li o livro sem nenhuma das minhas concepções, mas me deixou uma pergunta em mente, o que é mais difícil, quando se ama, ficar com a pessoa mesmo ela não querendo ou deixar ela ir?

Foi um livro emocionante e inesquecível. Recomendadíssimo.
Ah, não esquecem da caixinha de lenços, serão necessários.
Clara 14/05/2013minha estante
A caixa de lenços foi muito necessária! Livro realmente emocionante.

VALESCA 16/05/2013minha estante
Amei este livro. No final eu estava a espera de um milagre.Valeu ter lido.

Christies 18/05/2013minha estante
É Valesca, eu também esperei por uma cura ou algum tratamento alternativo, mas por não existir na realidade, achei que esse livro se tornou uma lição de vida e reflexão para mim.

Marlay 15/05/2013

Como eu era Antes de Você - COMA LITERÁRIO
Depois de uma enxurrada de romances hot no fim de semana, resolvi que minha próxima leitura seria Como eu era ante de Você. Estava meio saturada dos romances hots, parecem que todos agora seguem a mesma cartilha e estava ficando um tanto quanto repetitivo. Maravilhosa decisão a minha, meu coma se dá não porque o livro é triste ou feliz, mas porque o livro é PERFEITO. Eu AMEI esse livro. Que história... Lou e Will me fez rir e chorar. Muito bem escrito. Mexeu com minha alma, e me colocou a questionar senão ficamos acomodados com a vida e não damos valor as verdadeiras coisas que nos cercam. É uma verdadeira história de amor que rompem obstáculos, preconceitos, e acima de tudo que vê beleza onde não tem. Pode muito bem retratar a vida real de uma pessoa tetraparaplegica com seus obstáculos, medos, incertezas, sofrimentos. Mostra a amizade, o companheirismo, a cumplicidade sendo construída dia a dia, com o pano de fundo a luta diária de tetraplégico numa sociedade ainda incrustada de preconceitos. Existe livros e livros, e esse livro é pra se ler de alma aberta, sem se apegar a questões religiosas, a moral, a querer determinar o que é certo ou errado, sem julgamentos, tem que se usar compreensão e respeito acima de tudo. É um livro que trata sobre o RESPEITO A VONTADE DE OUTRA PESSOA, mesmo que sejamos completamente contra. O máximo que podemos fazer é nos colocar no lugar da pessoa, tentar compreender e aceitar por mais que achamos errado determinadas situações e decisões. Lembrar que não podemos obrigar ninguém a seguir o que achamos correto, e que nossas verdades e certezas nem sempre são da outra pessoa. E depois que tentarmos tudo que pudermos fazer e não tivermos intento, só nos cabe respeitar, pq a decisão nem sempre é nossa. Sinceramente um dos livros mais lindos que já li, senão o mais lindo. SUPER MEGA RECOMENDO.

Kelly 19/05/2013

Repensar valores....
A história nos mostra como devemos valorizar cada instante de nossas vidas, pois não sabemos do nosso amanhã. A autora nos leva a esse tipo de reflexão. Uma leitura extremamente envolvente e maravilhosamente romântica, sobre o amor, aprendizado e perda. Refletir sobre nossas atitudes perante o próximo, o egoísmo, pensarmos que apenas o nosso problema é o único no mundo. O amor é capaz de florescer nas situações mais improváveis.

Ju 19/05/2013

fascinante! lindo! mostra que as pessoas podem realmente aprender e serem capazes daquilo que não sabiam ser

Nanda 19/05/2013

É um livro tocante, engraçado, doce, até mesmo sexy, cheio de lições e você se pega chorando pra valer várias vezes. É bem o que duas pessoas disseram, este livro muda a sua vida e você quer que outras pessoas também leiam para poder conversar sobre tantas coisas que ele traz. Seria fantástico se o livro fosse baseado numa história real, pq eu fiquei com a imensa vontade de poder falar com os personagens, as vezes brigar também rs. São sensações muito reais que ele provoca.

Aline 19/05/2013

Superou minhas expectativas!
Nunca pensei que fosse resenhar um livro na vida, mas não teve como deixar esse de lado. Sempre gostei de ler, e há algum tempo sentia falta de não ver a hora passar por estar presa em alguma leitura. Meus últimos livros eram um pouco didáticos demais, sobre como perder peso ou entender sobre energias e reações. E a verdade é que quase nunca chego ao final deles. Isso explica querer falar sobre Como eu era antes de você, tendo em vista que, quando dei por mim, já estava na metade de um livro de 320 páginas. Não esperava muito do livro mas não pude deixar passar em branco a expectativa de encontrar, naquelas linhas, alguém que eu procura aqui fora, no mundo real. E convenhamos, provavelmente não existe.

"— Você disse que tem muita facilidade para lidar com pessoas. E parece gostar de… roupas… teatrais. — Ele lançou um olhar para minha meia-calça, que era verde e brilhante. Pensei que aquela meia pudesse me animar. Thomas tinha cantarolado a música-tema de A Pequena Sereia durante todo o café da manhã."

O livro conta a história de Louisa Clarck, uma mulher de 26 anos, sem muita ambição na vida, que trabalha no café The Buttered Bun e mora perto do castelo Stortfold, ponto turístico da Cidade. Do outro lado, Will Traynor, um homem de 35 anos, rico, aventureiro, ambicioso e ativo, que perde os movimentos após um acidente. Duas pessoas completamente diferentes que acabam sendo unidas pela vida. Quando o chefe de Louisa lhe informa que terá de fechar o café, ela se vê sem emprego e sem muita possibilidade, tendo em vista sua falta de qualificação para qualquer coisa. É quando, mesmo muito resistente, se candidata à vaga oferecida pela família Traynor, de cuidadora de Will, um tetraplégico. O começo acaba sendo um pouco traumático, tendo em vista que Will se tornara hostil e mau-humorado. Mas aos poucos a relação deles vai se estreitando, ao ponto de duas personalidades tão diferentes, ensinarem tanto uma a outra.

" — A echarpe? Por quê?
— Não combina. E parece que você está querendo esconder alguma coisa.
— Mas… assim todo o decote vai ficar aparecendo.
— E daí? — Ele deu de ombros. — Escute, Clark, se for usar um vestido assim, tem que se sentir segura. É preciso vesti-lo mental e fisicamente.
— Só você, Will Traynor, para dizer a uma mulher como ela deve usar um maldito vestido.
Acabei tirando a echarpe."

Um amor puro e afetuoso pode nascer onde menos esperamos. Não pelo fato de ele ser tetra, mas pelo fato de serem de universos tão diferentes. Eles mesmos comentam em determinada altura do livro, ela provavelmente nunca teria sido notada pelo Will de antes. Foi nesse momento em que percebi que o titulo do livro poderia ser muito mais abrangente do que pensei. É legal pensar na propria vida nessas horas. E pensar que existem pessoas divisoras de águas na nossa vida também. Pessoas que aparecem como um caminho, ou como um cometa, mas independente da quantidade de dias que passamos juntos, nos ensinam ou transmitem alguma lição que nos muda daquele momento em diante. Nos fazem rever nossas escolhas e atitudes perante nossa propria vida.

Achei legal também que, nesse livro, a autora reserva alguns capítulos para relatar a visão do ponto de vista de outros personagens, o que nos permite enxergar e entender outras perspectivas. Da mãe e do pai de Will, do enfermeiro e até mesmo da irmã de Louisa. A mensagem que o livro nos deixa, em meio a todas as emoções que ele é capaz de nos fazer sentir, é que cada pessoa tem seu fardo, e que somente ela tem o direito e o poder de decidir como carregá-lo. Um livro surpreendente, que nos mostra mais uma vez, que certo e errado é apenas um ponto de vista.

Resenha publicada no meu blog: http://antesquevocecresca.com/como-eu-era-antes-de-voce-jojo-moyes

Bruuh 20/05/2013

"Como eu era antes de você", chamou minha atenção pela capa (culpada!). Gente! Que capa mais fofa é essa?
Além disso, nunca tinha lido nada da Jojo e eu estava louca para conhecer sua narrativa.
O livro inicia com Will em sua última noite antes do acidente (infelizmente é o único capítulo dele #chora).
Will Traynor ama aventuras, viagens para ele devem ter escaladas, paraquedas, enfim, ele adora coisas radicais, mas isso acaba quando um motoqueiro o atropela. Will fica tetraplégico, podendo só movimentar o pescoço e os dedos das mãos.
Em um capítulo paralelo, conhecemos Louisa Clark, uma mulher de 26 anos. Ela está muito cômoda com sua vida: mora com os pais, o avô, a irmã e seu sobrinho. Trabalha em um café, não quis se especializar com estudos, só vive. Ou para Will, não vive de verdade.
O café em que Lou trabalha desde seus vinte anos de idade fecha, e Louisa encontra-se sem direção.
No decorrer das páginas, Lou é chamada para uma entrevista. Seu trabalho? Cuidar de um tetraplégico.
Ela consegue o emprego (com um salário muito melhor do que o do café em que trabalhava) e faz um contrato de seis meses.
Louisa, que esperava um velhinho na cadeira de rodas, é surpreendida ao ver que se trata de um homem bonito com apenas trinta e cinco anos. E assim, ela inicia-se no emprego, sofrendo com o mal-humor de Will constantemente. Will, tem uma língua ferina, principalmente quando tem dores, o que é quase sempre. Ele tem infecções, quedas e aumentos de temperaturas, entre diversas outras coisas que o impossibilitam ainda mais de tentar... viver.
Com o passar das semanas, Lou pensa em desistir do emprego, mas uma série de contratempos a impedem: seu pai pode ser despedido a qualquer momento, sua irmã vai largar o emprego e voltar para a faculdade, sua mãe não pode trabalhar porque seu avô necessita de cuidados, em decorrência do derrame que sofreu. Dessa forma, Lou terá que sustentar sua família. Porém, com tudo isso, há uma única razão que faz Lou continuar com seu emprego, algo que ela descobriu e está profundamente chocada. (Algo que não vou falar Rá!)
Agora, Lou tem que correr contra o tempo para fazer com que Will tire uma ideia absurda da cabeça.
Com isso, seu namorado (mais preocupado com o corpo do que com ela) começa a ter ciúmes, principalmente quando descobre que Will não é velho, muito menos feio.

Esse livro, não gira somente ao redor de Lou e Will, mas de suas famílias, suas necessidades, suas angustias, suas superações.
Jojo faz-nos entrar no mundo do Will, mostrando-nos suas dificuldades, os preconceitos vividos, o orgulho ferido, as limitações infinitas. Uma história que poderia ser real, já que há muitos Wills e muitas Lous pelo mundo afora. Uma crítica meio que escondida, mas que sai no formato exato de um tapa (gentil) na cara. Você reflete, chora, ri, tudo somente com reles trezentas e vinte páginas.
Um livro lindo, no qual o leitor transcende e enxerga as coisas por uma nova perspectiva.

Luke 21/05/2013

Uma História emocionante que nos faz refletir como aproveitar a vida quanto é tempo
O Livro de um ao todo

Como começar a falar de um livro quando você termina com várias cenas que ainda permanece um bom tempo em nossa cabeça? Começando com uma capa linda e que consegue passar para o leitor o que a história quer contar.

Louisa tem 26 anos. É uma menina forte e determinada. Porém é demitida do seu emprego de garçonete. Sua família depende um tanto da renda dela. Seu pai está prestes a perder o emprego, sua mãe cuida do avô que recentemente sofreu um derrame e uma irmã mãe solteira e namora Patrick, um triatleta obsessivo pelo esporte no qual pratica.

Will tem 35 anos. Após um acidente ele fica tetraplégico. Depois do desastre seu ânimo de viver, seu bom humor desaperece tornando-se em um homem egoísta e grosso.

Após Louisa conseguir um emprego como cuidadora de um tetraplégico, tudo é novo, e ela nunca imaginou que um emprego desses poderia mudar sua vida, família, o seu coração e a forma de viver e ver o mundo.

"E, à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, seu eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz." Página 45

Jojo traz uma história incomum pelos livros que estão nas prateleiras nas livrarias. Uma história comovente, com um humor negro e uma escrita fabulosa.

Mesmo sabendo que é uma história, porém nos faz mergulhar numa história sabendo que há pessoas como Will. A autora consegue trazer as dificuldades (pessoal e como cidadão), sentimentos que um deficiente vive e sente.

"Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços." Página 220

A construção dos personagens é excepcional. Como a história é contada pela perspectiva de Louisa, e poucos capítulos narrados por alguns personagens, mas eles são narrados tanto pelos que eles sentem quanto a visão deles por Louisa, nos faz ficar íntimos com ela por saber o que ela sente, o que ela faz.

O crescimento do relacionamento de Louisa e Will é feito por vários degraus e nós conseguimos identificar durante o enredo esse crescimento.

Há alguns furos que a autora narra. Um deles é colocar uma ação a Will, cujo o personagem não tem movimentos nenhum, somente no pescoço, ela escreve ele "dando de ombros" e "levantando um dos braços".

Ler ou não, eis a questão

Super indico "Como eu era antes de você". Uma história com uma mistura de um bom humor, romance e drama.

Ele consegue nos fazer refletir como devemos aproveitar a vida consciente. Consegue nos trazer uma moral comovente e confesso, em boas partes as lágrimas surgiram.

Extras: Jojo Moyes também é autora do livro "A última carta de amor", também publicado pela editora Intrínseca.

Lygia 24/05/2013

Emocionante!
É muito mais difícil falar sobre um livro que gostamos muito, que de certa forma mexe conosco. Essa semana mesmo estava comentando sobre isso com a Ni (Ninhada Literária). E esse é o caso de 'Como eu era antes de você', da Jojo. Já li sua outra obra publicada também pela Intrínseca, 'A última carta de amor', mas nem de longe fiquei tão envolvida e emocionada com a leitura como aconteceu com esse.

A capa em tons pastéis e o “rosinha” me deram a impressão que se tratava de um romance com um “felizes para sempre”. Ledo engano. A história de Lou e Will trata-se muito mais do que isso: é sobre superação, conquistas, autoconhecimento e amadurecimento pessoal.

Lou, que mora ainda com os pais, irmã solteira, e avô doente, ajuda muito na casa com seu salário de atendente de uma cafeteria local. Subitamente desempregada, encontra emprego na família de Camilla, cujo filho Will está paraplégico há 2 anos. Will tem apenas o movimento bem limitado de um dos braços e precisa de ajuda para absolutamente tudo. É angustiante sua situação, ainda mais quando sabemos que ele era do tipo apreciador de esportes radicais, ativo, trabalhador, garanhão.

O problema é que Will é muito mal-humorado devido sua situação, e afasta todos de si. Apenas Nathan, que é responsável por seus cuidados médicos, parece estabelecer algum tipo de relação com o homem. Camilla acaba contratando Louise para o cargo de cuidadora, mesmo ela não tendo experiência, na esperança que sua figura exótica, anime um pouco o ambiente. Will mora em um anexo do castelo que é ponto turístico da cidade, propriedade de seus pais. Todo o ambiente é preparado para ele, que realmente não vê mais sentido em permanecer ali. Mesmo sendo munida de saúde, Lou está presa também em sua vida, metaforicamente falando, e é no encontro e convivência dos dois personagens que a história se desenvolve, de maneira bela e gradativa.

Enfim, eu tento fugir de muito drama, mas desse livro não consegui. Basta saberem que finalizei a leitura em lágrimas, mas de certa forma, satisfeita e feliz com o rumo dado por Jojo à trama. Tudo faz sentido, e foge completamente do clichê. Adoro relacionamentos bem construídos. E além de tudo, para dar um plus à trama, apesar de majoritariamente narrado por Lou, temos outros narradores em alguns poucos e curtos capítulos. Como o livro é em 1ª pessoa, acredito que esse artifício utilizado pela autora aqui foi essencial para termos uma visão melhor do relacionamento entre Will e Lou aos olhos dos demais.

Uma das grandes surpresas de 2013. Favoritado e indicado sem dúvidas!