The Vampyre

The Vampyre John Polidori

Resenhas - O Vampiro

yokiitos 02/11/2020

Antes de Drácula houve Ruthven
Eu não estava esperando que ao ler Frankenstein eu acabasse aprendendo tanto sobre a literatura europeia. Mais precisamente o romantismo gótico. Antes da obra de Mary Shelley eu não sabia da existência de Lord Byron e muito menos do fato de que Bram Stoker se inspirou em uma obra escrita na mesma noite em que Frankenstein foi concebido.

O Vampiro de John William Polidori pode não ter alcançado o mesmo público que Drácula, vampiro que é conhecido até hoje mesmo por aqueles que não têm familiaridade com a literatura ou meramente gostam de cinema, mas ainda assim mantem todo seu mérito como a primeira obra literária a trazer a figura de um vampiro como conhecemos - como o que foi criado por Stoker.

Eu sempre quis ler Drácula, principalmente por ser totalmente atraído pela edição da Darkside, assim como são atraídos aqueles que possuem a oportunidade de ter sobre si os olhos aterradores de Lord Ruthven. E apenas porque não tenho essa edição que me recuso a matar minha vontade. Após a leitura deste conto defino como minha meta de vida utilizar, assim que eu puder, qualquer dinheiro que eu venha a possuir para a finalidade de comprar Drácula. Enquanto isso, como estou imensamente interessado neste assunto, vou pesquisar mais sobre a época em que Shelley, Polidori e Byron estavam inseridos.

Kathleen 30/06/2023

O tipo de vampiro criado por Polidori virou algo típico doa vampiros que seguem, contudo criado como uma crítica ao estilo de vida aristocrata que sugava e suga as almas por puro entretenimento. O autor escreve em primeira pessoa e nos aproxima do desespero e reflexões do personagem narrador. Ver que muitos dos livros de terror na verdade são apenas um reflexo e reflexão de quem são os humanos me alivia e me assusta consideravelmente. Após ler esse livro, tive vontade de ler outras histórias de terror da época.

Clara.Souza 14/07/2023

4° desafio da MLI2023
Desafio: Um livro com apenas uma palavra no título, excluindo artigos (o, a, um, uma).

Achei a história interessante, mas bem rápida.
Não consegui me apegar tanto aos personagens, mas fiquei triste pelas vítimas, que tiveram suas vidas ceifadas.
O Aubrey foi tratado como era na época, considerado louco. Se tivessem levado em consideração o que ele estava tentando passar, poderiam ter evitado uma tragédia. Até porque, nesse universo, o vampirismo está sendo uma coisa frequente, que muitos acreditam e tentam se proteger.
Gostei desse conto e de Carmilla, porque eles não romantizam o vampirismo. Estes, agem conforme sua natureza, enganam e fazem vítimas.
Foi uma experiência interessante ler essas primeiras histórias sobre vampiros.

Max 04/04/2022

Gosto de ler estórias de vampiros e já sabia da existência deste conto, que é considerado o primeiro livro sobre vampiros. Infelizmente acabei optando por ler Carmilla primeiro, que veio a se tornar o meu favorito, até o momento, sobre estas criaturas da noite.

Gosto bastante de literatura gótica e com esta não foi diferente. Uma pena ser tão curta. O encaminhamento da história era previsível em determinado momento, e algumas atitudes burras do protagonista também incomoda, mesmo assim, por ser curta, a maior qualidade é apreciar a escrita rebuscada.

Emile.Darcy 04/09/2023

Sob medida
Um ótimo recorte da sociedade britânica e uma excelente crítica a aristocracia. Essas poucas páginas me cativaram sobremaneira, além de reacender minha paixão por esse tipo de monstro.

Heitor 25/10/2020

Muito bom, mas um pouco cansativo.
Ler a história do primeiro Vampiro criado na literatura é sem igual. Polidori nos apresenta características que se mantêm presentes em diversos vampiros modernos, tornando a obra muito atual. A ausência de diálogos e a grande descrição das falas e dos acontecimentos acaba deixando a leitura mais lenta, mas ainda assim muito boa. Um médico que em sua primeira história consegue descrever uma criatura que será e que é escrita por muitos autores e autoras ao longo dos séculos, certamente é uma obra que merece ser lida. Escrita na mesma noite em que Frankenstein foi escrita, ambas seguem intactas, abordando temáticas diversas, mas sendo igualmente louváveis.

Elaine 05/09/2022

Outro clássico de vampiro
Esse livro foi publicado em 1819, sendo um dos clássicos do gênero. É uma história curtinha, que mostra um pouco das características dos vampiros. Uma curiosidade interessante é que esse livro foi escrito na mesma ocasião que o Frankenstein, de Mary Shelley, quando os autores estavam hospedados, junto com Lorde Byron, em Geneva. Eles fizeram um campeonato de escrita, no qual esses dois clássicos nasceram.

banana20 24/10/2023

O vampiro chamado Lord B-digo, Ruthven
Queria falar sobre como cheguei aqui.
Tive uma curiosidade esmagadora de argumentar sobre o lord byron e seu ?plágio? com esse conto, então pesquisei afundo sobre todos os detalhes e, depois de ter total conhecimento do ocorrido, fiquei curiosa pra saber como era esse tal vampiro, que começou inspirado num fragmento de poesia do byron, que é literalmente uma caricatura do próprio lord byron.
A literatura é um esquema de pirâmide, devo afirmar, e a literatura e a história se entrelaçam (o que torna ainda maior a pirâmide). Li o fragmento do byron, depois li esse conto que é o primeiro texto em prosa sobre vampiros, e agora me interessei em ler mais coisas pra trás (socorro).
Voltando ao conto, o Lord Ruthven é realmente uma caricatura do byron, qualquer pessoa que conhece mais ou menos a história dele vai conseguir perceber, e eu achei muito divertido ficar pescando detalhes e indiretas que Polidori escreveu, por isso minha experiência com leitura foi muito interessante.
Gostei muito do conto e gostaria de falar mais sobre a história por trás disso tudo (que ainda tem muito mais) mas vai ficar enorme. Recomendo MUITO pra quem tem interesse numa fofoca literaria/histórica, e também pra pessoas que gostam de vampiros etc.

legolas_ 30/10/2023

Sinceramente, não sei se esse conto é cômico ou muito triste! Mas com certeza é um acontecimento. Polidori escreve uma fanfic onde Lord Byron é um vampiro libertino que amaldiçoa os viciados e deflora virgens ingênuas, e se coloca como um personagem trágico que tem seu fim causado pelas mãos do Vampiro. Agora na vida real nos encontramos com os seguintes acontecimentos: Polidori tem sua obra plagiada por Lord Byron e afunda em uma depressão horrível, o que leva ao seu suicídio e fim igualmente trágico!

Existe fofoca literária melhor que essa?
banana20 30/10/2023minha estante
a primeira fake news a gnt nunca esquece

legolas_ 30/10/2023minha estante
AMOR PARA DE DESMENTIR

banana20 30/10/2023minha estante
NAO PARO NAO EU TENHO QUE DEFENDER ELE SE NGM MAIS IRÁ

legolas_ 30/10/2023minha estante
eh vdd

murrough 11/01/2023

rápido demaaais
achei o livro muito interessante, ainda mais pq sua ideia foi produzida juntamente com a de outros dois livros que gosto (Frankstein e ***).
só que não estou acostumada com conto, portanto, senti que os fatos iam se atropelando até chegar a um ponto que eu ficava cansada de tantos fatos que podiam ser aproveitados.
apesar disso, achei a história boa, com muito potencial.

Ingrid.Pardinho 12/10/2023

O primeiro vampiro
É impressionante ler como aspectos da construção do personagem permanecem vivos na ficção vampiresca atual e até mesmo como Polidori influenciou Bram Stoker.