O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

15/04/2024

Devo dizer que esta não é uma leitura leve. Acidentes, doenças e violência, principalmente psicológica, estão presentes ao longo da obra. Pais abandonam filhos, irmãs ferem irmãs, famílias inteiras são injustamente desalojadas. E não adianta esperar por compensações mágicas da providência divina ? como na realidade, nem todos os finais são felizes e, certamente, nenhuma vida é perfeita. No entanto, a prosa de Hosseini é tão bonita que atenua esses acontecimentos impactantes, o suficiente para prender o leitor e fazê-lo pensar: ?Estou chocado, mas quero ouvir tudo que você tem a dizer?.

Alguns temas já trabalhados em obras anteriores ? como as diferenças do Afeganistão antes e depois do talibã ou os conflitos de identidade de afegãos que emigram ? são retomados aqui, mas sem a mesma profundidade e as explicações históricas para o leitor. Hosseini agora está mais concentrado em elaborar seus personagens do que em apresentar seu país para o mundo. Parte das histórias são ambientadas nos Estados Unidos, na França e na Grécia, embora esses cenários pareçam ser apenas coadjuvantes ? o encanto causado pelo exótico país asiático é imbatível. É difícil dizer se as mesmas histórias poderiam ser ambientadas em outro lugar. Ao mesmo tempo em que desmistifica o povo afegão e os muçumanos em geral, Hosseini transforma o seu país em um cenário único e apaixonante. Ao final da leitura desta obra (cujo título em inglês é And the Mountains Echoed), o que parece ecoar no coração do leitor é uma única palavra: Afeganistão.

Isabela.Ferro 10/04/2024

Que livro!
No começo estranhei o texto ser em ?contos?, mas cada história do livro tem uma sensibilidade incrível. Todas me tocaram de um jeito que eu não esperava. Diversos temas são abordados, principalmente as relações humanas e o problemas que elas carregam. Chorei muito com o final kkkkk realmente muita lindas as histórias! Amei o livro e com certeza vou ler outros do autor.

Dri Stone 05/04/2024

Toca devagar num lugar que você não sabe que está lá?
Uma leitura suave, mas não muito? num sentido geral o autor te leva lentamente em uma subida até o ápice da história e você não percebe que foi subindo até tão alto, depois ele abre um compartimento secreto na nossa mente e toca suavemente na emoção da vida de cada um, depois lentamente a leitura te traz de volta ao lugar seguro da leitura singela? o livro tem poesia sútil, pra quem entende de sutilezas.. as histórias são comoventes e se enroscam devagar.. leitura boa , tranquila, porém com um leve sobressalto no caminho ??

Giovanna.Guimell 11/03/2024

Decepcionada
Comecei achando que ia ser uma história devastadora que nem a do Cidade do Sol, mas me decepcionei demais.
o autor coloca uns personagens aleatórios e umas histórias paralelas aleatórias, parece que ele queria encher linguiça pra ter um livro inteiro de 300 págs, pois se fosse um de 180 só com os personagens importantes seria perfeito.
acontece :(
Dilva 11/03/2024minha estante
Também senti o mesmo, esse livro tinha tudo pra ser mais um clássico, mas a história se perdeu no meio do caminho.

Maria.Barreto 16/02/2024

O silêncio das montanhas
Khaled Hosseine escreve de forma incrível. Porém,em minha humilde opinião, foi um pouco infeliz nesse livro, pois colocou muitos personagens e histórias desconexas.

Mariana 08/02/2024

Amor de irmãos
O silêncio das montanhas é uma leitura interessante, que nos leva para cenários por vezes desconhecidos, para uma cultura diferente, nos apresenta o Afeganistão e suas famílias. Retrata histórias cruzadas de alguns personagens como Abdullah, Paris, Markos, Nila, entre outros (são muitos personagens, alguns com relação não tão próxima assim, o que por vezes me confundiu). A escrita do autor é sensível, cativante, traz detalhes bonitos e tristes, o que enriquece a trama. Para mim, o que ficou mais forte na obra foi o amor que irmãos podem ter um pelo outro. A conexão que essa relação de irmandade possui é algo único, e mesmo o destino, a violência, os obstáculos não apagam esse vínculo.
Gostei da obra, acho que outras do autor me marcaram mais, e que o fato de serem muitos personagens foi o que me pegou para não ter gostado tanto assim, mas vale a leitura.

Rfgaugustin 07/02/2024

Lindo, triste e cheio de sensibilidade.
Conta a história de várias pessoas afegãs que estão em uma rede intrincada de conexões.
Sabe aquela ideia de que todo mundo tem os seus demônios e suas batalhas? Pois então... esse autor escancara todos eles de forma brutal e singela.
Ele apresenta um pai que vende sua filha ao não ver outra saída, uma mulher solitária e autocentrada que compra uma criança achando que ela será a resposta para seus problemas, um mordomo que cuida de seu patrão até o fim, achando ali sua família e um amor platônico, um médico que assume um compromisso que não cumpre, outro que foge de sua família e cuida de crianças tentando aplacar suas próprias dores e ausências, um filho que não vê as atrocidades do pai, até alguém fazê-lo enxergar e a sensação de que se passou tempo demais e a solidão do declínio interior.
A narrativa é muito bonita. Vale a leitura.

Reg 06/02/2024

Olha sou fã da escrita e dos livros do Khaled Hosseini, a forma como ele narra a história te leva pro meio do enredo e você se sente como um dos personagens do livro, mas esse em especial, não gostei tanto quanto os outros, não sei se porque são várias histórias e as vezes me deu um pouco de cansaço no desenrolar da trama, mas não deixa de ser um ótimo livro.

Helenística 26/01/2024

Você é uma união de histórias
Khaled Hosseini é um autor que escreve com sentimento. O leitor sente o que o personagem sente, pensa, está fazendo.

Por vezes, a leitura se torna cansativa, infelizmente, nesse livro, o autor pesou a mão na quantidade de histórias, o que tornou para mim algumas sequências confusas com a mudança de narrador, bem como, senti falta de uns continuação, um fim para diversos enredos.

Mesmo diante esses deslizes, o autor não me decepcionou e escreveu uma obra tão impactante quanto "O caçador de Pipas" e "A cidade do Sol".

Flavia 26/01/2024

Emocionante
O livro conta 4 histórias que se cruzam, com foco nas relações familiares e é bonito ver os laços se formando, assim como é triste quando se desfazem. Eu aproveitei a leitura

Lobinha Sincera 24/01/2024

"o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina"
Histórias um tanto cheias de ensinamentos

Gabi 22/01/2024

Nunca temos o quanto gostaríamos de ter
O tempo é relativo e nunca temos o quanto gostaríamos de ter. Uma leitura surpreendente, posso dizer que não esperava o desenvolver da história que não tem nada de clássica e clichê, mas um quê de drama e suspense, que nos coloca para refletir sobre nossas relações, seja com as pessoas, com o mundo, com o tempo e com nós mesmos. Recomendo a leitura!

Portilho 22/01/2024

Uma sucessão de momentos de esperança e frustrações
Este é meu segundo livro do Housseini, já li a cidade do Sol que de alguma maneira me impactou mais. Em o silêncio das montanhas, apesar da identidade do autor estar muito presente, a lógica da escrita alterna repetidamente entre algo que está prestes a acontecer e pelo que ansiamos ler e recordações do passado dos personagens.
Foi bom ler este livro e conhecer seus personagens, o livro consegue nos transportar para o Afeganistão quase como se olhássemos com nossos próprios olhos e isso é o ponto forte do autor.
É difícil ter uma ideia clara sobre a vida depois de ler o livro, será que a vida é sempre tão cruel? Será que somos tão privilegiados e cegos por pensar que nossos problemas são tão graves quando comparados a realidade de outros países? Reflexões...

Rebeka 11/01/2024

O Silêncio das Montanhas
Neste livro o protagonista é o tempo.

Eu achei dispersa e de certa forma desgastante o quanto o autor se aprofunda na historia de alguns personagens secundários, não tão relevantes para a narrativa.

As histórias convergem para o amor, em todas as suas formas.

O tema principal do livro são as escolhas da vida, as que nós fazemos e as que não dependem de nós e como isso influencia no rumo de cada história pessoal.

Carol2248 17/12/2023

Foi uma leitura em alguns momentos interessantes e outros decepcionantes. O pior, para mim, foi a história da mãe de Pari.