O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Rai 17/02/2023

Obra de arte
Esse livro é maravilhoso. A história da Terra média, desde seu início, a criação do mundo, os Valar, traição de Morgoth e a criação dos anéis do poder simplesmente maravilhosa. Amo tudo de tolkien

Tarciso.Rodrigues 01/01/2022

A história do mundo (subcriação) de Tolkien
Tudo começa num canto, no qual vão entrando mais e mais vozes, até que se forma um grande coral que dá existência ao mundo das histórias de Tolkien. Nele entram virtudes e vícios, criaturas fantásticas, paralelos bíblicos e mitológicos. História após história, nesse livro de contos de bravura, de virtudes e vícios, de batalhas e tragédias shakespeareanas, dão plano de fundo e remetem a eventos citados em O Hobbit, O senhor dos anéis e introduzem outras obras de Tolkien. Fantástico define tanto o gênero quanto a obra e seu autor.

Nícolas 14/01/2021

O antigo testamento da terra média
O Silmarillion é um épico que conta desde a geração dos Ainurs, a criação de Arda, e das três primeiras eras da terra média.

Guerra entre seres de imenso poder, origem dos elfos, anões e homens. Este livro tem muita história para contar e por isso as vezes é contado de forma corrida. Nota-se uma clara inspiração dos livros históricos do antigo testamento bíblico.

Livro essencial para quem quer entender melhor o universo do Senhor dos Anéis.

Clara A. D. Cassani 07/07/2022

Canção de Eä vs egoísmos do mundo
O Silmarillion é realmente uma obra prima!!

Este primeiro livro da série Senhor dos Anéis é bem intuitivo e complexo (uma das leituras mais difíceis que já li), cada parágrafo, palavra e frase são muitoooos importantes para o entendimento no "futuro" da história.

Sendo o meu primeiro livro lido de Tolkien, precisei de muita atenção para entender tudinho; necessita-se de compreensão e reflexão.

Mas, tirando o tempo gasto e a atenção, a história foi muito bem feita. Cada detalhe, sensacional que me despertou a vontade de conhecer mais sobre os mistérios da Terra-media e outros territórios.

Soofiamendez 05/09/2021

A Origem da Terra Média
Um ótimo livro pra quem quer saber mais sobre a Terra Média e a origem dos povos que lá habitaram, o livro narra a criação do mundo, o surgimento dos elfos, dos anões e dos homens, a criação da Silmarils e também dos anéis do poder e muitas outras tramas que são apenas mencionadas nos livros do Hobbit e do Senhor dos Anéis.

Davi 18/06/2022

Eu pensava que O Silmarillion seria um livro chato, mas me enganei, ainda bem.

Aqui, Tolkien descreve desde a criação até o final Terceira Era, também todos os seres existentes.

Eru Illúvatar, o Ser Supremo, Deus, criou os Ainur, que por sua fez criaram Arda. Contudo, como tudo não podia ser livre de maldade, o mais forte dos Ainur, Melkor, quis ser maior e começou a plantar a discórdia em Arda e a partir daí que se desenrola a história e muitas coisas são explicadas aqui.

Eu ficava muito em dúvida sobre Gandalf, ele era tão poderoso e mesmo assim não interferia diretamente, mas entendi que a missão dele era essa, ele é um Maia e a função dele era apenas ajudar os mais fracos.

Essa e muitas outras explicações encontraram nessa "bíblia" de Tolkien.

Lore.dossn 15/05/2023

??As estranhas histórias do princípio da história
"É parte desse dom de liberdade que os filhos dos Homens habitem vivos apenas por um intervalo curto no mundo e não estejam presos a ele, e partam logo para um lugar que os Elfos não conhecem"

>Mais um incrível livro do Tolkien, agora descobrindo as coisas por detrás da saga principal, coisas que não foram contadas antes, e que fantástico! Tolkien teceu todo um universo com tantos detalhes que me deixou abismada! Contando do princípio, que era belo, até a queda desse mundo, isso vai muito além da ficção meus amigos, isso é o nosso próprio mundo que autor descreve, nossos próprios desejos orgulhosos e malignos de fazer as coisas para nossa própria glória. Que livro! Ascendeu em mim o anseio pelo mar, de chegar ao oeste inalcançável e até pela sina dos homens.

"Esses também, a seu tempo, hão de descobrir que tudo o que fazem redunda, no fim, apenas para a glória de minha obra"

Bruno.Vieira 26/09/2021

Esse livro explica todo o início da Terra Média, servindo como subsídio para entender o mundo de Tolkien

Vivi GRM 14/01/2021

Uma criação...um mundo
Um mundo criado com os mínimos detalhes, desde a natureza até os homens da Terra Média, passando por uma intensa guerra entre o bem e o mal. Passando também pelo estabelecimento dos povos élficos neste mundo....Nas entrelinhas, torna-se notório que muito além da ficção, Tolkien expõe sua criatividade e de certa forma, suas crenças para criar todo um mundo! Cria linguagens, povos, terras...vai além: Retorna ao Criador das criaturas...Fantástico! Recomendo esta como uma primeira leitura do autor, para que se compreenda melhor as demais. Fã de Tolkien!!!

Fabi 24/01/2021

Um excelente livro é uma maratona mental
Literatura alçada às odes gregas, humildemente penso.

Que livro, pessoas! Que livro.

Um deleite para os olhos e um desafio para a mente (ler e pronunciar mensalmente aqueles nomes todos foi sensacional).
Ter acesso às histórias da Terra-média embrionária foi, de fato, um plus em toda a mitologia Tolkiana.
Destaco o episódio do Fratricídio dos Portos, foi impossível conter as lágrimas.

Enfim, leiam Tolkien e perpetuem esta obra prima da literatura.

Miguel.Moreira 19/11/2021

O Silmarillion
Nessa obra de arte é contada a história antes da terceira Era (período em que se passa o Senhor dos Anéis), desde a criação da Terra-Média, até suas futuras destruições. Não se trata de uma história com um protagonista ou um antagonista específico, mas de diversos contos em forma cronológica (no livro Quenta Silmarillion).

O desenvolvimento dos dois primeiros fragmentos contidos neste livro, "Ainulindalë" e "Valaquenta", são a mesma história contada de pontos de vista diferentes, se tratando da criação da Terra-Média, e dos Filhos de Ilúvatar (homens e elfos).

Os dois últimos fragmentos, que estão mais para dois contos concretos ,"Akallabêth" e "Dos anéis de poder e da Terceira Era", que contam de forma cronológica os acontecimentos póstumos ao Quenta Silmarillion, com algumas retomadas dos primeiros fragmentos.

Quenta Silmarillion é uma leitura de dificuldade média no começo, porém após quatro capítulos, a leitura fica travada, e só se torna fácil e corrida, lá pelo capitulo 19, já chegando no final (tendo 24 capítulos).
As partes mais complicadas foram mais cansativas para compreender a narrativa, mas apesar disso, o livro é excelente, mesmo tendo muitos nomes, cidades, elfos, homens, anões e Ainur, eu consegui me encontrar ao final da leitura, mas diversas vezes parei, pensei e consultei a árvore genealógica dos personagens para entender de qual personagem era a vez na narrativa.

Sobre a história em si, é um conjunto de contos que se emendam um ao outro, sendo dependentes como um todo para a compreensão, então é importante ter uma atenção especial aos acontecimentos do começo do livro, como a divisão dos elfos que muitas vezes é confusa.

De todos, o conto "De Beren e Lúthien" foi um dos melhores, tanto pela escrita mais compreensível quanto pela historia em si. É um romance entre eldar e edain (elfo e homem), que faz parte do tema principa do livro, que é o resgate das Silmarils, as pedras preciosas criadas por Fëanor, um elfo do início dos tempos que criou as pedras mais belas e que nelas continha a luz da Terra Sagrada da criação.

É um livro difícil, mas que eu consegui ler num prazo curto, daria um outro livro para falar todas as pequenas nuances que podemos perceber na genialidade de Tolkien. Só não dou 5 estrelas por conta dessa metade do livro que foi bem cansativa e de difícil compreensão, mas acredito que isso possa ser algo relacionado à minha imatura capacidade de compreensão desse tipo de livro.

Machado 13/10/2021

O Silmarillion
A gênese de tudo, da criação de Ea, dos deuses (Valar), do mundo e dos filhos do Uno, Elfos e Homens. Um relato compendioso dos Dias Antigos, histórias épicas e trágicas, "o antigo testamento de Tolkien", um magnífico prólogo ao "Senhor dos Anéis".
@eu_sandroka 21/10/2021minha estante

Luiz 17/10/2022

O início da Terra Média
Somente na terceira tentativa é que fui conseguir finalizar esse livro e me arrependo de não ter continuado logo na primeira vez. Que história incrível, nesse livro, Tolkien lhe apresenta uma Terra Média com todos os detalhes possíveis, enquanto lê, você sente toda a natureza a sua volta, explora lugares desconhecidos, se esconde dos servos do escuro, visita locais que em O Senhor dos Anéis e O Hobbit já estão em ruínas, enfim, apesar de ter um início arrastado por conta dos inúmeros nomes de pessoas e lugares, a história vale super a pena!

nath 19/05/2021

Impressionada
Eu realmente não consigo dizer o quão maravilhada eu sou pelo universo enorme e completíssimo que Tolkien criou.

O Silmarillion conta desde os primórdios da Terra-Média até a Terceira Era, que é contada em Senhor dos Anéis.

A leitura não é tão difícil quanto eu esperava, então me animei muito para ler. As histórias se entrelaçam de uma forma fenomenal, e todos os acontecimentos, por mínimos que sejam, levam a um desfecho específico.

Uma leitura maravilhosa pra quem já é fã desse universo. Serve pra complementar e expandir a visão que temos sobre a Terra-Média e toda sua história, desde a criação de Arda.

Sensacional.

Vee_1008 01/06/2021

Tolkien é outro nível né
Eu nunca fui muito familiarizada com esse universo ?nunca cheguei nem a terminar os filmes? então com certeza não estava esperando por isso.
Foi uma experiência surreal, e embora tenha me perdido bastante quando o assunto foi nomes, não deixou de ser uma das melhores leituras desse ano, mas eu tive que ter uma grande paciência pois realmente é um livro complicado.