O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Biel 02/04/2022

Emocionante
Esse é o terceiro livro que leio do autor e realmente é diferente dos anteriores. O Hosseini tem o dom de escrever romances que mexem com a gente, mas nesse o que muda é a profundidade da história.

Neste livro vemos muitos personagens, mas todas as histórias tem um fio comum e a capacidade criativa do Hosseini se fez notória mais uma vez. O autor conseguiu me emocionar, mesmo não arrancando lágrimas como nas outras leituras anteriores de suas obras e eu acho que ele conseguiu provar seu ponto de vista aqui, que todas as ações, mesmo que sejam as mínimas possíveis, reverberam através de gerações.

É um livro emocionante e eu admiro pra caramba o Hosseini, então foi uma leitura super agradável. Recomendo a leitura, mas não vá achando que é igualzinho aos romances anteriores.

Bela 29/04/2021

Esperava um pouco mais
Khaled hosseini é um autor afegão, conhecido mundialmente pelos livros o caçador de pipas e a cidade do sol. Eu sou fã assumida desse autor rs amo a escrita e a sensibilidade dele, como ele consegue tocar o leitor em uma escrita quase poética.
A história principal do romance é sobre um casal de irmãos, Pari e Abdullah, muito ligados entre si, que foram separados na infância. Ambos crescem, se desenvolvem, mas passam toda a vida sentindo um vazio, ocasionalmente inexplicável, relacionado a falta que sentiam um do outro.
A história principal é envolvente e interessante. Todavia, a cada capítulo surgem novos personagens com novas problemáticas, e em diferentes partes do mundo, que roubam a cena do trama principal. Essas histórias também são muito boas, mas por vezes, achei muito superficial a ligação entre elas e me questionei acerca do por quê de estarem sendo descritas. Na minha opinião, essa variedade de histórias paralelas, com um liame frágil e superficial entre si, enfraqueceu um pouco o romance. Provável que essa ausência de linearidade óbvia tenha sido, exatamente, a intenção do autor, mas, pessoalmente, não me agradou muito.
Mas, como grande fã do autor, é sempre bom ler o que ele escreve. Todos os seus personagens possuem profundidade e complexidade, e as suas histórias sempre são muito reais, não há eufemismos para descrever certas realidades, por mais dolorosas que sejam. A escrita de Hosseini é tão bonita, que ele consegue caminhar com o leitor, o guiando por diversos sentimentos, brincando com a dualidade de fazer aquilo que é real parecer, ao mesmo tempo, cru e poético.
Khaled Hosseini é sempre uma leitura que vale a pena.

@jana450 04/03/2020

EMOCIONANTE
Chorei desde a primeira fábula quando o filho fica batendo na porta, quando o pai vai tentar resgatar, chorei com a troca do sapato pela pena do meio pro final foi meio arrastada a leitura.

Carina64 19/04/2020

Cada capítulo um conto diferente
De todos os títulos que já li do autor, esse foi com toda certeza o que menos me deixou envolvida com a história, também pudera o livro mais parece um compilado de contos.

As histórias até se entrelaçam, no entanto, ao fim de um capítulo pouca vontade se é instigada para ler o próximo, e a cada virada me perguntava quando faltava para terminar.

Para ser completamente justa, mesmo com as narrativas dos personagens sendo contadas em algumas poucas páginas e logo interrompidas, o talento de contar histórias do Khaled se sobrepõem em alguns capítulos. Capítulos esses que algumas lágrimas rolaram e a emoção falou mais que a razão.

Quanto ao enredo que nos é apresentado na sinopse, prepare-se para uma ligeira introdução nos capítulos iniciais, migalhas da mesma no desenrolar das narrativas de outros personagens e um real desfecho, muito rapidamente resolvido, no último capítulo do livro.

Enfim, não é uma leitura ruim e sim OK. Mas, se quiser começar pelo melhor do autor começe por 'O caçador de pipas', um dos meus livros favoritos da vida.

Vanessa1139 24/09/2023

Esse livro é maravilhoso, assim como toda a escrita do autor. Nos transporta para a realidade afegã quase sempre ignorada pelo ocidente, a realidade dos homens e mulheres simples do povo tentando sobreviver a tanta guerra, tantos golpes e tantas perdas.
Em O silêncio das Montanhas acompanhamos vários personagens ao longo de cinco décadas, suas histórias pessoais se entrelaçando às histórias uns dos outros e do próprio país.
É triste, é nostálgico, é perseverante e esperançoso.

Amanda 30/12/2021

Muito bom, como esperado
Claro que depois de A Cidade do Sol e O Caçador de Pipas a expectativa vai lá para a lua, mas como sempre, não decepcionou. Um bom livro, com histórias muito bem contadas e com sentimentos palpáveis.

Brena Lima 30/05/2020

Estamos todos ligados
Precisei pausar a leitura diversas vezes e ao mesmo tempo não queria largar. O livro mostra o impacto que podemos ter na vida de outras pessoas, e como, de alguma forma, estamos todos ligados.

Thamara 15/03/2022

A história é emocionante, meu coração acelerou em vários momentos. Entretanto tive uma leve dificuldade em ler os nomes dos personagens hahahaha acredito que isso seja algo meu. Me atrapalhou um pouco, entretanto, não tirou a beleza e intensidade da história!

Bea 07/12/2021

O silêncio das lembranças não ditas...
De fato, esse é o livro que eu levo pra vida. Amo muito ele, e também ele foi us dos primeiros livros que li quando comecei a pegar o gosto pela leitura.
Amo todas as histórias de Saboor, que moram em uma aldeia distante de Cabul, com seus três filhos no começo, e sendo dois deles órfãs de mãe. Trazendo eles como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah.

O autor narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Hosseini nos conta muitas histórias diferentes, mais uma vez ambientando a maioria delas em seu país, o Afeganistão. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo ? de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

Quando comecei lê-lo não tinha nenhuma grande expectativa. Eu mal conhecia o autor e os seu outros livros que são bem conhecidos, esse são: (O caçador de pipas e A cidade do sol), de Khaled Hosseini.

Todos são maravilhosos! Mas esse em especial eu guardo no meu coração. Tenho histórias que eu amo no livro, como a do "começin" do livro do mostro mal. O casal é pari, e a vida deles contata por um mordomo. Ou os conflitos morais de Idris, um afegão emigrado para os Estados Unidos que, ao voltar à sua terra, conhece uma criança com um passado triste e saúde muito debilitada que o coloca perante a difícil escolha entre ficar em sua zona de conforto ou ajudar o próximo. Mas todas as histórias que se entrelaçam em O silêncio das montanhas são emocionantes.

Khaled Hosseini tem talento para construir personagens que estão além dos nossos julgamentos morais, a característica que mais admiro em suas obras. É impossível julgar o caráter ou as ações desses personagens como bons ou maus. Todos eles têm em si uma indescritível complexidade que só pode ser construída por meio de uma narrativa muito bem estruturada e de uma prosa sensível. o suficiente para prender o leitor e fazê-lo pensar: ?Estou chocado, mas quero ouvir tudo que você tem a dizer?.

O silêncio das montanhas, por Khaled Hosseini. Globo, 2013. 350 páginas.
O silêncio das montanhas
Autor: Khaled Hosseini
Tradutor: Cláudio Carina
Editora: Globo
Ano desta edição: 2013
350 páginas

Citações favoritas:

" Uma história é como um trem em movimento: não importa onde embarquemos, cedo ou tarde estaremos fadados a chegar ao nosso destino. "

"[...] crueldade e benevolência são tonalidades da mesma cor. "

"A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente. "

"[?] normalmente as pessoas veem a coisa ao contrário. Elas pensam que vivemos pelo que queremos. Mas o que as conduz é o que elas temem. O que elas não querem. "

Eae, bora ler?

Usei como exemplo: https://www.google.com/amp/s/blogsemserifa.com/2014/03/19/resenha-o-silencio-das-montanhas/amp/

Tati 19/06/2020

Uma história, que une várias histórias de vida, cheias de emoções, partidas, encontros e reencontros. Recomendo a leitura.

-Lá- 14/08/2020

Muitas histórias comoventes. Muita dor, muita tristeza, mas tbm amor e esperança. Um choque cultural...

Helena.Merces 20/06/2022

"As pessoas aprendem a viver com as coisas mais inimagineis"
Esse foi o segundo livro que eu li do Khaled Hosseini e assim como o primeiro (O Caçador de Pipas) é surpreendentemente bom!

O enredo principal foca na história de dois irmãos com uma forte ligação que foram separados ainda durante a infância, o mais velho cresceu sentindo falta da irmã que ele sempre cuidou, já a garotinha era muito nova quando isso aconteceu e apenas cresceu com a sensação que lhe faltava algo, visto que sua nova família não lhe contou sobre seu passado.

Pra mim, o ponto alto do livro são as diferentes histórias que temos, a cada capítulo focando em um personagem diferente mas que de uma maneira ou outra está ligado aos dois personagens principais. Essas histórias passam também pelo Afeganistão e pelos anos difíceis que passou com as guerras e como isso afetou toda a população ali e consequentemente a vida de nossos personagens.

Eu gostei bastante dos elementos culturais e históricos que o Khaled coloca.
O livro é MUITO emocionante, acho que eu chorei um pouquinho em cada capítulo, o final não é totalmente bom mas é real, então também me agradou bastante.
Vel 21/06/2022minha estante
Eu só queria sair dessa minha ressaca como vc

Helena.Merces 21/06/2022minha estante
Boraaaaaa, fala comigo no zap que te indico alguma coisa

Isadora.Tassinari 10/06/2022

Mediano
O livro não é ruim, mas não me prendeu muito. Depois de ter lido outros dois livros do autor (o caçador de pipas e a cidade do sol), a minha expectativa estava alta, mas me decepcionei.

jessicapdss 27/09/2022

Perfeito
O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título ?fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especialmente os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O silêncio das montanhas tanto quanto eu os amo?. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo ? de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia ?, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

toge 12/11/2022

amo
muito bom o livro, gostei das histórias paralelas, muita gente achou ruim mas eu gostei, e a história fascinante bixo, tive cada ataque cardiaco, quando terminei o livro saí com depressão, leiam.