giulia.berbel 24/10/2020
Como desbravar oceanos inexplorados
A Estratégia do Oceano Azul, publicado em 2005, instiga o leitor a mudar sua visão do mercado. Ao invés de aplicar seus esforços no oceano vermelho da alta concorrência, busque criar novos nichos em oceanos azuis inexplorados. Na tentativa de identificar o que leva ao sucesso de uma empresa, o livro traz os mais diversos exemplos, apontando ferramentas práticas para desbravar um oceano azul.
Para isso, não basta trabalhar no desenvolvimento de produto (apesar de isso ser parte importante), deve-se também repensar os objetivos estratégicos da empresa, o papel da liderança, a gestão por dados, a produtividade da cadeia de suprimentos, a identificação de oportunidades internas e externas, a minimização de riscos, o público alvo, o reconhecimento de valores atendidos e não atendidos, a possibilidade desconhecida dos não clientes, entre vários outros fatores.
Ainda, estratégia e execução devem ser realizadas baseadas no chamado "processo justo", o que gera reconhecimento, engajamento, cooperação e empenho dos indivíduos que fazem parte fundamental da empresa.