The Big Bang Theory e a Filosofia

The Big Bang Theory e a Filosofia Dean A. Kowalski...

Resenhas - The Big Bang Theory e A Filosofia

Mar 02/12/2021

Incrível!!
Só não dei 5 estrelas porque ele não acompanhou todas as temporadas do TBBT (pela data de lançamento do livro dá pra deduzir que chegou até a 6ª e olhe lá), então teria como ficar melhor porque as referências aos episódios não seriam tão repetitivas. Não que o assunto seja repetido, mas os episódios citados acabam sendo. E essa foi a única parte "menos boa" kkkkk
Eu nunca tive muito saco pra filosofia, mas juntar filosofia com uma série atual foi uma ideia de gênio!
Durante o livro você percebe que os autores realmente assistiram a série, e as análises feitas são maravilhosas.
Mas pra ler esse livro você tem que estar familiarizado com os personagens sim, se não a coisa vai ficar confusa.
Eu amooo a série, já assisti umas 5 vezes, é o que eu coloco pra dormir. Então a leitura ficou muuuuito gostosa, porque eu pegava absolutamente todas as referências.
Se você tem interesse nesse livro mas não sabe muita coisa da série, sugiro que assista pelo menos até a 4ª temporada (não tem muita referência da 5a nem da 6a) e assim você vai conhecer o perfil dos personagens e não vai ser difícil acompanhar o que rola no livro.
Eu queria colocar esse livro pra troca, pra outras pessoas terem a mesma experiência. Mas sinceramente não vou conseguir. É um livro tão gostoso que quero ter ele na minha estante por um bom tempo e reler de vez em quando.
laurafontess 02/12/2021minha estante
Que legal!!! Eu assisto alguns episódios esporádicos e me confundo ainda com os personagens mas, fiquei muito curiosa para ler...

Pereira 25/11/2013

A Filosofia e a Comédia
Leio para me divertir. E nada melhor que, junto com a diversão, venha um pouco de conhecimento e relembranças das idéias dos principais pensadores de todas as épocas.

O confronto de filosofia e comédia é uma viagem meio chata, mas ter a oportunidade de rever algumas tiradas dos personagens da séries é o prêmio dessa empreitada. Gostei principalmente da parte da incompreensão do sarcasmo por parte de Sheldon, e a tentativa da observação desse fenômeno pela lente da filosofia.

Penso que a aplicação desses devaneios se enquadraria melhor em situações reais. Mesmo sabendo que a arte imita a vida, há um fosso entre esses mundos. O diretor tem a faculdade de moldar seus personagens a seu bel-prazer. Enquanto o filósofo adequa os personagens, como se fossem reais, aos pensamentos e teorias despendidos pelos grandes mestres do passado.

Quem é fã do seriado, com certeza, vai gostar do livro. Inclusive, foi muito superior ao Simpsons e a Filosofia.

alex 09/11/2022

The big bang theory e a filosofia, org. por Dean Kowalski
(2012)

Livro formado por 17 artigos que partem do famoso seriado para tratar de assuntos variados (ciência, ética, linguagem, gênero, religião, etc).

Os primeiros artigos são muito fracos, mas começa a melhorar no 1/4 final do livro.

No geral, não vale a pena.

@biblio.sah 23/02/2023

BAZINGA filosófica
Gostei bastante de relembrar minha sériezinha, ainda mais aprendendo sobre filosofia e teorias bem interessantes. Tiveram momentos que eu fiquei meio perdida pois: de humanas e eram coisas bem de física, química. Mas no geral o projeto do livro é bem legal.

Cássia 18/04/2021

Um deleite para quem é fã de The Big Bang Theory e tem curiosidade em saber sobre os peculiares comportamentos dos personagens, em especial os de Sheldon Cooper. Apesar de teórico, é um livro divertido!

Maciel 09/10/2020

Você não precisa ser um físico para entender por que a série Big Bang, a Teoria, com mais de 14 milhões de telespectadores, é uma das mais populares dos últimos tempos. Quatro nerds e uma garota atraente em uma comédia calculada com resultados sagazes e hilários! Este livro conduz a um grande mergulho pelo universo da série. Você poderá conhecer detalhes a respeito dos personagens e de cada episódio, descobrirá um pouco mais sobre os locais em que se passam as histórias (desde o sofá da casa de Sheldon e Leonard até o espaço sideral) e vai rir muito com as cenas engraçadas dos bastidores. Para completar, o livro traz dicas para você explorar o nerd que existe em você e um guia com as principais referências culturais e científicas usadas nos episódios

Lind Bezerra 04/06/2021

Interessante
Um livro muito divertido. Eu como amante da Filosofia e fã da série gostei da leitura, o livro fala sobre a visão filosófica de alguns episódios, o que serve para matar a saudade da série.

Wilson 16/09/2022

Bazingaremos
Sempre compro livros que fazem essa associação de algo com a filosofia. Assim conseguimos identificar a filosofia em tudo. Afinal de contas, a Filosofia é a mãe de todas as ciências. Ao ler esse livro, comparamos os personagens ou suas forma de serem com alguns conceitos filosóficos.
Pena que, ao escreverem o livro, a série estava em desenvolvimento ainda, pois é nítido repetição de citações de episódios para essas comparações. Mas não fica ruim não. É possível se divertir e aprender com a leitura.

Inlectus 14/05/2016

Bom demais.
Filosofia forte, aplicada e divertida.

Ivan.Sousa 31/10/2017

The big Bang Theory e a Filosofia
Um livro interesse. Uma composição de artigos escritos por vários filósofos, e que além de apresentar o seriado e seus personagens, vai apresentar temas do pensamento filosófico, como por exemplo a amizade em Aristóteles, correlacionando com o que acontece na série. Essa abordagem é interessante porque trás para o cotidiano do leitor a possibilidade de pensar questão que fazem parte da sua realidade concreta. O livro também vai apresentar questões e conceitos da ciência, sobretudo da física, haja vista que a série também fala da ciência. Resumidamente é isso.

PHSG 18/12/2019

Saudades
A leitura do livro me serviu para matar a saudades da serie que terminou, faz uma boa analise dos personagens e de suas evoluções.
O livro não acompanha ate o fim da serie, fico carente de uma atualização.

Camilly 28/02/2024

Gostei
Esse é um livro que seria cansativo para um leitor não acadêmico no geral... por muitas vezes fiquei cansada e desinteressada já em outras eu fiquei apaixonada e rindo muito. Particularmente demorei para terminar essa leitura mais gostei muito... é um mix de autores e foi muito engraçado ler as suas auto descrições no final. Recomendo esse livro para pessoas que tem interesse em filosofia, ciências ou que estão nesse período na vida da universidade, que amém the big bang theory assim como eu e que tenha um tempo livre para ter um mix de diferentes sentimentos de as vezes concordar e discordar dos filósofos clássicos.