O Código Élfico

O Código Élfico Leonel Caldela

Resenhas - O Código Élfico

1 | 2 | 3 | 4

Patcha 18/03/2024

O MELHOR livro nacional, me convença do contrário
Se eu visse o nome ou a capa desse livro numa livraria, provavelmente pensaria ser uma fantasia genérica aos moldes de Senhor dos Anéis. Mas eu já tinha lido excelentes obras do autor, e sabia que sua escrita era única o bastante para quebrar qualquer julgamento que a capa pudesse proporcionar. Também sabia que uma cena em específico desse livro fez o andar inteiro da Jambô passar mal. Dito isso, você já sabe o que esperar, não é mesmo?

Agora imagine comigo: e se os elfos, aquelas criaturas ?perfeitas e imortais, que nos enxergam como moscas?, não forem tão bonzinhos assim? E se estiverem mais próximos dos deuses lovecraftianos do que de guerreiros e artistas pomposos e idealizados? E se esses elfos lovecraftianos quisessem escravizar a Terra? E se tudo ao nosso redor fosse, de alguma forma, inspirado por eles, numa busca por servos fiéis, que os ajudassem a vir para a Terra?

É nesse clima que o livro começa. Vemos cultistas, organizações secretas e uma enorme teoria da conspiração, que conecta praticamente toda lenda urbana brasileira. Dos discos da Xuxa ao bebê diabo do ABC, de abduções a rituais de serial killers, tudo está de alguma forma conectado. Se quer descobrir como, terá que ler o livro. Pois o autor consegue não só encher a trama de elementos que já estamos acostumados a ouvir falar, como os costura magistralmente, criando um universo único.

Os personagens são muito bem construídos, com protagonistas nada idealizados. Você os vê tomarem atitudes mesquinhas ao longo de toda a trama, enquanto discutem temas poderosos como destino e escolhas de vida. Não posso prometer que irá se apaixonar por eles, como numa fantasia qualquer. Mas posso te garantir que todos serão muito reais.

E falando em coisas reais, precisamos falar sobre a cidade em que a história se passa: Santo Ossário. É uma cidade fictícia no interior do Brasil. Mas sua história é tão bem construída, desde a fundação da cidade até o presente do livro, que é impossível não acreditar que as ruas cobertas de hortênsias não podem ser visitadas por um viajante.

Não dá para classificar esse livro como um gênero só. Ele tem fantasia, tem drama, tem comédia, tem ação e tem terror. Tudo na medida certa para conduzir um clima realista e conciso. E quando digo ?realista?, não me refiro aos acontecimentos em si, pois alguns beiram o surrealismo. Mas você acredita em todos eles, pois todo o resto é real demais para ser mentira.

A mitologia pode soar bagunçada no início, principalmente por serem elementos muito diferentes. Quer dizer, você verá de monges dobradores de ar lutando contra zumbis à canibais caçando caipiras. E isso não é nem um décimo dos elementos diferentes dessa história. A questão é que, aos poucos, tudo vai fazendo sentido, tomando seu devido lugar nesse universo. Facilmente poderia ser uma saga de cinco ou seis livros, nas mãos de um escritor menos competente. Mas o Leonel te entrega só o suficiente, pois ele sabe que você sabe. E se não sabe, assim como nossos protagonistas, pode seguir o fluxo do mundo e deixar que algo te leve até onde precisa estar.

Ah, e sobre a famigerada cena que fez a editora passar mal? Infelizmente (ou felizmente) ela foi removida do livro. Mas o autor te deixa algo muito pior: a possibilidade de imaginar o que acontecia ali.

Ernan 21/10/2023

Proposta boa mal escrita
Gostei bastante da história porém a escrita do leonel me incomodou dessa vez. Achei que ele quis complicar de mais coisas que não precisava, o que fez o livro ficar grande, mas infelizmente lento demais em algumas partes.

02/06/2023

Muita fantasia e romance na medida certa
Esse livro é a realidade. Incrível, pensei que não conseguiria ler tudo por ser grande e ter um universo muito detalhado e diferente, mas quando começei a ler simplesmente fluiu como aquele filme de conforto que quase todo mundo tem, longo e gostoso e que, apesar de já ter visto muitas vezes, você nunca vai cansar de assistir. Me apeguei muito aos personagens. Santo Ossário é um só, são algo. Na história vemos castelos, fortalezas mágicas, elfos, magia, luta, deuses, príncipe e princesa, romance e tudo o que poderia estar presente em um dos melhores livros de fantasia que eu já li.

Leonardo Lemes 19/07/2022

O CÓDIGO ÉLFICO
Uma literatura fantástica nacional, ambientada em dois mundos. O livro traz espaços urbanos e suas questões mundanas entrelaçadas ao universo da fantasia e contendas épicas. O livro apresenta diversos elementos da cultura Pop juntos numa só história. Rico em detalhamento e minuciosamente estruturado, o enredo aborda assuntos críticos sociais de maneira natural, construindo as discussões como parte da história. É um livro que pode quebrar expectativas e romper com imagens pré estabelecidas de figuras míticas, ressignificando seres e ideias. A narrativa possui influências claras da criatividade de Tolkien e outros autores do gênero Fantástico. O Código Élfico não é um livro que agrada de primeira, e nem qualquer leitor, mas é uma obra potencializada por sua trama. "Elfos matando, comendo e bebendo. Humanos em agonia, mantidos vivos pela técnica e magia élficas. Humanos servindo aos elfos até morrer de esforço. Humanos com olhar esbugalhado, boca pendente, expressão imbecil e alucinada. Incapazes de formular uma palavra, fazer qualquer coisa além de servir."

Guilherme909 14/06/2022

A rainha deseja o seu campeão
Rituais macabros
Sacrifícios humanos
Fadas
Elfos
Humanos especiais
Esse livro traz muitas adições de adrenalina pra quem curte .RPG

Yuririn 08/10/2021

tiro meu chapéu pro planejamento, mas tenho críticas
Os pontos positivos desse livro são que, bom, pra começar, o autor misturou tantos assuntos variados [teorias da conspiração, cultos e rituais à Deusa da Beleza, abduções alienígenas, tecnologia e língua élficas, zumbis, caçada a humanos-- no estilo do filme "ready or not"--...] que, no geral, foram sim bem encaixados na trama, a história em si é interessante e parece ter sido muito pensada antes da elaboração.

Contudo, achei um pouco incongruente que a "jornada" é relatada no livro como algo importante aos elfos, mas a execução das narrativas sobre as viagens me pareceram curtas/puladas. Além disso, o Astarte foi um porre por ser tão pedinte em relação a sentimentos, (aff ninguém merece um elfo secular sofrendo por emoções hahaha). Por fim, me incomodou o fato da repetição do "mundo que não é mundo", "tempo que não é tempo", "lugar que não é lugar" e seus afins para descrever o "3° plano" criado pelo autor, pois chegou a ser mencionado até 4 vezes por pág.

Apesar disso, gostei da história, me diverti e fiquei presa à leitura em diversas partes. O modo como os capítulos começam saiu da minha zona de conforto pq as bombas são jogadas na sua cara e só depois dá pra entender +ou- o que aconteceu. Isso me incomodou no começo e exigiu mais neurônios hahaha, mas depois acabei achando realmente interessante pra narrativa.

Vanessa Pipi 24/04/2021

!
A pequena cidade de Santo Ossário esconde muitos segredos. Entre os habitantes, Nicole, uma jovem corajosa, descobre estar ligada aos mistérios da cidade, o que a leva a uma investigação sobre o próprio passado.
Narrativa intensa e cativante. As fals de alguns personagens me irritaram kkkk nem precisava aparecer , bastava simplesmente contar a história

Boa leitura

Raul Douglas 03/09/2020

Leiam Leonel
Eu desconhecia as obras do autor e fui surpreendido positivamente de várias maneiras por essa leitura. Um misto de aventura e fantasia mescladas entre um ambiente fantástico e urbano com cenas de tirar o fôlego.

becka 07/07/2020

Tortura
Fui ler esperando um livro no mínimo um livro 3.5 estrelas, 3 forçando. Tentei me convencer que estava gostando a todo momento, mas não deu. Parecia uma tortura, os diálogos são bobos(pra dizer o mínimo), os acontecimentos são desconexos e jogados, as citações da cultura pop são muito forçadas e os próprios personagens não carregam muita profundidade, o final do livro feito pra chocar não me impactou em nada já que eu não ligava pra nenhum dos personagens, a escrita é rasa e todo mundo sempre faz exatamente o que você espera que faça.

Fabbriz 07/06/2020

Esperava mais.
Por ser o primeiro livro sobre Elfos que li, esperava mais da história.Achei cansativo e como não gosto de abandonar livros pois acredito que possa se salvar alguma coisa até o final o que não aconteceu nesse caso.
A história se arrasta, com momentos que cheguei a pensar "qual a necessidade disso?", Com um final sem aquela reação "Ual".

Mooony 10/05/2020

Decididamente um dos melhores livros que li quando menor, a história te prende do começo ao fim, devo ter relido umas 4 vezes.

Ariane 04/04/2020

O código élfico estava na minha estante aguardando ser lido e comecei ele com muita expectativa pois havia ouvido falar muito bem desse livro.
Confesso que esperava muito mais do livro, uma história bem confusa, cansativa e elaborada em demasia , foi bem difícil de continuar a ler as 576 páginas..
A ideia do livro é boa, mas acredito que não precisava tantas páginas ... Achei que o autor enrolou demais e deixou o livro chato e cansativo.

Rafa 03/04/2020

Uma caixinha de surpresas....
Comentário à la resenha....maios ou menos.
Bom, por onde começar.... A princípio lá estava eu em mais uma Nobel da vida, louca por um livro novo, mas sem ideias. Fui procurando de estante em estante algo que me chamasse atenção e curiosidade. Acabei encontrando esse "tal de" O Código Élfico, capa bonita..ok, sinopse interessante...ok, acabei comprando, lógico (assuntos medievais e fantásticos é comigo). Porém entretanto todavia, comecei a ler os dois primeiros capítulos, não entendi absolutamente de nada, a sinopse dizia uma coisa e a história estava sendo totalmente outra...estava super perdida. Confesso que abandonei, mas como uma pessoa extremamente curiosa e sentimental em relação aos livros, dois meses depois resolvi que iria finalizar o livro...e digo...NÃO ME ARREPENDO. A história me surpreendeu de um jeito inexplicável. Misturou vários gêneros, um baita plot twist, e o final....Como disse, fiquei meio perdida no início, mas ao continuar, a história vai te engajando e te prendendo, e tudo vai se conectando, e se misturando e virando uma história maravilhosa de se ler. Personagens interessantes (até os habitantes de Santo Ossário foram muito bem feitinhos), boas batalhas (apesar de o autor detalhá-las muito bem, o que pode se tornar meio cansativo), e vários pontos (totalmente diferentes, devo dizer, pois assassinos em série, elfos e aliens, onde tu já leu um livro com tudo isso?) que se conectam perfeitamente e fazem sentido para a história (não sendo tudo bagunçado, como aparentemente deveria ser, pois com tantos elementos é difícil pensar que possa caber tudo em um livro), enfim...E ainda uma surpresa maior (que descobri lá pela metade do livro) o Autor é um BRASILEIRO!!! Realmente encantada com escrita e o modo de desenrolar do livro. Posso afirmar com certeza que foram poucos os livros que me surpreenderam tanto quando esse!!

Vinicius.Villela 02/01/2020

Torturoso
Olha... não sei porque me forcei a terminar de ler esse livro, quando claramente ele não era pra mim. Você pode muito bem gostar dele, cada um é cada um, então entenda isso enquanto ler a resenha.
Personagens fracos, diálogos fracos, soluções lamentáveis, o desejo irracional de escritores brasileiros fazerem referências a obras de cultura pop sem a mínima necessidade(nesse aqui ainda é pior, porque as duas referências fazem parte da história, por mais que sejam pequenas, simplesmente me irrita esse tipo de coisa banal)
Quase 600 páginas de tortura para um final completamente sem sal. O único mérito desse livro foi a criatividade do autor em relação ao plot do livro, que mistura elementos que eu nunca havia visto juntos, mas para por aí. Ideias interessantes não são garantia de execução bem feita, que é o caso neste livro, pra dizer o mínimo. A leitura foi triste, torturosa e muito cansativa, prosa arrastada demais, com pouquíssimos momentos de competência.
Dava pra ficar mais um bom tempo falando sobre os problemas do livro em maior detalhe, mas sinceramente, ele já consumiu tempo demais da minha vida. É isso.
Confesso que ao menos a sensação de estar livre para ler outro livro agora, é maravilhosamente recompensadora!

1 | 2 | 3 | 4