As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Harley 18/07/2023

As virgens suicidas
Eu sinto muito pra quem gosta, mas não foi pra mim.
eu comecei o livro pensando que ia ser um desenrolar sobre o suicídio de cada uma das jovens e que no fim de tudo ia levar a uma conclusão, afinal a escrita descritiva que mescla passado e presente passa muito essa impressão, além das entrevistas com quem acompanhou os acontecimentos das irmãs Lisbon. só que, agora que eu terminei, tudo que eu sinto foi que o autor escreveu, escreveu, escreveu e não levou a gente a lugar nenhum!!!
é muito enrolado, é muito denso, é descritivo ao extremo, tem tanta parte desnecessária mesmo sendo um livro curtíssimo. não gostei, e me desculpem se eu não entendi o conceito disso.
Janaina.Granado 12/08/2023minha estante
Terminei e lendo sua resenha é exatamente o que senti ao final da leitura, fiquei esperando uma conclusão, um motivo e não veio.

iris 23/07/2021

"it didn't matter how old they were or that they were girls"
Esse livro eu senti que as garotas eram como um perfume que os garotos acharam em uma loja e expriemetaram , depois ficaram com o cheiro na camisa e com decorrer do dia foram perdendo a essência mas eles não se lembravam da marca até que a um certo ponto eles ficavam procurando o perfume mas o que achavam eram só pistas e que quando finalmente lembraram o seu nome perfume já não existia mais.
Eu não sei explicar de certo modo porque o livro me trouxe muitos sentimentos sobre as lisbons cheguei a ponto de me sentir obcecada por cada passo delas como os garotos se sentiam de certo modo ...

Carlinha 30/05/2022

História boa, mas muito cansativa
É estranho estar fazendo essa resenha pois sinto que ainda estou ponderando, não digeri totalmente essa leitura, é um livro complexo mas ao mesmo tempo de fácil leitura. A Lux foi uma personagem com ótima construção me levando a adota uma empatia e um encanto especial por ela, todavia, com exceção da própria e de Cecília, as outras irmãs não foram tão bem retratadas, senti falta de saber e entender (se é q isso é possível) mais sobre elas... Outro fator é que nota-se que em muitos que é claramente um livro escrito por homens (se é que vcs me entendem) contudo, esses pequenos poréns não diminuem a beleza e a genialidade dessa obra, só os capítulos que são muito longos que chegam a ser maçantes

Beatriz 25/05/2022

As Virgens Suicidas Nota: 4/5
Vamos para mais uma resenha, primeira coisa é, um livro muito interessante e muito pesado, este livro conta a história de 5 irmãs que se suicidam, isso não é spoiler, é algo que já está sendo falado desde a primeira página. A história é contada por um homem, através da visão dele sobre o ocorrido desses suicídios, digo homem pq o livro retrata que ele já está mais velho e comenta sobre tudo que aconteceu enquanto era jovem, o livro da entender isso, e mostra como ele é outros garotos ainda não superaram essas irmãs, as histórias dela, o que aconteceu com elas, como viviam, o que pensavam, e um fato importante que destaca muito no livro é a beleza das meninas, que eles ficam chocados pelo fato de serem tão bonitas e morrem dessa forma, com dois pais normais, sem nada espetacular para falar deles, sendo o pai professor de matemática e a mãe uma mulher bem religiosa, ter feito lindas filhas, e que todas acabaram tendo o mesmo destino.
Ele conta como fosse investigador da história toda, pq ao longo do livro ele acaba coletando alguns objetos dessas meninas, como se fosse provas.
O mais importante para falar que eu acho sobre esse história é que ele conta sobre a deterioração da casa, como a casa vai se destruindo junto a família que está morando lá, vale lembrar que a família trancou as meninas em casa, que na visão do narrador, pelo fato de não ter seguido as regras da família, depois disso elas são trancadas em casa e não veem as meninas mais na rua, somente em aparições dentro de casa, e como a casa vai de destruindo, o jardim não é mais cuidado, a grama não é mais aparada, isso mostra que a casa é uma referência as próprias meninas, que estavam sendo destruídas,e não só as meninas, a família em si, o pai perde o emprego, a mãe não é mais vista.
Se eu continuar vou dar muito spoiler, mas fica aí uma dica de livro interessante, reflexivo, que vale muito a pena ler, um livro pequeno mas com uma narrativa muito boa, que te faz querer ler mais e mais para descobrir tudo que aconteceu com as irmãs.
É isso
Bora para mais um livro

operahouse 28/06/2023

Eu nunca vou esquecer as irmãs lisbon
?Aquela menina não queria morrer?, disse a nós. ?Tudo que ela queria era sair daquela casa.?

Gabi Florence 14/09/2021

Narrado de forma diferente.
"Na manhã em que a última filha dos Lisbon resolveu que tinha chegado sua hora de se suicidar ? foi Mary desta vez, e remédios para dormir, como Therese ? os dois paramédicos chegaram à casa sabendo exatamente onde ficava a gaveta de facas, o forno a gás e a viga no porão, na qual era possível atar uma corda."

Não posso negar que esse livro é muito diferente do que estou acostumada a ler, tanto pelo tema abordado, o suicídio, como pela forma em que é escrito e narrado.
A frase que citei acima é a que abre a história das irmãs Lisbon, cinco adolescentes que já sabemos que irão se matar, e a leitura é feita esperando esse momento.
A narração é feita pelos vizinhos, também adolescentes, das meninas, que observam com curiosidade a diferente e isolada rotina das irmãs, que crescem protegidas pelos pais.
O tema do livro é difícil, por isso talvez não seja uma boa leitura para todos.
Tentamos a todo momento entender, junto com os narradores, o que levou as irmãs ao suicídio, cometidos sobre o olhar vigilante dos pais, já que desde o início sabemos que isso irá acontecer.
No interior dos Estados Unidos, a situação choca a vizinhança e provoca questionamentos sobre a repressão em que elas eram submetidas, pelos meninos temos acesso a casa em que viviam, os detalhes de seus quartos, diários e objetos.
Principalmente pela forma em que é narrado, o livro me surpreendeu, gostei da escrita de Jeffrey Eugenides.

S.Paz 21/05/2023

Irmãs
Um triste livro sobre o suicídio coletivo dessas irmãs tão rodeadas de grades religiosas impostas pelos seus pais.

Enfim... É muito tocante e me emocionei muito. Leia você mesmo e tire suas conclusões.

Clara 05/11/2021

Fantástico! Tenho um fraco por livros melancólicos não vou negar, então amei demais. Vi muita gente reclamando que o livro não explica as razões das meninas Lisbon, pra mim foi exatamente isso que fez ele ser especial. Não tem como explicar em um livro as razões pra alguém cometer suicídio. É muito mais complexo e abstrato do que um livro de 300 páginas.

15/06/2022

esse livro tem tantas camadas que parece uma cebola fico chocada como pode caber tanta amargura e tristeza em apenas 200 páginas

mberquoo 18/11/2021

Retrato nebuloso da juventude
3 dias depois do fim da minha leitura, venho escrever e tentar aliviar tudo que senti lendo essa obra de arte chamada As Virgens Suicidas.

A narração do livro, feita quase toda na 1ª pessoa do plural, é marcada pela percepção dos meninos que conviviam com as irmãs Lisbon na época dos suicídios. É interessantíssimo notar todo o misticismo em volta daquelas figuras femininas tão intrigantes que eram as Lisbon, ainda mais ressaltados através do olhar daqueles garotos de cidade pequena.
Enxergo esse livro como uma ode à juventude perdida.

Acho que o próprio nome já mostra que não se trata de uma leitura fácil. Mas, em minha humilde opinião, é justamente isso que faz esse livro ser 5 estrelas.

anaj 29/11/2021

Adorei o fato do livro abordar e deixar bem explícito que a história é contada do ponto de vista da idealização masculina dos vizinhos pelas meninas lisbon. Quando vi o filme achei que isso ficou bem em branco no roteiro, mas o livro deixa bem explicadinho só nao percebe quem é tapado.