Sacco & Vanzetti

Sacco & Vanzetti Howard Fast

Resenhas - Sacco & Vanzetti

none 30/08/2018

A paixão de Sacco & Vanzetti, o título original é coeso e condizente com o ocorrido
Você anda tão triste?
Tão triste
Não pode ter nenhum amigo
Senhor cidadão
Na briga eterna do teu mundo
Senhor cidadão
Tem que ferir ou ser ferido
Senhor cidadão

O cidadão, que vida amarga
Que vida amarga
Temos coisas até parecidas
Parecidas
Por exemplo, nossos dentes
Senhor cidadão
Da mesma cor, do mesmo barro
Senhor cidadão
Enquanto os meus guardam sorrisos
Senhor cidadão
Os teus não sabem senão morder
Que vida amarga
Se faz uma tradição?
Se a tesoura do cabelo
Se a tesoura do cabelo
Também corta a crueldade
- Tom Zé

Terminava o livro aguardando ser atendido pelo médico, faltando duas páginas para concluir sou interrompido pelo atendente pois era hora da minha consulta. O médico, depois de ler os exames perguntou para quem eu votaria. Eu, aqui preocupado com minha osteoporose aos 40 anos, com minha bursite, com minha tireoidite sou obrigado a dar minha opinião para o assunto do momento. Não culpo o médico de uma sociedade doente. No período entre-guerras onde ainda se falava em sindicatos anarquistas, que lutavam com o povo e pelo povo, Sacco e Vanzetti foram sim mártires de sua causa, há muito tempo esquecida e colocada no esquecimento pela Nação Zumbi da Liberdade e da Democracia (vulgo EUA) e pelas demais nações ocultadas por tradições cristalizadas, patriotismos, nacionalismos, separatismos e outros ismos. A causa da verdadeira liberdade está escrita em vermelho e negro, nas estórias e histórias da própria Bíblia, nos textos de John Donne (Os sinos dobram para você), nos escritos de Bakunin, Krishnamurti, Pier Paolo Pasolini, Howard Zinn, Huxley, Whitman, Orwell, e tantos e tantos outros. Sacco e Vanzetti morreram eletrocutados por seus ideais, Spartacus e tantos de seu tempo foram crucificados na Via Apia, assim como Jesus Cristo. Pena que pessoas influentes usem essas mortes, a morte de Sócrates, ia me esquecendo, para destruir aquilo que essas pessoas tanto lutaram para conseguir para os demais. A mumificação ou zumbificação da humanidade em torno do autoritarismo destruiu nossa maior virtude. Compaixão.

Lucas 18/10/2010

Esse livro feito sobre a condenação injusta de dois imigrantes Italianos no EUA revela a verdadeira falha na pena de morte onde dois homens honestos pagaram com a vida o crime que não cometeram.
Livro ótimo de ser lido uma linguagem bem comum.

Teruel 16/01/2015

Pouco confiável
Muitas pessoas tem tomado o livro como se fosse um relato fidedigno dos acontecimentos em torno do caso Sacco e Vanzetti, no entanto não passa de uma novela panfletária, sem acuidade histórica, que apenas romantiza e idealiza o caso. Não a toa seu título origial é "A Paixão de Sacco e Vanzetti".

Nalu 16/12/2020

A luta do povo
Os primórdios da Luta de Classes aparece aqui de uma maneira persuasiva. Podemos observar a motivação humana da luta difundida pelos ideias comunistas e, mais tarde, socialistas.

cid 24/06/2009

o último dia
O livro fala do último dia de vida de Sacco & Vanzetti. Como as pessoas no mundo todo, se uniram para salvar suas vidas.E como a morte afetou o juiz, o diretor da prisão ,o duce. Não chega a causar o impacto que o fato merece. Pessoas assassinadas pelo estado em virtude de suas crenças.

San... 30/07/2010

História ocorrida na decada de 1920. Um relato completo do que seja a injustiça e a maneira como o desconcerto e a indignação pode correr o mundo, mobilizando pessoas. Também demonstra a solidariedade e um fato muito antigo: como o povo desconhece a força que tem e se deixa conduzir por uns poucos que alcançam o poder. Pela leitura percebe-se o perigo do poder e o estrago que causa quando encontra-se em mãos erradas. A situação toda é tão indigna, tão indigesta, que é dificil ao leitor não revoltar-se com o descaso, o preconceito, o racismo, a inércia. Também se chocará o leitor com a amplitude da dignidade dos dois italianos que aguardam sua própria execução. Não se poderá mudar os acontecimentos passados, entretanto, a obra nos obriga a pensar, a rever velhos conceitos, a refletir sobre nosso papel no mundo: se ovelhas sempre cegamente obedientes ou se leões a defender seus territórios. Será mesmo que algum dia teremos "...uma vaga recordação de um passado maldito no qual o homem era o lobo do homem...", como li numa das páginas do livro?