O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Eli Coelho 24/06/2013

Arrebatador!
É o primeiro livro de KH que leio. Fiquei encantado.

É um livro muito bem escrito, sensivel, tocante, comovente e muitas vezes melancólico. A melancolia das personagens motivados pela vulnerabilidade da perda, da culpa, do remorso, da dúvida, do medo da vida, etc... Há muita complexidade nas linhas e entrelinhas das histórias que tecem a teia dessa obra.

Em alguns aspectos lembra um pouco o incrível CEM ANOS DE SOLIDÃO e o CASA DOS ESPIRITOS (esse de Isabel Alende, o primeiro dispensa apresentações). São esses aspectos especialmente a passagem de tempo de um romance épico que acompanha a saga de uma familia, especialmente durante as guerras.

Algumas histórias (capitulos) são quase independentes da história principal de Abdulah e Pari. É como ver um diamante por diversos angulos. Segue a divisão de capitulos.
1- Uma fábula contada por Sabbor a seus filhos.(INDEPENDENTE)
2- A separação dos irmãos
3- A história de Parwana (madrasta) e sua irmã gêmea Massona.(INDEPENDENTE)
4- A carta de Nabi (tio). Nesse é narrado a infância de Pari e a vida familiar dos Whadati.
5- Os irmãos Idris e Timur. Esse capitulo trata do choque cultural de um afegão voltando ao pais depois das guerras.(INDEPENDENTE)
6- A história de Nila e a adolescencia de Pari.
7- A história de um "herói de guerra" contada pelos olhos de uma criança.(INDEPENDENTE)
8- A história de Markus, um médico grego que trabalha como voluntário em Cabul.(INDEPENDENTE)
9- O desfecho da história dos irmãos.

Como já dito algumas histórias são quase independentes, nelas a uma ligação mínima com a trama principal. O ideal é ler todas, pois todos os personagens são apaixonantes.

Um livro que nos insere levemente na cultura afegã e nos dá a dimensão de nossa ignorância sobre o mundo e outros povos. Enfim, leva a reflexão de como nossas ações pode comprometer o futuro de gerações.

RECOMENDADISSIMO!!!

LidoLendo 04/07/2013minha estante
Exatamente, a ligação mínima que ocorre entre as histórias é muito legal! Se o leitor não prestar atenção, vai perder o "fio da meada" e achar que existem pontas soltas... mas Khaled escreve com maestria! Excelente escrita, excelente leitura!

Renata CCS 05/07/2013minha estante
Gostei muito dos livros anteriores de Hosseini e li algumas resenhas muito favoráveis e convidativas sobre esta nova obra aqui no Skoob. Já vai para a lista de futuras aquisições.

Ladyce 12/07/2013minha estante
Eli, gostei da sua resenha. Só vim aqui hoje, depois de "apagar" a minha leitura e a minha própria resenha que você tão generosamente considerou boa. Achei a vaga lembrança de Cem anos de solidão apropriada. Há realmente algo de "sonho" na narrativa. Você tem uma maneira boa de lidar com o texto, é claro. E gosto dessa maneira de numerar, ou listar observações, porque torna a leitura da resenha mais fácil. Parabéns.

Numa nota mais particular, gostei de ver que vc está lendo alguma coisa sobre culturas islâmicas. Há muitos anos, por causa do trabalho de meu marido, passei um ano na Argélia. Foi muito difícil, muito estranho e eu o faria de novo e de novo e de novo. Essa experiência me abriu para maior sensibilidade sobre a posição das mulheres -- [coisa difícil de se aceitar vindo do ocidente) -- nessas culturas. Vou levar algumas das recomendações de livros que você leu.

Obrigada e um grande abraço.

Eli Coelho 13/07/2013minha estante
Obrigado Ladyce. É sempre bom ser elogiado por aquilo que a gente faz com prazer. Realmente estou lendo algumas coisas sobre outras culturas. Descobri como sou incrivelmente ignorante em algumas coisas, num mundo tão globalizado e com a informação ao alcance, né. Espero que acompanhe minhas futuras resenhas. Abraço!!!

Mari 24/09/2021

Voltando para a sequência das decepções rs
?O silêncio das montanhas? é um livro que eu fui SECA, pelo fato de ser do mesmo autor do meu livro favorito da vida, ?A cidade do sol?. Porém não encontrei exatamente o que esperava, com uma história não linear que viaja pelo tempo e aborda diferentes pequenas histórias de vida dos personagens. Não é um tipo que me agrada muito, apesar de existirem livros assim que me prenderam como por exemplo ?O filho de mil homens?, além de ter potencial para um grande final, o que não aconteceu e não me impactou muito também. Claro que não dá pra dizer que é um livro ruim, já que aborda a realidade também do islamismo (dentre outras) que é um tema que eu, particularmente, gosto muito. Esperava mais, mas agora juro que acabaram os livros que eu gosto menos! Daqui pra frente é só sucesso

sarah 11/08/2020

Excelente
Ótimo livro, super indico. Como sempre o autor é ótimo e seus livros verdadeiros tesouros.

Edu Soares 01/06/2022

Esperava mais...
O livro é bom, porém o autor aborda diversas histórias paralelas, e torna cansativa a leitura. Os Livros: A Cidade do Sol e O Caçador de Pipas superam, e muito, este.

Alex 21/06/2022

Mais uma bela história de superação e amor
Para quem está acostumado com os outros livros do autor, esse segue basicamente a mesma linha, se diferenciando apenas pelas inúmeras histórias paralelas (no meu ponto de vista, o ponto fraco do livro). Conta a história de dois irmãos afegãos que são separados na infância, e vivem vidas totalmente distintas. Uma bela história, de encontros e desencontros.

José Augusto 21/07/2013minha estante
Muito próximo do que eu tinha pensado em escrever. O início começa muito bem, mas o autor se perde no meio do livro, com histórias desinteressantes e personagens totalmente à margem da história central, que foi completamente esquecida.

Felipe 22/07/2013minha estante
Concordo com vc Maria, as histórias independentes tornaram a leitura chata, não gostei do livro, não me impactou nem um pouco.

Dansd1 15/04/2022

Tem seu valor.
Drama está presente em todos os livros do Khaled Hosseini. É um bom livro, mas os dois anteriores a este, são melhores (questão de gosto).

Julia.Miquelini 05/07/2020

Bom! Mas não espetácular
Apesar da história ser boa, não chega perto dos outros livros do autor!

Wynny0 24/02/2021

emocionante do início ao fim.
o silêncio das montanhas é compilado de histórias, mas, não pense que são histórias vãs e distintas. pelo contrário, são histórias que ? de uma forma muito inteligente ? se vinculam uma com as outras.

quando iniciei o livro, recebi comentários de que ele poderia ser confuso justamente por não manter uma narrativa só, por ter diversos personagens e tempos diferentes. mas, felizmente, isso não foi nada confuso para mim. Khaled escreveu mais um obra incrível que me fez me emocionar.

o livro se inicia com a infância de Pari e Abdullah, dois irmãos inseparáveis, até que um certo dia as pessoas decidem os separar (isso não é spoiler). diante disso, personagens, histórias, laços familiares, traições se criam.

passamos pela narrativa de Parwana madrasta das crianças, pela carta de Nabi, irmão de Parwana, aonde em uma carta conta com riqueza de detalhes sobre os anos que se passaram após a separação. pontos de vistas excelentes, como a história de Markos, um médico nascido na Grécia que conhecemos ao decorrer do livro, da criação de Pari e seus relacionamentos, e entre outros. e como o destino traça a vida de cada uma dessas pessoas.

o livro me emocionou no final, pois me fez cair a ficha de que por mais que aqueles personagens tenham sido fictícios, a realidade de muitas famílias do Afeganistão foi (e ainda é) exatamente como o autor descreve, a luta contra a guerra, a imigração ilegal, o medo, a separação de famílias, a fome e todo conjunto de desigualdade social. e, o mais importante: o fato de que podem passar décadas e décadas, mas há laços que nos marcam para sempre.

o silêncio das montanhas é um livro bem construído e muito emocionante. maravilhoso!

" Dizem que a gente deve encontrar um proprósito na vida e viver esse proprósito. Mas, às vezes, só depois de termos vivido reconhecemos que a vida teve um propósito, e talvez um que nunca se teve em mente. " (p.116)

" ? Não sei o que essas penas significam, qual a história por trás delas. Mas sei que isso quer dizer que ele estava pensando em mim. Durante todos esses anos. Ele se lembrava de mim." (p.347)

Bia 04/05/2021

O Silêncio das Montanhas
A história é interessante, mas muito cansativa e um pouco confusa com tantos personagens. Demorei muito pra conseguir terminar e não me prendeu tanto quanto achava e o final me decepcionou um pouco. A escrita é boa, mas a narrativa é muito cansativa.
Ana Brolio 22/05/2021minha estante
Concordo com você!
É interessante a ligação que os personagens tem em cada capítulo, porém em alguns demora muito para se entender qual a ligação que o personagem tem com os irmãos e as vezes essa ligação é brevemente mencionada. Isso torna o livro cansativo.
Terminei de lê - lo á pulso.
Acho que os capítulos que mais gostei foram A carta do Nabi e o Capítulo que conta sobre a vida da Pari.

sheila 22/03/2021

A história e no Afganistán, um pai de três filhos a espera de um cuarto filho se vê obrigado a vender um de seus filhos, ele está no segundo casamento os dois primeiros filhos são do primeiro, Abdula e Pari, entre ambos tem uma conexão muito forte, a qual se verá interrumpida pela separação forçada.

Esse e como um primer capítulo, depois seguimos a nova vida da filha vendida, mais bem a vida do casal que a comprou junto ao seu meio tio Nabi.

Nabi e o chofer e cozinheiro da casa desse casal, aí vamos conhecer a Nila um personagem um tanto liberal para essa época e essa cultura. Cujo personagem depois na minha opinião vai carecer de personalidade.

Vamos experimentar o começo da guerra contada por Nabi, a doença do seu patrão, o abandono de Nila ao seu marido pra fugir desse país e fugir de suas ataduras pessoais.

Depois a história vai pulando de personagem a personagem que parece em momentos nos deixar perdidos, mais Khaled sabe bem como fazer uma história cheia de dramas e personalidades fortes, no que resta importância aos momentos onde parece tudo sem sentido.

E uma leitura que sem dúvidas deixa raíces

Estela 16/05/2020

O Silêncio das Montanhas | Khaled Hosseini
O Silêncio das Montanhas conta histórias que se entrelaçam ao longo da vida.
Começamos conhecendo Abdullah e Pari quando crianças, depois acompanhamos outros personagens que se conectam entre si. Vamos mudando de perspectiva a cada capítulo, nos aprofundando nas histórias daqueles que já nos foram apresentados, ou deixando informações para esse grande emaranhado. E assim o livro termina fechando o ciclo inicial.
São histórias emocionantes, e todas elas são muito interessantes de acompanhar. Khaled cria personagens com vidas reais, que precisam lidar com suas duras realidades e continuar vivendo, da melhor forma, até onde puderem.
É um livro bonito, com o peso triste da vida, e, como na vida não cabem felizes para sempre, o que temos é esse pouco, suficiente e insuficiente, mas que basta.

Luzz 19/08/2021

Várias histórias dentro de um drama familiar
A sinopse engana muito pois não é só a história dos irmãos separados mas dos pais, filhos, tios e até pessoas sem relação familiar nenhuma com esses irmãos. Cada capítulo é narrado por um personagem diferente por isso as vezes é bem confuso, esses capítulos tem uma história própria, todas bem elaborados, algumas com plot-twist e é interessante como ele relaciona os personagens entoca em tantos temas mas vários personagens parecem ficar sem um final, como se fossem sem importância sendo que possuem toda uma profundidade.
Apesar de ser bom, dentre os livros do Khaled é meu menos preferido por tratar menos de cultura e mais de relações humanas e pecando na conclusão.

Beth 16/10/2020

Maravilhoso! Uma história triste, emocionante!
No começo a gente demora um pouco pra adaptar ao estilo do livro, pois ele faz recortes de passado e presente, nos quais no meio do "episódio" percebemos a importância daquele acontecimento e das pessoas envolvidas. Livro maravilhoso! Sou suspeita pois amo Khaled Hosseini.

anapaula.celino 17/07/2020

Amor
O amor, resiliência, perdão. Alguns personagens demonstram sentimentos que muitas vezes não somos capazes de admitir em frente ao espelho. Adorei a história. Mas dá um aperto no coração. Como nosso destino é traçado.