Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

tiagoasimioni 11/01/2014

Livro lindo
James Bowen neste livro conta sua própria história de superação no mundo das drogas. Uma história na qual, quando eu terminei a leitura, confesso que fiquei com uma vontade de ter um gato igual ao Bob. O gato simplesmente salvou a vida desse homem, e é aí que vemos a importância de uma bela amizade. E caso vocês queiram conhecer Bob ainda mais por perto sem precisar ir para Londres, aqui vai alguns links de vídeos do próprio Bob:

Antes do lançamento do livro (Acredito que seja um dos vídeos em que o autor cita no livro, para quem já terminou a leitura): http://youtu.be/Vl2nBSqpsRA

Depois do lançamento do livro, em uma entrevista para o Jornal Nacional: http://youtu.be/bWS7QGpyLCM

Neyla 21/01/2014

Quando comecei a ler Um gato de Rua Chamado Bob, não estava esperando fortes emoções. Apesar do que havia lido sobre ele, e de uma reportagem sobre James e Bob que havia visto no Fantástico, esperava que o livro fosse mais puxado para o humor, com algumas pitadas de drama. Realmente o livro não é dos mais fortes, mas a história de vida e amizade entre Bob e James é marcante e apaixonante.
A história é narrada por James, músico, que apresenta-se nas ruas de Londres e que está tentando livrar-se do vício das drogas. Há alguns anos James saiu de casa e passou a viver nas ruas, tirando sua fonte de renda das apresentações que faz nas ruas.
Em um belo dia de inverno, encontra um gatinho laranja no corredor do alojamento onde mora. O gato é muito pequenininho e, apesar de gostar muitos dos bichanos, ele não o acolhe por pensar que é um gato de outro morador. Os encontros com o bichano são frequentes e um dia, ao perceber que ele está doente, James decide levá-lo para seu apartamento e cuidar dele até estar totalmente recuperado.
Bob, nome pelo qual foi batizado, logo mostrou-se ser um gatinho esperto e aos poucos foi tomando conta da casa e do coração de James. Ele se tornou um companheiro em casa e também nas ruas, conquistando o afeto e simpatia de muitas pessoas. Depois que passou a levar Bob nas suas apresentações, James viu suas gorjetas aumentarem bastante e Bob ganhou muitos admiradores. Todos sempre paravam para admirar e presentear aquele gatinho laranja tão adorável.
O livro narra a história dos dois juntos, as aventuras, os problemas e os momentos de felicidade e superação. Juntos, eles formam uma dupla cativante. A história não é emocionante, portanto não espere relatos que te levem as lágrimas. Ela é leve e despretensiosa, do tipo que se lê em pouco tempo e que fica aquele gostinho de quero mais.
Um gato de rua chamado Bob é um daqueles livros fofos que conquistam pela simplicidade. É a história de uma amizade muito bonita entre um homem e um gato. No decorrer das páginas, vamos conhecendo mais sobre James, sobre sua vida antes e depois das drogas, a solidão e os medos. É interessante poder ver a transformação que Bob trás a vida dele.
É uma história real de superação e amizade, e é impossível não se encantar com James e Bob. Sem dúvidas um livro para ser lido e relido sempre.

Renata.Realli 31/01/2022

Comovente
Pra quem como eu, ama gatos, irá amar mergulhar numa história real!
A narrativa no início não me prendeu, mas depois deslanchou?

Karol 01/02/2014

CANSATIVO
A HISTÓRIA DE JAMES BOWEN BASEADA EM FATOS REAIS É MUITO CATIVANTE POR SER UM EX-VICIADO EM DROGAS E EX-MORADOR DE RUA ENCONTRA EM UM GATO UMA NOVA CHANCE PARA VIVER, PORÉM A NARRATIVA NÃO É UMA DAS MELHORES, O LEITOR FICA ENTEDIADO POIS EM VÁRIOS MOMENTOS UMA IDEIA É REPETIDA VÁRIAS VEZES MUDANDO APENAS AS PALAVRAS E COM ISSO O LIVRO SE TORNA MUITO CANSATIVO.
Mi 04/08/2014minha estante
Li este a pouco tempo e compartilho do mesmo pensamento, embora seja uma história de superação e companheirismo, a monotonia da rotina torna-o cansativo.

Detetive Zanescoâ¤â 08/02/2022

Eu quero um gato laranjinha
Esse livro estava na minha estante já fazia anos e eu nunca peguei pra ler.Mas quando peguei ele e comecei,descobri que o autor também tem TDAH (igual a mim) e me apaixonei.Recomendadíssimo pra todos vocês??????

Dhi 24/03/2022

Emocionante
Emocionante é pouco para descrever esse livro e essa história. Leitura maravilhosa e muito envolvente.
Tainá.J 24/03/2022minha estante
Esse livro é muito bom mesmo! ?

BArbara 23/03/2022

Sobre as segundas oportunidades...
Essa é a história de como James e Bob se encontram, aprendem um do outro e se tornam uma família de dois. James é um cantor de rua que está tentando se afastar do vício das drogas e dos efeitos negativos que isso gerou na sua vida. Enquanto, Bob, é um gato laranjinha que mora na rua e que, de um dia para o outro, aparece pelo jardim do prédio de James.

O que começa como uma situação temporal, se torna um vínculo muito mais forte entre um gato e seu dono. Há situações típicas, conmoventes, engraçadas e outras de tensão, que geram um livro fácil de ler, com algumas reflexões, em que ganha muito destaque a importância das segundas (terceiras e  até quartas) oportunidades.

oazarf_ 25/10/2020

Emocionante
Eu amo esse gato. Quando saiu a notícia que ele tinha morrido, fiquei muito triste. Foi um dos primeiros livros que eu li e me emocionei. Numa pude ter um gatinho pq minha mãe odeia mas quando eu morar sozinho terei um gato igual o Bob.

João 30/01/2021

um pouco água
um bom livro pra passar o tempo, a história é bonitinha, mas também não passa disso, um livro bem água, porém fofo

Debora Odebrecht 01/10/2014

É, eu li sobre a história de vida de um gato, um tal de Bob.
E morri de amores. Às vezes faz bem ler qualquer coisa envolvendo animais fofos.

(...)

Além de contar o brilhante cotidiano de um gato fora do comum, esse livro também fala de superação. Não só o gato era um morador de rua, mas também seu "dono", o autor do livro, James Bowen. Muitas vezes as pessoas adotam animais de estimação, mas nesse caso foi o gato quem adotou James. Ele vivia nas ruas, havia perdido o contato com a família e tinha um longo histórico de vício em drogas, principalmente a heroína, do qual estava lutando para se libertar. Bob surgiu num momento em que James não conseguia dar conta de cuidar nem de si mesmo, quanto mais de um animal de estimação. James vivia um dia após o outro, fazendo apresentações de rua e alguns bicos para ganhar dinheiro, e seus maiores planos eram sobre como conseguiria a próxima refeição. Até que fez amizade com esse simpático gatinho laranja, pensando que ele em breve seguiria seu próprio caminho, mas não foi o que aconteceu. Bob ia junto aonde quer que ele fosse.

Depois de Bob, a vida mudou. As pessoas que antes passavam por James desviando o olhar e apressando o passo, sem parar pra ouvir sua música e muito menos jogar algum trocado na cestinha, agora ficavam encantadas com seu companheiro, parando constantemente para brincar com Bob e dar um agradinho aos dois. Ao lado dele, James não era mais invisível, pois Bob chamava muito a atenção. Logo as moedas se multiplicaram no cesto, enquanto Bob ganhava desde rações especiais, biscoitos e uma porção de guloseimas, até coleiras, roupinhas e em algum tempo já tinha uma coleção de cachecóis. No fim das contas, quem James pensou que seria uma despesa com a qual não teria condições de arcar, agora trazia consigo lucros jamais vistos. Tudo isso motivou James a buscar uma vida melhor, para ele e Bob pois, pela primeira vez em muito tempo, ele foi obrigado a criar algum senso de responsabilidade.

Como esse é um livro de não-ficção, praticamente uma auto-biografia, ele não segue um padrão de começo, meio e fim, com aquela história toda que vai evoluindo até atingir um clímax e depois um desfecho. É só uma linda história da vida real e simples de um homem cheio de problemas e seu animal de estimação, que não é um gato qualquer, é na verdade um gato muito especial, que mais parece gente, e as mais diversas peripécias dos dois. O que acaba tornando a leitura algo encantador para quem gosta desses bichanos.

site: http://blogabelharainha.blogspot.com.br/2014/10/um-gato-de-rua-chamado-bob.html

Ericona 11/10/2014

Essa não é uma história sobre um gato qualquer. É sobre um Gato com 'g' maiúsculo. Essa é a história de Bob. De James e Bob. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio James Bowen. James nos conta, ao longo das 240 páginas, a sua história e de como a sua vida foi transformada após conhecer o seu melhor amigo Bob.
A história de James, antes da chegada de Bob, é um tanto cinzenta e amarga. James passou muito tempo morando nas ruas, sem perspectiva de dias melhores, preso ao vício da heroína. Até que se sentiu estafado, depois de muitos problemas tanto por ser morador de rua quanto por ser um dependente químico, e resolveu procurar ajuda. James encontrou Bob em 2007, em frente a um dos apartamentos do prédio em que morava de aluguel, o qual pagava com as suas apresentações musicais nas ruas de Londres. James estava em processo de reabilitação. Bob encantou James à primeira vista. Assim que James visualizou um vívido par de olhos verdes na penumbra do corredor do prédio e, quando chegou mais perto, percebeu que se tratava de um gato, seu coração foi tocado e, ali mesmo, nascia uma das amizades felinas mais bonitas do mundo.
James investigou de todas as maneiras e por todos cantos possíveis se Bob tinha um(a) dono(a). Não tinha. James, buscando se equilibrar na corda bamba que era a sua vida, pensou duas vezes em deixar Bob em sua vida. Não por não gostar de Bob. Não, definitivamente não. A dúvida de James se devia justamente pelo medo de não conseguir cuidar de Bob de uma maneira correta e digna, já ele viveu sozinho durante boa parte da sua vida, vivendo do jeito que dava, sem se preocupar muito. Ele seria capaz de cuidar daquele gato e, ao mesmo tempo, se manter longe das drogas e de problemas? Ele aceitou o desafio. Foi a melhor coisa que ele poderia ter feito na vida.
Bob é um gato fora do normal. Um gato extraordinário, James afirma. Com Bob, James passou a viver realmente. Bob foi de fundamental importância para que James se mantivesse firme em sua luta pessoal contra a heroína. Graças ao apoio do laranjinha, James se manteve longe de problemas. Bob, mesmo sem dizer uma palavra, passava muita energia positiva e força a James. Sabe aquela fidelidade incomparável que só os animais parecem ter? Eles são mais humanos do que nós, humanos, em muitas vezes. Quantas vezes nos importamos com quem chamamos de amigos? Quando digo nos importar, é nos importar de fato. É estar ao lado de quem dizemos amar nas horas mais urgentes e difíceis. Ainda que não se tenha palavras de conforto a dizer, estar ao lado de quem gostamos e gosta de nós é essencial para aquecer tanto o nosso coração como o de quem recebe esse gesto de carinho. A amizade é uma das coisas mais puras dessa vida. O poder do amor e da amizade é inenarrável, embora todas as tentativas de narrá-lo sejam lindas. Uma das provas é essa amizade felina tão linda de James e Bob. Esse gatinho laranja, de olhar penetrante e esperto, tirou James do mundo da tristeza, da solidão e do vício e o levou para o mundo melhor, no qual ele pôde visualizar tudo de bom que antes uma espécie de neblina teimosa escondia. James não tinha um bom relacionamento com a sua família. Mal dava notícia aos seus familiares. Bob, de modo especial, uniu Bob aos seus entes queridos. Bob reparou o coração sofrido e machucado de James. Bob se mostrou a dose de alegria diária de alegria e amor de James.
Pelas descrições que James faz de Bob, o laranjinha é mesmo um gato fora de série. Diverti-me e suspirei com cada fofura e ato inusitado que Bob costuma fazer. Um gato inteligentíssimo e extremamente adorável. Quando conhecemos Bob, ainda que mediante as páginas de um livro, nos encantamos por ele. Então, fico aqui imaginando a emoção e o contentamento de quem teve a chance de vê-lo pessoalmente e tirar fotografias dele/e com ele pelas ruas de Londres.
Quando fechei o livro de James e Bob, o que passei a desejar fortemente foi: que o mundo conheça a história dessa amizade tão bonita e inspiradora (e olha que esse meu desejo está quase se realizando: Bob é conhecido por muitas partes desse mundo). Eu nunca tive um amigo assim. Porém, depois do contato que tive com quatro felinas numa viagem que fiz ao Rio de Janeiro há duas semanas, confesso que fiquei louquinha de vontade de ter um amigo(a) felino(a). É diferente de tudo que já conheci na vida. É um carinho especial, doce e puro. Pessoas como James são extremamente sortudas por terem amigos de quatro patas.

A diagramação é simples, mas bonita. As patinhas no início e no meio dos capítulos são mimosas. A capa, óbvio, é muito linda porque tem esse gato lindo estampado nela. A leitura flui bem. Em alguns pontos há ação e um tanto de adrenalina (Bob danadinho, matando James do coração! *risos*)

Esse é um livro para quem adora gatos, claro, mas também para quem quer ler uma história linda de superação, amor e amizade.
James e Bob, que vocês possam vivenciar vários e vários lindos momentos! Continuem a inspirar pessoas! Tocar o coração de pessoas, de modo inconsciente ou indireto, é uma das coisas mais sublimes dessa vida.

site: http://ericaferro.blogspot.com.br/2014/06/resenha-um-gato-de-rua-chamado-bob.html

Prof. Angélica Zanin 18/10/2014

Um homem e seu gato
Adorei! A história de James Bowen e um gato de rua encontrado, ao acaso, no tapete de seu apartamento. O texto nos mostra como é possível um animal recuperar uma vida humana. A receita, acredito ser fruto do amor incondicional que esses bichinhos nos dedicam sem pedir nada em troca. James é um cara especial, sensível e forte, mas o que o salvou e fez com que renascesse foi sua capacidade de amar Bob e de ser responsável por este amor. Quem tem tanto respeito por uma vida animal merece sim muitas outras chances. Ah, não queria ter acabado, pois a companhia deste dois: Bob e James me fizeram mais feliz durante os dias de leitura. Obrigada, James, obrigada, Bob. Já sinto saudades!

Mário 23/11/2014

Uma história comovente
Entenda como um gato, um animal, não é só um ser inanimado e pode ter tanta ou até mais capacidade de transformar uma vida, como transformou a do autor.
Um livro de leitura rápida, onde se entra no interessante mundo do autor e de Bob, com carga emotiva boa e forte ao final para o respectivo leitor, de acordo com a respectiva percepção do conteúdo.

andrearondon 15/01/2015

Superestimado
Ótima história, escrita de forma péssima, li porque sou mãe de um ex gatinho de rua e a nota do skoob também me chamou atenção, porém fiquei decepcionada com a escrita, muita enrolação, acho que se tirassem a frase "fico pensando de onde ele veio " o livro diminuiria pela metade, visto que o autor usa essa frase o tempo inteiro, fora que esse livro na verdade parece mais um guia de ruas de Londres. Enfim, me deu sono, preguiça e só to dando duas estrelas por causa da fofura do Bob.
Eduardo 01/03/2015minha estante
Disse tudo!!! Leitura cansativa!