Estêvão 19/11/2020Os quatro contos que compõem Histórias de Paris, de Mario Benedetti, têm em comum a temática do exílio de seus personagens, principalmente uruguaios, mas também de outros países sul-americanos que se encontram na capital francesa, revelando traumas das ditaduras que marcaram os anos 1970 e 1980 no continente. .
Da mesma forma que as ilustrações de Antonio Seguí e a edição muito bonita da Biblioteca Azul, os textos aqui também se revestem de uma aparente beleza, com uma linguagem fluida, divertida até, mas que aos poucos revelam cicatrizes cruéis em seu personagens. . .
Um exemplo disso é o primeiro conto, Geografias, no qual dois amigos exilados tentam lembrar de pontos famosos de Montevidéu se prendendo a detalhes como quantos portões há na entrada de tal prédio ou o número de árvores em determinada praça. Eis que se encontram com uma presa política, companheira da luta, e são dão conta que esses espaços urbanos se modificaram, outros cenários existem no Uruguai de agora. E enquanto conversam sobre isso, notam como as suas geografias internas também foram abaladas pelos fatos históricos. Um conto muito bem escrito. .
A mesma dinâmica é vista em O hotelzinho da rue Blomet, no qual também há o encontro de dois exilados, em outra época amantes, que identificam nas paredes do quarto seus escombros internos, seja pelos traumas que viveram, seja pela vida que deixaram de viver. Agora, é o tempo que lhes angustia. .
Mas se nesses contos o espaço, externo e interno, é trabalhado, em outros, como Cinco anos de vida e Só por distração (o melhor dentre os quatro), o tempo é focado pelo escritor. Neles, nota-se como os anos de exílio parecem ter uma forma particular de passar, desenraizando seus personagens e jogando-os em uma espiral na qual memória, afetos e pertencimento de mundo se perdem. E no último deles, Só por distração, até acontece de o personagem encontra-se e situar-se, mas isso se dá de uma forma muito cruel. .
Revestidos de beleza visual e escrita, esses contos são uma porrada em forma de delicadeza, representando como esses governos a princípio atuaram, se vestindo com bons propósitos, mas revelando uma mecânica sórdida.
site:
https://www.instagram.com/_soresenha_/