Filho das Sombras

Filho das Sombras Juliet Marillier

Resenhas - Filho das Sombras

Lili 21/07/2020

Muito melhor que o primeiro
Filho das sombras é o segundo volume da série Sevenwaters, que devo admitir não ter lido de imediato após o término do primeiro porque ele não foi lá tuuuudooooo isso.
Mas o segundo é SIMPLESMENTE TUDOOOO isso e muito mais.

Acho que o que torna esse livro mais especial é a história de Liadan ser mais interessante que a de Sorcha. Com mais reviravoltas, traições e mistérios. E o romance ser bem mais trabalhado, claro.

Na verdade, o filha da floresta, talvez por ter sido o primeiro livro da série, tenha começado lento (levei umas 200 páginas pra engrenar) para termos uma boa ambientação ? a floresta é quase uma personagem. Enquanto Filho das Sombras já na primeira página te leva pra dentro de Sevenwaters.

Sem contar nos personagens secundários e suas tramas. No primeiro livro só senti raiva dos irmãos e não me apeguei a mais ninguém além do casal principal. Aqui temos, por exemplo, a Niahm (a irmã) que eu me apaixonei desde o começo e sofri muito com sua história. Gostaria de ver mais dela.

Enfim, esse livro me encantou da primeira a última página
Antonia.Danielly 24/01/2023minha estante
Como eu faço pra lê aqui no aplicativo eu não tô conseguindo

Giovanna 14/03/2023minha estante
me senti exatamente igual, que livro perfeito!

Aninha1588 01/01/2024minha estante
O que acontece com a Sorcha ?

Lanny 09/01/2022

Água e vinho
De geral, se comenta que o primeiro livro de uma série sempre é o melhor. Na minha opinião, não é o caso aqui. Quem leu minha resenha do livro um sabe que eu não gostei, tive grandes ressalvas sobre aquela história. Mas aqui a autora parece que aprendeu com seus erros e os corrigiu.

As coisas foram mais bem explicadas, os personagens tinham a idade certa para enfrentar certas situações, além de orientações físicas e espirituais que sustentam suas condições de pessoas que tem um dom pra resolver o problema.

Meu único senão nessa história foi a falta de punição a alguém que merecia por ter traído os aliados. No mais, gostei do desenvolvimento da história, dos personagens, do romance, de tudo. Aguardar o que vem por aí no três.

Anienne 29/06/2021

Filho das Sombras
Este é o segundo livro da Trilogia Sevenwaters e eu amei demais!

No princípio não pensei quebiria gostar tanto, ainda estava muito envolvida com o primeiro livro que tinha tudo o que eu mais gostava, mas para a minha surpresa, Juliet Marillier construiu o segundo livro no mesmo nível do primeiro.

Aqui vamos acompanhar a história de Liadan, a filha mais nova de Sorsha e Red, que ficou conhecido como Lubdan na terra de sua esposa.

Os dons e poderes acompanham muitos membros da família, é um livro de fantasia, mas não vamos ter uma maldição a ser quebrada, teremos romances impossíveis, dramas e dificuldades.

E Fímbar? Teremos notícias dele! Amo!!!

Partiu "Filha da Profecia"!

Lu 20/07/2013

Depois de dois meses de espera e duas semanas devorando suas páginas, confesso que estou me sentindo um pouco esquisita. Acho que a ficha de que terei que esperar mais alguns meses pela continuação ainda não caiu.

De qualquer forma, valeu a pena esperar. "O Filho das Sombras" é um ótimo livro... mas não tão bom quanto "A Filha da Floresta", receio ter de dizer. Talvez pelo desdobramento de algumas de suas histórias. Se o primeiro volume tinha uma atmosfera de contos de fada, "O Filho das Sombras" é marcado por segredos de família. É um livro muito triste. A narrativa suave e tranquila de Marillier e alguns personagens secundários amenizam apenas parte de sua melancolia. Eu me peguei chorando em algumas passagens.

Liadan é uma boa protagonista. Uma combinação perfeita da determinação e força de Sorcha com o temperamento teimoso e analítico de Red. Ela tem, no fundo, o mesmo perfil das mocinhas da Juliet... ao mesmo tempo que é única, à sua maneira. E o mesmo se pode dizer de seus livros: são parecidos e completamente diferentes. Sei que isso parece meio sem sentido, mas é a única maneira que consigo explicar.

O romance de Liadan com Bran é muito bonito. Muito sofrido. Correndo o risco de levar umas pedradas, confesso que não gostei muito de Bran. Compreendi sua história, mas achei-o muito amargo, muito endurecido. Senti falta de ver nele as qualidades que Liadan viu. Isso me surpreendeu um pouco, pois é a primeira vez que isso acontece num romance da Juliet. Sempre gostei de seus mocinhos. Talvez por esse motivo, eu nunca tenha alterado a nota de quatro para cinco estrelas.

É difícil fazer mais comentários sem entregar spoilers. Mas, para resumir, posso dizer que voltar a Sevenwaters foi maravilhoso, assim como rever personagens que eu gostava muito. E de conhecer a nova geração, é claro. Eu gosto muito do universo criado pela Juliet. Principalmente por misturar diversos elementos: romance histórico com um toque de sobrenatural, questões de política, discussão de classes... Pessoalmente, acho essa série muito superior a outros romances sobrenaturais. Ela é muito bem escrita e os personagens são bem marcantes.

Não posso terminar a resenha sem comentar a edição: graficamente linda, mas com derrapadas feias na revisão do texto. Tive que reler algumas passagens para entender o sentido. Acho isso indesculpável.

Apesar do vacilo na edição, a história é linda, tem bons personagens. Mal posso esperar pelo próximo volume!

Recomendado!

Ninéia 19/07/2013minha estante
Oi. Também gostei mais da "Filha da Floresta". O segundo "Filho das Sombras" é bom também, mas não me cativou tanto quanto o primeiro. Agora é esperar anciosamente pela "Filha da Profecia".

Leticia 02/10/2013minha estante
Estou lendo Filho das Sombras e já chorei algumas vezes. Prevejo muita desgraça, aiaiai. Também reparei muito nos erros ortográficos, assim como no livro Filha da Floresta. Muito feio da parte da editora, concordo. Capricha tanto na capa e erra tanto na revisão. O pior é saber que são erros que poderiam ser facilmente arrumados.
Gostei da resenha!

Lu 04/10/2013minha estante
Obrigada pelo comentário, Lê! Que bom que gostou da resenha! ^^

Cris 20/12/2013minha estante
Eu amei esse tb Lu, ms vc tem toda razão, é mais "sombrio", bem mais triste, sem dúvida. No primeiro Sorcha sofreu muito, mas o final, ainda que não de todo feliz, foi a contento. Já neste é muita tristeza, chorei horrores, rs. E depois de um homem como Red é difícil adorar Bran mesmo. Enfim, vou ler o 3º e ver como terminará essa saga. Lendo os 3 em edição portuguesa.

Lu 20/12/2013minha estante
Nossa, li "O Senhor dos Anéis" em português de Portugal e foi uma... leitura interessante, por assim dizer. Também fiquei com o coração partido, mas vou ler o terceiro, com certeza! Obrigada pelo comentário, Cris! beijos!

Carol 07/05/2014minha estante
mas essa história é sobrenatural?

Day 25/07/2016minha estante
Gostei da resenha, eu particularmente gostei do Bran, logico que acho dificil algum personagem ser melhor que o Red

Beatriz Kath 31/12/2021

Mentiras, Segredos, Angústia e Sofrimento
Este livro me fez sofrer muito, mas de um jeito (que eu considero) bom.

Eu já estava com uma sensação angustiante desde o final do livro anterior (Filha da Floresta), que definitivamente não termina com um final feliz; mas este segundo livro conseguiu, além de me transmitir a mesma sensação, mantê-la presente durante praticamente toda a história.

Não consigo lembrar de nenhum momento em todo o livro em que eu não tenha sentido ao menos algum desconforto por conta da situação de certo personagem ou acontecimento desagradável. Para mim, esse foi um livro MUITO triste e doloroso de ler. Ele me fez sentir como se a felicidade não existisse mais na vida de nenhum dos personagens, e nunca mais fosse voltar a existir. Por vários momentos eu só senti agonia e desesperança. Quase tudo nessa história é - ainda mais - sombrio do que já tinha sido no livro anterior.

Porém, eu gostei bastante disso. Foi um livro bem intenso, e eu realmente gostei de como a história conseguiu me transmitir todas essas sensações tão fortes e desagradáveis.

Além disso, essa também é uma história que aborda bastante os problemas que segredos e mentiras demais podem causar a uma família (ou outro grupo de pessoas que deveriam confiar umas nas outras). Pois quando esconder e manipular a verdade se torna um hábito, pode chegar um ponto em que, por todos já terem mentido em algum momento, ninguém mais será capaz de confiar em ninguém, além de não terem mais qualquer direito de exigir a verdade dos outros.

Roberta.Rozin 31/01/2022

Continuação impecável
Filho das Sombras trás a história de Liadan filha mais nova de Sorcha. Uma curandeira que tem dons herdados de toda a família.
Uma menina mulher que ouve vozes, mas não se deixa levar pelos seres das florestas.
Uma menina que escolhe seu caminho, luta pelo seu destino e por seu amor.
Uma narrativa impecável da autora, muitas lendas, lutas, traições, seres fantásticos, com cenários encantadores.
Esse segundo livro está mais fluido, envolvente e que prendeu a minha atenção desse o começo da trama.
Eu gosto muito desse cenário medieval, bruxas, maldições e grandes amores.
Rumo ao terceiro livro ??

Nita 08/05/2020

Perfeito
Assim como o primeiro, o livro tem uma história que nos encanta e prende. Faz a gente não querer parar um minuto pra saber logo o que vai acontecer. Liadan se mostrou uma mulher forte que luta muito por aqueles que ela ama, assim como sua mãe. Amo demais, sofri chorei ri e passei ódio. Perfeito.

Jessica1248 24/01/2023

Gostei bastante dessa sequência, chorei, ri e me irritei algumas vezes com a Liadan.

A trama foi melhor desenvolvida, não foi tão arrastada quanto o primeiro, teve mais ação, reviravoltas, desenvolvimento dos personagens.

Revi personagens que amei no 1° (Sorcha e Red) e me emocionei demais com os acontecimentos que ocorreram com eles. Uma menção honrosa ao Finbar, que tristeza a situação que ele vive ??

E gente, pelo amor, esse livro não tem um pingo de empatia com o leitor, como fazem isso a Niamh??? Coitada, a autora não tem medo de fazer seus personagens sofrerem. Nem os protagonistas.

Amei a Liadan, achei ela bem geniosa, respondona, principalmente com os seres da floresta, que eu tenho ranço. Bran teve um ótimo desenvolvimento, sua turminha também, confesso que me entreguei completamente a todos eles ????

Claro que fiquei com receio do futuro, já que tem o lance da profecia ainda. E ainda faltam 3 livros para terminar essa série, então pode acontecer muita desgraça ainda.

Letícia 01/06/2021

Continuação de Filha da Floresta, e tão bom quanto. Liadan ganhou meu coração assim como a mãe dela o fez. Mas enquanto o primeiro livro não é focado no romance, esse é 100% voltado para o mesmo, e por isso é tão especial para mim. Eu amo o casal e amo o Bran.

Paloma Hoover I @palomalivros 26/05/2021

Mais um favorito da Juliet Marillier - tudo que essa mulher escreve é ouro!
É difícil explicar o porquê esse livro é tão incrível sem dar spoilers dele ou do primeiro, mas vou tentar!

Esse é o segundo livro da série Sevenwaters, inicialmente uma trilogia que foi ampliada posteriormente, e ele vai contar a história de Liadan. Prefiro não dizer quem ela é, porque isso poderia ser um spoiler do primeiro livro, mas posso dizer que ela é uma mulher forte e muito determinada. Não abaixa a cabeça pra ninguém e não segue regras ou ordens as quais não acredita serem corretas, mesmo que essas ordens venham de seres muito mais poderosos que ela mesma.

Vamos falar sobre amor? O casal desse livro é simplesmente maravilhoso! A história deles é linda, e principalmente a do personagem masculino, tão complexa e cheia de feridas abertas que não cicatrizaram. Aliás, todos os personagens desse livro são complexos e muito muito bem construídos.

É também um livro com um plot twist absurdo (que tem relação com algo do primeiro livro da série) e que eu nunca imaginei... também tem outras reviravoltas inesperadas e muitas mortes. Algumas delas até me fizeram chorar, só quem viveu sabe!

Fica aqui minha forte recomendação, não apenas para essa leitura, mas para toda a série e todos os livros dessa autora, mesmo os que não li, pois tenho certeza de que qualquer coisa que ela escreve é ouro.

Lauhra.Ferro 29/03/2023

Juliet sempre me deixa sem palavras, comecei o livro com quebras de expectativa e rigidez com algumas mortes, por nn serem romantizadas e simplesmente jogadas no peito do leitor sem mais nem menos, mas olha.....o tanto q eu amo essa mulher....Jesus.
Recomendo DEMAIS terminei o livro em prantos, a história eh linda, a história de vida de cada personagem contada eh linda.
Tudo q Juliet escreve eh com motivo e novamente não deixou à desejar em nenhum aspecto

Paola404 16/02/2023

É possível não gostar desse livro???
Sério... que final, era com certeza o que eu queria.
Não sabia o que esperar desse livro mas foi uau

wanna.nalin 03/08/2021

?????
Filho das sombras é o segundo volume da série Sevenwaters, e as diferenças entre as personagens principais é gigantesca, Liadan em comparação a Sorcha é mais centrada nas suas vontades, então ela que determinou seu destino, diferente de Sorcha, que sempre teve fé nos seres da floresta, seguindo assim seus conselhos mesmo as vezes questionando.
O desenvolvimento do livro conta com várias reviravoltas, romance, traição, mistérios etc..., fazendo com que a leitura fique mais interessante.
Outra diferença é que no primeiro volume, a história é mais voltada no laço familiar de Sorcha com os irmãos, e se passa em dois ambientes principais, diferente do segundo, já que Liadan passa por cenários diferentes, com pessoas diferentes e vários acontecimentos rolando nesses cenários