Um Gato de Rua Chamado Bob

Um Gato de Rua Chamado Bob James Bowen

Resenhas - Um Gato de Rua Chamado Bob

Nunes 24/10/2021

Quase dormi com o Garfield da Inglaterra
Apesar de se tratar de uma história comovente e de superação, tive dificuldade em me conectar com o livro. Tem partes realmente fofas, e entendi sua importância para a vida de James (muito lindo, inclusive!) Mas como livro? foi realmente arrastado pra mim, e em grande parte tedioso.

Mas acho que valeu a experiência (meu namorado me obrigou a ler)

Joao 19/03/2021

O livro conta a história de James Bowen e seu fiel amigo Bob, um gato de rua que encontra a casa de James buscando um local quente e seguro e que acaba encontrando também um grande companheiro.

Farei um breve resumo atrelado à trechos da tradução de ?Hurt?, música que ficou famosa na voz de Johnny Cash e foi a mais cantada nas apresentações de rua de James Bowen.

?Eu machuquei a mim mesmo hoje
Para ver se eu ainda sinto
Eu me concentro na dor
A única coisa que é real"

James estava em processo de reconstrução, tentado largar o vício das drogas. Bob surge então como um escudo que blindaria James dos males de seu obscuro passado e o faria voltar a ter esperanças de viver uma vida com dignidade.

?A agulha abre o buraco
A velha picada familiar
Tento eliminar tudo isso
Mas eu me lembro de tudo?

Essa história não se trata apenas de James Bowen. Ela nos lembra que somos todos uma mescla de vícios e virtude, passíveis de cair no abismo de nossos erros. Bob, ao entrar na vida de James, o faz lembrar de suas maiores virtude, as quais o fariam esquecer seus piores vícios.

?O que eu me tornara
Meu mais doce amigo?
Todos que eu conheço
Vão embora no final?

Bob se torna o principal aliado de James nessa jornada, aperfeiçoando o ser humano que havia nele, erguendo aquilo que há muito tempo havia perdido em meio às ruínas que as drogas o deixara. James percebe o quão destruído estava e vê em Bob a oportunidade de se agarrar a algo que traria um novo sentido à sua vida: um verdadeiro amigo!

?Se eu pudesse recomeçar
A milhões de milhas daqui
Eu me preservaria
Eu daria um jeito"

James decide que seria necessário mudar para recomeçar uma nova vida ao lado de Bob e para isso passa a tomar atitudes que sem seu fiel amigo não seria capaz. O livro é mais que uma história que nos emociona, é um esplêndido testemunho de amizade!

Aleksander8 20/12/2021

Simplesmente perfeito!
Finalmente terminei de reler esse livro maravilhoso! Simplesmente perfeito!
James é um músico de rua ex viciado em dr0g4s que tenta ganhar a vida e se sustentar tocando na rua.
Bob é um gato de tua procurando um lar e alguém para lhe dar amor.
James estava voltando de seu trabalho e viu um gato de pêlo laranja deitado em um tapete surrado no corredor de seu prédio. Mal sabia James, que aquele foi o encontro que mudou a sua vida.

Julia Felipetto Guerra 13/09/2020

Eu gostei muito desse livro, pois mostra que as pessoas mesmo tendo vários problemas,elas podem mudar a sua vida se estiver determinado.
E também mostra o amor que existe entre os animais e seus donos.

rickcabrall 05/07/2020

Livro inspirador
A história de James Bowen e seu gato Bob é uma das histórias mais lindas de superação e desafios que já li! James um músico viciado em heroína encontra em Bob um motivo para levantar da cama todos os dias, lutar contra seu vício, vender revistas nas ruas de Londres e cuidar de seu novo amigo! Bob foi um herói na vida de James e todos deveriam conhecer essa linda história que ganhou até adaptação cinematográfica!

Stéfane 22/10/2015

Um gato de rua chamado bob- fofo, cativante, real
James Bowen conta sua vida ao lado de mais novo e fiel companheiro, Bob.
James é um ex morador de rua e dependente químico em recuperação que tem sua vida mudada graças a um gatinho de pelo laranja, fofo, inteligente e extremamente simpático, que conquista todos ao seu redor.
Enquanto volta de mais uma de suas apresentações em Convent Garden, James depara-se com uma forma alaranjada enrolada no tapete do corredor de seu prédio, no início não da muita importância mas os dias passam e, o pequeno gato e maltratado continua no mesmo lugar, então James decide perguntar na vizinhança se o gato pertence a alguem, visto que não, decide levá-lo para seu pequeno apartamento e cuidar dele.
Ao poucos James e Bob foram se aproximando e se tornando bons amigos e inseparáveis companheiros, desde então o centro de Londres não foi mais o mesmo tanto para James como para Bob e para as milhares de pessoas que por lá passam todo dia.

Um gato de rua chamado Bob é um livro extremamente fofo, simples e fluído que vale a pena ser lido principalmente pela leveza que essa amizade entre homem e gato nos passa.

"Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa..."

Ale; 31/05/2020

Lindo!
Um exemplo incrível sobre amizade e confiança. Amando gatos ou não, é impossível não se apaixonar pela história e ficar ainda mais feliz por ela ser real. Livro pra dar aquele quentinho no coração, relaxar e se apaixonar.

Marisa.Olegario 09/01/2022

O relato de uma amizade
É uma leitura muito fácil, a linguagem bem acessível, tudo bem contado, faz a gente terminar o livro em pouco tempo. Não é um livro bem escrito, tendo em vista que não foi escrito por um escritor profissional mas sim em colaboração com um (para todos os efeitos, o autor é James e não Garry Jenkins), porém o conteúdo é o que mais importa. James dá um panorama da vida de uma pessoa dependente química, sua vida nas ruas, a forma como é tratada, a maioria das vezes não sendo ao menos notada: nesse sentido, é bem triste quando o autor fala que a presença do gato nas suas apresentações fez com que ele se sentisse humano de novo, se sentisse visível, o que é uma afirmação bem forte.
O livro apresenta a visão do autor quanto ao seu relacionamento com o gatinho, e ele afirma várias vezes que o bichano salvou sua vida, porque deu a ele senso de responsabilidade, além do amor incondicional dos animais.
É uma leitura bem interessante e comovente. Gostei muito e com certeza se tornou um dos meus favoritos.

Isabella 26/12/2021

Como boa gateira que sou , amei o livro !!
Além de falar do adorável Bob , nós também acompanhamos as dificuldades vivida por James como um sem - teto .
Achei um livro lindo e sensível, ainda que um pouco monótono.

HenautSarah 11/01/2022

História leve e agradável
"... todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa."

O livro conta a história de dois amigos, um homem e um gato, mostrando o desenvolvimento de seu relacionamento e a influência do mesmo na vida de James (o homem). Mas além disso, a história mostra como é a vida daqueles negligenciados pelo mundo.
James cita algumas vezes como se sentia invisível por ser morador de rua, e como animais de rua (como Bob) são vistos da mesma forma. Ele também mostra como a proximidade e responsabilidade por Bob resultam no surgimento de um novo propósito de vida, auxiliando-o a passar por momentos muito difíceis de luta contra seu vício e na reconquista de sua identidade.
A história toca em alguns assuntos delicados como o uso de drogas e a vulnerabilidade social sem se tornar uma história pesada.

@renatavarelaescreve 28/07/2014

Primeiramente, quero só deixar bem claro que esse é o livro mais lindo que eu já li!
Quando eu comprei, uma amiga minha 'tirou sarro' de mim, perguntando por que eu comprei um livro sobre um gato... Mal sabia ela que Bob não é um gato comum.
É estranho falar tão bem assim de algo que você gosta tanto, com pessoas que ainda não tiveram contato com tal coisa, mas eu espero fazer bom trabalho.
Um Gato de Rua Chamado Bob é o tipo de história que parece ficção, e não é! É uma história real até demais, sobre um homem -James-, um ex-viciado em reabilitação... onde o gatinho entra na história?
Recém mudado pra seu apartamento novo, James encontra um gato laranja na escadaria do seu prédio e fica tentado a levá-lo pra casa. Só no terceiro dia ele o faz, e percebe que Bob -nome que dera ao gatinho- é extremamente carinhoso. Seus instintos paternos apareceram imediatamente e ele cuidou do animalzinho indefeso como se realmente fosse um filho.
James tocava violão nas ruas de Londres, levava Bob consigo e fazia o maior sucesso! Lançaram não um, mas dois livros sobre sua história com seu mais novo amigo, que foi traduzida pra várias e várias linguas. James e Bob fazem sucesso pelo mundo, por sua amável história.
É impossível ler e não se emocionar, se apegar aos mais que reais personagens, e desejar pelo menos uma vez na vida ter a chance de conhecer esses dois e essa amizade tão incomum.
Vou levar esse livro (ou melhor, esses) pra a vida toda! Uma verdadeira lição de vida, amizade, esperança e recomeço.
Todo mundo deveria conhecer James e seu gato, Bob.

site: http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br/2014/07/resenha-um-gato-de-rua-chamado-bob.html

Vivian 26/02/2022

Amei conhecer sua história, Bob. ??
Fiquei realmente envolvida com a história de James e seu gato resgatado das ruas, Bob. Na verdade foi Bob que resgatou James, um viciado em drogas, trabalhador das ruas de Londres, sem nenhum sentido ou perspectivas na vida, até então.

Bob fez com que James fosse visto como uma pessoa, depois de tanto tempo de desprezo e invisibilidade perante as pessoas que passavam por ele todos os dias. Os olhares de repulsa e reprovação se transfomaram aos poucos em curiosidade, generosidade e amizade. Bob, um simples gatinho de rua fez com que as pessoas parassem e realmente olhassem, isso nos faz pensar em como desprezamos outros seres humanos tão facilmente.

A vida de James nunca seria a mesma sem o Bob, e foi encantador conhecer esta amizade tão linda e sincera que só quem tem um bichinho de estimação consegue entender plenamente. E também o que somos capazes de fazer por esse amor tão puro. Cuidamos deles como não cuidaríamos da gente mesmo. E isso fez com que James encontrasse um sentido em sua existência, um motivo para acordar todos os dias e enfrentar as ruas. Ele não estava mais sozinho.

As coisas não se tornaram fáceis, mas as dificuldades foram melhor superadas com a companhia desse amigo fiel.

Este é um livro que eu indicaria para alguém que ainda não criou o hábito da leitura. Uma história gostosa de ler, leitura simples, poucas páginas. É termino aqui com uma citação:

"Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob é eu agarramos a nossa..."

lady day 13/01/2022

O melhor amigo do homem é um GATO!
Meu Deus eu como boa gateira, não consegui segurar o nó na garganta em alguns momentos do livro.

Como é ruim e angustiante a sensação de ver o quão duro James e Bob passaram juntos nas ruas, me dava uma vontade de entrar dentro do livro e ajudar os dois de todas as formas possíveis... é uma leitura sofrida neste sentido, mas maravilhosa pros amantes de gato.

E agora eu quero um gato laranja pra meter um cachecol nele e chamar de Bob ='(

Bia 01/10/2014

Eu não costumo gostar de livros/filmes de gatos ou cachorros.... Mas, como mãe de gato, essa história é irresistível...

Só mesmo quem é mãe ou pai de um gato (ou 9) pra compreender esse livro... O quanto esses anjos nos compreendem, nos fazem rir.... estão com a gente quando ninguém mais está... Além disso, o quanto são injustiçados pelo ser humano ignorante que os julgam com adjetivos humanos: interesseiro, falso.....

Os gatos são o contrário disso.... São sensíveis.. São extremamente fieis, extremamente verdadeiros... Talvez seja isso mesmo que assuste a nossa raça...

Enfim, livro recomendado para todos os apaixonados por gatos.. e para todos aqueles dispostos a se apaixonar!

"Ver-me com meu gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo minha identidade. Eu tinha sido uma não-pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente"