Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Telma 29/06/2013

Amizade verdadeira, superação e responsabilidade
para o Livro com Dieta de Isa Miriãn (resenhista do Blog Livro com Dieta)

Bom, se me perguntarem;

- Gostou do livro?

Sem duvida nenhuma vou responder: - Siiiim!

Por que?

Amo gatos, tenho uma paixão sobrenatural por eles,são tão sinceros e tão eles que não consigo explicar (logicamente,tbm curto cachorros, mas meu forte são os gatos)

James é ex-morador de rua, esta em um programa de reabilitação e ganha o pão de cada dia tocando nas ruas de Londres,um cara solitário, buscando um sentido pra vida dele, um algo a mais para existir. E é numa dessas surpresas da vida que ele encontra um gato laranjinha, que insistia em ficar no tapete de um de seus vizinhos do prédio.

Com sua paixão por gatos e vendo que Bob estava um tanto machucado e com uma aparência feia,James resolve dar uma mão para o gato solitário, mas o que na verdade ele não sabia, era que Bob iria ajudar ele em todas e de todas as maneiras possíveis.

É um história linda, de amizade verdadeira, superação e responsabilidade, é impossível não se emocionar e se apaixonar pelo Bob, um carinha simpático, brincalhão, dedicado e fiel.

“A chegada de Bob em minha vida mudou tudo isso dramaticamente. De repente, assumi uma responsabilidade extra.A saúde e a felicidade de outro ser dependiam de mim” (pág. 85)

Uma leitura super gostosa e bem simples, indico a todos que assim como eu amam esses bichinhos, e aos que não tem muita afinidade também acho bacana dar uma lida, esse livro mostra que um gato pode ser tão fiel quando o cachorro.

Com certeza esse livro vale 5 estrelas

Essa resenha foi feita por Isamara Miriãn http://www.skoob.com.br/usuario/632329-isa), para o blog Livro com Dieta:

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/06/resenha-um-gato-de-rua-chamado-bob.html
Rodrigo Lessa 03/07/2013minha estante
Eu adorei esse livro. Tinha ficado em duvida em comprar ele ou outro e acabei comprando o outro. Depois que li sobre esse aqui, me arrependi. Tão boa a relação dos dois, tão fofa, tão amigos! Adorei sua resenha, e esse quote tbm mt bacana. Com certeza mesmo vale 5 estrelas. Um livro bem emocionante!

Micangel 03/07/2013minha estante
Me fascinei com a sinopse e fiquei apaixonado quando soube da repercussão da história, quando houve uma reportagem numa matéria no ano passado desses dois personagens incríveis.
Creio que qualquer um que ler, sentirá muita emoção. Creio também que não serei diferente!

Thai 03/07/2013minha estante
os nossos amigos de 4 patas com certeza são super espertos e mais ainda são capazes de de nos compreender!eu quero muito ler esse livro, é a primeira resenha que tenho a oportunidade de ler, mas a cada dia estou mais curiosa

Dieny 03/07/2013minha estante
Tenho um amor enorme por gatos. A resenha me encanta de uma maneira incrível,tenho altas expectativas sobre o livro. Espero lê-lo.

Dieny 03/07/2013minha estante

Alessandra @talvez1livro 03/07/2013minha estante
Estou muito curiosa pra ler esse livro!
Parece ser muito bom mesmo! :D

Geruza 03/07/2013minha estante
Gostei bastante da resenha do livro e dos comentários que venho escutado sobre ele. Mas, sinceramente, não gosto nada de gatos. Achei muito fofinho o gatinho da capa e tal, estou morrendo de vontade de ler o livro e quem sabe mude minha opinião.

Gabrieli 03/07/2013minha estante
A resenha me deixou super empolgada para ler este livro! Estou ansiosa!

Jess 03/07/2013minha estante
Amo gatos, essa resenha me deixou na expectativa de ler pra saber mais!!

Lu 03/07/2013minha estante
Tenho 6 gatos e amo todos os animais incondicionalmente! Estou muito curiosa pra ler esse livro!

Bruna Costenaro 04/07/2013minha estante
Nunca li nenhum livro com animais protagonistas, passei longe de Marley e Eu, eu tive um labrador que morreu recentemente e p/ mim é explosivo.
Esse ano entretanto eu estou tentando ler pelo menos um livro de algum gênero que eu nunca li, acho que esse pode ser um deles, já que nunca tive um gato ou terei hehehe.

Miquilisssss

@Kateangel6.oficial 04/07/2013minha estante
Estou muito curiosa para ler esse livro, meu Raul ( meu gato) que foi encontrado na rua, e eu também somos inseparáveis *-*

Igor 04/07/2013minha estante
Não vejo a hora de ler esse livro!!!

Cris21 04/07/2013minha estante
Super fofa essa história! Adorei conhecer, é bem legal quando você vê umas histórias assim e adorei que virou livro, vale a pena ser contado mesmo.

LuizaFG 04/07/2013minha estante
Quando vi a capa, achei linda e imaginei que a história seria parecida com a do gato garfield, onde existe um gato muito esperto!
Mas depois de ler sua resenha e outras descobri que é muito mais que isso, esse gato é muito mais especial e eu estou doida pra conhecer essa história!
bjos

Camila Bico 04/07/2013minha estante
Gostei da resenha. Amo muito animais, nossos eterno amigos, fiéis e companheiros.
Beijos *---*

Cacau Scorpioni 05/07/2013minha estante
Sou louca por animais, principalmente cães e gatos. Já li Marley e Eu, que foi o livro mais apaixonante sobre cachorros que já li. Agora me aparece este, Um gato de rua chamado Bob. Tenho uma ligação muito forte com gatos, todos que tive em minha vida, apareceram do nada, me fizeram muito feliz.....lembro de cada um, e cada comida predileta, parece engraçado, mas ainda curto estas lembranças. Hoje tenho um gatinho só , que teve que ficar na casa da minha vó, já que mudei para 900km da minha cidade natal, mas o visito com frequência e minha vozinha e meu tio cuidam muito bem dele. Estou louca para ler este livro, pois acho que vou me identificar muito!

Nathalia 06/07/2013minha estante
Amo animais e me encantei com o enredo do livro. Já estou apaixonada pelo gatinho e quero saber tudo sobre ele. Lindo tema!!

Maristela 06/07/2013minha estante
Quando vi a capa desse livro pela primeira vez achei que fosse um livro infantil. Depois li algumas resenhas e vi o quanto me enganei e fiquei curiosa e com vontade de ler.

Fernanda @condutaliteraria 07/07/2013minha estante
Apaixonada pela capa desse livro!
Adoro livros com bichinhos e esse parecer ser uma história linda e emocionante. Quero muito ler

Ju 07/07/2013minha estante
Estou louca para ler esse livro , amo animais , amo, sou apaixonada e tenho gatos. Acho que esse livro tem tudo a ver comigo . Com certeza a história é emocionante estou loca para ler !!!

Ana 07/07/2013minha estante
Ai que tudoo!! Linda capa, linda história... Quero um gato de rua chamado Bob :)

kathy kristine 07/07/2013minha estante
eu leria o livro sim rsrsrs tambem amo gatos e ja li muitos livros muito bons coma animais

Lupinas2nino 08/07/2013minha estante
Que lindona a capa. Amo gatos demais.

Bess 13/07/2013minha estante
Estou louca atras desse livro. Fiquei sabendo sobre a história desse gato (lindo0, mas preciso ler sobre ele.

Gabriela 13/07/2013minha estante
Simplesmente facinada

Bruna 13/07/2013minha estante
Desde que estava na cortesia do skoob, que foi quando eu li a resenha, que eu passei a querer esse livro. Ansiosíssima.

Vanessa 13/07/2013minha estante
Amo gatos, esse livro deve ser maravilhoso :)

Joane 14/07/2013minha estante
Apaixonada por gatos, tenho certeza que eles nos auxilia e muito nas nossas vidas, são verdadeiros companheiros e a sinopse do livro já me deixou apaixonada, ansiosa para ler.
bjinhos

Janaína 14/07/2013minha estante
Amo gatos e já tive um com esse mesmo nome, não apenas por causa do gato ou do nome o livro parece ser fascinante, estou ansiosa para ler.

Pamys 15/07/2013minha estante
Esse livro parece trazer uma história e uma mensagem muito bonita aos leitores. Ansiosa pra ler!!!

Sara 15/07/2013minha estante
Várias pessoas já me falaram desse livro, e pelo jeito ele deve realmente ser incrível!

Mariana 15/07/2013minha estante
AAAAAIINNN estou louca pra ler esse livro! Quero de tudo quanto é jeito, e olha q odeio ler livros sobre animais, tipo marley e eu, ou este, pq sei q provavelmente vou chorar haha :)

Rafa 15/07/2013minha estante
Sou louca com gato!!! Quero muito ler este livro!!

Larissa 16/07/2013minha estante
Já a um tempão estou querendo esse livro *-*

Fefe 17/07/2013minha estante
Esse livro deve ser incrível, espero que consiga ler um dia!! ;)

Leandro Gunsch 17/07/2013minha estante
Faz muito tempo que fiquei sabendo da história, antes mesmo de ir para as livrarias e estou ansioso para ler este livro.

Ariane 20/07/2013minha estante
Preciso ler... Sou apaixonada por gatos sz HUSAHUSHA

Luiza1999 20/07/2013minha estante
Aai, apaixonei por esse livro desde que fiquei sabendo dele!! E aposto que vou amar quando começar a lê-lo!
Quero muito ler, e a sua resenha me deu mais vontade ainda!! ^^

Elisandra 20/07/2013minha estante
Sou apaixonada por histórias de animais, quero muito ler "Um Gato de Rua Chamado Bob". Os gatos são maravilhosos, são carinhosos e ao mesmo tempo independentes.

Cinthia 21/07/2013minha estante
Animais de estimação, principalmente gatos e cachorros são uma terapia. Esse livro deve ser um relato fictício de algo que ocorre a cada dia na vida de muitas pessoas: uma mudança devido a um animal de estimação.

Paulinha 25/07/2013minha estante
Adoro livros que contam histórias de animais ou que envolvam animais! Vi este livro numa vitrine de livraria e gostei só ao ver a capa. Pretendo ler em breve! :)

Nathalia 25/07/2013minha estante
Eu sou apaixonada por gatos, e eu acho que esta história me comoverá bastante!

Gabits 26/07/2013minha estante
todos os comentários q vi sobre esse livro foram positivos, quero ler!

Letícia 26/07/2013minha estante
Eu fiquei sabendo desse livro quando meu amigo foi pra Londres e trouxe um exemplar de lá. Demorou um tempo entre ele vir e o livro ser lançado no Brasil, mas acabei não lendo o livro emprestado dele e agora que tem por aqui quero ainda mais KKKKKKK adoro animais e esse livro fez tanto sucesso que quero muito saber a história do Bob!

Cris Aragão 27/07/2013minha estante
Eu conheci a história do livro antes mesmo de saber que ele seria publicado aqui no Brasil através de uma reportagem na Globonews, assim como você adoro gatos e não tem como não se interessar por esse gatinho carismático e seu companheiro, espero poder ler o livro em breve.

day 27/07/2013minha estante
não sabia da promoção mas vi esse livro no supermercado há uns dias atrás mas estava sem dinheiro no momento mas não o tirei da cabeça quero muito lê-lo

Mallu 29/07/2013minha estante
Acho que esse seria um exemplo de livro a ser adaptado para os cinemas. Fugir um pouco da mesmice de filmes com cachorros e mostrar que gatos podem ser tão fieis quanto, além de serem bichinhos lindos, cativantes e fofos.
Tá aí um livro que eu tô querendo muito ler.

JeH 31/07/2013minha estante
Ja queria ler este livro, depois desta resenha, quero mais ainda!

Najua Almeida 31/07/2013minha estante
Adorei, quero muito ler ele

Daiani.Cris 02/08/2013minha estante
aaaaaaaaaaah eu amo gatoos, quando eu vi esse livro eu ja sabia que ele seria a minha cara .. é claro que a resenha me deixa com mais água na booca ainda né!
MALDADE o que essa Isa fez comigo agoora haushaushua
espero tê-lo em breve! \õ.

Lys 21/11/2013minha estante
Quero ler esse livro! Ainda esse ano! Tem tudo a ver comigo! Amo gatos!! :-)

Saleitura 15/06/2013

Ele era morador de rua e sem qualquer esperança... até que encontrou um gatinho cor de laranja.
Devo dizer que guardo boas recordações das duas gatinhas que acompanharam a minha infância e adolescência. É um sentimento único insubstituível e quando vi na capa do livro aquela imagem do gato BOB fiquei apaixonada antes mesmo de saber detalhes sobre a história.

Um Gato de rua chamado BOB é a história real do autor James Bowen que nos conta sobre como a sua amizade por BOB fez mudar a sua vida, fazer dele um novo homem.
“Deram-me um monte de oportunidades, às vezes a cada dia. Por um longo tempo, falhei em não agarrar nenhuma delas, mas depois, no início da primavera de 2007, isso finalmente começou a mudar. Foi quando fiz amizade com Bob. Olhando para trás, algo me diz que aquela pode ter sido a segunda chance dele também.” Página 9

James nasceu em Surrey,mas passou grande parte de sua infância viajando pela Austrália e aos três anos mudou-se para Melbourne. Seus pais se separam e sua mãe acabou indo morar na Austrália Ocidental indo depois para o Reino Unido retornando quando ele já estava com doze anos. Essas mudanças sucessivas fizeram com que não tivesse amigos, não se adaptasse as escolas e o levasse a uma busca que chegou as piores conseqüências – ao mundo das drogas.

Agora morava em Londres e era um viciado em drogas passando por um processo de recuperação. Estava retornando para sua nova moradia subvencionada quando encontrou Bob pela primeira vez. O corredor estava escuro e ele viu aquele gato laranja enrolado sobre o capacho de um dos apartamentos. No início apesar de ficar preocupado com o bichinho imaginou ser de um dos vizinhos e seguiu em frente acompanhado de sua amiga Belle.

Depois de saber que o gato não era de nenhum morador ele o levou para seu apartamento e logo o batizou de Bob. Estava ferido em uma das pernas e como não dispunha de muito dinheiro, já que trabalhava na rua com seu violão cantando música, levou a um veterinário de uma sociedade de proteção aos animais.

Depois de ter cuidado dele deixou que fosse embora mesmo desejando muito que ficasse. Todos os dias James seguia seu caminho para o ponto que se apresentava.
“Para ajudar a pagar o aluguel, comecei a fazer apresentações de rua em Covent Garden. Não era muito, mas ajudava a colocar comida na mesa e a pagar o gás e a eletricidade. Também ajudava a me manter em equilíbrio. Sabia que aquela era minha chance de mudar a situação.” Página 39

Bob para sua alegria tornou-se seu amigo inseparável e o acompanhava em suas apresentações. Ele chamava a atenção de muitas pessoas que passavam pela rua e com isso começou a conseguir o dobro do que ganhava por dia. Uma amizade que foi se fortalecendo a cada dia. James se preocupava com Bob e não o obrigava a ir com ele trabalhar, mas ele sempre estava ao seu lado. Adorava ficar sentado em seu ombro.

James nos relata o seu dia a dia, os problemas que tem que enfrentar nas ruas, as injustiças e tantas outras aventuras por que ele e Bob passam que vai nos comover muito.

“Ah, merda, disse para mim mesmo, com o coração disparando. Ele se foi. Eu o perdi.” Página 107

Quantos momentos imaginamos que o pior vai acontecer, sentimos pela narração que James nos transmite o desespero porque passou.
“Ver Bob doente exerceu um efeito profundo em mim. Ele parecia ser um gato tão indestrutível. Nunca imaginara que ele ficaria doente. Descobrir que ele era mortal realmente me abalou.” página 164

Tudo isso que vinha acontecendo só serviu para mudar a vida de James. Começou um processo de transformação interior que dava forças e coragem para mudar seu estilo de vida, de ficar limpo, livre totalmente, de não precisar mais ir a cada quinze dias à Unidade de Dependência de Drogas (UDD).

Uma história chocante, emocionante , inesquecível e por demais gratificante. James mostrou coragem e uma enorme força de vontade para alcançar seus objetivos que não eram nada fáceis, mas tudo isso fica mais suportável quando podemos contar com uma amizade verdadeira.

“Eu também me perguntava, às vezes, se Bob e eu havíamos nos conhecido em uma vida anterior. A maneira como nos ligamos um ao outro, a conexão instantânea que fizemos, isso era muito incomum.” Página 233

Leitura e resenha por Irene Moreira

Link postagem Saleta de Leitura (Resenha premiada)
Eve Barcelos 15/06/2013minha estante
Ahh, esse livro deve ser muito lindo!
Adoro gatos, adoro violão, adoro ouvir pessoas tocando na rua!
Quero muito ler! ^^

Vanessa 15/06/2013minha estante
Assim como você também tive ótimas recordações ao saber sobre essa história! Preciso lê-la pelo simples fato de me identificar muito com a história. Não que tenha acontecido algo parecido comigo, mas em toda a minha infância e adolescência sempre tive gatos (a) em casa, uma delas uma siamesa viveu comigo por cerca de 10 anos, é o amor mais lindo e puro que existe, até me emociono ao falar!
Estou super empolgada para ler esse livro!
Beijos ;)

Beth 15/06/2013minha estante
Esse livro deve ser lindo.Tem uma história de vida e superação,que todos deveriam ler.

Rodrigo Lessa 15/06/2013minha estante
Adorei. Esse livro me faz lembrar tanto Marley e Eu, mas isso é coisa da minha cabeça mesmo, porque aliás as historias são bastante diferentes. Gosto que os dois tenham essa segunda chance, isso é muito lindo num livro. O livro deve ser emocionante e bem envolvente, por isso quero muito le-lo, o sentimento deles é tao puro, eu adorei.

NESSA 16/06/2013minha estante
Oi Irene,nossa adorei a resenha parabéns!
Muito tocante essa história baseada em fatos reais e também a maneira como James Bowen encontra esse gato especial e a amizade inesperada que surgiu,as mudanças que James viveu em sua vida através do companheirismo de Bob.

Ana Lopes 18/06/2013minha estante
Oi Irene , amei a resenha está ótima , super quero esse livro , estou ansiosa para lê-lo *_*

LuizaFG 19/06/2013minha estante
Antes mesmo de ler sobre o livro, eu apaixonei por ele pela capa... que gato mais lindo... parece o garfield. Mas ao ler a resenha me comoveu saber que esse gatinho é tao especial. Louca para ler esse livro
bjos

Georgia 20/06/2013minha estante
Pela resenha, imagino que ao final da leitura do livro, somos surpreendidos com uma lição de vida de onde menos esperamos!
O mundo dos felinos é cheio de mistérios e curiosidades, fico muito feliz por este livro abrir novos olhares pois muitas pessoas possuem receio quando o assunto é "gato".

RUDY 20/06/2013minha estante
Irene!
Suas resenhas são sempre bem emocionantes e envolventes.
Adoro enredo com animais e ver James em uma saga árdua e mudança através da força de vontade, é bem estimulante.
Claro que vou ler Bob... obrigada.
cheirinhos
Rudy

Vanda Ramos 20/06/2013minha estante
eu quero ler deve ser muito 10

Andréia 20/06/2013minha estante
Adorei a resenha, mto bem feita...quero mto ler!!!

Tânia Regina 26/06/2013minha estante
Que coincidência! Minha colega que dividia casa tinha um gato dessa cor e o nome dele era Bob. Ela nem ligava pra ele. Virei sua "dona" devido a atenção que ele ganhava de mim. Saudades do Bob.

Thicy 30/06/2013minha estante
Quero muito ler esse livro!!
Todas as resenhas que li desse livro foram super positivas e lindas e me deixaram muito interessada nele!!

Edna 06/07/2013minha estante
Coisa mais linda... Já vi que vou chorar!!! Quero este livro!!!

Elisandra 09/07/2013minha estante
Quero muito ler "Um gato de rua chamado Bob", sou uma apaixonada por histórias de animais, e a reais são melhores ainda. ?

LOHS 06/06/2017

Uma história de amizade e superação
Eu amo gatos. Eles são animais extremamente inteligentes, sensíveis e companheiros. Embora muitas pessoas gostem de dizer que “gatos não amam seus donos de verdade”, a ciência e muitos vídeos no Youtube comprovam que isso é uma grande mentira. Os gatos são apenas diferentes nas formas de demonstrar seu afeto. Então, quando recebemos várias novidades da Novo Conceito, logo vi e peguei para mim a nova edição de Um Gato de Rua Chamado Bob, com a capa do filme. Apenas por causa do gato mesmo, confesso.

O livro, que originalmente foi publicado em 2012, ficou mais de 50 semanas na lista dos mais vendidos da Inglaterra e se tornou um best-seller internacional. O autor, James Bowen, conta em Um Gato de Rua Chamado Bob como um gato salvou sua vida e o ajudou a se recuperar do vício das drogas.

Logo no início do livro James nos explica que está passando por um tratamento para se livrar do vício da Heroína, vivendo em um apartamento extremamente rústico e pagando as contas (aluguel, luz e alimentação) com apresentações na rua. Ele é um músico e todo dia sai com sua guitarra para tocar próximo a estação de Covent Garden, em Londres. James ganha pouco, mas está dando para sobreviver pelo menos.

Mas a história começa de fato com a descoberta de James de um gato laranja dormindo na porta do apartamento vizinho. Depois de ignorar o animal por dias, ele percebe que o laranjinha está com a aparência cada vez mais fraca e doente, assim decide ajudá-lo.
James logo descobre que o gato não tem dono e que também carrega uma grande ferida de mordida de cachorro em uma das patas. O músico leva o gatinho para casa, cuida como pode dele e no dia seguinte o leva para o veterinário. James gasta então todo o dinheiro que tinha em remédios para o bichinho.

O gato logo foi batizado de Bob (por causa da série Twin Peaks) e não parece querer abandonar James, mas o músico tenta manter em mente que o animal pode decidir não ficar com ele.

"Os gatos são notoriamente exigentes a respeito de quem eles gostam. Se um gato não gosta do dono, ele sai e encontra outro. Gatos fazem isso o tempo todo. Eles vão embora e passam a viver com outra família. Ver-me com meu gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo minha identidade. Eu tinha sido uma não pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente."
James, p. 71

Apesar dos temores, Bob demonstra ser um grande companheiro para James. Seguindo o músico todos os dias até o local onde toca, próximo da estação de Covent Garden, e aguardando ele terminar o dia de trabalho para voltarem para casa juntos.

A partir de então vamos conhecer melhor o passado de James, que nasceu na Inglaterra, mas, após o divórcio dos pais, foi morar com a mãe na Austrália. O maior problema para James quando jovem foi que a mãe nunca parou por tempo suficiente em uma cidade para ele criar amigos. Por isso James sofria bullying em todas as escolas que estudou. Logo as drogas foram uma saída para entorpecer sua vida.

Quando James decidiu voltar para a Inglaterra para tentar a carreira musical, ele também tentou se reaproximar do pai distante e da meia-irmã. Mas nenhum dos objetivos se concretizou e James acabou indo morar na rua - expulso da casa da irmã porque o cunhado não gostava dele. Como não tinha moradia, foi impossível para James conseguir um emprego fixo na Inglaterra e ele logo se viu cada vez mais viciado em drogas.

Essa história extremamente triste é narrada de uma forma um tanto quanto fria por James. Como se já fosse um passado distante e por isso não desperta grandes emoções nos leitores. Agora, o interessante é que há uma grande emoção sempre que ele narra suas aventuras com Bob. Cada dia que passa a relação entre os dois se fortalece e vamos acompanhar alguns dos momentos cruciais da vida dos dois, como, por exemplo, quando Bob ficou doente e James ficou extremamente preocupado em perdê-lo.

"Enquanto ele repousava em meu colo no ônibus de volta para Tottenham, senti as emoções aflorando de vez em quando. Tive que me esforçar muito para me impedir de irromper em lágrimas. Bob era a melhor coisa em minha vida. O pensamento de perdê-lo era aterrorizante. E eu não conseguia tirar esse pensamento da cabeça."
James, p. 136

É uma linda história real de um homem que tinha perdido tudo e, graças a um gato, se viu com a obrigação de cuidar de alguém e, por isso, melhorou de vida. James recebeu o amor de Bob e se tornou um dos personagens mais conhecidos de Londres. O gato Bob tinha vídeos no Youtube antes mesmo de lançarem os livros. Algumas pessoas começaram a visitar o ponto onde James trabalhava apenas para conhecer e fotografar Bob. Ele se tornou um gato famoso internacionalmente.

"Pouco tempo depois que comecei a tocar, uma impassível agente de trânsito passou. Eu a vi olhar para Bob e percebi quando sua expressão de desfez em um sorriso caloroso.
-Ah, olha só para você - disse ela, parando e ajoelhando-se para acariciar Bob.
Ela mal olhou para mim e não jogou nada no estojo da guitarra. Mas tudo bem. Eu estava começando a amar o modo como Bob parecia ser capaz de iluminar o dia das pessoas."
James, p. 65

Além dessa bela história de superação de James e de sua nova vida com o companheiro Bob, há um outro ponto muito importante que gostaria de salientar nessa história. James fala o tempo todo como ele havia sido desumanizado por muito tempo e apenas quando Bob chegou em sua vida que começou o verdadeiro processo de o tornar um ser humano novamente para outros seres humanos.
Isso porque as pessoas que vivem nas ruas não são mais vistas como seres humanos. Todos são desumanizados. Eles simplesmente deixaram de existir.

Percebi que isso aconteceu com James. Ele era apenas mais um. Mais um nas ruas. Mais um pedindo nossa atenção enquanto estávamos com pressa. Só que quando ele agregou Bob como sua “dupla” durante o trabalho, as pessoas começaram a parar e perceber que havia um ser humano ali porque ele tinha um gato. Bob era quem chamava a atenção das pessoas. Sem Bob, James era um invisível. Nos leva a refletir sobre nossas ações para com os “invisíveis”, certo?

Enfim, espero que tenham vontade de conhecer Bob e James. Os dois sofreram muito nas ruas, mas encontraram um ao outro e criaram uma forte amizade, que os ajudou a ter uma vida melhor . Bob adotou James, assim como James adotou Bob.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/02/um-gato-de-rua-chamado-bob.html
Micky 16/07/2017minha estante
Ótima resenha, tocante história, espero ler algum dia... quando é dito que ele ficou doente, lembrei-me de várias vezes que minha gata ficou doente, e principalmente a última vez e que foi fatal... e posso afirmar ela me amava, mais do que a maioria das pessoas...

LOHS 16/07/2017minha estante
Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado da resenha. :)
Gatos são seres mágicos, né? Sinto muito por ter perdido a sua gatinha. Nós tentamos salvar uma filhotinha uma vez de dois meses e, apesar de todos os remédios e cuidados, ela não sobreviveu. É muito triste presenciar isso.
Mas tenho certeza que ela te amava. Os gatos são muito carinhosos.

Micky 16/07/2017minha estante
Mágicos, sim. Obrigado, igualmente a ela também, sinto também, é muito triste, muito triste ter visto ela agonizar e morrer no meus braços totalmente debilitada, ela amava, só era falar com ela que ela se derretia T_T

LOHS 16/07/2017minha estante
Mas com certeza ela está descansando agora.

Sim.

Micky 17/07/2017minha estante
Sim, obrigado pela atenção.

Alan.Felipe 12/09/2021

A história conta como Bob, um gato de rua, muda a vida de James, que é um viciado em heroína e um artista de rua.

É um livro bom, tem algumas reflexões também. Acho que a que mais me "impactou" é o fato das pessoas verem um artista de rua como uma pessoa "Invisível".

Eu não esperava nada desse livro mas acabei gostando um pouco. ??
Livia 13/09/2021minha estante
Tem filme sobre esse livro caso vc queira assistir

Alan.Felipe 14/09/2021minha estante
Eita, massa! Eu nem sabia. Vou até procurar ele. Obrigado!! =D

Livia 14/09/2021minha estante
Uma coisa incrível do filme é o fato do Bob fazer o papel dele no filme.

Alan.Felipe 14/09/2021minha estante
O próprio Bob? Que daora! Vou tentar ver esse filme

Livia 17/09/2021minha estante
Sim

Val 23/02/2014

Livro "Um Gato de Rua Chamado Bob"
James encontrar Bob e o pega para cuidar após ver que ele não tinha dono, o levou ao veterinário com seu último dinheiro...tudo para ver o laranjinha bem.
James conta o caminho que percorreu até chegar as ruas, passando de casa em casa até não ter mais pra onde ir. Ele conta como se envolveu com vários tipos de drogas, e como a heroína era uma amiga pra ele. Mudar para o apartamento em Tottenham foi o recomeço dele.
Após Bob melhorar, James acha que Bob deveria querer voltar de onde veio - a rua - mas ao o mandar ir embora, Bob não vai, e ele vê que o gato não quer ir para longe dele.
Aos poucos ele percebeu que não queria abandonar Bob, pois ele o mudou. O fez ter mais responsabilidade.

Ver Bob doente exerceu um efeito profundo em mim. Ele parecia ser um gato tão indestrutível. Nunca imaginara que ele ficaria doente. Descobrir que ele era mortal realmente ma abalou. (pág: 164)

James sente a necessidade de se sentir limpo de vez com relação as drogas. Sabe que não vai ser fácil, mas ele precisa fazer isso por ele e por Bob.
A mãe dele o manda uma carta o chamando para ir visita-lo. Ele deixa Bob com uma amiga e vai. Ao voltar, ele se sente revigorado.
James após vários acontecimentos frequentes, percebeu que realmente foi quando o laranjinha apareceu em sua vida, que tudo começou a mudar - para melhor - e que agora ele poderia seguir o caminho para ter uma vida de verdade.

E vocês, já leram? O que acharam do livro?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/02/resenha-um-gato-de-rua-chamado-bob.html
Dâmaris 24/02/2014minha estante
Acho que não leria esse livro, não sou muito fã desses tipos de história!

Dani 25/02/2014minha estante
Parece ser um livro muito emocionante, acho essa história linda, de como o amor de um gato pôde mudar a vida de um morador de rua para melhor! Com certeza, está na minha lista de desejos!

Gizeli 26/02/2014minha estante
Adorei a resenha! Esse livro parece muito perfeito, adoro histórias que falam de superação

Gabriela 26/02/2014minha estante
Bob ?
preciso ler esse livro!! ótima resenha, bjs

Suh 29/02/2016

Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen
James Bowen é um ex dependente químico, em fase de tratamento, que vive sozinho e tem por profissão cantar e tocar guitarra nas ruas de Londres.
Um dia, quando estava indo para seu apartamento com uma amiga, encontra um gato dócil deitado no capacho de um de seus vizinhos. A partir deste acontecimento, a vida dois dois vai se entrelaçar e eles vão ser inseparaveis.
Bob não é um gato comum, ele é extremamente calmo e mostra uma confiança por seu protetor, James, algo que não é muito comum aos felinos
O querido "laranjinha" se torna não apenas um bichinho de estimação, mas também o companheiro de trabalho de James.
Nas ruas de Londres, em meio ao caos de carros e grandes veículos, Bob sente-se seguro ao lodo de James, e o curioso é que ele adora andar sob as costas do dono.
A partir do momento em que James toma para si a responsabilidade de cuidar de Bob, sua vida muda completamente, e para a melhor. Os relatos de seus dias juntos são emocionantes, este livro é lindo, acho que é até mesmo necessário para nós, aqueles que a cada dia que passa, perdemos mais e mais nossa fé nas pessoas, no governo, na vida.

Por favor, leiam, porque vale muito a pela e indico também que pesquisem no Youtube, somente após a leitura do livro, videos de James e Bob juntos (é encantador).

Suellen 29/02/2016minha estante
Esse livro é demais!
Sabia que vão fazer um filme? E o Bob irá atuar! rs
É possível ver algumas coisas na página do James no facebook.

Suellen 01/03/2016minha estante
Esse livro é demais!
Sabia que vão fazer um filme? E o Bob irá atuar! rs
É possível ver algumas coisas na página do James no facebook.

Suh 01/03/2016minha estante
Não acredito, que legal Suellen, poxa eu acho que esses dois merecem tudo de bom que a vida pode oferecer.
Vou acompanhar as novidades, obrigada pela informação :D

Mila Araujo 21/04/2024

Delicia de ler, mas....
Livro delicinha de ler. As páginas vão passando sem sentir! Mas em meio a história bonitinha de ter uma gato fofo (o Bob) há, pelo menos para mim, uma sensação angustiante do "sofrimento de ser invisível" do James.... Enfim, vale demais a leitura!
Fabio 22/04/2024minha estante
Obrigado, pela dica, Mila!???

Mila Araujo 22/04/2024minha estante
? Fabinho!! Adorei a história, sabe? Ainda mais por ser real!
Se ler, quero sua opinião a respeito! ?

Fabio 22/04/2024minha estante
Ja coloquei na minha lista, Mila!?

Juliana.Almeida 08/03/2017

Lindooooo, e muito fofo.
Quem tem gato vai super se identificar com essa história incrível e muito emocionante.
Amei, e fiquei muito feliz por conhecer esses dois amigos através deste livro.
Vale muito a pena !!!

=)
Marco.Antônio 23/01/2018minha estante
Eu tenho um gato kkk e pra se identificar mais ele ainda é laranha e o nome dele é bob kkk lendo esse livro por que achei o gato parecido com ele

Juliana.Almeida 26/01/2018minha estante
hahahaa.. vai gostar muito do livro !

Rachel 11/07/2020

Um gato de Rua chamado Bob
Quem acredita que só o cão pode ser o melhor amigo do homem está totalmente errado. Bob mostra pra cada ser humano que dentro do coração dos felinos existe muito amor e carinho e que quando eles recebem isso retribuir é algo fácil. Cada verso da história é emocionalmente é lindo ver o quanto Bob mudou a vida de James, ele não só mudou mas salvou James.
Jess 13/07/2020minha estante
Uiuiui

Rachel 13/07/2020minha estante
??

Rafa 26/06/2013

Resenha - Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen
Eu tenho um grande fascínio por gatos, principalmente porque a companhia que eles nos fazem é inquestionável. Ao pegar "Um Gato de Rua Chamado Bob" para ler pude perceber milhares de situações no qual eu me senti dentro do livro, vivenciando a história do gato Bob e algumas vezes atuando como James. Realmente um livro que nos toca, emociona e edifica totalmente a alma.

O livro conta a história do gato de rua Bob e seu dono James Bowen (autor do livro), no começo parecia mais uma biografia, mas por fim percebi que se tratava de um relato emocionante. Tudo começa em 2007 nos principais bairros de Londres. James estava na reabilitação, tentando se livrar do vício da heroína, sua vida nas ruas era uma rotina chata que para ele tanto faz tanto fez, até que um dia ele encontra Bob, todo sujo e maltratado, sem dono e sem destino. James sabia lá no fundo que Bob era um gato de rua, a história dele é enigmática, mas depois de um tempo ele se apaixonou por ele, o registrou como seu dono (ou família) e tão logo estava fazendo companhia nas ruas, visto que Bob adorava ficar no pescoço de James.

Ninguém estava interessado em mim, é claro. A primeira coisa que diziam quando nos viam novamente era: "Como Bob está hoje?". Ninguém nunca perguntava como eu estava. - Página 151

A relação dos dois é de pai e filho, James cuida de Bob e Bob cuida de James, como se cada um se apoiasse no outro quando precisasse. James tem uma dedicação especial para com o gato, essa atenção tão estranha entre os dois me incomodou algumas vezes, acho que hoje em dia é difícil gato se entrosar tanto assim com nós, seres humanos. Mas Bob é um gato especial e inteligente, seu passado é um mistério para todos os leitores, como já disse, mas isso não importa muito, James não liga para isso também, os dois estão juntos agora, crê ele pela força do destino.

Uma história sobre amizade que nos faz acreditar que o amanhã será melhor. Sabemos que tem as dificuldades, as crises e etc., mas uma coisa que não podemos deixar de fazer é de ser humilde. Bob não fala, ele só existe e se movimenta, suas atitudes e sua figura é que o faz ser especial, ele é humilde também porque reconhece que precisa de James, assim como ele também precisa de Bob.

Talvez por se tratar de um relato o livro não tenha me agradado tanto quanto previ, sou mais do tipo emocional, o livro em si foi feito para emocionar, claro, mas eu não consegui me envolver com a história. Achei o final bem rápido e torci nas últimas páginas para que eu fosse ter uma "convulsão" de choro, mas não. Talvez com outros leitores a sensação ao terminar o livro tenha sido diferente. O que acho legal destacar para que os leitores saibam, é que o livro não trata só da história do Bob em si, mas engloba com a de James que é a que tenta nos emocionar mais.

Os gatos são notoriamente exigentes a respeito de quem eles gostam. Se um gato não gosta do dono, ele sai e encontra outro. Gatos fazem isso o tempo todo. - Página 84

Vale a pena ler? Sim, vale. Só não vai com muitas expectativas assim como eu, é um livro curto e fácil de ler, James escreve com maestria em 1ª pessoa e nos faz sentir dentro da história. Um livro que eu recomendo para todos os tipos de leitores, seja você criança, seja você adulto, posso até estabelecer que este é um livro pra toda família.
Milla 12/09/2013minha estante
Olá, tenho um gatinho e não duvido que o Bob seja inteligente e especial, meu gatinho é diferente também. Mas, como você, não consegui me conectar com a história, fiquei envolvida numa aura de ceticismo e o Bowen é muito repetitivo. Achei o livro cansativo, confesso.
Acredito que o Bob tenha salvo e mudado a vida do Bowen, mas o livro devia ser melhor escrito. Sentia que ele se prendia muito a umas coisas tipo "será que o gato vai enjoar de mim? será que isso é uma lembrança da sua vida antes de mim?".

Rafa 12/09/2013minha estante
Entendo seu ponto de vista Milla, mas foi justamente Bob que me cativou, fazendo com que a repetição de Bowen não atrapalhasse em nada. =D

House of Chick 13/10/2013

"Um gato de rua chamado Bob" é um livro publicado originalmente em 2012 pelo inglês James Bowen. Baseado em fatos reais, o título fez enorme sucesso ao redor do mundo, figurou várias listas de mais vendidos e alcançou o topo dos rankings britânicos por surpreendentes 52 semanas, fato no mínimo incomum para escritores estreantes. No livro, James conta uma linda e real história de superação proporcionada pelo sensível relacionamento com seu animal de estimação.

James e Bob se conheceram frente à porta de um dos apartamentos do prédio no qual o protagonista morava. Ao encontrar o gato estirado em um tapete, doente e fraco, James sentiu imediatamente que deveria cuidar do bichano, apesar de mal ter condições de cuidar de si próprio: ele tinha poucas perspectivas de futuro, morava em um edifício cedido pelo governo, e tentava se recuperar de um longo histórico de vício em cocaína. Além dessa questão, o homem ainda tinha de lidar com diversos transtornos psicológicos diagnosticados durante sua adolescência, entre os quais esquizofrenia e bipolaridade. Nesse contexto de tantos problemas, Bob se torna o porto-seguro de Bowen, uma razão para continuar lutando pela vida apesar de toda a crueldade dela.

Ao ler "Um gato de rua chamado Bob" é possível se lembrar de "Marley & Eu", publicado em 2005. Apesar das narrativas se darem de modo completamente diferente, foi a partir do best-seller de John Grogan que se destacou no mercado editorial essa tendência de incluir animais de estimação praticamente como personagens protagonistas de diversos volumes. Entre tantas possibilidades, Bowen se diferencia ao tratar de limiares que vão além da relação homem-bicho: seu livro é também uma importante denúncia acerca de camadas cada vez mais marginalizadas em nossa sociedade, tais como moradores de rua e dependentes químicos. De certo modo, o próprio gato alude a uma aura de fragilidade característica de pessoas negligenciadas.

A escrita combina perfeitamente com os temas que são abordados: é delicada e otimista, mas sem tender para um aspecto de autoajuda. A Nova Conceito fez um trabalho magnífico para a adaptação, recheando as páginas de patinhas animais. O próprio ícone da editora recebeu um tratamento especial, contando com a representação de um gatinho ao lado do logo, conferindo individualidade à capa da publicação. As páginas são amareladas e possuem uma ótima textura.

O autor dedica seu texto àqueles que já perderam um amigo. Acredito também que "Um gato de rua chamado Bob" pode ser interessante para aqueles que pretendem manter uma amizade. Recomendo para todos que desejam renovar suas esperanças na recuperação do mundo como o conhecemos.

Quote:
"Sabia que aquela era minha última chance de mudar a situação. E eu sabia que tinha que a agarrar dessa vez. Se fosse um gato, estaria com minha sétima vida." (Página 39)

>> Comentários nessa resenha concorrem a prêmios!

site: Confira essa e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 13/10/2013minha estante
Bob é simplesmente um fofo. Quem não iria amar esse bichano? Mas a história dos dois é simplesmente linda. Um dando apoio ao outro e superando obstáculos. Linda história e exemplo de vida pra muitos. Show. Beijos. elizabethmsalles@hotmail.com

?Chance Extra ? Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito?.

Leila 13/10/2013minha estante
Faz tempo que quero ler esse livro! Li Marley e eu e adorei! Também li Anjo de quatro patas e amei. Adoro cães e gatos!
@Leila_C_S
Leila

"Ana Paula" 14/10/2013minha estante
Outro livro que quero muito ler! Adorei a capa, a sinopse e as diversas resenhas que li dele!
Apesar de ainda não tê-lo comprado fisicamente, já adquiri meu ebook e esta na minha lista de próximas leituras!

bjo^^

Amora28 21/01/2022

Uma história para se emocionar.
Uma leitura realmente especial. Perceber como a amizade com o gato Bob transforma a vida de James é de se emocionar. O modo como ambos se conectam e ajudam um ao outro os coloca em pé de igualdade para com a sobrevivência de ambos.
Nicole 21/01/2022minha estante
AAAAAAAAAA ??

Mhas 21/01/2022minha estante
Eu amo gatos e ganhei esse livro da minha mãe há alguns anos (se não me engano, estava revistinha Avon kkkk).

Foi uma leitura muito especial pra mim também! Acho que vou reler esse ano.

Obrigada por me lembrar desse livro ???

Malucas Por Romances 23/01/2017

Agora quero um gato :o
Vou começar esse resenha sendo sincera, sempre vi esse livro nas resenhas dos blogs, mas nunca tive real interesse de ler, isso até que a Novo Conceito me enviou de cortesia em dezembro. Dei a chance ao livro e foi uma grata surpresa. Eu não era uma amante de gatos, mas depois dessa leitura pensando consideravelmente em ter um rsrs.

"Ter Bob ali comigo me deu a oportunidade de interagir com as pessoas."

Um Gato de Rua Chamado Bob conta a história real de James Bowen e seu gato Bob. O livro começa com James dando de cara com um gato laranja bastante debilitado no corredor do seu apartamento. James também está de debilitado, tentando se livrar do seu vício de drogas ele encontra companhia nesse gato que aparece tão de repente em sua vida. Juntos vão formar uma amizade linda a base de cumplicidade, carinho e afeto. Uma história que claro merecia ser contada ao mundo.

Como eu já disse eu não era uma amante de gatos, mas depois dessa leitura é impossível você não se apaixonar nem que seja um pouquinho por eles. A história deles é tão linda, tão especial que é impossível você não se envolver com a história. A cada capítulo fiquei ainda mais envolvida e o final ficou com aquele gostinho de quero mais.

"Bo não estava apenas mudando a atitude das pessoas em relação a mim: ele estava mudando minha atitude em relação aos outros também."

James o personagem principal é quem conta toda história. Ele narra sua vida depois que o gato entrou nela e fala também porque ele ficou viciado em heroína. Um personagem que já sofreu muito sendo morador de rua, usuário de drogas, mas que agora quer mudar e dar o melhor pro seu gato e pra sua vida.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/01/resenha-uma-gato-de-rua-chamado-bob-1.html
Lily.Viana 23/01/2017minha estante
Que fofo....quero muito criar um cato porém minha mãe, dificil de convence ela..mas vou conseguir....
e amei su resenha, é linda, maravilhosa a historia !!

Malucas Por Romances 23/01/2017minha estante
Obrigada Lily.
Depois desse livro quero um gato também kkkkkkk

Núbia Cortinhas 10/02/2022

Que linda amizade!
História linda de superação e amizade entre um gato e um rapaz, que luta contra o vício em drogas. Super indico esse livro de escrita rápida, leve e emocionante.
Bruna 11/02/2022minha estante
Moça, poderia me contar no privado, se o gato morre? Quero ler, mas vou estar passando se tiver essa perda rs Sem condições no momento.

Núbia Cortinhas 13/02/2022minha estante
Oi Bru! Pode ler tranquilamente! ???

Marlonbsan 22/09/2020

Um Gato de Rua Chamado Bob
James é um músico que toca nas ruas para ganhar algum dinheiro. Quando ele encontra Bob, um gato de rua, no térreo de seu prédio, não imagina como sua vida estava prestes a mudar.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma documental, acompanhamos, através da visão de James, o que se passa com ele e Bob. A linguagem é simples e, de maneira geral, bem fluída, apenas um ou outro trecho é mais denso.

A história de James, por si só, já é interessante, tanto pela forma como ele saiu de casa e tudo o que passou durante sua juventude, quanto no período da fase adulta até encontrar Bob. As dificuldades que passou por conta de seu vício, os trabalhos que fez, a vida como artista de rua e todas as etapas que passou ao tentar se recuperar da dependência química, já daria um livro.

Em determinados trechos, a escrita chega a incomodar, principalmente por conta de alguns pensamentos de James, o que faz ter repetições de ideias, muito por conta de seus traumas e algo que beira a paranoia, mencionada por ele, mas que também demonstrava todo o amor que ele sentia por Bob, através de suas preocupações.

A vida de quem trabalha nas ruas é muito difícil e nesse livro podemos entender um pouco mais, como também a forma que James passou a ser tratado por estar com Bob, vemos a transformação como se Bob devolvesse a humanidade de James. Outro ponto interessante está na solidariedade de algumas pessoas, muitos acontecimentos deixam o coração aliviado, mas ao mesmo tempo vemos o contraste, já que as pessoas perguntavam como Bob estava e não James.

Bob, por sua vez é um grande destaque, sua inteligência, a forma tranquila de estar junto a James, fica claro que eles se escolheram. E o mais fundamental de tudo, Bob deu algo a James que às vezes é complicado de encontrar, que é um propósito e isso o motivou em todo seu processo mental e na condução de sua vida dali em diante, agora seus pensamentos e escolhas tinham um novo sentido.
Bruna A Santos 22/09/2020minha estante
amo a trilogia e como um bichinho ajuda uma pessoa a se superar!

Marlonbsan 24/09/2020minha estante
Ah com certeza, eles ajudam muito ?