Os Videntes

Os Videntes Libba Bray

Resenhas - Os Videntes

House of Chick 12/03/2014

Quando vi que este livro da autora Libba Bray tinha sido lançado aqui no Brasil pela Editora iD fiquei muito curiosa a respeito da história, justamente pelo nome do livro e pela capa me chamarem bastante atenção. Além de tudo, eu queria muito ler um dos livros desta autora, que já teve alguns de seus títulos publicados aqui no Brasil, como “Louco aos Poucos” (pela Editora iD) e “Belezas Perigosas” (primeiro livro da trilogia Gemma Doyle, publicado pela Rocco) resenhados aqui no House of Chick (para ler as resenhas clique nos títulos). Após ler a sinopse de “Os Videntes” fiquei morrendo de curiosidade para ler a obra completa e, assim que foi possível, comecei minha leitura. Agora, venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito deste título.

A história é narrada na década de vinte e logo no seu início conhecemos Evie O’Neil, uma jovem a frente do seu tempo, que gosta de festas e glamour, e que para se mostrar em uma festa da sua cidade, acabou revelando um segredo de uma pessoa influente, que mais tarde foi descoberto que era verdade. Por conta de todas as confusões, e por se recusar a pedir desculpas, os pais de nossa protagonista a mandam de Ohio para Nova York para passar um tempo com o seu tio na grande cidade.

Logo quando Evie chega à NY vemos que ela é assaltada nas suas primeiras horas na cidade, e acompanhamos sua vida de festas e badalação. Vemos também sobre a investigação de seu tio que está tentando solucionar assassinatos, que estão relacionados a ocultismo e por isso encontramos diversas mortes, repletas de elementos sobrenaturais.

Alguns personagens são inseridos na trama e de alguma forma eles acabam sendo interligados, como Jericó, que é assistente do Will (tio de Evie), Mabel, vizinha de Will, que se torna inseparável de nossa protagonista, apesar de terem estilos bem diferentes, Sam Lloyd um trapaceiro bem inteligente que comete pequenos furtos para sobreviver, e Memphis Campbell, um ex-curandeiro. Esses personagens, cada um de sua maneira, conseguiram fazer com que a gente ficasse com os olhos colados nas páginas, e a história do passado de cada um deles abre possiblidades para as continuações.

O livro é narrado em terceira pessoa e, por isso, conhecemos pontos de vistas diferentes, o que foi bem legal, já que assim vimos que outras pessoas acabam passando por situações parecidas com a de nossa protagonista.

A autora consegue nos prender do começo ao fim com a descrição dos locais, o ritmo fluido e gostoso da leitura e uma história surpreendente que também é daquele tipo assustador. Além disso, vemos que a autora pesquisou bastante para nos trazer um livro de excelente qualidade, com uma descrição incrível dos ambientes, mesmo de muito tempo atrás.

A capa foi mantida a original (o que eu aprovo!), é bem bonita, e representa bem a história. A diagramação está ótima, com letras em um tamanho bem confortável, assim como o espaçamento entre elas, e páginas amarelas, tudo isso junto contribui para que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.

Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostem de um bom thriller, que consegue nos prender o tempo inteiro com sua narrativa rápida, fluida e assustadora, que se passa na década de vinte e que tem ótimos personagens, além de um delicioso plano de fundo. Quem ainda não leu, mas gosta de um bom mistério, não perca tempo e leia logo.

site: Confira essa e outras resenhas no blog: http://www.houseofchick.com/

Danilo.Andrade 13/05/2021

A narrativa é bem interessante, em terceira pessoa, os personagens são bem construídos. Foi uma boa leitura!

Nana 20/05/2016

Você está convidado para uma festa num porão obscuro de Nova York
Estados Unidos da América. Anos 20. Evie O’Neill, uma garota de uma abastada família do interior, sonha com o glamour e a fama dos palcos do Ziegfield Follies e das telas de cinema. A sorte parece sorrir para ela quando se envolve em uma confusão em sua cidade natal por conta de um poder sobrenatural que deve ser mantido a sete chaves, o que motiva seus pais a fazerem justamente o que ela queria: mandá-la para a cidade grande. Evie vai passar uns tempos com seu tio Will em Nova York, até a poeira baixar em casa. Mas, ela logo vai perceber que nem tudo são flores...

Will é o curador-responsável pelo Museu do Folclore Americano, Superstição e Ocultismo, também conhecido como “Museu dos Insetos Rastejantes”, apelido que, por si só, dá uma ideia do quão entediante esse mundo vai parecer para Evie. Além disso, NY é uma cidade muito maior do que aquela com a qual ela estava acostumada e, atrelado a isso, vem não só as vantagens, como os shows do Ziegfield na Broadway e as festas regadas a álcool escondidas nos porões da cidade, que Evie tanto gosta. NY é, também, cheia de trombadinhas e charlatões querendo se dar bem em cima dos outros. Mesmo assim, ninguém esperava (muito menos a inocente Evie) que uma série de assassinatos baseados em magia negra e ocultismo fossem começar a acontecer. E ninguém melhor do que o chefe do único museu (da cidade) especializado nesse assunto para solucioná-los, não é mesmo?

Os Videntes é um livro envolvente. Libba Bray consegue criar uma teia de mistério e suspense envolvendo esses assassinatos e o sobrenatural. Os crimes vêm acompanhados de bilhetes e símbolos enigmáticos, que deixam claro que não se tratam de homicídios quaisquer. Além do mais, os requintes de crueldade (tanto do assassino quanto de Libba, que descreve tudo nos mínimos detalhes), me deixaram curiosa e amedrontada. Às eu estava lendo o livro à noite e tinha que parar e deixar pro dia seguinte por medo de ter pesadelos (embora não quisesse largá-lo por nada, visto que eu precisava MUITO saber o que ia acontecer). Embora a trilogia Gemma Doyle, trabalho anterior da autora, também flertasse com o sobrenatural e o macabro, nada me preparou para o que veio nessa.

Mas, Libba conseguiu balancear esse peso com a atmosfera da década de 1920, com suas melindrosas, jazz e festas a lá Gatsby. A autora reconstrói a NY daquela época nos mínimos detalhes, nos transportando para aquele tempo. Algo que eu achei interessantíssimo foram as diferentes faces da cidade e classes sociais exploradas por Libba. De um lado os ricos e abastados que frequentavam o Follies e os bares dos porões; e de outro, os mais humildes, que moravam na periferia e eram os empregados e funcionários dos locais frequentados pela elite. Temos ainda uma comunidade de fanáticos religiosos, os comunistas, os imigrantes, o começo de Chinatown e por aí vai... Os EUA e, consequentemente NY, não eram ainda a potência que são hoje, embora o pós-guerra (época do livro) tenha sido um dos momentos cruciais para o crescimento do país, e isso é muito bem retratado aqui.

No decorrer do livro somos apresentados não só aos dons de Evie, mas também aos de Theta, Memphis Campbell, Sam Lloyd, entre outros. Todos têm poderes sobrenaturais e, de uma maneira ou de outra, se veem ligados aos casos de assassinato, que também lidam com o sobrenatural. Isso me remeteu a algo tratado num livro que li há muito tempo, chamado Kiki Strike e a Cidade das Sombras, que lida com a premissa de que existe uma NY escondida (nesse caso, uma outra NY literalmente embaixo de Manhattan). Todas essas pessoas tentando esconder seus poderes sobrenaturais me deram a impressão de que existe uma NY mais sombria e misteriosa por trás das luzes das fachadas da Broadway.

Essa e outras resenhas na íntegra você confere em Nas Quartas Usamos Rosa!

site: http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/2016/02/voce-esta-convidado-para-uma-festa-num.html

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 21/11/2019

Um livro cheio de superstição e ocultismo
Eu conheci Os Videntes no tumblr em 2016. Via vários tumblrs gringos postando gifs e citações sobre o livro e fiquei curiosa para ler. Hoje, trago para vocês esta resenha repleta de superstição.
Evie O’Neil é uma garota que sempre quis morar em Nova York para viver a agitação e o luxo da cidade grande. O livro se passa nos anos 20 quando Evie vai morar na casa do seu tio Will, que por acaso é curador de um museu de folclore, superstição e ocultismo, também conhecido como "Museu dos Insetos Rastejantes".

Ela se engana, pensando que Nova York é apenas a cidade luxuosa e do Jazz, pois se vê no meio de uma investigação de assassinatos, com o diferencial realizados em rituais ocultistas. Assim, o tio de Evie é convocado para ajudar nessas investigações.

Além disso, a garota possui habilidades sensoriais que a torna uma Vidente, assim como outros personagens que ela conhece ao longo da história como . Como Sam, Theta, Henry, Memphis, Isaías e outros. A maioria dos personagens, senão todos possuem segredos profundos.

Evie e seus amigos se envolvem nas investigações para descobrir o assassino, a garota consegue se conectar com os assassinatos e por isso se torna alvo do próprio assassino que percebe os seus poderes.

Veja a resenha completa no blog

site: https://www.nickexaltacao.xyz/2019/11/resenha-os-videntes-libba-bray-um-livro.html

Fagner 28/09/2017

A herdeira de um império sombrio
Uma luta há muito tempo travada entre a humanidade e os Nefilins. Cada espécie lutando para sobreviver, lutando uns contra os outros para manterem vivos suas tradições, poderes e legados. Mas quando um artefato angélico ameaça dar prosperidade a criaturas tão malévolas, deixando a humanidade numa suma rejeição e possível devastação. Só uma equipe de angelólogos poderão deter tais monstros e garantir a prosperidade de sua espécie.
E Evangeline está dentre os requisitados para tal missão. Mas ela ainda não sabe nada. Quem ela realmente é, quem foram seus pais, seus avós. Mas com certeza sente o que estar por vir e possivelmente o que terá que fazer para ajudar a salvar a humanidade.
Instruída pela sua vó Gabriella, que há muito tempo também teve que enfrentar tal batalha e que agora mais uma vez está disposta a arriscar tudo por uma causa maior.
Juntas elas desafiam os Nefilins que querem acima de tudo tomar a lira, um objeto místico que tanto pode destruí-los como cura-los de uma terrível doença e fazer com que eles triunfem de forma escravista sob a humanidade.
Angelologia não é só um conto qualquer envolvendo seres quase inimagináveis, envolve também um conhecimento sobre histórias bíblicas. E quem tiver qualquer curiosidade sobre tal assunto, convido lhes e desafio lhes a embarcar nessa trama cheia de emoção, suspense e mistério.

Anna Bonniee 22/03/2018

Perfeito!
Estou apaixonada pela escrita da Libba Bray
Que livro espetacular! Que história incrível!
Um dos melhores livros que li até hoje.
Tainã Almeida 21/12/2018minha estante
olá , eu pedi a editora alfaguara que lançassem os livros restantes da trilogia aqui no país. se puder dar uma forcinha https://www.facebook.com/editora.alfaguara/posts/2052495271473314?comment_id=2067771739945667&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R%22%7D

Kymhy 04/04/2018

Os Videntes - Libba Bray
Procurando uma vida agitada e com glamour, Evie não esperava acabar se envolvendo em uma série de assassinatos macabros para práticas do ocultismo. Será que ela desvendará a charada antes de correr sério risco?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-os-videntes-libba-bray/

@leiolivros 18/07/2018

Esse livro é a maior prova de que eu devo ser proibida de comprar livro em quantidade. Comprei ele na Bienal de 2011 (!!!) e só fui terminar agora.

Pois bem, a história acompanha Evie O'Neill, uma adolescente pronta para se aventurar na Nova York dos anos 20 após sair de sua cidadezinha pequena. Ela se hospeda com seu tio, Will, diretor do Museu dos Insetos Rastejantes. Quando ele é convidado para ajudar na solução dos crimes do Pentáculo, assassinatos viscerais que estão assustando a população da cidade, Evie se vê tentada a revelar alguns segredos e, quem sabe, usá-los para salvar o dia.

Somos apresentados aos mais diversos personagens durante a leitura (sério, uns 7 importantes) e aprendemos sobre suas peculiaridades. Fiquei feliz de encontrar na Evie uma personagem forte e de caráter, diferente da primeira impressão melindrosa que ela passa. Outros personagens de destaque, pra mim, foram Sam, com seu humor certeiro, e Theta, que me deixou curiosa para saber mais de sua história.

Os Videntes é um livro enorme e de progresso lento (vide os 6 anos que levei pra ler). Apesar de apreciar o tempo que a autora tirou para ambientar o leitor nessa época diferente, e nisso ela foi espetacular, sinto que faltou tempo pra ação e para a conclusão de pontas soltas, principalmente no final. Temos várias histórias paralelas sendo contadas e personagens sendo apresentados ao mesmo passo em que as cenas do assassino se desenrolam, o que cria um bom clima de tensão. Porém, no fim, me vi um pouco desapontada com uma resolução da história simples e previsível. Aquela famosa sensação de que o autor só quer ir logo pro próximo volume da série, sabe?

No geral, o livro está de parabéns por toda a pesquisa e ambientação, que friso de novo porque foi "a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e sumpimpa", como diria nossa protagonista, mas não acredito que vá dar continuidade à leitura da saga, ainda mais considerando o falecimento da querida editora iD.

Lori 17/04/2020

O livro é interessante, tem partes que realmente te prendem e te faz devorar cada palavra escrita. Porém tem muitas partes que poderiam ter sido excluídas, e tornam a leitura bastante cansativa.
No geral é um bom livro, vou procurar a continuação para ler.

Stefany* 03/04/2020

Confesso que comprei esse livro sem nenhuma espectativa sobre ele, eu adoro história sobre videntes, ocultismo e essas coisas, mas realmente não esperava muito desse livro, e não é que me surpreendi?

A história é narrada por mais de um personagem, só principal deles é Evie.
Evie é mimada, fútil e adora ser o centro das atenções o que acaba sendo um problema com o tipo de poder que ela possui. No entanto, ela aos poucos vai percebendo que pode usar os seus poderes para muito mais do que truques para ganhar a atenção dos outros. Ela começa a ajudar seu tio que é curador do Museu Norte-americano de Folclore, Superstição e Ocultismo, no auxílio à polícia para desvendar os assassinatos ligados a ocultismo que vem acontecendo em Nova York. Com muito mistério, aventura e fenômenos sobrenaturais o livro te prende do começo ao fim.

Stefany* 03/04/2020

A história é narrada por mais de um personagem, só principal deles é Evie.