O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Camila1856 16/04/2020

"O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina"
Gosto de livros fora da caixinha, que me fazem ter um esforço maior de pensar e encaixar as histórias e situações que vão acontecendo paralelamente. Nenhuma história contada dentro deste livro é à toa, todas convergem para Pari e Abdullah, os irmãos Afegãos que foram separados quando ainda crianças. Cada personagem teve uma participação direta ou indiretamente na história dos dois, que por sua vez, é brilhantemente contada ao longo de seis décadas no livro, passeando por quatro diferentes países, Afeganistão, França, Grécia e EUA e de forma não linear.
Entrar em contato com essa cultura que é tão diferente da nossa, os costumes, as guerras, invasões, hospitais humanitários nos fazem repensar de forma sensível a vida. Imaginar como uma decisão de um pai desesperado, que vivia uma vida miserável, de vender a sua própria filha, afetaria não só o rumo da sua existência, como a de seu irmão mais velho que era tão apaixonado e apegado a ela, bem como, de toda a sua descendência. Um excelente livro, indico!

Gabi 14/12/2013

A História de um triste e emocionante destino
"Uma história é como um trem em movimento: não importa onde embarquemos, cedo ou tarde estaremos fadados a chegar ao nosso destino."

Assim como "O Caçador de Pipas" e "A Cidade do Sol", Khaled Hosseini caprichou mais uma vez, trazendo uma história triste e emocionante.
"O Silêncio das Montanhas" é um romance que acompanha os passos de dois irmãos - Abdullah e Pari - que foram separados ainda na infância.

"(...)diria que a relação entre Abdullah e a irmã mais nova era normal. Mas não era. Ninguém a não ser Deus sabe porque aqueles dois haviam escolhido um ao outro."

Porém, o que dá um toque especial na leitura é a maneira como é contada: não há linearidade cronológica e a narração ganha uma nova perspectiva a cada capítulo.
Cada parte do livro tem um personagem central diferente, e portanto, uma história diferente. A época é outra e os lugares são os mais diversos - Afeganistão, Estados Unidos, França e Grécia.
Além disso, "O Silêncio das Montanhas" traz o horror da Guerra do Afeganistão, retratando as atrocidades cometidas e as sequelas que deixou no país.

"A rua em que morávamos, antes tão quieta, limpa e tranquila, virou um campo de batalha. Balas atingiam todas as casas. Foguetes zumbiam sobre os telhados. Ogivas explodiam na rua e abriam crateras no asfalto. (...) Alguns dias havia uma pequena trégua, umas poucas horas de silêncio, mas depois recomeçavam as intermitentes rajadas de tiros, balas por todos os lados, pessoas gritando nas ruas."

Este é um livro de riqueza histórica, repleto de detalhes impressionantes e de sentimentos puros e profundos. A capacidade de Hosseine de comover os leitores é indiscutível.

"Mas o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina."

gabi.acervodagabii 13/12/2020

Relações familiares e renúncias
A história gira em torno da separação dos irmãos Abdullah e Pari que, mesmo separados na infância, passam a vida sentindo a ausência um do outro ? como um vazio que jamais pudesse ser preenchido. Há uma grande variedade personagens. Sobre alguns são feitos breves recortes, enquanto outros são abordados com relativa profundidade, o que, ao longo da leitura até pode fazer com que percamos um pouco o foco sobre os dois protagonistas. No entanto, de uma forma ou de outra, tudo se relaciona e acaba voltando para Abdullah e Pari. O tempo da trama intercala muito entre passado e presente, sempre dando enfoque em fatos que influenciaram ou foram influenciados pela separação dos dois irmãos. Os ambientes também intercalam entre Afeganistão, Estados Unidos, França e Grécia. A narração é feita em primeira pessoa na maioria dos capítulos ? intensificando a perspectiva do personagem ?, mas há em terceira pessoa também. Algo que chamou minha atenção por estar quase o tempo inteiro presente, mesmo que implicitamente, foi a desigualdade social e a miséria existentes no Afeganistão. No romance, isso tem forte influência sobre as decisões e escolhas de alguns personagem em pontos cruciais da história. De maneira geral, ?O Silêncio das Montanhas? fala de relações familiares (e suas complexidades), atitudes egoístas e como elas afetam direta e indiretamente outras pessoas, mas também fala de solidariedade, renúncia e amor incondicional. Apesar de ser um romance diferente das suas obras anteriores, Hosseini mantem sua essência e a escrita inigualável. Os únicos pontos negativos, ao meu ver, são a ausência de um clímax e o final previsível.

Juju 26/01/2021

O livro é incrível. São diversas histórias de pessoas diferentes que giram em torno de dois irmãos. Mas admito que esperava mais. Já li outros dois livros do autor que eu amei. Eu acho que o problema foi que ele apresentou personagens incríveis e complexos, onde a história de cada personagem poderia ser contada em outros livros, mas o autor só abriu uma pequena janela para que pudéssemos observar a vida deles. O que me deixou mais fascinada foi que pude ver meus pensamentos refletidos em outro personagem, isso nunca havia acontecido antes e, apesar de ter me assustado vendo pensamentos tão íntimos meus em outra pessoa, confesso que foi bom poder me olhar através de outros olhos.

renata.rossetto 20/07/2022

Leitura rápida e comovente
Mais um romance de Housseini que conta com detalhes a sociedade afegã dos anos 40, passando por outros períodos, até chegar nos momentos recentes pós talibãs.
Bem escrito, comovente em alguns momentos, porém, senti decepção pela não conclusão da história de alguns personagens e pelo extenso capítulo 8, no qual ele descreve a história inteira de um personagem secundário, o médico grego Dr. Markos e sua vida na Grecia. Não fosse um parágrafo nesse capítulo, que revela uma informação importante para a trama principal, poderia ser totalmente suprimido pelo leitor.

Cheirinhodelivro 04/10/2021

É a vida real
Um casal de irmãos separados quando crianças é o pontapé inicial dessa história. Mas o livro não é focado neles, vários outros personagens vão surgindo no caminho, que são interligados com a história inicial de forma direta e indireta. Se vc espera relatos das guerras no Afeganistão, não vai encontrar muito por aqui, é possível sentir a tensão do que se passa ao redor, mas o foco estão nas narrações paralelas, com começo, meio e fim, passagens de tempo na qual um ponto da vida desses personagens se "esbarra" no outro e assim vamos indo descobrindo o desfecho de Abdullah, Pari, o tio Nabi, a madrasta Parwana, a elegante mãe adotiva de Pari, Nali, e os demais que fazem parte da vida deles. É um livro complexo e longe de fantasias romantizadas. Pessoas que lutam pra sobreviver, amores não correspondidos, gente ruim que se dá bem, outros que conseguem a estabilidade familiar junto com os desafios do tempo que passa pra todo mundo. A gente sempre espera que os finais deveriam ser sempre felizes, mas a realidade não é como esperamos, e O silêncio das montanhas nos mostra isso de um jeito cru e sensível ao mesmo tempo. Recomendo a leitura pra quem já tem o hábito de ler, iniciantes podem ter um pouco de dificuldade.
Ana Brolio 08/10/2021minha estante
Talvez tenha sido a época em que eu o Li, mas achei ele um pouco maçante.
Apesar disso me trouxe várias reflexões.
Gostei dele,mas lamentei o final.
Sempre penso o que seria de Pari se não tivesse sido "adotada."

Cheirinhodelivro 12/10/2021minha estante
Ficava pensando no destino diferente de Pari tbm.. de fato algumas partes foram bastante descritivas, e essa variedade de narrações confundem um leitor mais jovem

Ana Brolio 12/10/2021minha estante
Sim, e no fim das contas é maos um livro de histórias relacionadas aos irmãos, do que a história dos irmãos em si.

Cheirinhodelivro 18/10/2021minha estante
Exatamente!

Ingrid 10/03/2022

Não foi maravilhoso foi razoável para mim faltou se aprofundar nas histórias dos personagens ter mais detalhes foi muito superficial, teve muitas pontas soltas e mal resolvidas.
Não é uma leitura que eu leria novamente tinha muito mais espectativa.

Mariane.Guerra 22/08/2020

O silêncio das montanhas
O Sile?ncio das montanhas (ti?tulo original : An the mountains echoed) , conta a histo?ria que comec?a no Afeganista?o sobre a separac?a?o repentina de dois irma?os, que atravessa de?cadas e gerac?o?es e tem seu desenrolar por quatro pai?ses. Diferente dos outros dois livros famosos do autor (O cac?ador de Pipas e Cidade do Sol), ele nos envolve em diversas outras histo?rias paralelas e envolventes e que vamos descobrindo no decorrer, que ha? uma relac?a?o com a histo?ria central sobre os irma?os Abdullah e Pari.

O autor @khosseini e? um talentoso
contador de histo?rias , que ha? alguns anos atra?s me apresentou atrave?s de seus personagens um oriente me?dio humano, cheio de vida e sentimentos diferente do que costumamos ver na mi?dia. Os livros dele fazem nosso corac?a?o sofrer e as emoc?o?es dispararem, uma mistura de conforto e desconforto!

Isadora.Tassinari 10/06/2022

Mediano
O livro não é ruim, mas não me prendeu muito. Depois de ter lido outros dois livros do autor (o caçador de pipas e a cidade do sol), a minha expectativa estava alta, mas me decepcionei.

João 24/07/2013

O Silencio das Montanhas narra história de dois irmãos separados
cruelmente na infancia.Confesso que ja de inicio gostei do livro
com o pai de Pari e Abdullah contando uma história
pros dois dormirem.E tudo segue muito bem até que Pari é separada
do irmão.Ai na minha opinião a espinha dorsal do livro que era
história dos dois irmãos se perdeu completamente.A partir dai vão aparecendo outros personagens narrando sua vida.Todos se entrelaçando com a história de Pari e Abdullah.Só que pela quantia de personagens e a rapidez com que passam os anos(são seis decadas),eu não consegui
me prender a nenhum deles.Diferente dos outros livros do autor em que voce praticamente vive a vida dos personagens esse não dava tempo de voce criar laços com eles.Repito:o livro é ótimo,mas fiquei com aquela impressão de ter lido varios contos em vez de uma história só.
Alias cada narrativa daria um livro visto que todas tem enredos muito interessante.Destaque para a narrativa de Parwana.Só a narrativa dela ja daria um excelente livro.
O autor coloca aqui a mesma escrita excelente dos outros,mas acho que
a trama principal que poderia emocionar ficou meio de lado
só tendo destaque no começo e no final do livro.
Não deixa de ser uma excelente leitura mas que não deixou aquela vontade de ler de novo.

Sueli 27/07/2013minha estante
João, depois Cidade do Sol, eu fiquei com medo desse autor. E, a sua resenha serviu de desculpa para eu não sair desesperada e comprar esse livro.
Vou deixar para depois, ok?
Abraços

João 27/07/2013minha estante
A escrita dele continua excelente Sueli mas não curti o estilo dessa vez:muitos personagens pra pouco livro.Talvez se fosse um livro mais extenso em que desse pra se aprofundar mais na vida de tantos personagens.

Helena.Merces 20/06/2022

"As pessoas aprendem a viver com as coisas mais inimagineis"
Esse foi o segundo livro que eu li do Khaled Hosseini e assim como o primeiro (O Caçador de Pipas) é surpreendentemente bom!

O enredo principal foca na história de dois irmãos com uma forte ligação que foram separados ainda durante a infância, o mais velho cresceu sentindo falta da irmã que ele sempre cuidou, já a garotinha era muito nova quando isso aconteceu e apenas cresceu com a sensação que lhe faltava algo, visto que sua nova família não lhe contou sobre seu passado.

Pra mim, o ponto alto do livro são as diferentes histórias que temos, a cada capítulo focando em um personagem diferente mas que de uma maneira ou outra está ligado aos dois personagens principais. Essas histórias passam também pelo Afeganistão e pelos anos difíceis que passou com as guerras e como isso afetou toda a população ali e consequentemente a vida de nossos personagens.

Eu gostei bastante dos elementos culturais e históricos que o Khaled coloca.
O livro é MUITO emocionante, acho que eu chorei um pouquinho em cada capítulo, o final não é totalmente bom mas é real, então também me agradou bastante.
Vel 21/06/2022minha estante
Eu só queria sair dessa minha ressaca como vc

Helena.Merces 21/06/2022minha estante
Boraaaaaa, fala comigo no zap que te indico alguma coisa

-Lá- 14/08/2020

Muitas histórias comoventes. Muita dor, muita tristeza, mas tbm amor e esperança. Um choque cultural...

jessicapdss 27/09/2022

Perfeito
O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título ?fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especialmente os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O silêncio das montanhas tanto quanto eu os amo?. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo ? de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia ?, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

toge 12/11/2022

amo
muito bom o livro, gostei das histórias paralelas, muita gente achou ruim mas eu gostei, e a história fascinante bixo, tive cada ataque cardiaco, quando terminei o livro saí com depressão, leiam.