Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Nadia 05/06/2013

Acabei de Ler "Como eu era Antes de voce" e estou aqui me debulhando em Lagrimas. Quando me entrego a leitura eu me entrego também aos personagens deles. E isso me faz sentir o que eles sentem. Sorrio, choro, torço, penso se teria feito diferente. Amo ler e amo me fazer mesmo que no imaginário a pessoa a passar pelas historias contadas,isso faz com que eu me torne uma Nádia Melhor!!

Este livro me Marcou!!

Rafaelle 05/06/2013minha estante
Verdade, estou pensando: o que leio agora?
Mas ainda não desapeguei de Lou e Will.

NaTuU 13/02/2014minha estante
Eu também não consigo desapegar, tive uma ótima recomendação, O silencio da montanha de Khaled Hosseini.

Emanuelle 23/05/2015minha estante
Levarei os dois pra sempre no meu coração. Chorei muito com o final, mas ao mesmo tempo feliz por ter levado uma lição de vida :)

patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.

Fran 04/06/2013

Lindo e comovente!
Totalmente emocionante e viciante! Não consegui largá-lo em quanto não o terminei....

Que história linda! Super bem escrito... Jojo Moyes soube transmitir muita emoção nas suas palavras...

O livro não é nada chiclê... Um amor que vai se moldando com o passar dos dias, sem ser forçado... Muito gostoso...

Relamente um lição de vida, se eu estivesse no lugar de Will, não saberia como reagir... é muito frustante ficar tetraplégico, principalmente na situação me que ele vivia, uma vida super ativa.... e de uma hora para outra isso é tirado dele...

Lou amadureceu demais no decorrer do livro... A única coisa que fiquei com raiva, foi ela aturar por tanto tempo aquele namorado chato dela!!! Devia ter dado um pé na bunda dele rápido... rs

o final do livro é maravilhoso, muuuuito emocionante! Não tem como segurar as lágrimas...

Super recomendado pra quem gosta de histórias que tocam, e nos fazem refletir sobre a nossa vida... ao valor da nossa vida...

Raffafust 04/06/2013

Para escrever essa resenha tive que enxugar os óculos, eu chorava tanto ao terminar as 320 páginas desse livro que demorei um pouco para me recuperar. Mas vamos tentar deixar a emoção de lado e contar o que achei.
Bem, de primeira já posso informar que amei o fato da protagonista ser diferente do que andamos vendo nos livros publicados, ela tem 26 pra 27 anos, ela é arrimo de família e sua vida não é nada fácil. Ela não vive em sociedades distópicas , seu mundo é normal, na verdade é tão sem graça que ela mesma não consegue perceber o quanto transformou sua vida em uma mesmice sem fim. Mas isso não faz da protagonista, Lou Clark, uma chata. Pelo contrário, ela é encantadora. Ela aguenta o favoritismo de sua irmã na casa em que vive mesmo a irmã sendo mãe solteira e os pais a defendendo o tempo todo, ela não consegue sentir raiva da irmã e do sobrinho e nem mesmo do pai insuportável que vive debochando dela quando na verdade devia erguer as mãos para os céus por ter uma filha como Lou.
Lou só fez até o ensino médio, ela depois emendou trabalhar em uma cafeteria e logo no início do livro sabemos que ela é mandada embora e precisa de um emprego para ontem, afinal seu pai está quase sendo mandado embora, sua irmã trabalha meio período por causa de Thomas ( o filho dela) e sua mãe teve que parar de trabalhar para cuidar do avô de Lou.
Ou seja, a casa vive do pouco dinheiro que ganha seu pai e Lou.
Mesmo ouvindo gracinhas de seu pai, ela o respeita e acha que está mais do que certo ajudar dentro de casa.
Namorando há 7 anos Patrick, um cara que não demonstra um amor maior por ela do que por seus sagrados treinos , a vida de Lou é trabalhar, ler um livro e ver filme, sempre sem legendas porque odeia filme legendado.
Ao ser demitida ela nem imagina o que a vida lhe guardou. A princípio receosa, ela vai acabar topando trabalhar como cuidadora de um rapaz de 35 anos que é tetraplégico. A autora nos deixa conhecer Will, o CEO de uma empresa que foi atropelado por uma moto em um dia chuvoso e ficou tetraplégico.
Sem vontade nenhuma de viver, a mãe dele contrata Lou querendo que ela o anime.
A princípio a relação dos dois vai se complicada, avesso a novas amizades e extremamente revoltado com seu estado quase vegetativo, Will só trata bem Nathan, seu enfermeiro.
Claro que com o tempo vamos nos encantar com a história traçada pela autora do incômodo que Will sentia com a presença de Lou até o conforto de tê-la ao seu lado. A amizade, o carinho e o aprendizado que vão ter um cm o outro me lembrou claro o recente sucesso " Intocáveis" que é baseado em um livro que ainda não li. Outro livro " As sessões" também se parece muito com essa história, não que a autora tenha copiado, ela criou uma linda história diferente, mas me fez lembrar porque são pessoas que perderam os movimentos e tentam ver a vida de outra forma.
Na verdade Will não, mesmo feliz ele mantém uma ideia fixa que não conto senão estraga essa linda história, entre o quanto devemos amar cada dia que temos em nossas vidas e em como cada um pode ter uma visão do mundo.
Lou é extremamente única, não tem como o leitor não se apaixonar por ela e seu jeito de achar que pode mudar o mundo porque ama alguém.
Will, é um personagem que primeiro senti pena e depois me vi cúmplice mas por Lou não consegui achar que fez a coisa certa.
Enfim, " Como eu era antes de você" merece ser lido. Para emocionar e dar valor a vida, funciona bem demais ;)

Beta 01/06/2013

Como eu era antes de você, é um livro para ficar na memória para sempre
São exatamente uma hora da manhã e eu quase não enxergo essas palavras digitadas de tanto que minha vista está embaçada e meus olhos estão inchados.

O que dizer sobre este livro? Com certeza foi o livro que mais me emocionou e o que mais tocou não apenas o meu coração, mas a minha alma. Pode até parecer dramático falar assim, e talvez realmente seja, mas foi o que senti.

Eu já sabia que esse livro trazia um assunto delicado e totalmente diferente do que eu já li, afinal um dos personagens principais é Tetraplégico e ao contrário do que a novela de Manoel Carlos, Viver a Vida, mostrou não é nada fácil.

Com um pensamento romântico e até mesmo infantil - embora eu odeie admitir - eu fui devorando as páginas de ontem para hoje na esperança de ver aquele milagre e então o Will andar e saltitar no fim. E bom esse livro não traz o conto de fadas, mas sim a realidade desses deficientes físicos. Seus conflitos internos, o estresse mental e físico, as dificuldades que eles passam na rua por falta de estrutura para cadeirantes, entre diversas coisas.

A Lou, com certeza foi a personagem que mais se encaixou no meu perfil até agora. O medo de descobrir quem ela é, o medo do desconhecido, o conforto da mesmice, a forma como a família não a leva a sério me trouxe pensamentos bastante íntimos e enterrados há tempos na minha mente.

Mas, não se engane com o enredo dramático do livro não, dei altas gargalhadas ontem a noite no consultório da dermatologista da minha tia. A Lou é uma figura! Única, divertida, transparente e sempre disposta a ajudar os outros, ela lhe cativa a cada virada de página e por incrível que pareça, ela não lhe cansa, digo isso pois o livro narrado em primeira pessoa, pela Lou e em alguns momentos por outros personagens faz você grudar nele e não querer mais sair.

Há tempos eu estava louca para ler esse livro sem motivo aparente. Eu havia apenas lido superficialmente a sinopse, não vi nenhuma resenha, não procurei saber mais sobre o livro. Apenas o vi e senti uma necessidade absurda de ler. E eu o li em um dia e me emocionei de uma forma que nunca havia me emocionado antes.

A profundidade dos personagens, até mesmo dos mais pequenos, lhe toca o coração e faz você viver todos aqueles momentos: De angústia, tristeza, felicidade, amor, desespero. E quando você nota já está com os olhos completamente inchados, o rosto coberto por lágrimas, o nariz escorrendo igual louco e a camisa completamente molhada, bom pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Como eu era antes de você é um livro que sempre indicarei a todos. Ele não é apenas um daqueles livros românticos que faz você pensar, é uma lição de vida, é um livro que o faz parar e refletir sobre tudo aquilo que você considera "porcaria de vida".

Entregue-se a Lou, Will, Nathan, Camilla, Steven, Josie, Katrina e se surpreenda com essa belíssima história.

cris 13/06/2013

Real

Este livro é realmente sensacional! Me colocou de frente com uma situação totalmente delicada a partir de um ponto de vista que realmente eu não tinha.(talvez por graças a Deus nunca ter passado por esta situação).
Quando parei pra pensar como o personagem WILL, me colocando em seu lugar,tive conflitos por temer tanto a morte mais tbm por pensar nela como um forma de liberdade.
Tbm como mãe, me vi na situação em que os pais do personagem se encontravam, e senti que por mais que seja cruel, a verdade é que não podemos ser apenas egoistas, claro que queremos sempre o melhor, queremos sempre o bem das pessoas que amamos, mas, pra isso, temos tbm que pensar no que realmente consiste o bem e a felicidade do próximo.

Maravilhoso, encantador, surpreendente.....

Vale a leitura, a releitura e tudo do melhor que nós conseguimos absorver sobre a capacidade que o amor tem de nos fazer enxergar novos conceitos sobre o que realmente faz td valer a pena.....até onde iriamos por amor......

Ótima leitura a todos!!

Marcela Pires 28/05/2013

Adorável!
"Dizem que só é possível se admirar um jardim depois de certa idade, e acho que existe alguma verdade nisso. Provavelmente tem algo a ver com o grande ciclo da vida. Parece que há algo de miraculoso e ver o inexorável otimismo de um novo broto após a desolação do inverno..."

Antes de mais nada eu preciso dizer que estou apaixonada. Totalmente apaixonada por esse livro, e ele não só entrou para os dez mais do ano, como para um dos melhores da minha vida!
Eu amei. Amei profundamente. E fico me perguntando: como não li nada de Jojo Moyes antes? Agora quero ler tudo!

"Como eu era antes de você" conta a estória de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos que perde o emprego num café da cidade e precisa urgentemente arrumar outro emprego, já que a situação financeira da casa esta bem difícil. Ela mora com os pais, a irmã que é mãe solteira, Thomaz o sobrinho de 5 anos e o vô que teve derrame.
Louisa é sempre comparada com sua irmã mais nova Treena, que é "mais esperta e mais inteligente", e Lou é a atrapalhada e "maluquinha", e é um tanto acomodada em sua vida. Tem um namoro estagnado com Patrick há 7 anos, passa os fins de semana assistindo tv com o vô, e não tem nenhuma ambição na vida. Mas ela é uma pessoa engraçada, de bem com a vida, generosa, vive fazendo piada de tudo, uma figura!

A família dela apesar da falta de dinheiro, é unida e eu morri de rir em varias cenas! O pai Bernard é Hilário.

Lou consegue um emprego para cuidar de um tetraplégico.
Will é um homem de 35 anos que há 2 anos sofreu um acidente, foi atropelado, e teve lesões na C5 e 6.
Ele era um CEO de uma grande empresa, adora esportes radicais, como subir em montanhas, escalar...mas agora não consegue viver preso a essa cadeira, tendo dores, infecções constantes e tendo que pedir ajuda para tudo.
Ele pretende ir a Suíça cometer suicídio assistido em 6 meses. E é esse tempo que Louisa tem para fazê lo mudar de idéia.

O livro é narrado em 1 pessoa por Louisa. Tem 3 capítulos que temos novos narradores: Camila (mãe de WIl)l, Steve (pai de Will) e Nathan, o enfermeiro. Esses capítulos são maravilhosos, porque faz com que tenhamos uma visão do que cada um deles sente em relação ao problema de Will.

A escrita é tão gostosa que vc não consegue para de ler. O livro inteiro é cheio de sensibilidade e emoção.
É uma história terna, onde um muda naturalmente a vida do outro, um ajuda o outro, e você vê o amadurecimento das personagens, e se comove.
O que mais gostei é que a escritora em nenhum momento descreveu Will ou Lou como se fossem modelos de beleza, apesar de sabermos que Will é bonito, você se apaixona por eles serem quem são como pessoas. Não tem nenhum apelo sexual, é tudo emoção e sentimento.
Eu chorei que nem criança em várias partes, e ri que nem boba também.
O final é surpreendente.

Se eu pudesse dar um conselho para alguém q gosta de um belo romance é leia esse livro!

Lú Crisóstomo 27/05/2013

Lindo, tocante, profundo, sincero, marcante.
Me debulhei em lágrimas!

Lindo, tocante, profundo, sincero, marcante.
Nestes últimos tempos, tenho lido livros magníficos e desde então, foi muito difícil encontrar outros iguais ou superiores e enfim encontrei nessa história linda!
Lou com sua inocência simplesmente brilhou do início ao fim, se entregou de uma forma tão pura e absoluta. E o que falar de Will ? Uma compaixão sem limites, uma beleza rara de espírito, impossível não se entregar a esta paixão. O que mais adoro nesse mundo literário, é a capacidade do autor fazer você mergulhar na história, você esquece tudo no presente, as emoções são tão intensas que vc passa a refletir e percebe que detalhes simples fazem uma diferença tão, mas tão grande! Temos que viver sim! Sonhar, correr atrás do que acha impossível! AMAR, e muuuuuuuuito e principalmente olhar para o próximo sem sentimentos de superioridade, sem egoísmo, olhar de forma humana e sincera.
Enfim, uma lição de vida!

Ana Karla 26/05/2013

Bem mais que um livrinho água com açúcar...
Por ter lido um spoiler em uma resenha acabei sabendo o que aconteceria no final e por isso fui adiando a leitura o quanto pude. Mas quando resolvi ler não consegui parar mais... Foi o meu primeiro livro da Jojo Moyes e ao concluir a leitura percebi que fui muito feliz na minha escolha.

Como Eu Era Antes de Conhecer Você poderia ser só mais um livro água com açúcar, mas é bem mais que isso. Aborda um assunto delicado e polêmico que a autora soube conduzir com maestria. É um livro que fala de amor, aprendizado, superação, do saber lidar e respeitar a decisão do outro; de como alguém ao chegar a nossa vida pode fazer a diferença.

Não costumo chorar quando estou lendo, para que isso aconteça a história tem que me tocar, me envolver bastante, mas Jojo Moyes com a sua narrativa envolvente acabou conseguindo essa proeza. Quando percebi algumas lágrimas estavam rolando ao folhear as últimas páginas. Sem dúvidas uma das melhores leituras de 2013.

Sueli 26/05/2013

Como Eu Era Antes de Você!
Eu preciso dizer que as minhas exigências em relação a um livro se restringem basicamente ao texto. Pra mim, o texto é que faz a diferença. Capa, fonte, papel, etc, são secundários... Mas, um bom título, nós temos que concordar, é a isca principal.
E, “Como eu era antes de você” é um senhor título, não é mesmo? Desde a primeira vez que vi esse livro, o título não saiu da minha cabeça. Pensei sobre mil possibilidades. Já que acredito que cada pessoa deixa em nós um pouco de si mesma ao passar por nossa vida, e com isso, vai nos modificando um pouquinho mais....
Lógico que antes de comprar, me informei sobre o assunto, e não pensei muito sobre a minha resolução de não sofrer mais por opção. Comprei! Dias depois fiquei sabendo que iria chorar. Chorar muito! Só não imaginei que fosse tanto....
Leitor, você deve saber que na contabilidade de nossas vidas, quanto mais tempo vivemos, mais perdemos. Perdemos amigos, parentes, amores, saúde, enfim, perdemos....
Entramos nesse jogo, que é a vida, sabendo o placar final. Dizem os cientistas que somos os únicos animais a saber, mas eu duvido....
E, somos também, os únicos animais a produzir histórias maravilhosas que multiplicam nossas vidas e nossas experiências infinitamente. E, posso dizer que os romances modificaram muito a minha vida. Nos livros os personagens são eternos! Caso eu decida reler um livro, encontrarei o mesmo casal adorável que rejuvenesceu as minhas emoções, e me deu momentos de incrível encantamento e alegria.
Portanto, eu tenho grandes reservas em ler livros nos quais eu tenha que me despedir de alguém muito querido....A vida já se encarrega disso por mim...
Mas justamente nessa hora eu li a coluna da Vivi. Puxa vida, ela é brilhante! Suas reflexões sempre tão lógicas e coerentes fizeram que eu compreendesse e concordasse que estamos lendo muito do mesmo!
Foi só o empurrãozinho que eu precisava para começar a ler “Como eu era antes de você”. Aí, você pode estar pensando: Bem feito, Sueli! Você sabia exatamente onde estava se metendo!
E, concordo, eu sabia. Mas, não resisto a um bom livro. E, este, sem dúvida nenhuma, é um ótimo livro.
De acordo com a minha postura em não dar spoillers, não posso dividir muito as questões levantadas neste livro sem dar nenhuma pista do final.
Mas, se você for como eu, certamente em determinado ponto vai ler o final do livro! E, se eu puder lhe dar um conselho: Faça isso! Ajuda a diminuir as expectativas, e talvez a frustração.
Chega de blá, blá, blá, e vamos ao livro!
Um acidente muda completamente a vida perfeita, do perfeito Will Traynor, trinta e cinco anos, solteiro, e empresário rico e poderoso da City londrina. Um homem acostumado a desfrutar dos melhores prazeres da vida, que após esse infortúnio torna-se permanentemente um tetraplégico. Algo inadmissível para alguém que pensava que a vida era um privilégio, e ele a brindava vivendo intensamente cada momento.
Para Will, Jojo Moyes, trouxe Louisa Clark, uma jovem mulher, de vinte seis anos, solteira, mas namorando um corredor compulsivo e entediante. Que morava com os pais, em uma casa apertada, e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor.
Após um princípio conflitante, como era de se esperar, os dois se entendem, e Louisa passa a oferecer a Will o material necessário para que ele desempenhasse um papel parecido com o de Mr. Higgins, da peça de George Bernard Shaw, Pigmaleão. Aliás, penso que Will, é o Mr. Higgins, um personagem arrogante, misógino (a tetraplegia substituindo a misoginia), que fazia apostas com Nathan ,sobre o cotidiano de Louisa, muito semelhante à peça escrita em 1938.
Contudo, a bondade e a honestidade de Louisa afetam favoravelmente os dias de sofrimento de Will, e o empenho dela em diminuir o sofrimento dele, faz com que floresça uma amizade sincera entre eles.
Infelizmente, as lesões de Will eram de caráter irreversível, os danos permanentes, e seu sofrimento atroz. E, Will decide morrer.
Louisa não aceita a decisão de Will, e parte em uma missão que será a luta de sua vida, em busca de algo que o prenda a dele.
Apesar de torcer ardentemente por Louisa durante todo o livro, entendi a posição de Will, independente do aspecto religioso da questão. Resolvi abordar o desejo de Will através do aspecto puramente objetivo, e me questionar: A quem pertence a vida? E, se a qualidade de vida interferiria em minhas decisões sobre continuar ou não vivendo.
Pensei em várias personalidades que por um motivo ou outro perderam a capacidade de controle sobre seus corpos, como por exemplo: Christopher Reeve, Stephen Hawking, entre outros. O que me fez questionar a inteligência e a capacidade de aceitação de uma nova maneira de viver de Will.
Principalmente, por ele ser jovem demais para ter tanta certeza de não haver mais nenhuma razão para viver.
Mais uma vez, rendo-me a uma protagonista maravilhosa. Louisa queria que Will fosse feliz, como apenas os que amam verdadeiramente são capazes. Com sua maravilhosa percepção ela sabe que quando algo ruim acontece não existe nenhuma razão para minimizar o dano, apenas precisamos saber como prosseguir apesar dele.
E, aqui, eu peço emprestado os versos de Roberto Carlos, para explicar como me senti ao finalizar a leitura desse livro: “Se chorei, ou se sorri”, “O importante é que emoções eu vivi.”
Leitor, eu chorei muito! Mas, não deixaria de ler essa história de amor e de entrega incondicional por nada no mundo!
Um livro emocionante!
Lais Ribeiro 27/05/2013minha estante
Estava na dúvida sobre comprar ou não esse livro... Vou pagar o boleto hoje e roer as unhas até o livro chegar, excelente resenha :)

Sueli 27/05/2013minha estante
Prepare a caixa de lenços de papel!
Obrigada por comentar!
Bj

Jullya 06/06/2013minha estante
Nossa só de pensar nesse livro já me dá vontade de chorar... Pra pessoas como eu, mera romântica, o fato de ter um final triste quase me matou... Eu tinha plena fé que ou ele melhoraria ou pelo menos decidiria viver... Bem, mas na vida real nem sempre são finais felizes não é? E esse livro me fez pensar em várias vezes em: baseado em fatos verídicos kkk
Bem é um livro meio denso, pelo tema abordado, na minha opinião... Mas eu não me arrependo de ter lido, me fez ter uma visão maior sobre o tema e me emocionou muito!

Sueli 07/06/2013minha estante
Jullya, até hoje, passado tanto tempo, ainda não me refiz desse livro.
Acho que o Will poderia ter dado mais tempo para a relação deles. Ele foi implacável em sua decisão...
Obrigada pelo seu cometário!
Bjks

Cláudia 01/10/2013minha estante
Como assim "ler o final do livro"!??!!?!??! Já conversou com um profissional sobre isso? rsrsrs
Ótima resenha!

Sueli 02/10/2013minha estante
Claudia, converso muito com profissionais, sim!
E, desconfio que se não fossem essas conversas, certamente eu teria desistido desse livro! Mas, preciso esclarecer que sou das raras leitores que não se importa com spoilers! Da mesma forma com que assisto filmes de suspense, com o mesmo entusiasmo várias e várias vezes! Obrigada pelo comentário. Volte mais vezes, ok?

Ida 12/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa Sueli, gosto de romances com histórias fortes e que me deixe, ápos a leitura, uma lembrança de como o livro mexeu com meus sentimentos. Obg!

Sueli 12/08/2014minha estante
Esse livro não vai abandoná-la por muito tempo, Ida.
Triste, polêmico, mas maravilhoso!
Bjs

Paloma 09/12/2015minha estante
Que resenha maravilhosa!! Vc escreve muito bem conseguiu passar o que senti , e sem dar sopiler para que ainda não leu kkkk , chorei muito , um livro lindo e único que deveria ser leitura obrigatória rsrsr.

Lygia 24/05/2013

Emocionante!
É muito mais difícil falar sobre um livro que gostamos muito, que de certa forma mexe conosco. Essa semana mesmo estava comentando sobre isso com a Ni (Ninhada Literária). E esse é o caso de 'Como eu era antes de você', da Jojo. Já li sua outra obra publicada também pela Intrínseca, 'A última carta de amor', mas nem de longe fiquei tão envolvida e emocionada com a leitura como aconteceu com esse.

A capa em tons pastéis e o “rosinha” me deram a impressão que se tratava de um romance com um “felizes para sempre”. Ledo engano. A história de Lou e Will trata-se muito mais do que isso: é sobre superação, conquistas, autoconhecimento e amadurecimento pessoal.

Lou, que mora ainda com os pais, irmã solteira, e avô doente, ajuda muito na casa com seu salário de atendente de uma cafeteria local. Subitamente desempregada, encontra emprego na família de Camilla, cujo filho Will está paraplégico há 2 anos. Will tem apenas o movimento bem limitado de um dos braços e precisa de ajuda para absolutamente tudo. É angustiante sua situação, ainda mais quando sabemos que ele era do tipo apreciador de esportes radicais, ativo, trabalhador, garanhão.

O problema é que Will é muito mal-humorado devido sua situação, e afasta todos de si. Apenas Nathan, que é responsável por seus cuidados médicos, parece estabelecer algum tipo de relação com o homem. Camilla acaba contratando Louise para o cargo de cuidadora, mesmo ela não tendo experiência, na esperança que sua figura exótica, anime um pouco o ambiente. Will mora em um anexo do castelo que é ponto turístico da cidade, propriedade de seus pais. Todo o ambiente é preparado para ele, que realmente não vê mais sentido em permanecer ali. Mesmo sendo munida de saúde, Lou está presa também em sua vida, metaforicamente falando, e é no encontro e convivência dos dois personagens que a história se desenvolve, de maneira bela e gradativa.

Enfim, eu tento fugir de muito drama, mas desse livro não consegui. Basta saberem que finalizei a leitura em lágrimas, mas de certa forma, satisfeita e feliz com o rumo dado por Jojo à trama. Tudo faz sentido, e foge completamente do clichê. Adoro relacionamentos bem construídos. E além de tudo, para dar um plus à trama, apesar de majoritariamente narrado por Lou, temos outros narradores em alguns poucos e curtos capítulos. Como o livro é em 1ª pessoa, acredito que esse artifício utilizado pela autora aqui foi essencial para termos uma visão melhor do relacionamento entre Will e Lou aos olhos dos demais.

Uma das grandes surpresas de 2013. Favoritado e indicado sem dúvidas!

Luke 21/05/2013

Uma História emocionante que nos faz refletir como aproveitar a vida quanto é tempo
O Livro de um ao todo

Como começar a falar de um livro quando você termina com várias cenas que ainda permanece um bom tempo em nossa cabeça? Começando com uma capa linda e que consegue passar para o leitor o que a história quer contar.

Louisa tem 26 anos. É uma menina forte e determinada. Porém é demitida do seu emprego de garçonete. Sua família depende um tanto da renda dela. Seu pai está prestes a perder o emprego, sua mãe cuida do avô que recentemente sofreu um derrame e uma irmã mãe solteira e namora Patrick, um triatleta obsessivo pelo esporte no qual pratica.

Will tem 35 anos. Após um acidente ele fica tetraplégico. Depois do desastre seu ânimo de viver, seu bom humor desaperece tornando-se em um homem egoísta e grosso.

Após Louisa conseguir um emprego como cuidadora de um tetraplégico, tudo é novo, e ela nunca imaginou que um emprego desses poderia mudar sua vida, família, o seu coração e a forma de viver e ver o mundo.

"E, à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, seu eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz." Página 45

Jojo traz uma história incomum pelos livros que estão nas prateleiras nas livrarias. Uma história comovente, com um humor negro e uma escrita fabulosa.

Mesmo sabendo que é uma história, porém nos faz mergulhar numa história sabendo que há pessoas como Will. A autora consegue trazer as dificuldades (pessoal e como cidadão), sentimentos que um deficiente vive e sente.

"Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços." Página 220

A construção dos personagens é excepcional. Como a história é contada pela perspectiva de Louisa, e poucos capítulos narrados por alguns personagens, mas eles são narrados tanto pelos que eles sentem quanto a visão deles por Louisa, nos faz ficar íntimos com ela por saber o que ela sente, o que ela faz.

O crescimento do relacionamento de Louisa e Will é feito por vários degraus e nós conseguimos identificar durante o enredo esse crescimento.

Há alguns furos que a autora narra. Um deles é colocar uma ação a Will, cujo o personagem não tem movimentos nenhum, somente no pescoço, ela escreve ele "dando de ombros" e "levantando um dos braços".

Ler ou não, eis a questão

Super indico "Como eu era antes de você". Uma história com uma mistura de um bom humor, romance e drama.

Ele consegue nos fazer refletir como devemos aproveitar a vida consciente. Consegue nos trazer uma moral comovente e confesso, em boas partes as lágrimas surgiram.

Extras: Jojo Moyes também é autora do livro "A última carta de amor", também publicado pela editora Intrínseca.

Bruuh 20/05/2013

"Como eu era antes de você", chamou minha atenção pela capa (culpada!). Gente! Que capa mais fofa é essa?
Além disso, nunca tinha lido nada da Jojo e eu estava louca para conhecer sua narrativa.
O livro inicia com Will em sua última noite antes do acidente (infelizmente é o único capítulo dele #chora).
Will Traynor ama aventuras, viagens para ele devem ter escaladas, paraquedas, enfim, ele adora coisas radicais, mas isso acaba quando um motoqueiro o atropela. Will fica tetraplégico, podendo só movimentar o pescoço e os dedos das mãos.
Em um capítulo paralelo, conhecemos Louisa Clark, uma mulher de 26 anos. Ela está muito cômoda com sua vida: mora com os pais, o avô, a irmã e seu sobrinho. Trabalha em um café, não quis se especializar com estudos, só vive. Ou para Will, não vive de verdade.
O café em que Lou trabalha desde seus vinte anos de idade fecha, e Louisa encontra-se sem direção.
No decorrer das páginas, Lou é chamada para uma entrevista. Seu trabalho? Cuidar de um tetraplégico.
Ela consegue o emprego (com um salário muito melhor do que o do café em que trabalhava) e faz um contrato de seis meses.
Louisa, que esperava um velhinho na cadeira de rodas, é surpreendida ao ver que se trata de um homem bonito com apenas trinta e cinco anos. E assim, ela inicia-se no emprego, sofrendo com o mal-humor de Will constantemente. Will, tem uma língua ferina, principalmente quando tem dores, o que é quase sempre. Ele tem infecções, quedas e aumentos de temperaturas, entre diversas outras coisas que o impossibilitam ainda mais de tentar... viver.
Com o passar das semanas, Lou pensa em desistir do emprego, mas uma série de contratempos a impedem: seu pai pode ser despedido a qualquer momento, sua irmã vai largar o emprego e voltar para a faculdade, sua mãe não pode trabalhar porque seu avô necessita de cuidados, em decorrência do derrame que sofreu. Dessa forma, Lou terá que sustentar sua família. Porém, com tudo isso, há uma única razão que faz Lou continuar com seu emprego, algo que ela descobriu e está profundamente chocada. (Algo que não vou falar Rá!)
Agora, Lou tem que correr contra o tempo para fazer com que Will tire uma ideia absurda da cabeça.
Com isso, seu namorado (mais preocupado com o corpo do que com ela) começa a ter ciúmes, principalmente quando descobre que Will não é velho, muito menos feio.

Esse livro, não gira somente ao redor de Lou e Will, mas de suas famílias, suas necessidades, suas angustias, suas superações.
Jojo faz-nos entrar no mundo do Will, mostrando-nos suas dificuldades, os preconceitos vividos, o orgulho ferido, as limitações infinitas. Uma história que poderia ser real, já que há muitos Wills e muitas Lous pelo mundo afora. Uma crítica meio que escondida, mas que sai no formato exato de um tapa (gentil) na cara. Você reflete, chora, ri, tudo somente com reles trezentas e vinte páginas.
Um livro lindo, no qual o leitor transcende e enxerga as coisas por uma nova perspectiva.