O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Bruna.Adenice 25/04/2020

Bom, mas aquém do talento do autor
A história parte da premissa da separação entre os irmãos Pari e Abdullah. Novamente, o autor aborda com tamanha inteligência e riqueza de detalhes a situação da vida no Afeganistão. Ah, e embora o enredo principal da história se passa há msis de cinquenta anos, percebemos o quão atual é a narrativa de Hosseini. Se fizermos uma breve pesquisa na internet, veremos que a trajetória de Abdullah e Pari é mais comum atualmente do que possamos imaginar.

O interessante dessa história é que Khaled Hosseini traz uma narrativa não linear dos fatos, sendo que em seus nove capítulos, “O Silêncio das Montanhas” é narrado a partir da ótica de um personagem e que, em algum momento, a história dele se interliga, direta ou indiretamente aos irmãos que foram separados no início. Achei essa forma de narrativa sensacional. Está aí um dos pontos altos dessa obra. Gosto de textos que saem do convencional.

Embora tenha achado essa forma de desenvolver sua história um dos pontos altos, creio que Hosseini poderia ter abordado ainda mais a relação de cumplicidade entre Abidullah e Pari. Sei lá, sabe quando o drama do personagem não te cativa como deveria? Então, é isso que me incomoda no livro. Como disse, cada capítulo é narrado por um personagem mas dentro desses capítulos aparecem tantas outras pessoas que em certos momentos o leitor pode se sentir perdido em meio a “tanta gente”.

Sério, é até complicado escrever sobre isso, pois se não tomar cuidado é perigoso até dar spoiler sobre algum acontecimento importante. Mas sim, tem muito personagem na história e alguns deles acabam “roubando” o protagonismo dos irmãos. Ah, e outros personagens foram tão maçantes para mim, que volte-e-meia me questionava se, de fato, essa pessoa agregaria algo a história, afinal.

Bom, que fique bem claro: Gente, o livro não é ruim, ok? A situação aqui é: Tem excesso de personagens e de situações. Se o autor tivesse dado maior ênfase nos protagonistas, talvez teria sido o melhor livro desse autor. Mas, enfim… não foi!! Ah, e essa opinião não é exclusiva da pessoa aqui, viu? Se você der uma pesquisada nas opiniões de outros leitores, verá que boa parte do público entendeu dessa forma.

Se você leu “O Caçador de Pipas ” e “A Cidade do Sol ” leia também “O Silêncio das Montanhas” para tirar suas próprias conclusões. A leitura pode não ter sido essa maravilha toda comigo e outros leitores, mas pode ser que com você seja o máximo. Livro é assim mesmo. As vezes funciona com um e não funciona com os outros, né?

Agora, se você nunca leu nada do autor, comece por esse. A saga de Abdullah e Pari não é ruim, mas é bem aquém das outras. Então, se nunca leu nada de Hosseini não sentirá grande impacto fora que, muito provavelmente sentirá aguçado em ler os outros dois livros dele que já citei aqui. O importante é dar uma chance a leitura. Hosseini tem uma forma única de tocar no emocional do leitor.

site: https://reciclaleitores.com.br/quando-a-historia-nao-supera-nossas-expectativas/

Marisa 25/09/2022

Toda ação tem uma reação.
Foi uma boa leitura, apesar de pontos inertes.
Gostei do enredo, a leitura fluiu bem.
O final não me agradou muito, queria um final feliz, mas seria ingenuidade da minha parte tamanha presunção.

Paula 26/07/2020

Livro esplêndido!
Amei conhecer esta história! O autor nos transporta para todos os lugares existentes no enredo, e nos faz amar cada personagem, torcendo sempre por eles. A cada capítulo que lia, me fazia refletir o que aquela pessoa já tinha vivido. Com certeza um dos melhores livros que já li!

Prof. Angélica Zanin 09/05/2014

O grito afegão
É difícil indicar esta leitura, até porque trata-se de um livro difícil de ler. O narrador não é linear, assim como o tempo não é cronológico o que acarreta uma certa dificuldade na sequência da leitura. Claro que através de seus personagens e de suas experiências entramos em contato com a cultura afegã e com todas as dificuldades que este povo enfrenta e enfrentou em um passado não muito distante. É possível também conhecer personagens que, mesmo longe de suas origens, ainda se preocupam e se comprometem com seu povo e com sua realidade.O autor faz isto com sua obra, utiliza-a com sabedoria e generosidade em favor de seu povo. As duas "Paris" são marcantes, sensíveis e sobreviventes, mas a que me marcou profundamente foi Nila Wahdati de origem afegã(paterna) e francesa(materna)que ao fugir do Afeganistão com sua filha "adotiva" justificou-se assim a um repórter francês:"Mulheres que veem seus desejos suprimidos e seus sonhos desfeitos, e ainda assim-e isso é o pior de tudo- nós as vemos sorrindo e fingindo não estarem absolutamente frustradas. Como se tivessem vidas invejáveis. Mas quem olhar mais de perto vai ver o olhar indefeso, o desespero, e como isso desmente a aparência de bom humor. É bastante patético. Eu não queria isso para minha filha."

Bruna3772 15/07/2022

Já tinha lido outro livro do autor que amei , mas esse me decepcionei , a história em si é bonita . Mas ele não soube misturar o passado com o presente , ficou algo confuso e misturado , sem ter um fim vago e sem o que esperar do futuro. O final também me decepcionou pq não teve um fim de final com o que aconteceu e ficou muito vago. Também teve passagens do livro que eu achei bem inapropriada e até um certo ponto machista.

Karol 27/01/2021

Mais ou menos...
Não chega nem perto dos livros anteriores.

Nessa obra Hosseini explora a história de vários personagens que se cruzam em determinados momentos, mas nenhuma com a emoção que estou acostumada a ver no livro do autor.

Talvez eu tenha colocado uma grande expectativa em cima desse livro. Esperava bem mais.

Cintia (@jeitolivrodeser) 27/12/2020

O Silêncio das Montanhas é um romance dramático, iniciado com a história de dois irmãos, Pari e Abdullah, que são separados durante a infância.

A partir daí, atravessamos seis décadas e quatro países (Afeganistão, França, Grécia e Estados Unidos). São muitos personagens e muitas histórias de vida que vão se conectando de alguma forma.

Esse é um livro sobre relações familiares que envolve amor, traição, egoísmo, compaixão, amizade e principalmente as escolhas que cada um fazem e que podem influenciar suas vidas por gerações.

Como sempre o Khaled Hosseini conseguiu me tocar profundamente, não tem como não ficar pensando em cada um desses personagens e no rumo que eles tiveram. E se estão procurando um "super drama" para ler, então essa é uma ótima opção. Recomendo muito!!

Gersonita Paula 17/06/2014

Um pouco decepcionada... :(
"Um romance épico que atravessa seis décadas, quatro países (Afeganistão, França, Grécia e Estados Unidos) e conta a história de dois irmãos, Pari e Abdullah. Separados na infância, eles passam a vida sentindo a ausência um do outro. Uma trama de amor, traição, solidariedade, egoísmo, relações familiares e sobre como as escolhas de cada um influenciam gerações. Nesta jornada, como o autor diz através de um dos seus personagens, 'o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina".

Bem, o livro diz de cara para que veio, um épico. Mas, confesso que amei o início do livro. A história de Abdullah e Pari por si só bastariam. A separação dos dois, como sofreram com esse golpe do destino transvestido de Nabi (tio de ambos), e culminando num reencontro ou não, pois assim é a vida... Acho que seria o caminho perfeito.

Khaled Hosseini ousou mais, ele quis ir mais além, mas senti como se tivesse jogado pérolas às margem do caminho trilhado por ele para o livro. Ele quis transcorrer sobre 6 décadas. É muita história,são muitos personagens que fazem com que, os principais, fiquem de certa forma no segundo plano. Inserido neste contexto do SILÊNCIO DAS MONTANHAS está a história do médico Markus e Thalia na Grécia (personagens esses que teriam gerado um excelente livro para Khaled...)

Li três livros do Khaled (O CAÇADOR DE PIPAS, A CIDADE DO SOL e O SILÊNCIO DAS MONTANHAS), e nos três senti a mesma sensação. Ele nos prende no início como o próprio TEMPO que aqui, neste livro, sua personagem Pari descreve como que nos aprisiona em seu encantamento e só depois observamos que não o retemos. Assim são os livros de Khaled... encantadores no início... depois, a narrativa cansa, pequenos fragmentos dos personagens se perdem e fica essa sensação de 'vazio'... de que tinha algo mais,ou de que, não precisava de tanto.

O oriente é riquíssimo em cultura, cheiros, deuses, cores, amores... acredito que essa gama pesada e intensa do seu país Afeganistão o invada de tal maneira que ele queira retratar de uma só vez tudo o que o povo do oriente em seu silêncio vivencia... amo seus personagens. Ele é riquíssimo de personagens que marcam a vida da gente, mas, começei este livro com muita sede... me embebedei de cara... tudo é muito poético e dolorido mas, Khaled não precisava ter ido tão longe... não precisava esticar tanto a história ao ponto de perder seu encanto.

Gersonita Paula

Editora GLOBOLIVROS
Ano 2013 - 352 páginas
Ficção Norte-Americana
Eunice 30/06/2014minha estante
Concordo. Não consegui terminar.

Rosa Maria 10/07/2014

As cores de um mosaico
Não é um romance. É uma novela. Não possui um único conflito.Possui vários.
Não importa o local .Pode ser na Grécia ou no Afeganistão...
O importante são as pessoas. A grandeza do ser humano , seus medos e suas verdades .
Não existe um protagonista. Todos os personagens são únicos, importantes e protagonistas de suas histórias.
A cada capítulo Khaled apresenta um ser e uma vida.Retalhos que vão formando um mosaico .
É um convite a uma viagem onde o passado é fator decisivo no futuro.

Bensi 20/03/2021

O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini
Mais um livro incrível desse autor! Foi o que eu menos gostei no quesito de contexto histórico do Afeganistão, já que do meio pro final ele foca mais nas histórias apresentadas. Mas continua sendo um ótimo livro!

Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Eu também queria que tivesse contado um pouco mais da Parwana e do filho do Iqbal

Giovanna.Guimell 11/03/2024

Decepcionada
Comecei achando que ia ser uma história devastadora que nem a do Cidade do Sol, mas me decepcionei demais.
o autor coloca uns personagens aleatórios e umas histórias paralelas aleatórias, parece que ele queria encher linguiça pra ter um livro inteiro de 300 págs, pois se fosse um de 180 só com os personagens importantes seria perfeito.
acontece :(
Dilva 11/03/2024minha estante
Também senti o mesmo, esse livro tinha tudo pra ser mais um clássico, mas a história se perdeu no meio do caminho.

May 01/03/2020

Khaled sempre nos destroi.
Com uma narrativa não linear esse livro tem capítulos extensos (350 páginas e apenas 9 capítulos) contando em cada um sobre a perspectiva de um personagem que de alguma forma se conecta com a historia principal e traz em cada um temáticas como relação entre mãe e filho, entre irmãos, cuidados paliativos, busca da sua própria identidade, e entre muitas outras. Meu último livro do autor, ainda prefiro O caçador de Pipas e A cidade do Sol entre esse e A memória do mar. Mas como sempre Khaled sabe nos fazer sofrer e refletir sobre a vida e as nossas relações.