Torturado por amor a Cristo

Torturado por amor a Cristo Richard Wurmbrand
Richard Wurmbrand

Resenhas - Torturado por amor a Cristo

kellen.ssb 08/07/2009

Impossível não chorar... Me marcou essa frase: "Mihai, creia em Jesus"... impossível entender esse amor e essa fidelidade da criatura para com o Criador... só o Senhor Jesus pode nos dar essa força e essa fidelidade, fidelidade essa que não é uma característica inerente do homem, mas é concedida pelo Espírito Santo. Simplesmente tocante!!! Lindo!! Mas também sofredor... arranca lágrimas de qualquer um.
Salustiano 31/05/2014minha estante
Tive a oportunidade de ler esse precioso livro em meados dos anos 80. Torturado por amor a Cristo e Cristo em cadeias comunista do mesmo autor.

Salustiano

Amanda 19/03/2020

Uaaau
Quando eu perdi esse livro para o meu tio achei que ele fosse maior, com mais páginas e tudo mais, ao ve-ló confesso que me decepcionei um pouco. Porém, ao ler, eu percebi como um livro simples não precisa de muitas páginas para ser bom e marcar sua vida de uma tal maneira que talvez seja difícil de explicar.
Esse livro me firmou mais em Jesus e no que eu acredito. É sinceramente, o melhor livro que já lia de todos esses anos de leitora que eu tenho.
Livro simples, mas, com um conteúdo que faz os leitores pedirem mais.

Rafa 24/03/2023

Comecei esse livro por uma indicação do meu pastor, e foi um dos melhores que já li.

Para quem é cristão, em um país com liberdade religiosa, é inimaginável pensar que pessoas possam ser submetidas a tantas a atrocidades por serem fiéis a Deus. Não é uma leitura fácil, não por conter palavras difíceis, mas porque a cada relato vem um confronto que nos constrange e nos faz refletir sobre diversas coisas.

Recomendo esse livro a todos que não sabem valorizar a liberdade.

Ecklezia_Carvalho 21/04/2022

" Pois vocês receberam o privilégio não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele. (FP 1:29)".

Após terminar de assistir o filme "Torturados Por Cristo" tive mais interesse ainda de me aprofundar nesse testemunho de fé, lendo esse livro, onde o Pastor Richard Wurmbrand, chamado também de " A Voz da Igreja Subterrânea" conta sua história de antes e depois de sua conversão, e os sofrimentos e cruéis torturas que passou por causa de sua fé durante o regime comunista na Romênia, por 14 anos de prisão. Devido a sua oposição após os 4 mil padres, pastores e ministros de todas as denominações escolherem como presidente honorário do Congresso Joseph Stalin e declararem que tanto o comunismo, quanto o cristianismo eram a mesma coisa e poderia coexistir, Richard permaneceu firme e encorajado por sua esposa após se indignar pelo que estava acontecendo, ela disse à ele:
"Richard, levanta-te e lava esta vergonha que estão atirando à face de Cristo! Eles estão
cuspindo no Seu rosto". Respondi-lhe: "Se eu assim proceder, você perderá seu marido". Ela atalhou: "Não quero ter um marido covarde". Então me levantei e falei ao Congresso, exaltando não aos matadores de cristãos, mas a Cristo e Deus, e afirmei que nossa lealdade é devida em primeiro lugar ao Senhor. Os discursos nesse Congresso estavam sendo irradiados; por todo o país se ouvia a proclamação do Evangelho, feita da tribuna do Parlamento comunista! Depois tive de pagar por isto, mas valeu a pena!."
Mesmo proibido de propagar o evangelho, ele não se calou e encontrou maneiras discretas a pregar tantos aos romenos, quanto aos soldados russos comunista.

? A seguir, estarão alguns trechos, frases ou falas que me marcaram:

" Tais dias sob o Nazismo nos trouxeram uma grande vantagem. Eles nos ensinaram que açoites físicos poderiam ser suportados; que o espírito humano com a ajuda de Deus pode sobreviver a horríveis torturas."

" Os homens não são responsáveis perante Deus apenas por seus pecados pessoais, mas igualmente pelos seus pecados cometidos no plano nacional."

" Desde que os comunistas assumiram o poder, cuidadosa e astutamente para os seus propósitos têm seduzido a Igreja. A linguagem do amor e a da sedução não diferem. Quem deseja uma jovem para ser sua esposa e quem a deseja por apenas uma noite, para depois a desprezar, ambos dizem "eu te amo". Jesus ensinou-nos a distinguir a linguagem da sedução da do amor, bem como a distinguir entre os lobos vestidos de ovelhas e as ovelhas de verdade."

" Mais tarde eu próprio estive na prisão com pessoas que Deus me havia ajudado a
conquistar para Cristo. Estive na mesma cela com um que havia deixado seis crianças em casa e estava preso por causa de sua fé em Cristo. Sua esposa e filhos estavam passando fome. Podia ser que nunca mais os visse. Perguntei-lhe: "Você tem qualquer ressentimento contra mim por havê-lo trazido a Cristo e por esta razão sua família estar
em tal apertura?" Respondeu: "Não tenho palavras com que possa expressar minha
gratidão pelo fato de você ter-me trazido ao Maravilhoso Salvador. Nunca Isso aconteceria de outro modo."

" As torturas eram muitas vezes horríveis? Prefiro não falar muito a respeito
daquelas por que passei. Quando o faço, não consigo dormir à noite. É muito doloroso."

" Um pastor, chamado Florescu, foi torturado com atiçadores de ferro em brasa, e com facas. Foi açoitado horrivelmente. Ratos famintos eram introduzidos em sua cela
através de um cano grosso. Ele não podia dormir, pois tinha de se defender o tempo
todo. Se descansasse um só momento, os ratos o atacariam. Foi forçado a ficar de pé por duas semanas, dia e noite. Os comunistas queriam
forçá-lo a trair seus irmãos, porém não o conseguiram. Por fim trouxeram seu filho de
14 anos e começaram a açoitá-lo na presença do pai, dizendo que continuariam a bater até que o pastor dissesse o que eles queriam. O homem, coitado, Já estava quase louco. Suportou até onde pôde. Por fim, gritou para o filho: "Alexandre, tenho de dizer o que
eles querem! Não posso mais suportar o que lhe estão fazendo!" O filho respondeu: "Papai, não me faça a injustiça de ter um traidor por pai! Resista! Se me matarem, morrerei com as palavras ?Jesus é minha terra natal!?

" O que os comunistas têm feito aos crentes ultrapassa qualquer possibilidade de entendimento da mente humana!"

" Já vi comunistas torturando crentes. Os torturadores demonstravam pelo rosto
uma alegria imensa. Enquanto torturavam, bradavam: "Nós somos o diabo". Lutamos não contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades do mal. Vimos que o Comunismo não provém dos homens, mas do diabo. É uma força espiritual ? uma força do mal ? e só pode ser enfrentada por uma força espiritual mais poderosa ? o Espírito de Deus."

" Muitas vezes perguntei aos torturadores: "Vocês não têm piedade no coração?"
Comumente respondiam com uma citação de Lenine, de que "não se pode fazer omelete
sem primeiro quebrar os ovos, e não se corta madeira sem fazer os pedaços dela voarem". Eu replicava: "Eu também conheço tal citação de Lenine. Há, porém, uma diferença. Quando se corta um pedaço de madeira, ela não sente nada. Mas vocês estão lidando com seres humanos. Cada açoite produz dor e há mães que choram".

" Sinto muito se um crocodilo devora uma pessoa, porém não posso repreendê-lo. É um crocodilo. Não é um ser moral. De igual modo nenhuma repreensão pode produzir efeito nos comunistas, visto que o Comunismo destruiu neles todo e qualquer senso moral. Por isso se gloriavam abertamente por não terem piedade."

" Aprendi uma lição com eles. Assim como não deixavam lugar algum para Cristo em seus corações, também decidi não deixar nenhum lugar no meu para Satanás."

" Uma de nossas obreiras era uma jovem da igreja Subterrânea. A polícia comunista descobriu que ela distribuía literatura cristã e ensinava as crianças acerca de Cristo. Resolveram prendê-la. Mas para tornar essa prisão a mais agonizante e a mais dolorosa possível, resolveram adiá-la por mais algumas semanas, até o dia do casamento da jovem. Nesse dia lá estava ela vestida de noiva. O dia mais maravilhoso na vida de uma moça! De repente a porta foi empurrada e a Polícia Secreta invadiu. Quando a noiva os viu, estendeu-lhes os braços para serem algemados. Mal haviam colocado as algemas nos pulsos, ela voltou os olhos para seu amado, depois beijou os grilhões e disse: "Agradeço ao meu Noivo Celestial estas jóias com que me
presenteou no dia do meu casamento. Agradeço-lhe por ser digna de sofrer por Ele". Foi arrastada deixando para trás os crentes e seu noivo a chorar. Estes sabiam o que
acontece a moças crentes nas mãos dos guardas comunistas. Depois de 5 anos foi
libertada ? uma mulher alquebrada e destruída, aparentando ter uns trinta anos. Seu noivo ainda a esperava. Ela afirmou que era o mínimo que poderia fazer por seu Cristo.

" Deus nos julgará não de acordo com quanto pudemos suportar, mas de acordo com quanto pudemos amar."

" A cena que vou descrever repetiu-se mais vezes de quantas me é possível lembrar: um irmão estava pregando a outros presos quando os guardas repentinamente entraram, surpreendendo-o na metade de uma frase. Arrastaram-no pelo corredor até a "sala de surras". Depois do que parecia uma surra que não acabava mais, traziam-no de volta e o jogavam ? moído e sangrento ? no chão do cárcere. Vagarosamente se reanimava. Doloridamente ajeitava a roupa e dizia: "Agora, irmãos, em que ponto estava quando fui interrompido?" . E continuava a sua mensagem do Evangelho."

" Um crente fora sentenciado à morte. Antes de ser executado foi-lhe permitido ver a esposa. Suas últimas palavras a ela foram: "Deves saber que morrerei amando aqueles que me matam. Não sabem o que fazem e meu último pedido a você é que os ame também. Não tenha ódio no coração por matarem seu amado. Nós nos encontraremos nos céus".

" Meu último ato, antes de partir, foi visitar o túmulo do coronel que me mandou prender e decretou os meus anos de prisão. Coloquei uma flor sobre o seu túmulo. Fazendo isso, dediquei-me a trazer as alegrias de Cristo, que tenho, para os comunistas, que são tão vazios espiritualmente. Odeio o sistema comunista, mas amo os seus homens. Odeio o pecado, mas amo o pecador. Amo os comunistas de todo o meu coração. Eles podem matar os crentes, mas o amor que estes têm por aqueles que os matam, esse amor eles não destroem. Não tenho o menor rancor aos comunistas, nem mesmo aos meus torturadores."

Jhaze 10/12/2021

E os ocidentais se consideram cristãos...
Uma pancada no cérebro (se tiver) da geração que se acha cristã no século XXI.
Pra rever seu compromisso espiritual (caso vc tenha um) após essa leitura e tomar a decisão de se comprometer verdadeiramente com a fé que você alega possuir, ou parar de fingir ser algo que não é e assumir de vez que está afastado dos ideais que alega proferir.

Biel 17/04/2022

Para a igreja livre do Ocidente...
Importante para aqueles que se identificam com a ideologia política destacada como uma das mais implacáveis com o Cristianismo. Cristão não deve ser de direita ou de esquerda, deve estar com os olhos para o alto, seguindo o Redentor e Autor da nossa fé.

O testemunho dele mostra que nós devemos estar dispostos à prisão ou à morte por Jesus e que, como corpo de Cristo, devemos ajudar a Igreja perseguida ao redor do mundo.

Ir.Vivian.CMES 14/12/2022

Meu Deus!
Uma fé verdadeira e firme, nós aqui do ocidente precisamos estar em alerta pois o comunismo se estala sutilmente e aos poucos vamos perdendo a liberdade de proclamar a nossa fé.
Um cristão que vive dentro de uma realidade comunista vive uma fé muito mais enraizada em Deus só sabe quem realmente precisa lutar por ela.
Cristãos subterrâneos conte muito com minhas orações.

z..... 17/04/2017

Autobiografia de Richard Wurmbrand, com relatos como prisioneiro do governo comunista na Romênia pós Segunda Guerra Mundial. Uma mensagem de fortalecimento à fé em Cristo e incentivo à prática do amor.

Em linhas gerais, o autor foi preso e torturado durante 14 anos, devido sua fé e exercício missionário, fundando na década de 1960 uma missão evangélica voltada ao auxílio de cristãos perseguidos e evangelização em países comunistas.

Leitura impactante evidenciando alguns aspectos.
A breve biografia é o primeiro, onde vemos imposição comunista para o ateísmo, com arbitrariedades e perseguições aos cristãos na Romênia após a ocupação pela União Soviética. Nesse contexto, é curioso o testemunho de conversão do autor, que tinha ascendência judaica e conheceu o evangelho de maneira surreal, justificando-se apenas na direção divina. Alguém orou para evangelizá-lo e ele foi ao encontro dessa pessoa.
O segundo aspecto é a descrição dos anos encarcerados, que evidencia muita atrocidade, violência às ocultas, humilhações, ameaças contínuas e lavagem cerebral. A perseguição à cristandade é ferrenha, ocorrendo sequestros para aterrorizar. O interessante não é o impacto da violência em si, mas a postura que o autor e outros cristãos assumiam por amor à Cristo. Luta árdua, que leva a refletir nas nossas em aprendizagem para crescimento. Desse ponto em diante a obra passa a dissertar sobre o amor de Deus e desejo de que alcance a todos. É como se contemplássemos a mesma disposição relatada em Estevão (em Atos dos Apóstolos, cap. 7) no paralelo entre tribulações e persistência.
Fiquei impactado e ao mesmo tempo envergonhado com muitas de minhas atitudes.
Tive atenção também para algumas frases, respeitáveis no testemunho de pessoas como Wurmbrand, quando dizia que só a lavagem regeneradora em Cristo o levava a permanecer incólume diante da exposição à lavagens cerebrais dos torturadores comunistas, e que desejava ter seu coração em entrega total a Cristo proporcional à rejeição que seus algozes manifestavam à Deus.

O livro encerra destacando a mensagem de amor do evangelho para ser anunciada a todos, conclamando orações pelos perseguidores e citando exemplos de pessoas que permaneceram fiéis em Cristo nesse contexto.

Enfim, uma mensagem de que o amor e comunhão com Deus está em nosso querer e nada pode nos separar disso. Como anunciava Paulo no capítulo 8 de Romanos (há cerca de dois milênios), os cristãos perseguidos na Romênia pelos comunistas (há poucas décadas, quem sabe hoje também em locais como esse) e na oportunidade que temos hoje.

O livro foi publicado na década de 1960 e algo que não curti foi a falta de percepção das editoras em incluír parecer final, ainda que breve, sobre a biografia do autor, falecido em 2001.
Também fiquei alarmado e mais atento à causa de um missionário que nossa congregação apoia em Macapá, que após sonho, chamado e idealização de um projeto de 15 anos, está em vias de enfim entrar na China em missão com a JOCUM, junto com sua família, para realizar um trabalho missionário naquele lugar.

Clara.Fonseca 06/01/2022

Uma história de amor a Cristo
Durante a leitura desse livro, eu pensava, porque o comunismo não é combatido a todo custo como é feito com o nazismo, já que matou tanto quanto ou ate mais? E cheguei a conclusão de que é pq o comunismo ganhou a guerra, e quem ganha a guerra escreve a história. O comunismo tem tentado a todo custo destruir a igreja cristã em todo território onde ele se impõe, e hoje em dia não é diferente, mesmo que seja muito mais sutil. Leitura obrigatória pra todo cristão. Conhecer a história de tantos mártires que largaram tudo por sua fé é um tapa na cara de nós que reclamamos tanto de tudo. O amor de Deus por nós é algo maravilhoso e que pode nos libertar dos grilhões desse mundo

Maria 19/03/2022

Aquele que dá um tapa na cara
Livro que não canso de ler.. é assustador e ao mesmo tempo inspirador. Indicaria pra todos! Leiam e não vão se arrepender.

Miquéias Marques 18/09/2023

Os mártires cristãos
O livro é um testemunho vivo. Nele o autor transmite sua dor e felicidade ao pregar o evangelho na antiga Romênia comunista logo após o fim da II Guerra Mundial. Preso por catorze anos, por um milagre sobreviveu inimagináveis e cruéis torturas. Mesmo com o risco eminente da morte esse pastor não deixou de pregar o verdadeiro evangelho da salvação. Através de reuniões secretas os membros dessa igreja propagaram o reino de Deus, falando aos seus piores altrozes sobre o amor, graça e consolação de Deus.
É um relato que nos constrange demais, pois bem sabemos o quanto os cristãos livres do Ocidente neglicenciam o chamado missionário daqueles que não poupam a própria vida e família para levar a palavra da salvação aos perdidos.