O Livro dos Códigos

O Livro dos Códigos Simon Singh

Resenhas - O Livro dos Códigos

Jumpin J. Flash 25/08/2009

Espetacular!
Livro sumamente interessante, que trata de um tema cada vez mais importante neste mundo dominado pela informática: a proteção de dados confidenciais e a defesa da privacidade. Um rico passeio pela História mostra como os povos sempre buscaram formas de proteger seus segredos militares, políticos e científicos. A idéia por trás do algoritmo RSA, que o livro explica muito bem, é uma das mais brilhantes que já vi, e a luta que se seguiu pela divulgação irrestrita do algoritmo mostra o quanto esse conhecimento é importante na atualidade. Quem gostou de Fortaleza Digital, de Dan Brown (o que não é o meu caso), deve gostar também deste livro.

Para ver como o livro é interessante, menciono uma idéia muito simples, mas absolutamente genial, que foi criada há uns 30 anos para resolver o problema da violação do sigilo de correspondência. Imagine que João precise enviar uma mensagem secreta para Pedro, que está do outro lado do país. Ele poderia escrever a mensagem, trancá-la numa caixa de ferro com um cadeado e mandá-la pelo correio. Porém, quando a mensagem chegasse a Pedro, ele não teria como abrir a caixa, pois não teria a chave do cadeado. O problema não é simples, já que João desconfia dos correios e acha que o carteiro pode copiar a chave e quebrar o sigilo das próximas mensagens. Em suma, a chave não pode ser remetida a Pedro pelo mesmo canal da mensagem, então como fazer para que João e Pedro possam se comunicar? Embora o problema envolva uma hipótese de troca "física" de mensagens, a mesma dificuldade existe na troca de correios eletrônicos, e vinha atrapalhando a Humanidade desde sempre. A solução, que foi concebida há poucos anos (por incrível que pareça), é a seguinte: a) João escreve a mensagem, tranca-a na caixa e a remete para Pedro; b) Pedro, sem ter como abrir a caixa, põe nela também o seu próprio cadeado e a mande de volta para João; c) João recebe a caixa, retira o seu cadeado e a manda mais uma vez a Pedro; d) Pedro recebe a caixa, abre seu cadeado e lê a mensagem!! Desse jeito a caixa nunca ficou destrancada e as chaves nunca saíram do poder de seus donos (não houve chance para que as copiassem). Essa estupenda idéia motivou a criação de chaves públicas de codificação, que são a base da segurança das transações bancárias eletrônicas e da privacidade de milhões de pessoas. Genial, genial!
Jaime 16/08/2012minha estante
quando li ( e me surpreendi) com "o ultimo teorema de Fermat" procurei saber se o autor tinha outros livros, eles sao meio carinhos entao fiquei com medo de comprar e me arrepender, dps dessa resenha com certeza comprarei =)

Weslley 04/03/2022

Interessante
Confesso que não foi uma leitura tão fluída, mas de fato muito interessante. Saber como as cifras ou criptografias eram e que atualmente chegamos em um nível de criptografia que o mais potente computador demoraria milhões de anos para conseguir decodificar é realmente fantástico.
Recomendo a leitura.

Leonardo 19/09/2011

Criptrografia, a ciência que (também) mudou o mundo....
A bomba atômica mudou o rumo da história?

E a pólvora?

Pois bem, as duas de cima são famosas, mas quanto a desconhecida criptografia? pode-se dizer que ela foi mais importante (e ainda o é) do que os dois temas descritos acima.

Duvida? leia o livro!

guilhax 22/09/2012

Excelente! Muito bem escrito. Trata-se da história da criptografia e criptoanálise!

Crischarles 14/04/2023

Uma breve história dos códigos
O livro dos códigos até agora é o livro mais completo sobre cifragem e decifragem que já li. Partindo dos primórdios, onde as primeiras cifras (como a de César) já buscavam ocultar informações de pessoas não autorizadas, antes mesmo do bum tecnológico, deixando inclusive o pensamento de que a decifragem fosse o fator inicial mais importante que pode ter acelerado a invenção do computador (vide Turing).

O livro finaliza citando inclusive a criptografia quantica, mesmo não sendo um livro tão recente, imagino o quanto o autor não poderia acrescentar nos dias de hoje caso este livro fosse reescrito este ano com as informações que temos sobre a criptografia quantica.

No geral, é um excelente livro, onde são abordadas diversas cifras (e decifragens) de forma cronológica, mostrando a evolução delas, contando também fatos históricos sobre o momento em que elas surgiram. Também foram adicionados alguns detalhes técnicos, de como as cifras funcionam e como elas foram pouco a pouco quebradas.

Ao final do livro, ainda há um presente para os leitores que gostariam de tentar decifrar algumas mensagens, ficando de exercício e prática principalmente aos profissionais da área.

Daniel 25/02/2014

Ótimo livro introdutório
Instigante e interessante, o livro é muito bom para quem procura uma introdução bem abrangente sobre criptografia e sua história fascinante, que na escrita de Simon Singh cativa pela narrativa envolvente. Uma ótima forma de falar sobre assuntos técnicos.

eriksonsr 27/07/2014

Mais um livro para lista dos melhores livros que li esse ano! E nem teria como ser diferente, o livro fala sobre informação, história e matemática, ou seja, impossível ser ruim!

O autor segue uma linha cronológica, falando sobre as origens das primeiras cifras, como e onde foram utilizadas, quem as criou, o funcionamento das mesmas e como e por quem foram quebradas, até chegar aos dias atuais.

O livro todo é repleto de curiosidades, quem diria que um dos métodos mais eficientes e utilizados na quebra de cifras, a análise de frequência, foi iventada pelos árabes, que o "pai" do primeiro computador foi construído na Inglaterra, mas devido as normas de sigilo do governo tudo foi mantido em segredo e os projetos destruídos, que a língua de uma tribo indigena americana (navajos) foi utilizada como forma de encriptar as comunicações do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial ou que muitas das técnicas utilizadas para decriptar mensagens secretas são amplamente utilizadas para se traduzir linguas antigas? Tem tantas outras coisas interessantes que se fosse citar tudo aqui levaria horas.

Outra coisa muito legal que tem no livro é uma série de pequenas biografias sobre cada um dos pricipais nomes da história da criptografia (a do Alan Turing é a melhor!) e os apêndices explicando mais detalhadamente algumas das cifras citadas ao longo do livro.

Enfim, muitas outras coisas boas poderiam ser ditas sobre, mas não vou me alongar mais.

Alguns trechos interessantes:
"Já se falou que a Primeira Guerra Mundial foi a guerra dos químicos, devido ao emprego, pela primeira vez, do gás mostarda e do cloro, e que a Segunda Geurra Mundial foi a guerra dos físicos devido à bomba atômica. De modo semelhante se fala que uma Terceira Guerra Mundia seria a aguerra dos matemáticos, porque os matemáticos terão o controle sobre a próxima grande arma de guerra, a informação";

"Tecnicamente um código é definido como uma substituição de palavras ou frases, enquanto a cifra é definida como uma substituição de letras. Por esse motivo, o termo cifrar signifca misturar uma mensagem usando uma cifra, enquanto codificar significa ocultrar usando um código. De modo semelhante, a palavra decifrar se aplica à tradução de uma mensagem cifrada, e decodificar a tradução de uma mensagem codificada. Os termos encriptar e decriptar são mais gerais e cobrem a codificação e decodificação de ambos, códigos e cifras";

"Nada deve ser mais estimado do que a informação, mais bem pago do que a informação e nada deve ser mais confidencial do que o trabalho de coleta de informações" Suz Tzu;

"... os criptógrafos profissionais normalmente trabalham em comunidades fechadas para fornecer suficiente interação profissional, e garantir a qualidade, enquanto se mantém o segredo para as pessoas de fora. A revelção desses segredos normalmente só é autorizada no interesse da precisão história, depois de seter demonstrado que nenhum benefício será obtido com a manutenção do sigilo" James Ellis;

"... o desenvolvimento de um computadores quântico totalmente operacional colocará em pregio a nossa privacidade pessoal, destruirá o comércio eletrônico e demolirá o conceito de segurança nacional. Um computador quântico colocaria em pergio a estabilidade do mundo. O país que o construir primeiro terá a capacidade de monitorar as comunicações dos seus cidadãos, ler as mentes de seus rivais comerciais e escutar os planos de seus inimigos. Embora ainda se encontre na infância, a computação quântica representa uma ameaça potencial ao indivíduo, aos negócios internacionais e à segurança global"

ademar111190 28/10/2014

Incrivel
Sem duvida um dos melhores livros que li!

Robert.Leite 03/03/2022

Excepcional
Simon Singh é meu autor favorito porque faz algo incrível: une o aprofundamento típico de um livro de não ficção com a escrita fluída e interessante típica de ficção. Você aprende e se interessa pela história, que é real, como se fosse um romance. Escrita própria do Simon que está presente nos seus três livros que li. Assuntos interessantíssimos unidos com uma escrita fluída e que te prende é o que me faz gostar tanto de seus livros e ter todos que li entre meus favoritos.

DanielOrige 01/02/2023

Criptografia
Acho que esse seria o Título mais correto, um bom livro, com uma história gigantesca e muitos ensinamentos, pode se considerar de estudo, ao meu ver